Olá,meus caros e queridos leitores!. Como estão?. Espero que bem. Sejam todos bem vindos e obrigada pela visita!!!.
Nesse ano de 2019,como vocês sabem,muitas músicas completaram (e ainda completarão) 20 anos. O ano de 1999 nos proporcionou grandes canções que ainda hoje são ouvidas e exaltadas mundo a fora. Eu resolvi fazer algo um pouco diferente. No post de hoje,compartilharei com vocês um pouco das minhas lembranças do ano de 99. Músicas que eu ouvia,momentos e coisa e tal. Por isso,escolhi ''Eu e a Dance Music : 1999'' como o título desse post. Só lembrando : Poderão haver músicas realmente lançadas em 99 e outras não. Essas ''outras não'' se aplicam no fato de que algumas delas foram lançadas em 98 (por exemplo),mas tocaram muito e ouvi muito em 99. Compreendido?. Vamos lá!.
Eu tenho quase certeza de que esse post não ficará apenas nisso,talvez tenha outras partes. Vamos ver como que as coisas se seguem por aqui,ok?. Repetindo : Nem todas as músicas que citarei aqui,são especificamente do ano de 99,serão músicas que EU OUVIA EM 99,mas claro que as de 99 estarão por aqui,beleza?. Por isso acho que terá mais partes.
Hora de resgatar lá no fundo algumas lembranças de um tempo bem bacana. Vocês me acompanham?. Vamos nessa!.
Em 1999,eu era apenas uma criança com seus 7 anos de idade. Apesar da pouca idade,quem disse que eu não estava ligada no mundo da Dance Music da época?. Bem,LIGADA LIGADA,não tanto,mas...
A minha infância foi simples,porém prazerosa. Ia para a escola de manhã,voltava pra casa e o almoço já estava pronto. Terminava o almoço,dava aquela ''esparramada'' no sofá pra esperar a comida ''baixar'' (haha) e depois saía correndo pra brincar,as vezes sozinha,as vezes com amiguinhos da vizinhança.
Era uma rotina boa e não me cansava. Brincar na rua era diversão pura. Minha mãe sempre estava de ''zóio'' em mim e o que estava fazendo (haha). Mas era bom demais,mesmo assim.
E os programas de TV?. Nossa,eu adorava. E como não adorar,se em muitos deles sempre (ou quase sempre) tocavam as músicas que estavam bombando?. Ou era na virada de bloco,num merchan ou sei lá o que. Tinha programa bom em grande parte das emissoras,a disputa era boa,já hoje...
Fantasia (sim,na época que a Carla Perez apresentava e soltava as gafes haha) - SBT,Programa H (Band),Programa Livre (SBT),Passa Ou Repassa (SBT). Eram programas tão maravilhosos,que saudade. Mas acredito que o programa que mais foi referência pra mim no quesito música,foi o Passa Ou Repassa (junto com o Curtindo Uma Viagem,é claro). O ''Curtindo'' veio só depois (2001). Nas provas,nas viradas de bloco,sempre eles colocavam uma música bacana pra tocar. Eu assistia MUITO,mas muito MESMO.
Logo do Passa Ou Repassa
Se não é Celso Portiolli o ''MUSO'' da Dance Music dos anos 90 e 2000,eu não sei quem é (hahaha). O cara além de apresentar brilhantemente os programas,ainda lançava CDS pela Paradoxx Music. É ou não é um ''MUSO'' SEM DEFEITOS? (haha).
Celso Portiolli Faz a Festa - Vol. 1 (1999)
Muitas das músicas que eu ainda ouço nos dias de hoje,eu ouvi ou nos programas dele ou pelos meus vizinhos (CALMA!,já falarei deles haha). Eu ficava 100% focada na TV,uma abobada mesmo. É um fato,os programas de TV daquela época,também me ajudaram a ser essa LOUCA (que vos escreve) por Dance Music.
Por eu ter tido o privilégio de brincar na rua,eu conheci músicas maravilhosas. Não tá entendo?. Vou explicar. Era dia de semana,fim de semana,eu quase sempre,eu ficava na frente de casa jogando bola (vôlei ou futebol,era meia boca em ambos haha),tentando andar de patinete (e falhando em todas as tentativas) que os amiguinhos me emprestavam ou à toa sentada no meio fio. E nesses dias,principalmente nos fins de semana,a vizinhança simplesmente EXTRAVASAVA.
Geral saindo de casa pra curtir,era um desfile de carros passando na frente da minha casa. Só os boys ostentando suas ''carangas'' com o som no ''talo''. E se eu gostava disso?. Imagina,quase nada...
Era o MEU MOMENTO!. Mas eu sempre fui bem discreta,então eu dava uma dançadinha por dentro (haha) e sempre pensava ''Que som bom''. Dou graças a Deus por ter tido vizinhos de bom gosto.
Era muita música boa,meus amigos. Acho que nem sou capaz de lembrar de todas,mas eram de mil maravilhas. Algumas delas me marcaram bastante. Marcaram tanto que ficaram na memória e depois de anos que eu fui ''conhecê-las''.
É pessoal,na época eu não tinha a mínima ideia de quem eram os intérpretes dessas músicas maravilhosas. Se tem uma coisa que me arrependo é o fato de que eu,naquela época,não tinha o hábito de ouvir rádio. Quem ouvia mais era a minha mãe e lá de vez em quando. O meu vício (além de brincar com os ''abiguinhos'') era me jogar no chão com os meus brinquedos e dar o play nas minhas fitas cassete. Então,a minha referência foi muito meus vizinhos e os programas de TV como já disse anteriormente.
Resolvi fazer esse post para dividir com vocês um pouco da minha experiência com todo esse universo fantástico da Dance Music em 99. Logicamente tem uma galera que conseguiu aproveitar muito mais do que eu,mas quero compartilhar essa pequena parte da minha vida.
Nesse post estarão algumas das músicas que eu mais ouvia nas redondezas de casa e que ficaram marcadas na minha memória. É tão bizarro,né?. Na época eu só ouvia,não sabia os nomes e depois de anos,aqui estou eu falando sobre eles.
Vou começar por eles. Um dos projetos de maior sucesso da época e suas músicas tocavam em todos os lugares possíveis. Já os ''conhecia'' pelos sucessos anteriores,mas até então,não tinha visto um vídeo ou a cara da galera. Estou falando do projeto holandês VENGABOYS. Projeto que começou com 2 DJ's : Danski (Dennis Van Der Driesschen) e Delmundo (Wessel Van Diepen).
Roy,Kim,Denise & Robin
Eles dominavam,não tinha lugar que não estivesse tocando Vengaboys. Era algo impressionante. Simplesmente TODAS as músicas emplacavam e eles eram a sensação. Eu lembro bem. Aqui entre nós,a ''Vizinhos FM'' arrepiava ao som de Boom,Boom,Boom,Boom!! e We Like To Party. E como tocava,senhor amado!. Nas rádios,não era diferente (claro). Ambas as citadas são de 1998,mas em 99 continuaram bombando. E em 99,eles lançaram We're Going To Ibiza!. Sinceramente,eu até acho legalzinha a versão do vídeo (Hit Radio Mix),porém a Hitclub Extended Mix é sem dúvida,muito melhor.
A ''Vizinhos FM'' estava sempre atualizada,acredito que a galera ''fazia fila'' para adquirir os lançamentos importados (haha). A galera era show,amigos. Bora viajar e curtir We're Going To Ibiza (Hitclub Extended Mix). Boa vibe e boas recordações (porque eu terei),galera!!!.
Vengaboys é um daqueles projetos/grupos que passe o tempo que passar,SEMPRE serão lembrados e exaltados. Muita gente passou a infância curtindo ''Venga'' de alguma forma e eu tive essa sorte.
Agora é o seguinte. A próxima música,eu também conheci pelos mesmos meios. Lembro de ter contado aqui no blog,de um amigo do meu pai na época,que adorava fazer aquele churrasquinho maroto nos fins de semana. E é claro,sempre éramos convidados pra marcar presença. Quando dava,a gente ia. Geralmente em churrasco,a trilha sonora é bem ''sofrida'',aquele repertório que dá vontade de você sair com a carne na boca e ir pra casa. ''Valeu,a carne tava bem macia e suculenta,a maionese também,mas tô indo'' (haha). Lógico que não faria uma desfeita dessa,mas enfim...
E como não poderia ser diferente,o churrasco do ''abigo'' tinha dessas. Mas analisando bem,era até que aturável (diferente de hoje,vocês sabem,''cantor cantando'' igual um cabrito e tals...). Mas,ainda bem que existem os SALVADORES DE TRILHA SONORA DE CHURRASCO pra dar aquele toque no ''DJ'' do paranauê.
Nas vezes que fomos,as mais dançantes eram tocadas no ''segundo tempo'' da confraternização. Dava graças por aquele momento,mas é claro,sempre discreta. Já disse aqui,o dono da casa que tava rolando a ''boca livre'' tinha o CD do Vengaboys,Sash!,entre outros. Em um desses momentos de glória para os meus ouvidos,eis que surge mais uma música que se tornaria um clássico e é extremamente marcante pra mim. E de uma cantora que depois de anos,soube que tinha gravado uma ''porrada'' de músicas para projetos de Eurodance,anos antes : Annerley Gordon ou se preferir,apenas ANN LEE.
A música?. Bom,a música simplesmente se tornou um HIT impressionante. Mais uma que tocava pra caramba e você ouvia até enjoar. E sabe que não enjoava?. Sabe por que?. Porque é boa e música boa não enjoa,mesmo você ouvindo 87563497653490238453 vezes. A música foi lançada em 1998,mas se tornou um enorme sucesso em 1999. Um verdadeiro BOOM. Eu não falei qual é música?. Nem 1 vez?. Nem 2 VEZES?. Poxa,que cabeça a minha (hehe). É 2 Times,meus caros!.
A música ''fófis'' e grudenta com seu ''tuturuturu tuturuturu'' ganhou as pistas,as rádios e claro,os churrascos (haha). E também os boys que circulavam pela redondeza do bairro,com o som no talo. Você poderia estar num lugar,mas você ouvia o ''tuturuturu'' a longas distâncias. Era ''sensa''. Durante bom tempo,ouvi da minha mãe a seguinte frase : ''Essa música é a sua cara''. Pois é,me chamou de fofa (haha). E por anos,2 Times ficou gravado na minha memória graças a sua melodia marcante. 2 Times foi escrito,além de Annerley,por Larry Pignagnoli,Paul Sears e Daniela Galli (sim,a Dhany). Está no 1º álbum de Ann Lee : Dreams (1999).
Ah,que tempo bom...
Eu vi o clipe pela 1ª vez no DVD Planet Pop Vol. 5. E que fofo o clipe,né gente?. É bem doidinho,mas é ''fófis'' como a música. Bora relembrar,porque eu estou adorando puxar na memória esses momentos e músicas mágicas.
Que cheirinho de infância boa,meus amigos!. Ai ai...
O que falar de Ann Lee?.Poxa,a mulher é puro talento e nos presenteou com esse clássico que é 2 Times. Além de seus outros trabalhos,mas com certeza 2 Times integra a lista de ouro de músicas que estão eternizadas e guardadas no coração de cada um que viveu bons momentos ao som dessa canção.
Se liguem na fera que vem ai. Eu tive o privilégio de curtir suas músicas na época do seu auge. Tive o prazer de dançar ao som de suas músicas,mesmo que discretamente,como ainda faço. Não sabia seu nome,não conhecia seu rosto. A única coisa que sabia/conhecia era seu TALENTO.
Sabe aquele momento que você fecha os olhos e só fica ouvindo a música?. Só sentindo ela?. É a hora que o mix de emoções passa e quando a pessoa responsável pela obra causa essa reação,meu amigo...é porque a figura é F*DA. E de fato,ele é mesmo.
Só posso dizer que tive momentos maravilhosos com as músicas desse cara. De quem eu estou falando?. Hum...aqui vai algumas pistas pra vocês : O Mestre / O cara do ''lento violento'' / O gênio / A lenda...Já sabem quem é?. Tá,e se eu disser Mestre Dag?. Sim,senhor Luigino Celestino di Agostino!. Ele mesmo,a fera,GIGI D'AGOSTINO!.
É tão difícil falar das músicas desse cara,porque simplesmente elas (em sua maioria) são fantásticas. Fizeram um sucesso tremendo,tanto que fizeram do Gigi essa LENDA que a gente conhece.
Na época do auge,suas músicas tocavam enlouquecidamente em rádios,night clubs,casamento,batizado,feirinha de praça,divorcio,churrasco,festa de aniversário,mercadinho de bairro,quitanda da dona Maria e é claro,no ''VIZINHOS FM'' (haha). Era uma loucura na vizinhança,bicho!. Eu sei,tive os melhores vizinhos EVER.
Mas voltando aqui,eu escolhi esta para esse post. Uma música de batida e melodia envolventes e de uma letra de botar inveja em qualquer compositor renomado :
''A a ben,Warem a ben ben,Warem a a ben,Warem a ben ben,Warem ben ben ben,Warem a wa two ben ben,Warem a bla a bla ben...''.
Ou se você preferir,podemos cantar na versão abrasileirada :
''ABABABABEI BABABEIBEIBEI...ABABATCHU ABABATCHU ABABATCHU''
Bem melhor,não é mesmo? (haha). A música é a pura poesia e o clipe...bom,é legalzinho,vai. Haha,mais um clássico,senhoras e senhores : Bla Bla Bla.
Isso ecoava freneticamente na esquina de casa. Oh saudade disso. O bom gosto ainda imperava. Bora curtir mais esse clássico das pistas.
Falar do Gigi?. Poxa,dispensa comentários. O cara é lenda e ponto final. Privilégio de ter curtido,a minha maneira,o seu auge no final dos anos 90 e começo de 2000. O ''amor a primeira vista'' é real,mas no meu caso foi amor a primeira ouvida (haha). Grande Gigi.
Seguindo aqui,a gente não vai muito longe do Mestre Dag,não. Isso porque a próxima fera que dará sequencia na minha seleção de músicas marcantes do meu 1999,vem da bela Itália também. Pistas : Dias atrás,compartilhei na page do blog no FB,um vídeo de uma enchente e uma galera bem doidona no meio (o Brasileiro precisa ser estudado urgentemente),ouvindo a música dele em alto e bom som / Everybody Pom Pom era a música / Gabriele Cerlini é seu verdadeiro nome. Se você pensou em DJ Cerla,você está quase certo. Mas em 99,ele usava outro nome : FLOORFILLA.
Bale Mondonga & Gabriele Cerlini
É muito claro na minha memória,o tanto que as músicas desse cara tocaram. Talvez seja por isso que ele está nessa minha listinha especial.
De verdade,nós fomos muito privilegiados por poder curtir essas músicas. Floorfilla lançou primeiramente o Anthem #1 (1998),depois Anthem #2 (1999) e depois o Anthem #3 (1999). E é justamente o último citado que escolhi para fazer parte dessa lista. Eu sei que a segunda tocou por aqui,mas vou com a 3 mesmo.
Não tem jeito,é só clássico aqui,amigos. Vocês podem ter certeza,Anthem #3 estava no top 10 da rádio ''Vizinhos FM'',para a minha completa satisfação.
Eu acho uma gracinha esse ''benininho'',ainda mais quando ele está com o dedo do meio levantado (haha).
Mais tarde,a música era presença indispensável no programa do ''muso'' Celso Portiolli : Curtindo Uma Viagem. Era o tema de abertura do programa. Lembrança bateu forte aqui. Eu era viciada naquele programa e cada vez que começava a tocar a música,não tinha como ficar parada. Que momento!. O programa era maravilhoso e com essa trilha sonora...a perfeição!. Obrigada SBT,Celso e toda a equipe por nos presentear com essas músicas fabulosas. Programa mágico. Deveria voltar. E ainda lançaram CD. Pelo amor de Deus,foi ou não foi o melhor programa da televisão brasileira EVER?. Tá,eu sei que esse programa é de 2001 e eu estou falando de 99,mas a música em questão era a abertura e é de 99,então me deixem...(haha). Anthem #3 está no CD Celso Portiolli Faz a Festa Vol. 2. Então galera,é impossível falar dessas músicas sem falar do Portiolli,''cês'' me desculpem.
Tem clipe?. Opa!. Tem sim. Hora de relembrar. Venha comigo e curta este primor de videoclipe. Aumenta o volume lá no alto e ''simbora''!.
Mais um que marcou a minha infância. A saudade dói. Grazie,Floorfilla!.
O projeto/grupo a seguir,também vem da Itália. E eles fizeram um TREMENDO SUCESSO. Durante um tempo (depois do sucesso),eles mudaram de nome e passaram a se chamar Bloom 06. A música que eles lançaram em 1998,se tornou um MEGA HIT no mundo em 1999. Formado por Gianfranco Randone,Maurizio Lobina e Gabriele Ponte,eles balançaram o mundo,com sua música fácil de grudar na cabeça. Sim,eles mesmo : EIFFEL 65.
Tarefa difícil a minha. O mega hit dos caras eu ouvia pra caramba,mas também ouvia demais Move Your Body. Mas,já fiz a minha escolha.
Blue (Da Ba Dee) hoje é considerado um absoluto clássico e com razão. De fato é. A música,como citei anteriormente,foi lançada em 1998 e seu sucesso tomou proporções absurdamente incríveis em 99. Música de Gianfranco Randone e Maurizio Lobina. Letra de Massimo Gabutti e Maurizio Lobina. Produzido por Luciano Zucchet (juntamente com Gabry Ponte e Maurizio). Está no 1º álbum lançado de Eiffel 65 : Europop (1999).
Mas,nada foi fácil no início. Quando Blue foi lançada (ainda em vinil),DEU RUIM. Foram vendidos aproximadamente 200 discos. Bem pouco perto do que se esperava. No linguajar dos ''xovens'',a música FLOPOU.
Mas aí,a música começou a tocar numa pequena rádio local,lá na Itália. Foi de mansinho,tentando conquistar seu espaço. E quando viram,a música já estava tocando em uma das maiores rádios do país. E aí se tornou o que todos nós já sabemos.
Blue está,com certeza,na lista daquelas músicas que você ouve uma vez,tem interesse em ouvir pela 2ª vez e na 3ª já está ''viciado'' nela. Na lista daquelas grudentas e completamente fáceis de cantar o refrão. Tipo ''Bla Bla Bla'' do vizinho ali,Mestre Dag. Ah,já estava esquecendo : Tocava na ''Vizinhos FM'' (haha).
Blue fez um sucesso tão absurdo,que além de ter entrado na Billboard Hot 100 (ficando em 6º),a música foi indicada ao Grammy Award como ''Melhor gravação de Dance'',em 2001. Gente,indicados ao GRAMMY. Não levaram,mas ''pourra'',que momento!. Apesar de eu achar essa premiação meio ''bleh'',mas enfim. Dá uma moral.
Além de tudo isso,a música ainda apareceu em diversos filmes e séries. Um exemplo de filme?. Hum,que tal ''Homem de Ferro 3'' (2013)?. Tá bom pra você?. Bom,também foram feitas versões cover e músicas que ''samplearam'' Blue. O rapper americano Flo Rida lançou ''Sugar'' em 2009 e na música você já ''saca'' a ''inspiração'' (ficou como Da,double dee,double di). Michael Mind Project também se ''inspirou'' em Blue e em 2012 lançou ''Feeling So Blue''.
A música conta a história de um cara que vive no seu mundo azul. Tudo é azul pra ele. Desde a sua casa,até as árvores são azuis. Contando com seu Corvette,é claro. Que dizer,azul (hehe). E o vídeo da música?. Digam aí o que acham. Eu só sei que o vídeo tem aquele extraterrestre azul e os integrantes do Eiffel 65 lutando bravamente. SALVEM O JEFFREY (Gianfranco Randone). Respeitem o vídeo de um CLÁSSICO,tá ok?. Chega de zoeira e bora relembrar mais esse clássico fantástico. Tá sentindo?. Cheiro de tempo bom!. Aumenta o som aí!.
Vocês têm noção?. O vídeo acima tem quase 200 milhões de views. Repito,quase 200 MILHÕES DE VIEWS!. OLOKO MEU!. Que sensacional. Muitos até ridicularizam a música,não gostam e tal. Então é o seguinte,deixa pra ''nóis'',que ''nóis'' gosta e gosta muito. Respeitem este clássico do Dance. Esses caras também marcaram a minha infância. Que privilégio,senhoras e senhores. Viva Blue,viva Move Your Body,viva EIFFEL 65!.
Agora a gente sai da Itália e vamos lá pra Holanda. Mais um projeto que deu certo e que até hoje mexe com os nossos sentimentos e lembranças. Mais um projeto que é difícil pra mim escolher apenas 1 música para esse post.
Isso porque seu 1º single,lançado em 1998,tocou demais,tanto em 98 quanto em 99. Projeto criado por DJ Jurgen. Os co-produtores foram Danski & DJ Delmundo (produtores criadores do Vengaboys),juntamente com Pronti & Kalmani. Judith Pronk foi a frontlady do projeto e ''vocalista''. Eu confesso que tenho as minhas dúvidas,mas até agora não há nada que prove o contrário. Isso mesmo,é ALICE DEEJAY.
''Back In My Life'' foi lançado em 1999 e é uma das melhores desse ano incrível que estamos revivendo nesse post. É daquelas de ouvir no volume máximo. Confesso que até acho sua melodia um pouco triste. É uma música tocante. Tocou bastante.
Mas quando falamos de Alice Deejay,não tem como não lembrar de ''Better Off Alone''. A música é de 1998,mas assim como nos casos do Eiffel 65 e Ann Lee,ela só foi estourar em 1999. E que estouro,amigos.
Fez sucesso em todos os cantos possíveis,inclusive nos EUA. Inesquecível aquele ''toquezinho''. Claro,mais uma exclusiva ''Vizinhos FM''. Desculpa pessoal,talvez eu esteja cansando vocês com essa ''rádio'' (haha). Mas eu tenho que falar dela,se não deixa de ser a minha experiência contada aqui. Mais uma música que ecoava pelas esquinas do bairro.
Eu posso estar completamente errada no meu raciocínio,mas vou dividir com vocês o que eu penso.
Creio que eles lançaram a música,talvez sem muitas pretensões e a música acabou se tornando um sucesso. E eles precisaram de uma ''cara'' pro projeto e aí contrataram a Judith pra ser a frontlady. É o que EU ACHO. Posso estar errada?. Posso!. Mas nesse mundo da Dance Music tudo é possível. Em 2002,o projeto acabou e Judith iniciou carreira em outra área,fora da música. Ninguém aqui está falando que uma cantora de verdade é obrigada a cantar pra sempre e não pode desistir de tudo,seguindo outra profissão fora da música,mas faz a gente ''torcer o nariz''.
O projeto está ativo atualmente. Mas é claro,com outra vocalista. Tempos atrás,eu concordava com uma frase muito repetida pelos fãs do projeto ''Não!. Alice Deejay sem Judith,não é Alice Deejay''. Hoje,eu sou um pouco mais realista e fico com o ''pé atrás''. O tempo dirá.
Em 2013,o francês David Guetta (saudade das boas produções,Guetta...) lançou ''Play Hard'',com Ne-Yo & Akon. Nessa música,Guetta ''sampleou'' Better Off Alone. E vou falar pra vocês...QUE M*. As pessoas têm que entender que NÃO SE MEXE EM UM CLÁSSICO e se for mexer,tem que fazer bem feito. Desculpa ''Guettinha'',mas eu não curti.
Talvez seja porque sou muito saudosa e tenha curtido na infância,mas é isso que eu acho. Bora relembrar?. A ORIGINAL,óbvio. Vamos nessa!.
Clipe original de ''Better Off Alone''. Não fica muito claro pra gente,quem é a ''Alice'' no vídeo. Eu sei,Alice Deejay é um PROJETO,não uma cantora em si,é só modo de falar. Eu não sou capaz de opinar (haha). Depois,fizeram outra versão de vídeo e aí sim a Judith aparece pra todo mundo ver claramente. Só posso dizer : MARCOU DEMAIS!.
Todas essas músicas já citadas,tocaram demais não é mesmo?. Pois bem,vem chegando mais uma. E COMO TOCOU. Sinceramente,pegue aquele dia que você estiver só ''a capa da linguiça'',estiver bem ''down'',estiver só ''o pó'',aquele dia que você estiver na m*...ESTA MÚSICA VAI TE COLOCAR PRA CIMA!.
Não tem como,comigo sempre funciona. A música nem bem começa e o seu corpo já responde. Música boa causa esse tipo de reação em nós. Não tem como ficar parado,simplesmente NÃO TEM COMO!. Um exemplo de música ''good vibe''. Vamos lá para a Inglaterra. Senhoras e senhores : PHATS & SMALL.
Jason Hayward & Russell Small se juntaram em 1998. E em 1999,o ''bicho pegou''. Por exemplo,os ingleses remixaram o clássico ''September'' de Earth,Wind & Fire,intitulado ''September 99''.
Mas foi com outra música,que a carreira dos caras deu um salto enorme. Mas,antes,uma pergunta. Quem aí já não saiu por aí gritando ''HEY,WHAT'S WRONG WITH YOUUU''?. Eu sei que sempre que ouço,eu grito mesmo (haha). Perfeita num karaokê.
Eles lançaram ''Turn Around'' e nos presentearam com um primor de música. Melodia envolvente,ritmo bom e um vocal impecável. Tinha como não fazer sucesso?. E foi bem o que aconteceu. Os caras conheceram a fama. ''Turn Around'' se tornou um absoluto HIT.
Nas apresentações em programas de TV e no vídeo,eles chamaram o cantor Ben Ofoedu (que fez vocais em : ''Feel Good'' e ''Tonite''). O cara realmente canta,mas não em ''Turn Around''. Assim como nas citadas anteriormente,Phats & Small decidiram ''samplear'' na produção de ''Turn Around''.
As músicas ''sampleadas'' foram : ''Reach Up'' (1982) do cantor americano Toney Lee e ''The Glow Of Love'' (1980) do grupo italiano Change. Aliás,o ano de 1999 foi repleto de músicas (principalmente no House) que foram ''inspiradas'' em outras (o ''alvo'' geralmente eram músicas da era Disco). A voz que ouvimos em ''Turn Around'' é de Toney Lee.
''Turn Around'' ganhou o mundo e rendeu discos,de ouro por exemplo. Além de bombar na época,a música passou mais um bom tempo na programação musical das rádios do Brasil. Lembro bem que em 2002,a música ainda estava tocando pra caramba e era uma das favoritas da galera.
Em Abril desse ano,''Turn Around'' completou 20 anos!. E em comemoração,foi postado na página oficial dos caras no FB,o link do vídeo (em seu canal oficial no YouTube) em agradecimento pelos frutos colhidos nesses 20 anos da música e pelo apoio dos fãs. Muita gratidão MESMO. Foi mostrado os discos e ainda um trecho de uma apresentação da época (talvez raro) com Ben.
''Turn Around fez 20 anos ontem. Aqui estão imagens inéditas e um breve obrigado. Palavras não podem descrever nossa gratidão. ''Grande amor'' a todos.'' diz o post na página no FB. Quem quiser conferir : https://www.youtube.com/watch?v=_8zYXkhFp0I
Um clássico é um clássico!. Que coisa boa ver essa conexão entre fãs e pessoas que marcaram gerações. Sensacional!. Bora relembrar?. Ah,no vídeo quem aparece dublando é o Ben. Como disse,ele é cantor,mas não é sua voz em ''Turn Around''. Agora só faça o teste. Dê o play,viaje e saia dançando. Reação imediata!. Aumente o volume,porque esta também merece e merece muito.
Música deliciosa. Sempre que estiver ''pra baixo'',a ouça porque é um excelente remédio. Fica a dica. Quem quiser ver,aqui tem o vídeo da versão de 2019 de ''Turn Around''. Novo remix,novo vídeo que remete ao vídeo original e com o Ben nos vocais. Sim,dessa vez com a voz dele. Pra quem curte uma pegada mais atual,deve conferir :
https://www.youtube.com/watch?v=qVqPywa9hQ4
Para finalizar,vamos voltar para a Itália e ''fazer uma confusão''. Música que ouvia bastante na época e que há alguns anos atrás,eu encontrei por acaso e descobri o nome.
Música que causa arrepio é outra coisa,né?. Essa é mais uma. Única música lançada com esse nome e foi lançada em 1999. Vamos de DJ GROOVY.
Ou se preferir : Paola Peroni.
A música em questão é ''Confusione''. Na produção da canção,Paola teve a colaboração de um dos grandes produtores que eu conheço : Pieradis Rossini.
Infelizmente,a música não tem clipe. Na época,para fazer vídeo,era ''salgado'',doía no bolso. Da frente da minha casa na época,era possível ouvir em alto e bom som o ''CONFUSIONEEE'' ecoando forte.
Quando eu ouvia,parecia que era uma outra. Tempos depois,descobri que essa ''uma outra'' era ''We Like To Party'' do Vengaboys. Sim,parecia ''tudo igual'' pra mim na época. Mas tinha um diferencial,uma palavrinha aí. E depois de tantos anos,continuo achando semelhante (haha). Muita gente na época,foi meio que ''na onda'' do estilo do Venga. Isso é ruim?. Não!. A gente curte e curte muito.
''Ah Ana,como você se lembra que era essa música mesmo e não a do Venga?''. Oxi,simplesmente pelo fato de que durante anos a palavra ''confusione'' ficou na minha cabeça (haha). E ''Venga'' não tem nenhuma música com ''confusione''. Adoro. ''Everybody,shake your body...show me what you got''.
''Confusioneee...the vengabus is coERROR 404'' (haha). Brincadeiras a parte,bora curtir mais essa música deliciosa de se ouvir. Pump up the volume!.
Que sensação boa,amigos!. Essas músicas nos fazem sentir coisas que nem todas as palavras do mundo podem descrever. Eu faço isso meio que diariamente,mas voltar no tempo com essas músicas foi bastante especial.
Ouço cada uma delas e fico espantada com o fato delas terem 20 anos já (e mais). É muito louco. As lembranças desse tempo estão tão claras na nossa memória,que é realmente difícil acreditar e aceitar que já faz tanto tempo.
Vão se passar 20,30,40,50 anos e essas músicas ainda estarão aqui,demonstrando o quanto tal época foi fantástica. As lembranças,o carinho das pessoas por essas músicas,o número incrível de visualizações que elas têm,tudo isso deixa provado a grande magia que sentimos e vivemos nesses tempos.
Fazer esse post,me fez realmente voltar no tempo. Num tempo em que tudo era bem mais simples,mais divertido,mais inocente,mais mágico. Se eu dissesse que não sinto falta desse tempo,eu estaria mentindo. Se eu dissesse que durante a criação do post eu não me emocionei,eu estaria mentindo. Voltar no tempo pelas coisas boas,pelos momentos bons e felizes.
As coisas quando tem que acontecer,elas acontecem. Deus me deu a dádiva de ser essa apaixonada por música,colocou boa gente no meu caminho,essa gente que hoje não faço ideia de onde estão,mas que em um tempo não tão distante assim (só 20 e poucos anos),me ''mostraram'' caminhos. Sem eles terem ideia disso.
Apenas num ato de ou lavar o carro e ligar o som bem alto,ou sair desfilando com as ''carangas'',ou fazer um churrasco top em casa pros amigos,apenas isso serviu pra me direcionar até as dançantes que tanto amo.
Ah,que saudade de você ''Vizinhos FM''. Eu era uma ouvinte assídua. Eu tive os melhores vizinhos que alguém poderia ter. Apenas OBRIGADA!.
E ligar a TV e se deparar com música de qualidade. Ah,isso ainda era possível em 1999. Hoje a gente está cada vez mais afundando na m*,quando se trata de entretenimento.
Que privilégio eu tive. Que privilégio tivemos. 20 anos que músicas maravilhosas foram lançadas. 20 anos que músicas maravilhosas bombaram mundo a fora. Músicas que sempre estarão no meu coração. Época que sempre estará na minha memória. Apenas OBRIGADA,1999!.
Uma discreta apaixonada por música em 1999
Uma saudosista e apaixonada por música em 2019
Aninhahy
E obrigada a você que aguentou até o fim. Espero que tenha gostado. Pensando seriamente numa 2ª parte. Se a memória ajudar,ela sai (haha). Nos encontramos no próximo post. Até lá,pessoal!!!.
Identifiquei-me muito com esta postagem, Aninha... Eu vivi intensamente esta época! O Phats & Small fez sucesso por aqui com umas 3 músicas...e foi uma nostalgia enorme agora ouvir "Turn Around", que fazia muito tempo que eu não ouvia...baita som de qualidade!
ResponderExcluirParabéns por mais este seu trabalho, selecionou hits inesquecíveis e adorei ler seu texto. Bem leve, gostoso de ler e informativo.
Aguardando as outras partes 2,3,4...
Que bom,Rik. Os caras são bons,Turn Around é classico demais. A boa música não pode parar,logo sairá mais partes. Obrigada,querido. :)
ExcluirBoa noite Aninha vc tem rede social com esse belo material?
ResponderExcluir