segunda-feira, 3 de abril de 2023

Neja : 25 anos de "Restless" e "Shock!"

Olá, meus caros e queridos leitores!. Tudo bem?. Sabem quando a pessoa está em processo de criação de um trabalho e, no meio do caminho, surge a ideia de iniciar um outro?. Pois é exatamente assim que me encontro neste momento!. O post longo que estou desde o ano passado fazendo, ficou de lado um pouco; porém, ele sairá. 

Por qual motivo "mudei a rota"?. Por causa de vocês!. Como vi que ainda há um longo caminho até terminar o outro e não queria deixar vocês sem uma atualização por aqui, resolvi trabalhar em algo que ficaria disponível em pouco tempo. Além do mais, as duas músicas deste post, merecem algo especial. Então, vamos lá!. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita!.

Bom, eu já falei um pouco sobre a cantora aqui no blog, mas foi coisa rápida; ainda pretendo fazer um post mais detalhado sobre ela. Gosto bastante do trabalho dela. Estou falando da italianíssima Agnese Cacciola, mais conhecida por nós amantes da Dance Music, como Neja. Em Abril de 2022, disponibilizei para vocês  em duas partes — o "Meu Top 5" da Neja, minhas favoritas da cantora. Para quem ainda não conferiu : Parte 1 e Parte 2.

Desta vez, disponibilizo para vocês um post comemorativo. As músicas que serão mencionadas aqui, são maravilhosas e dançantes, do jeitinho que a gente gosta. E, muito mais que isso, elas têm um grande significado na carreira de Agnese. As duas "tracks" são responsáveis pelo sucesso da artista, que até hoje canta as músicas em seus shows. Uma em especial, deu o "start" em tudo — por mais que não tenha sido a 1.ª lançada da italiana. Essa, já fez aniversário e a outra, em breve  mas,estou adiantando. O post de hoje é em comemoração aos incríveis 25 anos de "Restless" e "Shock!".


Antes de começar com a que trouxe sucesso e fama para Neja, aqui vai algumas curiosidades. Desde 1996, Agnese usa o nome artístico de Neja. E aí muitos questionam : "O que quer dizer 'Neja'?". Bom, sentem que lá vem uma pequena história. No início, a cantora começou a participar de bandas de Jazz e música Gospel, tocando em vários clubes da sua cidade — no caso,Rivoli/Turim. Neste período, ela cantou junto com uma amiga eslovena, de quem descobriu que seu nome Agnese, em esloveno, quer dizer "Neja". A partir daí,Agnese adotou o pseudônimo artístico. Está explicado agora, não é?!.
Aos vinte e poucos anos, o sucesso chega para Neja; e antes do sucesso gigante, veio a música "Hallo", que passou a tocar nas rádios nacionais. Mas é 1998, o ano da afirmação; ano que o mundo da Dance Music conheceu, não somente sua voz, como seu rosto. Ano que veio a música que mudou para sempre a vida de Agnese.


 I don't know why we're so restless
I know, you know that it's true

"Restless", que também é conhecida como "Restless (I Know You Know)", foi lançada em 16 de Janeiro de 1998 e faz parte de seu álbum de estreia, "The Game", lançado no ano seguinte. Em vários lugares na internet, aparece "3 de Fevereiro de 1998" como sendo a data de lançamento da música, porém em alguns sites e blogs italianos, especializados em Italo Dance/Dance Music, dão Janeiro como a data correta. Além disso, a própria Neja — em suas redes sociais — confirmou que foi em Janeiro de '98. Na ocasião, a canção estava completando 20 anos. 
"#Janeiro1998 20 anos atrás saiu #Restless...parece que foi ontem. Obrigada por estar sempre comigo hoje, como naquele tempo! ❤️"


O single foi escrito pelos músicos e produtores italianos Alessandro "Alex" Bagnoli e Pippo Landro; Neja co-escreveu a música. Alex pediu para a cantora escrever algo para trabalhar na melodia e deu a base para ela, que guardou em seu quarto na época. Em uma fita cassete, ela gravou várias melodias  a pedido do produtor —, resultando em boas ideias. Porém, não eram muito Dance. 
Como foi dito inicialmente, ela havia lançado uma faixa antes e, até então, ninguém sabia quem era Neja; em outras palavras, ninguém conhecia seu rosto. Depois do sucesso, o público pôde conhece-la. Bem, aqui vai uma perguntinha para vocês; vocês conhecem a cantora norte-americana Toni Braxton?.

A cantora consagrou-se mundialmente na década de 90, principalmente com a extremamente romântica "Un-Break My Heart", que é de 1996. Mas, o que tem a ver "Restless" com a música de Toni?. Neja gostava muito da música naquela época e então tentou fazer algo parecido; gravou na fita uma versão mais melódica de "Restless". Numa entrevista para a rádio M2O 
— no programa La Storia Della Musica Dance , a artista explicou : "...Então, na verdade, eu tinha feito um aparte de uma forma bem diferente, foi tudo muito melódico, muito cantado, etc. Mas, tem àquele ar que eu tinha feito antes, diversão noturna, uma 'peça' lenta remixada. As notas são diferentes, mas é uma versão lenta, ainda era dessa tendência um tanto romântica..."Conseguem imaginar essa obra-prima dançante, cantada no "estilo Toni Braxton"?.

Alex Bagnoli, então, sugeriu que Neja escrevesse algo mais tipo "pergunta e resposta", e daí nasceu a linha "I know,You know" na música. Eu amo a parte do "I know you know, I know YOU"!. Transmite um tipo de "poder", é maravilhosa!. O próprio Alex foi quem produziu e foi para a New Music International srl de Giuseppe Landro, conhecido como Pippo Landro. Nos créditos, aparece o nome "Timmity" como um dos compositores da música e, no caso, trata-se de Alex usando um pseudônimo; assim como Pippo Landro usando o "Names". "Restless" foi produzida no Alby Studio, de propriedade de Alex, localizado em Módena. As versões da faixa, são : "Bum Bum Radio Edit", "Bum Bum Club Mix", "Extended Version" e "Nite Shadow Club Remix". Para mim, a versão "Bum Bum" é a melhor de todas e foi justamente ela que foi a escolhida para ser a versão do vídeo. Este ótimo trabalho foi realizado por Gianni ZenPaolo Verlanzi e Maurizio Sacchi, no 55 Plastic Studio. Eles receberam os devidos créditos no CD-Single : "Produção adicional e remix de Bum Bum Club". A música ganhou outros remixes, ainda em '98,sendo eles : "Amen UK Club Mix" e "Diddy's Stuff Respect Mix"
A música ainda não aparecia nas paradas italianas, pois todavia era desconhecida; na verdade, ela foi inicialmente ignorada pelas rádios, mas depois, passados ​​6 meses, ganhou atenção merecida.

Os DJ's e rádios regionais 
— além da "Radio Deejay" e o programa "Deejay Time" de Albertino  começaram a tocá-la depois e o resto é história. E vou continuar contando ela!. Como foi dito anteriormente, a canção saiu em Janeiro de '98, e no mesmo mês, ela foi parar no Midem — é a sigla para Marché International du Disque et de l'Édition Musicale —, que é organizado anualmente no Palais des Festivals et des Congrès; é um centro de convenções em Cannes, na França e palco do Festival de Cinema da cidade.

Ainda sobre o Midem; é considerado o principal evento internacional de negócios da música e é realizado desde 1967. Milhares de músicos, produtores, agentes, empresários, executivos e jornalistas de todo o mundo, participam regularmente do evento — que geralmente acontece no final de Janeiro ou início de Fevereiro. É provável que esse seja o motivo de aparecer a data "3 de Fevereiro" como lançamento do single. Bom, lá, novos artistas exibem seu material. As pessoas levaram "Restless" até o evento e, depois, a música recebeu visibilidade. E já que estou falando de França, vejam aqui um comercial do CD-Single de "Restless", com o selo da rádio francesa NRJdatado em 22 de Junho de 1998 — quando a música já estava bombando. A Music & Media — mídia impressa, online e de transmissão na Itália que cobre todos os gêneros musicais —, elogiou-a como "uma forte canção pop vestida para os anos 90, com enormes harmonias vocais" e que a "edição de rádio vem com um tipo de refrão que geralmente significa 'grandes vendas".

A "track" se tornou um hit do verão e as rádios, jornais e sites da internet da época, falavam sobre o fenômeno Neja. A MTV transmitiu o videoclipe de "Restless" quase todos os dias; os jovens da época ligavam para o programa "Select" para pedir o clipe. O vídeo também se destacou no "Dance Floor Chart" na frente de monstros sagrados da música. Como Dance é um gênero que vai muito para o exterior e a música geralmente é em inglês, a popularidade também ultrapassa as fronteiras nacionais. Dessa forma, ela se apresentou em todo o mundo e,em shows e clubes,todos cantavam o refrão de "Restless". Em uma de suas várias entrevistas, a artista relembrou àqueles tempos : "O sucesso veio de repente e literalmente me dominou. No entanto, sempre o vivi com os pés no chão”.

Registro de "Restless"' na Radio Italia Network Charts, em Janeiro de '98

A música alcançou o 1.º lugar na Itália, em Maio de 1998 — foi realmente um hit nas paradas de Dance italianas. E, claro, também teve popularidade no resto da Europa; 18.º lugar na Dinamarca, 31.º lugar no Reino Unido32.º lugar na Bélgica35º lugar na França48.º lugar na Escócia e 58.º lugar na Suécia. No Eurochart Hot 100, o single alcançou o 42.º lugar, em Julho de 1998. Depois de liderar a parada de singles na Itália, a mesma Music & Media, escreveu novamente : "No início deste ano, esta faixa foi um dos maiores sucessos na Itália, onde liderou a parada de singles Musica & Dischi alguns meses atrás. Agora está ganhando uma posição em outro lugar na Europa. 'Restless' é o tipo de faixa que funciona tão bem na pista de dança, quanto nas ondas do rádio.
"Restless" em 2.º lugar na parada, em Maio de '98
O primeiro país a abraçar a faixa em larga escala fora da Itália, foi a Dinamarca, onde a crença do escritório local da BMG na faixa foi um fator importante."Jan Brodde, coordenador de música da estação CHR Radio Uptown/Copenhagen explicou : "Nós a listamos simplesmente porque era fácil de fazer. Tem um refrão incrivelmente cativante e parece que nossos ouvintes concordam conosco, porque nos inundam com pedidos e perguntas; por exemplo, eles querem saber se há um álbum por vir. No momento, temos a música em rotação A, o que significa que a tocamos 20 a 24 vezes por semana durante todas as partes do dia e,embora gostemos dos remixes, estamos nos atendo à edição de rádio." 

Artigo da Music & Media, de 29 de Agosto de '98

Abaixo, mais registros do desempenho da faixa na época. No lado esquerdo da imagem, vemos "Restless" aparecendo como "New" na parada em Abril de '98. Já no lado esquerdo na imagem, vemos a música em 2.º lugar, em Junho de '98.


Dominic Pride, da Billboard, escreveu : "Com ritmos fortes e vocais escaldantes, 'Restless' de Neja, relembra os dias de glória de outro sucesso global do house italiano : 'Ride on Time' do Black Box.". Abaixo, o texto completo e o artigo. 
"ITÁLIA : O mais recente single crossover de Dance/Pop a invadir as paradas de singles e playlists de rádio da Itália, remonta aos dias dourados de Italo-House.
Com ritmos fortes e vocais escaldantes, "Restless" de Neja, relembra os dias de glória de outro sucesso global do house italiano, "Ride On Time" do Black Box.

Neja é uma estudante de idiomas de 21 anos, de Turim que canta desde criança, mais recentemente com um coral gospel local. Seu single de estreia foi produzido por Alex Bagnoli para o indie New Music de Pippo Landro, com sede em Milão. 'Restless' passou três semanas na 2.ª posição na parada de singles AFI/M&D na Itália, onde vendeu mais de 10.000 cópias e foi licenciado para gravadoras e distribuidores em toda a Europa (exceto na Alemanha). Os acordos incluem, para a Escandinávia (BMG), para o México (Peerless) e para o Sudeste Asiático (Valentine)."

Lendo o artigo anterior, percebemos alguns equívocos; Neja realmente, na época, estudava idiomas e literatura estrangeira. Porém, reparem que o artigo diz que ela é "uma estudante de 21 anos". Isso saiu em 1998. Procurando mais profundamente na internet, vemos que a data de nascimento da cantora é 15 de Agosto de 1972; então, ela tinha 26 na época do sucesso. Ou o pessoal responsável pelo artigo era muito mal-informado ou a Neja quis "ficar mais jovem" haha!.
Outro ponto; ali diz "...foi licenciado para gravadoras e distribuidores em toda Europa, exceto na Alemanha". Hum, foi sim e foi pela ZYX Music; talvez,o artigo tenha saído antes de tal acordo com o país germânico.
Mais um pequeno registro da música nos charts. Abaixo, ela aparece entre os "quebra-fronteiras", as músicas que foram além de seu país de origem e ganharam notoriedade em outros lugares. Neste print, "Restless" aparece logo abaixo da música de Eros Ramazzotti, em 14.º lugar.


Se vocês voltarem a leitura um pouquinho, verão que citei que a música da nossa "Queen Of The Night", chegou ao 42.º lugar no Eurochart Hot 100, em Julho; dito isso, foi dia 11. Abaixo  no lado esquerdo —, o registro desse momento. Na sequência  no lado direito —, outro registro da música, desta vez no "Top National Sellers", as mais vendidas da Itália. Novamente, temos um registro de "Restless" em 2.º lugar.

Muitos fãs de Neja e amantes da Dance Music, ainda se questionam : "Como é que 'Restless', apesar de ser um dos maiores sucessos do verão daquela época, não foi ao Festivalbar?". Por causa de Vittorio Salvetti!.
O Festivalbar era uma competição 
italiana de canto que acontecia nas praças mais importantes do país, durante o verão. Salvetti era o patrono da competição — seu nome também está ligado a eventos como Azzurro e Festival de Sanremo. Acontece que Vittorio disse a Pippo Landro, que ele não queria Dance Music no Festivalbar naquele ano de 1998; no meu ponto de vista, um grande erro. Porém, isso não impediu que "Restless" saísse na compilação do evento  imagem à direita  , chamada "35.° Festivalbar 98 - Superdance"
Vittorio Salvetti faleceu em Outubro do mesmo ano. Nos anos seguintes, Neja participou, já que quem ficou à frente do Festivalbar, foi o filho de Vittorio. 
Bom, já que citei a palavra "compilação", bora falar sobre isso. Eu já vi gente comentando que nunca viu uma música de Neja, em uma compilação brasileira; vi gente dizendo que a artista não foi trabalhada em terras tupiniquins. Oras, o álbum de estreia dela foi lançado aqui no Brasil pela BMG, segundo consta no Discogs. Eu conheci o trabalho dela em 2002 — se não estou enganada , com "Back 4 The Morning", que tocava nas rádios. Talvez sua música não tenha sido bem trabalhada como deveria, mas foi.

Vocês sabiam que "Restless" está presente em uma compilação brasileira?. É difícil dizer, mas é muito provável que seja a única; pelo menos foi somente ela que encontrei. Trata-se do CD "As 14+ Da Jovem Pan Vol. 2", lançada pela BMG Brasil em 1998. Na capa, Suzana Alves, que na época estava bombando com a personagem "Tiazinha". A música é a 6.ª faixa e a versão que está na compilação é a fabulosa "Bum Bum Radio Edit".

Além das duas compilações mencionadas neste post, a dançante "Restless" aparece em diversas outras compilações europeias, além de outros trabalhos da cantora, como "The First Steps Of Neja" e "Neja - The Best Of".
Já foi falado sobre a música, os envolvidos na criação e produção dela; foi mostrado alguns registros do desempenho da "track", compilações, falta mais o quê?. Bem, o videoclipe!.

O videoclipe de "Restless" foi dirigido pelo diretor italiano Francesco Fei e, segundo informações, foi filmado em uma vila em Turim. Ainda na entrevista para a M2O,a cantora disse que o vídeo foi feito em Dalmineregião da Lombardia. O tempo da jornada entre Turim e Dalmine é de um pouco mais de 2 horas — de carro!. Visualmente, é um videoclipe escuro e, atrevo-me a dizer que é um tanto quanto estranho — já disse isto em outra oportunidade por aqui.
Aparentemente, o local escolhido foi uma espécie de "casa rústica"um palácio ou algo assim  típico das construções italianas. Entretanto, isso não muda o fato do vídeo trazer uma certa beleza — sim,apesar de escuro, ele tem seu valor. Bom, mas e àqueles "galhos" que todo momento aparecem?.

Podemos dizer que é uma decoração, hum, peculiar; tem "galhinhos" até na cabeça da Neja. Mas, sabem, até que combinou?!. No vídeo, o penteado dela está meio "agressivo" e, como dizem os amigos mineiros, "ornou bem". 
Já que citei o cabelo, bora para uma análise profissional  só que não  do visual de Neja. Bom, colocaram uma maquiagem bem pesada nela, batom e sombra azuis numa tonalidade forte e marcante; obviamente,para combinar com o "obscuro rústico" do clipe. O vestido — muito bonito  consegue enganar quem assiste o vídeo. Por vários momentos, podemos jurar que a vestimenta de Neja é azul; em outros,verde. Fato é que, no fim das contas, o vestido é prata; as luzes que são azuis e verdes e refletem no vestido brilhante da artista. Ou será que tem um pouco dessas cores no vestido?!?. Er..., enfim. Em outra parte, vemos a "Queen Of The Night" com outro vestido, dessa vez, num pretinho básico; e o leque de penas de pavão!? haha. Deu um charme. 
E que tanto essa mulher vai pra lá e volta, vai pra lá e volta?. A coitada vai e vem a todo momento, porém deu um movimento bacana para o videoclipe. E tudo termina como começou : com o cara trajando — aparentemente pintado também — amarelo e seus "galhos". Apesar da estranheza, ainda acho um vídeo muito bem feito. 
Conheci "Restless" anos atrás, no "mundo mágico" do YouTube; depois,comprei um DVD com diversos videoclipes Dance dos anos 90 e lá estava o vídeo da música. É, sem dúvida, uma obra-prima do Italo Dance.

Como foi dito no início, a MTV leia-se MTV Itália — transmitiu o videoclipe de "Restless" quase todos os dias; foi um baita sucesso que lhe permitiu conquistar o topo do "Dance Floor Chart". Hoje, graças a Deus e pessoas bondosas, temos a internet para nos proporcionar grandes recordações. Vejam aqui o vídeo da canção, gravado da programação da MTV na época — talvez seja um registro da MTV Europe.
Na época de todo o "boom", Neja viajou para muitos lugares, promovendo o single; por este motivo, a bela italiana pôde se apresentar em diversos programas de TV e eventos. Vejam aquiNeja fazendo uma performance de "Restless" na França, transmitida pela TV5; aqui vocês poderão ver um trecho de uma apresentação no "Italian Dance Award", em 1998. É realmente um pequeno trecho, com uma qualidade de imagem ruim, mas vale dar uma olhadinha.

Abaixo, uma performance no "Italia Unz", apresentado pelo DJ Abertino; ainda rola uma pequena entrevista no fim. Sei que não há muitos vídeos da Neja performando "Restless" na época, mas, até o presente momento, esta é minha favorita — por mais que o vídeo da apresentação na TV francesa tenha sido o 1.º que vi. No vídeo, podemos ver Neja esbanjando simplicidade, beleza e juventude — a sombra azul/prata deu um realce leve, além dos cabelos em tom mostarda, que também é um destaque. Que "cute"!. Sintam a vibe!.



O sucesso do single durou quase 1 ano; depois veio outro, que comentarei já já. A cantora lançou mais canções, o álbum de estreia e em 1999, saiu o "Restless (Remix)", para o mercado alemão; contendo as versões "Radio Mix", "Radio Original", "Extended Club Rmx", "Bum Bum Club Mix", "Beatdisaster Rmx" e "Snapshot Rmx".
Em 2015, uma nova versão de "Restless" foi lançada, com remixes de DeEs3ett e de Farlan. Em Abril de 2018, um novo remix oficial da faixa foi lançado pela produtora musical e remixer italiana EVO-K e publicado pela gravadora S.A.I.F.A.M.

Ainda no mesmo ano, em comemoração aos 20 anos da música, foi lançado "Restless 2018 - The Remixes" e saiu pela LP Music. Pensem em um monte de versões!?!. 13 no total, sendo as extended's e versões editadas : 
"Raf Marchesini Extended Remix", "Benny Camaro Extended Remix", "Gabry Venus Extended Remix""Dino Brown & Paky Francavilla Extended Remix", "Panico & LukeDB Extended Remix", "Guz-Hardy Contest Remix" e "GianpieroXP & Daniele Pace Extended Remix".

Neja regravou a faixa para a criação dos novos remixes. A descrição nos remixes disponibilizados no canal da LP Music no YouTube : "Depois de 20 anos, 'Restless' está de volta, cantada pela espetacular voz de Neja!. Uma música que faz parte da história da Dance italiana e internacional, um marco que conquistou as paradas em todo o mundo; do Japão ao Brasil, da França à Alemanha, da Austrália à Suécia, da Espanha às Filipinas. Os 20 anos de 'Restless' são homenageados com o lançamento de 6 remixes oficiais, totalmente cantados e ressoados por produtores renomados na Itália e além dos Alpes. Cada um deles expressou sua ideia na realização deste trabalho e as versões 'radio' e 'extended' estão disponíveis."

Vocês sabiam que em 2016 — dois anos antes das comemorações de 20 anos da faixa —, a cantora participou de um famoso reality musical?. Pois, sim, ela participou do "The Voice Of Italy" e, como não poderia ser diferente, ela entrou na competição cantando "Restless". Ela foi aprovada e ficou por um tempo na disputa, porém acabou sendo eliminada depois.
A Banda Grafith — formada por 4 irmãos e originária do Rio Grande do Norte —, fez algo bem bacana. Confesso que antes de ouvir, fiquei meio "cabreira", mas gostei. Como a banda trabalha com diversos gêneros musicais, esse momento aconteceu : eles fizeram um cover de "Restless"!. Simplesmente, Joãozinho Grafith mandou a música "no gogó". É fantástico ver músicos e artistas brasileiros fazendo covers de hits da Dance Music; eles já fizeram outros covers de outros nomes da cena, como Gigi D'Agostino. Parabéns à banda pelo bom gosto!. Ouçam aqui.

No ano passado, o público italiano — e todo mundo, graças a internet — pôde contemplar um momento bastante especial. Depois de 23 anos da final do FestivalbarNeja voltou a se apresentar na Arena de Verona,na 3.ª noite da "Arena Suzuki '60, '70, '80 e '90"um show musical transmitido pela Rai Uno. Nem preciso dizer que é um evento "retrô",né?!. A artista comentou sobre o momento : "Depois de tantos anos, me encontrei no palco da Arena de Verona, com a mesma emoção e entusiasmo; tive vontade de fechar um círculo para abrir outro ainda maior e mais consciente"

A canção teve um papel fundamental na carreira de Neja; na verdade, mudou a vida de Agnese. A italiana que cantava Jazz e Gospel, se tornou uma das grandes e lendárias figuras da Dance Music. Não poderia terminar a parte desta faixa de outra forma, a não ser com o videoclipe que foi visto por muitos, marcou gerações e ainda hoje — 25 anos depois — recebe nossa total atenção. Aumentem o som!. Happy 25th Anniversary, "Restless"!.
...Sometimes I feel so bad, cause I think that you'll never change, or can you promise that you won't hurt me anymore, no anymore. You'd better ask yourself, what's the thing that you're looking for, boy you can find all the answers in another girl,another love. I don't know why we're so restless, I know you know that it's true...
"...Às vezes me sinto tão mal, porque eu acho que você nunca vai mudar, ou você pode prometer que não vai me machucar mais, não mais. É melhor você se perguntar, qual é a coisa que você está procurando, garoto, você pode encontrar todas as respostas em outra garota, outro amor. Eu não sei porque estamos tão inquietos, sei que você sabe que é verdade..."

 

Written by : Alessandro Bagnoli, Giuseppe Landro & Agnese Cacciola



Mas, o ano de 1998 reservava muitas alegrias para a "Queen Of The Night", além do super sucesso de "Restless". O próximo single a ser lançado, também ganharia o coração dos amantes da boa Dance Music e daria mais uma oportunidade para a cantora continuar no topo das paradas. Estou falando de "Shock!".


✴♪...You're gonna have a shock in your life, it's gonna be someone who really loves you...the night you'll spread your wings and fly...♪✴

Se o single anterior foi fundamental para Neja, este também foi. A continuidade do trabalho de sucesso veio com "Shock!" e também agradou o público. A canção teve a mesma equipe de produção de "Restless", ou seja, Alex Bagnoli, Pippo Landro e Neja  claro!. Foi lançada em Setembro de 1998 e também faz parte do álbum "The Game".
A música foi gravadamixada e remixada no Alby Studio, que é de propriedade do Alex  como já foi dito no início do post. Mas, a faixa não foi somente trabalhada nesse estúdio; 55 Plastc Studio também esteve nessa, assim como o Studio Barzan. E, mais uma vez, os caras do "Bum Bum Club" contribuíram no single de Neja; tendo também colaboração de Mauro Gazzotti.

As versões de "Shock!", são : "Radio Edit", "Extended Mix", "Bum Bum Club Rmx", "Lost Hearts Rmx" "Bum Bum Club Radio Edit". Todas as versões são fantásticas; as "Radio/Extended" têm muito valor, assim como a "Lost" que é belíssima. Porém, todavia, entretanto, a minha favorita é a "Bum Bum Club Radio/Rmx". Mas, só para complementar; a "Lost" foi remixada pelo Alex, junto com o Mauro Gazzotti, para a "Shape Of Mind Production".
A música conseguiu repetir o sucesso do single anterior ao alcançar o topo das paradas italianas. Seu videoclipe  assim como "Restless" , foi bastante executada nos programas de TV especializados em música, chegando no topo do "Dance Floor Chart" da MTV Itália. Daqui a pouco, falarei sobre ele.

O fato de "Shock!" ter tido grande sucesso, vai muito mais além de ter sido o single pós o boom de "Restless". Assim como a antecessora, a faixa traz uma melodia cativante, ritmo dançante, uma bela letra e, claro, a voz maravilhosa de Agnese. Os envolvidos em mais este trabalho, não mediram esforços para presentear o público mais uma vez.
Quando procuramos algo mais preciso sobre Neja na internet, a gente até encontra algumas coisas significativas; porém, não tudo ou nem perto disso. Fazendo uma comparação com outras cantoras do "mesmo meio", o material que se tem da cantora é pouco, perto do que uma artista tão completa como ela, merece — mas, ainda tenho a pretensão de escrever mais sobre ela, de uma forma mais completa.

Disse tudo isto pois fui procurar alguns registros para compartilhar por aqui. Como "Restless", "Shock!" se tornou um hit, sendo assim, deveria haver mais coisas da época — relacionadas à música —, na internet e não tem!. Bom, além de ter feito muito sucesso nas paradas italianas, a "track" foi bem na Europa, aparecendo, por exemplo, nas paradas da Islândia — ficando em 4.º lugar. Nas duas imagens a seguir, vemos; à esquerda, o desempenho de "Shock!" na parada italiana — pela Musica & Dischi —, datado em 2 de Novembro de 1998.
 
Não, não é 11 de Fevereiro e explico o por quê. Este registro é da revista americana Billboard e lá nos EUA, eles usam datas invertidas; primeiro o mêsdepois o dia e por últimoo ano. Sem falar que em Fevereiro de '98, a música de trabalho era "Restless". 
Continuando na mesma imagem; vemos a faixa, inicialmente, em 5.º lugar, aparecendo na parte "last week" ou seja, "semana passada". Na coluna "this week/nesta semana", vemos a música já em 2.º lugar. Registro, como disse, da Billboard, edição de 14 de Novembro de 1998. Na outra imagem — abaixo —, temos "Shock!" em 6.º lugar na parada islandesa. Reparem que ela aparece em 4.º nas colunas à direita na imagem; são referentes à "semana passada/quantidade de semanas na parada". Registro de um antigo jornal local agrícola — exatamente isso —, chamado "Dagur", de 29 de Janeiro de 1999.

"Shock!" aparece como faixa de várias compilações europeias; infelizmente, não conheço e nem vi nenhuma compilação brasileira em que ela faça parte. Algum leitor meu, sabe se existe?. Conte-me!. Bem, mais uma prova que Neja deveria ter sido mais bem trabalhada por aqui.
Bora falar do vídeo?. Como não poderia ser diferente, o vídeo começa com "choque". E,aqui entre nós, nossa querida Neja tinha uma "quedinha"' por loiros, né?!. Já tinha um no vídeo de "Restless", pois tem outro em "Shock!" e, se parar para pensar, tempo depois, apareceu outro em "Fairytale" haha!. Rola uma troca de olhares iniciais entre o jovem rapaz e Neja, enquanto ela passa por uma espécie de corredor; o "Ken" está com uma vassoura  ou seria um rodo?  nas mãos, fingindo fazer uma limpeza "top" no ambienteSe no videoclipe do single anterior, a gente não conseguia ver direito a cor das madeixas da cantora — por ser um vídeo visualmente mais escuro —, aqui o negócio muda de figura. Vemos perfeitamente os fios vermelhos, dando um tom de "choque" mesmo.

A maquiagem, simples em certo momento, porém bonita; em outro momento, temos novamente uma "make" pesada. O figurino também é simples, porém agradável; gosto do prata. E tome-lhe "choque" e mais "choque" em outro cara que aparece 
 que não é loiro , enquanto Neja dança com dois dançarinos; ao mesmo tempo, ela é quem dá "choque" no carinha lá. Claro, ele não é loiro, se fosse, não receberia esse tratamento!. Brincadeira, Neja é um "doce" haha!.

Enquanto isso, o "Ken" fica olhando, de camarote, a movimentação; ele faz isso durante o vídeo todo!. E, no fim, volta a troca de olhares iniciais, o corredor e vassoura...até que os dois se conectam e, adivinhem!?. CHOQUE!. O vídeo termina com Neja encerrando a coreografia que fazia com os dançarinos. Dito tudo istogosto do clipe!. Ah, a versão usada foi a "Radio Edit", ou seja, a "Original".
E vocês sabiam que existem fotos e um vídeo dos bastidores desse clipe?. Não?. Pois, eu também não, até um tempo atrás; existem, amigos!. Aonde estão?. É uma ótima pergunta!. A própria Neja havia disponibilizado no seu antigo site  por volta de 1999/2000 —, as fotos e o tal vídeo. Todavia, entretanto e porém, o tempo passou e não está mais lá — pois o site também não existe mais — e nem em outro lugar na internet. Bem que a cantora poderia compartilha-los em seu canal no YouTube, né!?. Quem sabe, um dia...

E, então, como podemos celebrar o aniversário desta grande faixa?. Isso mesmo, ouvindo-a!. E mais que isso, conferindo o videoclipe!. Infelizmente, não foi possível encontrar o vídeo em melhor qualidade; é o que temos. Aumentem o volume, pois este ótimo single de Neja, também merece ser apreciado!. Happy 25th Anniversary, "Shock!".

...If love is growing in everything that you do, it's gonna be the best night in your life too, come on, you just have to try, I'm gonna show you tonight, just come into my way. You're gonna have a shock in your life, it's gonna be someone who really loves you. Shock in your life, it's gonna be someone who makes you smiling, shock in your life, it's gonna be someone who really loves you, the night you'll spread your wings and fly...
"...Se o amor está crescendo em tudo que você faz, será a melhor noite da sua vida também, vamos lá, você só tem que tentar, eu vou te mostrar esta noite, apenas entre no meu caminho. Você terá um choque em sua vida, será alguém que te ama de verdade. Choque em sua vida, será alguém que te faça sorrir, choque em sua vida, será alguém que te ama de verdade, a noite você abrirá suas asas e voará..."

  

Written by : Agnese Cacciola & Alessandro Bagnoli 


No final de 1998com "Restless" e "Shock!"Neja conseguiu conquistar o topo de várias paradas de Dance resumidas durante todo o anoA importância de "Restless" reside no fato de que,entre todos os seus singles de sucesso indiscutível, o nome de Neja permanece ancorado a ele. Claro que muitos também lembram da artista por causa de "Shock!", mas o single anterior foi responsável por muita coisa, tanto na vida pessoal, quanto na profissional de Neja. A cantora vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo, muito por estas duas faixas. Por tanto, ainda hoje, "Neja + Restless + Shock!" é uma combinação indissociável.

Antes de finalizar este post, tentarei rapidamente falar sobre os envolvidos nestes incríveis trabalhos de Neja.

Giuseppe "Pippo" Landro : Natural de Messina, o DJprodutorcompositor e empresário italiano Pippo Landro fundou a gravadora New Music International. Ele contribuiu para muitos projetos,como AlphatekNewmill e Lady VioletÀs vezes, ele era creditado apenas sob o pseudônimo de "Names", como já foi citado anteriormente. É, sem dúvida, um dos mais respeitados artistas da Dance Music. 

"Don't You Want My Love" — Alphatek, 1992.
"Keep Me"  Newmill, 1995. Bagnoli também está envolvido neste trabalho.
"Love Me (Like You Do)"  Newmill, 1999. Os caras do "Bum Bum Club" também estão envolvidos neste trabalho. 
"In Your Mind" — Lady Violet, 2002.

Alessandro "Alex" Bagnoli : Natural de Módena, o talentoso Alessandro é — há mais de 25 anos produtorcompositorprogramador e mixer; ele fundou o Alby Studio em 1989. Muitos o conhecem apenas como "o produtor da Neja", mas não é somente isso. O cara é um verdadeiro apaixonado por música e, segundo o próprio, o "objetivo é fazer músicas que possam emocionar as pessoas". Contribuiu para muitos projetos de Eurodance; como PlayahittyMary JayChambreC.J. AndersonNewmillDJ PandaD.C. 2000 e outros. Mais um grande da Dance Music!. 

"The Summer Is Magic"  Playahitty1994. Clássica!. Jenny Bersola nos vocais.
"1-2-3! (Train With Me)"  Playahitty, 1995. Alguém aí disse "clássica"?. Então, tome mais uma!.
"Hey, Call Me Now"  Mary Jay, 1994. Maria Caprì, nossa eterna "Martine" nos vocais. Amo mais que chocolate!.
"Upside Down"  Chambre, 1995. Mais uma vocalista poderosa : Sandy Chambers!.
"Strange Way To Love"  C.J. Anderson, 1996.
"Dreaming Of Fantasy"  DJ Panda feat. Aleexa, 1996. 
"1 More Time"  D.C. 2000, 1999.

Se o objetivo do Alex é fazer músicas que emocionem, então parabéns para ele, pois o objetivo foi alcançado com maestria!.

Gianni Zen (Bum Bum Club) : Gianni é um DJ e produtor italiano, baseado em Bassano del Grappa, província de Vicenza. Ele começou como DJ durante o primeiro período de House/Acid, e ao longo dos anos 90, ele construiu e definiu sua carreira como produtor de House Music com inúmeros sucessos em seu currículo. Hoje é reconhecido como um sólido produtor e remixer, focado nos gêneros House, GarageJacking e Deep-House; usa o nome "Ian Carrera". É proprietário e A&R da NU TRAXX Records.
"The Real Tribute (Z.E.N. Fever Mix)"  Fun Kee Runners, 1997.

Paolo Verlanzi (Bum Bum Club) : Paolo é um DJprodutorlocutor e empresário italiano. Está envolvido em diversas produções, sob diversos nomes/pseudônimos; seus apelidos são "P.V. Traxx" e "V-Traxx".

"We Gotta Dance"  Dea Blange, 1994.
"Music (P.V. Traxx Club Mix)"  House People, 1996.
"Dreamland" — X-Power, 1996.
"2 The Night (Verlanzi Mix)"  La Fuertezza, 1997.
"Listen 2 My Song"  Bum Bum Club, 1997.

Maurizio Sacchi (Bum Bum Club) : Maurizio nasceu em Milão, em 8 de Novembro de 1962. Teve a 1.ª experiência em um club, em 1985; e em 1988, veio as primeiras produções. Além do excelente trabalho com as músicas de Neja, ele remixou diversos outros artistas, como CeCe Rogers. Outro trabalho feito na New Music International — que posso citar , foi "Funky Banana" de Black Machine, lançado em 1999. Faixa bem bacana. Ele também usa o pseudônimo "Funky Judge".

Todos os citados, encontram-se em plena atividade!.

"Restless" e "Shock!" são dois presentes que foram dados por esses italianos talentosos, aos amantes da Dance Music. Duas músicas maravilhosas, marcantes, atemporais e lendárias. Mudaram a trajetória de Neja e, graças a elas, tivemos a oportunidade de conhecer mais um talento "Made in Italy". Muitos ficaram "inquietos" depois do grande boom, esperando por mais e em "choque" ficaram quando vieram outros sucessos. Neja obteve exito merecidamente e, até hoje, está nos palcos, nas pistas, levando sua bela voz e sua música.
Estas duas canções completam incríveis 25 anos e continuam soando como novas e para sempre será assim!. Que venham mais 25, 30, 40 anos; sempre teremos o prazer em ouvi-las!. Muito obrigada a todos os envolvidos nestes trabalhos sensacionais. Grazie mille!.

Repetindo : pretendo, assim que possível, fazer um post somente sobre Neja!. A história, carreira e tudo que for possível colocar por aqui. Encontrando tempo, eu farei!. Aguardem!.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS NA CRIAÇÃO DESTE POST • LINKS DOS SITES E REDES SOCIAIS DOS ARTISTAS :

NEJA

ALESSANDRO "ALEX" BAGNOLI

GIUSEPPE "PIPPO" LANDRO

GIANNI ZEN (IAN CARRERA)

PAOLO VERLANZI

MAURIZIO SACCHI

Espero que tenham apreciado a leitura e dançado ao som da nossa "The Queen Of The Night". Em breve, àquele post longo sairá — eu tenho fé!. Muito obrigada por chegarem até aqui, pelo carinho e apoio de sempre. É fundamental para mim. A gente se encontra no próximo trabalho. Até mais!. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário