Confesso que não foi muito fácil achar informações mais profundas sobre o projeto da música do post de hoje, mas eu consegui ''alguma coisa''. Vamos falar sobre ''Save Me'' do projeto Antares e sua voz.
Antares?. Àquele Antares?. O projeto italiano dos anos 90?. A resposta é, NÃO!. Eu explico melhor para vocês. O projeto da música que falaremos hoje, não vem da Itália e tão pouco é dos anos 90. Porém, a qualidade da produção não deixa nada a desejar — confiem em mim.
O Antares do nosso post especial, vem da Bélgica. Isto mesmo, é um projeto belga!. Projeto este que lançou somente 1 música e é justamente essa única música que vamos falar.
''Save Me'' foi lançada no ano de 2000,pela Bit Music Belgium. Os caras responsáveis pela produção da canção são Frank Degrees e Gery François. As música é 100% a cara do início dos anos 2000. Demais!.
Observando os créditos na contra-capa do CD-Single, vocês poderão perceber que está escrito ''Original composer : Lester Jee''. Quando eu vi isto, pensei : ''Quem seria esse tal de Lester?''. Se tratando de Dance Music, quase sempre tem uma coisinha oculta. E qual é o motivo de ''Save Me'' ser uma exceção?. Pois é, não há motivos! haha.
Analisando com ''olhos de águia'', eu ''saquei''. ''Não contavam com a minha astúcia'', já diria o grande pensador Chapolin Colorado. ''Lester Jee'' é apenas um pseudônimo — façam cara de surpresa!. Mas, quem é o tal do ''Lester Jee''?.
O tal do ''Lester Jee'' é nada mais, nada menos que o próprio produtor; ou seja, Frank Degrees. E que na verdade não tem nada de ''Degrees''. Ele só deu uma internacionalizada no seu sobrenome. O nome verdadeiro e completo de Frank é : Frank Lester William J. De Gryse. Perceberam o ''Lester'' e o ''J.'' no nome dele?. O próprio ''Lester Jee''. Isso sem falar que, ainda nos créditos, aparece ''Franky Paolo Music'', é o próprio também; e mais um nome curioso, ''Fidjee''. Seria mais um pseudo criado pelo produtor?. Ou seria o nome da vocalista?. Pesquisar por uma cantora com esse ''nome'',não é mole não. Eu até procuraria uma cantora com esse nome incompleto, se eu acreditasse que fosse realmente o nome dela mesmo. Trata-se de mais um pseudo. Como eu tenho tanta certeza disso?. Bom, na sequência do post vocês saberão.
Então, vamos saber um pouco mais sobre a galera envolvida na produção de ''Save Me''?. Incluindo a vocalista da música — claro!. Vamos juntos?. Então, bora!.
O compositor e produtor belga Frank De Gryse — às vezes aparecendo como Frank DeGryse —, já tem um tempo de carreira. Ele já compôs e produziu inúmeras canções durante sua carreira. E nós podemos citar algumas de suas produções e composições por aqui. Em 2001, ele produziu a música ''Sexy Lady'' do projeto T-Spoon. Ainda em 2001, ele participou da produção da música ''We Loved'' do projeto E-People — que também conta com Junior Jack na produção. E nós já conhecemos esta faixa; o videoclipe da música está no DVD Planet Pop Vol. 1.
O cara também esteve envolvido na produção de algumas canções do projeto Orion Too, como ''So Shy'', de 2002; "Travelling'', de 2003 e ''Making Love For The First Time'', de 2003. O projeto conta com os vocais de ''Caitlin'', que é ninguém mais, ninguém menos que a bela e talentosa Kathleen Goossens — Astroline, Airplay, etc.
No ano de 2004, Frank, juntamente com seu parceiro de produção Gery Francois, produz uma versão cover de ''Venus'' — originalmente lançada pela banda holandesa Shocking Blue em 1969 — para o trio feminino Seduced. E nós também conhecemos esta versão, já que o videoclipe está no DVD Planet Pop Vol. 8.
Em 2009, ele lança ''Vem Dançar'' e depois ''O Samba É'', que conta com os vocais de Osman Martins — cantor brasileiro que reside na Bélgica. Atualmente, Frank continua fazendo música e, em suas próprias palavras, ''ainda está pronto para talentos profissionais''.
Anteriormente,eu disse que ''Fidjee'' era um pseudo da vocalista de ''Save Me''. Entrei em contato com o Frank,para que ele pudesse tirar minhas dúvidas. Inicialmente,ele disse que a voz de ''Save Me'' se chamava ''Fidjee'',mas eu já tinha uma ideia de que esse não era seu nome real e perguntei a ele se era realmente um pseudo e qual era seu verdadeiro nome. Ele respondeu da seguinte maneira :
''Olá, Ana. O nome dela é FIDJEE, mas ela não canta mais. Meus cumprimentos, Frank.''.''Olá, Ana. O nome dela no Facebook é : Frédérique Swolfs...''
Aí,ele aproveitou para ''vender seu peixe'' :
''...Você é cantora?. Ainda estou pronto para talentos profissionais. House, EDM, Trance, etc. Nunca sabemos, né?. Aqui 1 MP3 : Frank Degrees ''O Samba E'' (ele realmente mandou a música), com Osman Martins, ele é do Brasil mas mora na Bélgica. Foi feito há 10 anos atrás. Se você me enviar seu e-mail, posso enviar todos os meus remixes : frankdegrees@hotmail.com é o meu. Se você der uma olhada em Frank Degrees no YouTube, você verá muito do que eu estou fazendo. Estive em muitos clubes e paradas de rádio na Europa nos últimos 4 anos. O melhor a você, da Bélgica.''.
O cara é bem simpático, acessível e talentoso. Obrigada, Frank!.
GERY FRANCOIS - compositor e produtor
Gery Francois — às vezes aparecendo como Gery François — é um produtor belga. Já produziu vários projetos, incluindo o Orion Too e já trabalhou bastante com Frank De Gryse. No ano de 2002, ele produziu a versão cover de ''Voyage,Voyage'' — originalmente lançado por Desireless em 1986 —, para o projeto The Nightflyer. A música citada, é uma das faixas do CD Planeta DJ 2006. Apesar de não se ter muitas informações mais precisas sobre Gery, o cara ainda está trabalhando com música.
A VOZ DE ''SAVE ME''
Apresento a vocês, a ''Fidjee''
Eis a voz de ''Save Me'' e seu verdadeiro nome : Frédérique Swolfs. Ela teve uma carreira — se é que podemos dizer assim — bem curta na música. Segundo a própria, ela nem chegou a ter realmente uma carreira, tão rápido que a coisa foi.
''Save Me'' foi lançado há 20 anos atrás e naquela época, Frédérique era bem jovem, assim como o produtor Frank De Gryse. Além de ''Save Me'', ela ainda colaborou com Frank em outra canção : ''Fuck Me In Ibiza''.
Depois que entrei em contato com o Frank, resolvi tentar um contato com a Frédérique. Tive que usar meu grandioso conhecimento — mentira! — de francês para falar com ela; afinal, a gente tem que conseguir informações. Vocês sabem que na Bélgica, também fala-se francês, né?. Bom, demorou um pouquinho, mas para a minha surpresa, Frédérique respondeu ao meu contato :
''Olá, Ana. Na verdade, fui eu quem cantou...há muito tempo. Não me lembro muito bem, mas acho que tinha 19 anos na época do Frank!. Eu era uma backing vocal e fiz algumas músicas com Frank (''Fuck Me In Ibiza''). Éramos jovens e nos divertíamos muito, mas nunca fiz carreira. Agradeço sua pequena mensagem, que me fez viver ótimos momentos novamente.''
Ela é casada e tem duas filhas, Jade e Margaux — ambas de 14 anos. Frédérique não está mais envolvida com a música já faz alguns anos. Ou seja, não canta mais!.
Ela trabalhou para uma organização sem fins lucrativos, chamada ''Restos du Coeur de Belgique''. Do que se trata isto?. Bom, trata-se de uma organização que arrecada alimentos para quem mais precisa. Eles pedem doações — financeiramente falando — de 5,10 ou 30 € por mês,para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Eles também fazem parcerias com empresas e instituições e são muito engajados em causas sociais. Iniciativa bacana demais.
Photo by Frédérique's FB
Apesar de não fazer mais parte do mundo musical, Frédérique contribuiu, mesmo que só um pouco, para a Dance Music e nós agradecemos por isso. Ela é mais uma que deixou a música, mas seu trabalho ainda será exaltado. Estamos aqui pra isso. Obrigada pela contribuição em ''Save Me'', Frédérique!.
''Save Me'' é uma música que nem todos conhecem, porém não deixa de ser maravilhosa. O propósito do post sobre ela é, além de desvendar mais uma voz, é justamente fazer com que mais pessoas possam conhece-la e apreciá-la. Eu realmente gosto muito desta música e queria, há tempos, saber quem a cantava. E aqui está. Então, convido vocês a curtirem mais esta música bem produzida dos anos 2000. Aumentem o volume. Boa vibe, galera!.
Enorme satisfação em poder descobrir mais uma voz da Dance Music e poder dividir isto com vocês. Gratificante!. Ainda mais descobrir a voz de uma música que tem a magia do início dos anos 2000. Ah, só quem viveu, sabe...
Espero que tenham apreciado mais um post especial, feito com carinho para vocês. Muito obrigada a todos que chegaram até aqui. Nos encontramos no próximo post!.
Agradecimentos mais que especiais ao Frank De Gryse, pela contribuição ao falar de quem era a voz e toda a atenção que me foi dada. Agradeço também à Frédérique Swolfs pela confirmação. Ambos foram muito simpáticos e atenciosos comigo. Muito obrigada!.