sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Baltimora & Jimmy McShane

          Olá meus caros e queridos leitores !. Tudo bem?. Espero que sim,hein?. Chegando por aqui,para fazer mais uma postagem bem bacana pra vocês. Antes,sejam todos bem vindos e obrigada pela visita !. Vamos lá !!!.

         Bem queridos,lá no início do blog,em 2011,eu fazia postagens legais e tal,mas hoje,percebendo bem,acho que falta algo. Explico. Algumas postagens lá do começo,eu fazia meio incompletas,vazias. Uma dessas postagens,é essa que refarei agora,de uma forma mais completa.

         Vamos viajar para os anos 80?. Quem já frequenta há algum tempo o blog,deve saber que eu já postei Baltimora por aqui,não é mesmo?. Sim,e agora farei melhor. Você lembra de Baltimora e automaticamente já vem a música Tarzan Boy na sua mente...pois é,né?.

         Saberemos um pouco mais sobre esse projeto,sobre as músicas e também sobre a face do projeto. Preparados?. Vamos lá então,queridos !!!.

         Baltimora foi um projeto de New Wave,Dance e Italo Disco,vindo da Itália,que foi popular em meados e final dos anos 80. Jimmy McShane,(23 de Maio de 1957 - 29 de Março de1995) dançarino norte-irlandês e cantor,foi escolhido para ser o líder do projeto. Embora fosse o frontman do novo projeto New Wave,as canções foram escritas por Maurizio Bassi e Naimy Hackett,com algumas exceções (McShane escreveu a letra para a faixa "Survivor In Love"). 


         Baltimora foi formado nos anos 80,por Jimmy McShane,Maurizio Bassi,Giorgio Cocilovo,Pier Michelatti,Claudio Bazzari e Gabriele Melotti. Baltimora é muitas vezes considerado um projeto de uma música só,uma vez que nenhuma de suas outras músicas,chegaram perto do sucesso internacional de seu primeiro single,Tarzan Boy. 



          Tarzan Boy,lançado no verão de 1985,foi um enorme sucesso,estreando no top 5,não só nas paradas da Itália,mas também nas paradas de muitos outros países europeus,incluindo a Alemanha. Sucesso semelhante nos EUA (via EMI),com a única remanescente no Billboard Hot 100 chart por seis meses e,finalmente,chegando a 13 no início da primavera de 1986. 

         O primeiro álbum de Baltimora,Living In The Background,foi lançado na Europa no final de 1985 e chegou aos EUA algum tempo depois. Mesmo que o álbum continha apenas seis faixas,o enorme sucesso de Tarzan Boy levou sua gravadora para liberação de mais três singles: Living In The Background,Woody Boogie e Chinese Restaurant. Outra se destaca no primeiro álbum : "Pull The Wires". Também deve-se notar que Baltimora também se apresentou no Solid Gold programa de TV dos Estados Unidos,que por sua vez ajudou a promover o seu sucesso na América. 


         Baltimora tentou uma volta em 1987 com um segundo álbum de oito faixas,intitulado Survivor in Love. O single Tarzan Boy saltou de volta para o 100 chart Billboard Hot,na primavera de 1993 como um remix,subindo para 51,graças à sua aparição no filme Teenage Mutant Ninja Turtles III. O frontman do projeto Baltimora,Jimmy McShane morreu em 29 de março de 1995,com AIDS.


* Jimmy McShane

        James "Jimmy" McShane foi um cantor norte-irlandês,conhecido como o front-man da banda italiana Baltimora. 
       
        McShane nasceu em Derry, Irlanda do Norte. Ele aprendeu em uma idade jovem tocar baixo e guitarra. Quando criança,ele teria sido evitado por sua família depois que soube de sua homossexualidade. Mais tarde,quando jovem,no final de 1970,McShane deixou a Irlanda do Norte para estudar em uma escola de estágio em Londres,onde ele aprendeu a dançar,cantar e recitar. Contratado como dançarino de palco e cantor de apoio,McShane logo foi em toda a Europa com Dee D. Jackson e sua banda. Durante uma visita a Itália com a banda,McShane foi atraído para a cena Dance do país,o que o levou a se estabelecer em Milão em 1984. Ele disse para Dick Clark,no American Bandstand,em 1986,que ele se apaixonou pela Itália naquele momento. Ele também aprendeu a língua italiana.


         Ele fez sua estréia tocando em clubes pequenos em sua cidade natal e foi apresentado aos diferentes públicos, sem sucesso. Tendo em vista seu baixo sucesso artístico, McShane decidiu trabalhar como um técnico de emergência médica para a Cruz Vermelha,até que ele conheceu Maurizio Bassi,com quem criou Baltimora. 

      A banda encontrou o sucesso com o seu mais popular single,Tarzan Boy,lançado em 1985. Nos Estados Unidos,Tarzan Boy foi sucesso. Alguns vocais foram realizados por Maurizio Bassi,o tecladista do grupo,com McShane realmente fornecendo os backing vocals. Isso ainda permanece incerto,mas incluiria vocais sobre seu maior hit Tarzan Boy,apesar do fato de que McShane dublava e apareceu no vídeo de Tarzan Boy e não Bassi. 

     Tanto a música e as letras de Baltimora foram escritos principalmente por Bassi e Naimy Hackett,embora McShane escreveu as letras de algumas de suas canções,como o single Survivor in Love. No entanto,sem sucesso do single,Maurizio resolveu encerrar com o projeto Baltimora. Isso levou McShane para longe da cena musical.
        

        Jimmy foi diagnosticado com AIDS em Milão,em 1994. Poucos meses depois,ele voltou para a Irlanda do Norte para passar seu último ano,e morreu em sua Derry natal,em 29 de Março de 1995,com a idade de 37 anos. Um porta-voz da família emitiu a seguinte declaração depois de sua morte : "Ele enfrentou a doença com coragem e morreu com muita dignidade.". No centro de Derry,uma placa comemorativa foi dado em cima do túmulo de Jimmy e seu pai,que morreu três anos antes.

                                                                                                 Fonte : Wikipedia

         Bom,chegou a hora,finalmente,de recordarmos e curtirmos os grandes hits,desse super projeto dos anos 80. Sim,vale muito a pena. Bora relembrar?. Vamos nessa !!!.

        Começaremos pelo grandíssimo sucesso. Sucesso e hit totalmente anos 80 e é claro,inesquecível. Tarzan Boy,de 1985.



          Ajuste seu volume e prepare-se para viajar e relembrar aqueles belíssimos anos 80. Aumente o som e confira Baltimora - Tarzan Boy. Boa vibe e boas recordações,galera !!!.



         Aqui,Tarzan Boy,em uma apresentação em um programa italiano. Confira esse vídeo :


          
           Aqui,outro vídeo sensacional,de uma ótima apresentação de Jimmy. Confira mais um vídeo desse clássico.



            Esse foi o segundo single do álbum Living In The Background. Essa é Woody Boogie,de 1985.



           Bora conferir e relembrar esse super som?. Também um dos favoritos da minha mãe e meu também (hehe). Aumente o som.



          Aqui,uma performance no Riva Del Garda,em 1985,na Itália. Confira esse vídeo :



          Aqui,outra performance sensacional,no programa de tv alemão WWF Club,em 1985. Confira :



          1986 chegou e o projeto Baltimora lançou outro single do álbum Living In The Background. Essa é Jukebox Boy.



           Vamos conferir mais esse somzão?. Aumente o volume e relembre Jukebox Boy.



           Confira esse som,em uma apresentação no programa de tv alemão WWF Club,em 1986.



           Essa próxima música,é uma das minhas favoritas,por um conjunto de fatores : Voz e melodia. É maravilhosa,profunda e também faz parte do primeiro álbum do projeto. Temos apenas o áudio dessa grande canção. Essa é Chinese Restaurant. Aumente o som,porque essa merece.



            Essa foi o primeiro single do álbum Survivor In Love,de 1987. Essa é Key Key Karimba.



         Confira e relembre esse single.



          Aqui,uma performance no canal italiano Rai,em 1987. Confira :



         Já aqui,também na Itália,no festival Azzurro,em 1987.



           Voltando um pouco para trás,em 1985,essa é o single do álbum que leva o mesmo nome : Living In The Background. Confira esse som,em uma apresentação no Estados Unidos,no programa American Bandstand.



           Aqui,esse mesmo single,em uma apresentação numa tv italiana. Confira :



          Essa é uma baladinha e muito bonita,por sinal. De 1987,single do último álbum de Baltimora,que leva o mesmo nome : Survivor In Love. Nesse vídeo,o áudio desse som,em forma de homenagem à Jimmy. Confira,vale a pena.



           Um outro excelente som,vem chegando por aqui. Apenas o áudio,mas está valendo. Tipicamente anos 80...e aí que é bom (hehe). Essa é Eye To Eye. Aumente o som e curta !.



          Essa faz parte do primeiro álbum do projeto,Living In The Background. Uma das minhas favoritas também. Apenas o áudio. Essa é Running For Your Love. Aumente o som e ouça esse super som.



         Para encerrar com chave de ouro,algo mais lento,mais calmo. Porém,uma bela canção,digamos,romântica (haha). Suave e agradável. Também do primeiro álbum do Baltimora. Essa é Pull The Wires !. O amor está no ar...(haha).



          E assim encerro essa postagem,sobre esse grande projeto. Até posso concordar sobre o que dizem do projeto ser conhecido por uma única música de sucesso,mas as outras também tem uma qualidade tão boa quanto Tarzan Boy. É que Tarzan Boy é uma música chiclete,maravilhosa e tipicamente anos 80,assim,fica impossível esquecê-la e deixar de ouvi-la. 
         Jimmy fez um trabalho sensacional nesse projeto. Dançou,encantou e deixou sua marca até os dias de hoje. Sobre os rumores de que ele só dublava : Não sei,realmente não sei,mas isso não desmerece seu talento como performer e dançarino. Obrigada pelo seu brilho,Jimmy. Jamais esqueceremos do que você fez pelo Baltimora.
         Maurizio foi realmente um gênio. Músicas com melodias perfeitas e com belas letras. Todos os envolvidos fizeram uma magnifico trabalho,durante o tempo em que Baltimora esteve na ativa. Hoje,ainda bem,podemos relembrar e ouvir essas grandes canções,desse maravilhoso projeto. Mais um projeto,que mereceu uma postagem mais completa.

          Bem,é isso pelo momento. Espero que tenham gostado. Obrigada a todos que conferiram mais essa ótima postagem. Nos encontramos na próxima. Até lá,pessoal !!!.

6 comentários:

  1. A porque voce nao visita o tumulo do baltimora em londonderry se eu tivesse grava eu ia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo. Seu problema é o mesmo que o meu. Também não tenho dinheiro pra isso haha. Obrigada pelo comentário. Volte sempre. Abraços !.

      Excluir
  2. Olá,Ana! Adorei ler sobre o Jimmy McShane,cantor do Tarzan Boy.Seu blog é muito legal.��������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta !. Muito obrigada,fico feliz que gostou. Muito obrigada pelo elogio e comentário. Volte sempre. Beijos !.

      Excluir
  3. Bem, não conhecia este blog, vim parar aqui porque fiquei curioso com a figura enigmática de Jimmy McShane e gostei muito da sua dedicação a esse estilo musical. Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Aninhahy por que sera que ninguem visita o tumulo de jimmy mcshane nao a videos de pessoas visitando sera que ele foi transferido

    ResponderExcluir