sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Meus videoclipes favoritos da Dance Music

Olá, meus caros e queridos leitores!. Tudo bem com vocês?. Depois de um longo período longe daqui, eis que finalmente apareço!. Geralmente, minha ausência deve-se ao fato de pouca criatividade, bloqueio ou/e falta de tempo; aconteceu novamente!. Porém, o fator pessoal também contribuiu para tal. Peço mil perdões a vocês por isso. Estava com saudade de escrever e ter essa conexão tão incrível com meus adorados amigos leitores. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita!.

Bom, antes de começar, gostaria de esclarecer algo. Um tempo atrás, comentei que estava em processo de criação de um longo post; lembram disso?. Pois bem, preciso salientar que todavia não terminei, então, é bem provável que demore um pouco mais para estar disponível para vocês. Como vi que realmente demoraria para finaliza-lo, comecei a preparar um outro post para publicar antes daquele. Mas, quando não depende somente de você para concluir, fica bem mais complicado entregar o trabalho.
60% do post está pronto, porém, ainda espero pelo contato de algumas pessoas envolvidas no assunto, para poder termina-lo. É uma situação incômoda, pois inviabiliza o processo e demora; e eu fico de "mãos atadas". Entretanto, tenho ciência que faz parte e, se realmente tiver que esperar para poder entregar algo bem feito, assim será!.

Já que vocês estão sem nenhuma atualização por aqui e como não terminei nem um, nem outro, optei por trazer algo. I'm back, folks! haha. Vamos lá!. 
Há diversas formas de um amante da Dance Music viver a "vibe" pra valer: curtir as músicas; fazer coleção de vinis, CDs, etc; ir em shows, e...ver videoclipes!. Antigamente, todo mundo ficava ansioso frente à TV, esperando para ver seu videoclipe predileto; inclusive, saudades, MTV. O acesso aos clipes era por esse meio, e também por VHS e DVDs. Hoje, lembramos com carinho, os momentos que passamos assistindo diversos videoclipes musicais.

Ainda assistimos esses clipes, certo!?. Tal prática ainda vive em mim, amigos!. Digam-me que por aí também, não quero estar só! haha. Isto posto, hoje, apresento a vocês, 4 vídeos de minha preferência; os meus videoclipes favoritos da Dance Music!.


Reconhecem os vídeos?. 3 deles são da década de 90, e o outro, de 2000!. 

Eles fazem parte da minha seleção de favoritos, mas por quais motivos?. Quais foram os critérios para estarem aqui?. Trata-se única e exclusivamente pelas músicas?. Bom, eles são meus favoritos pelo "conjunto da obra"!. As músicas são excelentes, mas não apenas isso. Visualmente, eles "entregam tudo" ao público!. É de conhecimento que, em outros tempos, para um single "ganhar" videoclipe, era necessário ter dinheiro; além da música precisar receber alguma notoriedade. Não era barato produzir um vídeo. Muitos produtores e artistas da Dance Music, não tinham tal privilégio, principalmente os de gravadoras independentes.

Há casos de músicas que até foram bem nos "charts", porém, ficaram sem um vídeo. Há outros videoclipes que têm uma "qualidade visual duvidosa", provavelmente por conta de um orçamento menor para a produção do mesmo. E há outros muito bem produzidos. Tem para todos os gostos! haha. Mas, claro, sabemos que "pouco dinheiro" para um clipe, não é sinônimo de "porcaria de resultado", e "bem produzido" não é sinônimo de "qualidade". Há exceções!. Nos dias atuais, inúmeros videoclipes são incrivelmente bem feitos, com efeitos estupendos, mas pecam no quesito "qualidade sonora". Enfim, sigamos...
**** MEUS VIDEOCLIPES FAVORITOS ****
LA BOUCHE - SWEET DREAMS


Começo a sequência com uma faixa lendária e icônica: "Sweet Dreams", do exitoso projeto alemão La BoucheA música, também intitulada como "Sweet Dreams (Hola Hola Eh)", é de Gerd Amir Saraf Mehmet Sönmez; foi escrita por Saraf, Melanie Thornton e Robert Haynes, e produzida por Ulli Brenner, Saraf e Frank Farian. A faixa, que é considerada uma das preciosidades do Eurodance, foi lançada em março de 1994.
Nos vocais, claro, temos a maravilhosa e insubstituível Melanie, e nos vocais masculinos Robert Haynes; não é o Lane McCray, pessoal!. E "Sweet Dreams" tem samples de "I Don't Know What It Is, But It Sure Is Funky", da banda americana Ripple; canção de 1973. O dançante single do La Bouche, foi o de estreia do projeto, abrindo assim, o caminho para o sucesso dos alemães/americanos.

Naquela época, Melanie ainda hesitava entre 2 projetos: La Bouche e Le Click"Tonight Is The Night" ficou em 4.º lugar nas paradas de singles Dance da Europa em 1994. Para quem não sabe, sim, Melanie Thornton também é a voz dessa incrível "track". Mas, voltando...qualquer dúvida na escolha, ficou para trás; Mel escolheu o La Bouche!. O sucesso de "Sweet Dreams" foi muito grande, um sucesso comercial global: 3.º lugar em Israel, 1.º na Itália, Canadá e Espanha, 8.º na Alemanha, Austrália França, 5.º na Suíça e Japão, Top 30 no Reino Unido, além do 13.º lugar na Billboard Hot 100 dos EUA — onde permaneceu por pelo menos 33 semanas!. 
A revista Music & Media destacou que a faixa é um "pulsante Dance europeu, e os vocais massivos de Melanie, definitivamente diferenciam a música da maioria de seus concorrentes". Não tem como discordar!. 

Ela faz parte do álbum homônimo e de estreia do projetolançado em 1995E sabiam que a "track" também faz parte da trilha sonora de uma novela brasileira!?. Oh, sim, ela marca presença na trilha internacional da novela das oito, Pátria Minha, de 1994, da Rede Globo!. Não é bacana?!.

"Sweet Dreams" ainda foi relançada em outras praças em 1996 e foi premiada com uma certificação de ouro pela ARIA Australian Recording Industry Association — pelas vendas de 35 mil cópias. Ah, a canção também tem uma versão em espanhol, chamada "Sueños", cantada pela própria Melanie. "Cuando tu cuerpo se mueve, la música puede, hacer tu sueños realidad"; é igualmente fantástica!. 
Em 2017, a empresa de entretenimento americana BuzzFeed classificou "Sweet Dreams" em 53.º lugar em sua lista das "101 melhores canções de Dance dos anos 90", afirmando que o " Hola, Hola, Eh" faz deste, um "sucesso multilíngue".
Mas, é hora de falar sobre o vídeo de tal obra-prima!. Quero dizer, dois vídeos, pois há dois vídeos!. Fiquem tranquilos, amigos, o foco principal ainda é um só! haha. Foram feitos dois videoclipes diferentes para "Sweet Dreams", um para o mercado europeuoutro para o norte-americano. A versão norte-americana — que também é um lindo e vibrante vídeo —, foi dirigida por Zack Ove.

A versão europeia — versão em destaque e minha favorita — saiu em 22 de agosto de 1994 e foi dirigida pelo diretor de cinema e TV britânico Nigel Simpkiss; o cara já dirigiu videoclipes de outros nomes do Eurodance, como 2 Unlimited e Pharao. O vídeo apresenta Melanie e Lane cantando a música em um ambiente à luz de velas, candelabros, cortinas vermelhas, uma fogueira e vários dançarinosBolhas de sabão também aparecem no ar. Algumas cenas mostram Mel cantando deitada em uma cama e, em outras, mostram a cantora sentada em uma cadeira dourada, que parece um trono. Alguns ângulos e "movimentos" das câmeras, foram certeiros e contribuíram para a sutileza do vídeo; por vários momentos, foi destacado também, a aparência de Melanie. Podemos ver a saudosa artista, quase sem maquiagem, sobressaindo sua beleza natural. Lindíssima!. 

Enquanto isso, ao longo do vídeo, Lane dança com os outros dançarinos. Como "Sweet Dreams" não contém os vocais dele, e sim de Robert, vemos o parceiro de Mel dublando a voz real; mas, acalmem-se, Lane realmente cantou nos seguintes singles!. Perto do final do vídeo, a dupla se apresenta em frente a uma fonteEsta versão, foi a primeira ser lançada, ou seja, é o videoclipe original. Em alguns sites, a versão americana aparece como a primeira versão, mas não é. 
O vídeo também foi sucesso na programação da extinta Viva TV, da Alemanha, em Outubro de '94. Foi posteriormente publicado pela Vevo, no YouTube, em 2016 e ultrapassou 21 milhões de visualizações, com mais de 160 mil curtidas, em Setembro de 2023. Sem dúvida, é um dos vídeos Dance mais belos que já vi, e um dos meus favoritos!.


E é por esta razão, que "Sweet Dreams" está presente no "meus videoclipes favoritos da Dance Music". Vamos juntos, admirar este bem dirigido e belíssimo vídeo!?. Viva os anos 90, viva o Eurodance, viva La Bouche, e descanse em plena paz, doce Melanie!. Você vive em cada amante da Dance Music!. ❤ Pump up the volume and let's go!. 
Sweet dreams of rhythm and dancing
Sweet dreams of passion through the night
Sweet dreams are taking over
Sweet dreams of dancing through the night

Doces sonhos de ritmo e dança
Doces sonhos de paixão durante a noite
Doces sonhos estão assumindo o controle
Doces sonhos de dançar durante a noite

Written by Gerd Amir Saraf, Melanie Thornton & Robert Haynes
Music by Gerd Amir Saraf & Mehmet Sönmez



Sensacional!. Agora, deixamos a década de 90 de lado, e partimos diretamente para a década seguinte: 2000. Ela também trouxe boas canções, como a próxima do post de hoje. 


**** MEUS VIDEOCLIPES FAVORITOS ****
SOPHIE ELLIS-BEXTOR - MURDER ON THE DANCEFLOOR


Chamem a polícia, as autoridades!. Temos aqui, um crime, um "assassinato na pista de dança"!. Acalmem-se, é somente o título da música da bela e talentosa cantora inglesa Sophie Ellis-Bextor. 
"Murder On The Dancefloor" foi escrita por Gregg Alexander Sophie; produzida também pelo mesmo e Matthew Rowebottom. OBS: Gregg foi vocalista da banda americana de Rock alternativo, New Radicals. Estão lembrados de "You Get What You Give", de 1998?.

Então, é a voz dele neste hit!. Além do mais, depois do período na banda, ele produziu e compôs para muitos artistas 
ganhou um Grammy com "The Game Of Love", lançado por Santana feat. Michelle Branch , inclusive Sophie.

Voltando ao assunto principal; uma outra música da cantora seria lançada como single, mas por razões desconhecidas, "Murder" foi a escolhida da vez. A faixa foi lançada em dezembro de 2001, e faz parte do primeiro álbum da inglesinha, o "Read My Lips", do mesmo ano. A canção alcançou a 2.ª posição no UK Singles Chart e permaneceu na parada por 23 semanas. A música se tornou um hit Top 10 em todo o mundo, ficando no Top 3 na Austrália  sendo credenciada como Platina pela ARIA , Nova Zelândia e outros quatro países europeus. 
Nos Estados Unidos, onde a faixa foi veiculada nas rádios em setembro de 2002, alcançou a 9.ª posição na parada Billboard Dance Singles Sales — os singles Dance mais vendidos. "Murder on the Dancefloor" foi considerada a música mais tocada na Europa, em 2002, e é o maior sucesso internacional de Sophie.

A artista tem outras canções ótimas — como "Groovejet (If This Ain't Love)", com Spillerque é um tremendo clássico, e "Get Over You" — e longos anos de carreira, mas "Murder On The Dancefloor" é um marco, uma "track" completamente lendária. Para mim, ela é!. Lembro-me claramente de ouvi-la tocando diversas vezes nas rádios, em 2002; e Sophie esteve no Brasil na época
Ela esteve no "Pânico" da Jovem Pan, no "É Show", apresentado por Adriane Galisteu na Record TV — segundo alguns relatos , e no programa da Hebeno SBTLembro com carinho e um pouco de arrependimento desse momento. Lembro que, na época, o SBT fez uma chamada do programa da saudosa Rainha da TV brasileira, anunciando as atrações daquela segunda-feira; uma delas era Sophie. 

Desejei assistir, e fiquei até tarde da noite esperando por sua apresentação, mas não aguentei de sono e desisti! haha. O programa da Hebe era muito tarde para a minha idade — tinha 10 anos na época —, haviam muitos intervalos, e para alguém que precisava levantar cedo no dia seguinte para ir para a escola, era bem complicado. Então, realmente perdi!. Gostaria de ver na íntegra, na internet.

Mas, é tempo de falar sobre o vídeo de "Murder On The Dancefloor". O vídeo é capaz de fazer o telespectador ter vários tipos de sentimentos: raiva, alegria, admiração. Eu disse raiva?. Sim, eu disse, e só quem conhece seu conteúdo, sabe! haha.
Sophie interpreta uma mulher um tanto quanto maldosa no videoclipe de seu hit; uma mulher que faz tudo para vencer, passando por cima de qualquer um, até mesmo envenenando seus oponentes. Eu avisei, e repito: é melhor chamar a polícia!.

O sensacional vídeo foi dirigido pela premiada e talentosa diretora britânica Sophie Muller; de Sophie para Sophie, hein!?. E aí vai uma duradoura colaboração entre as duas; 15 vídeos de Ellis-Bextor foram dirigidos por Muller. É muita coisa!. 
O vídeo de "Murder" gira em torno de uma competição de dança e o prêmio do vencedor, consiste em um par de sapatos dourados de salto alto e uma quantia substancial em dinheiro. Mas, e quem disse que seria uma disputa honesta e justa?. Nem um pouco honesta, muito menos justa!. Uma malévola Sophie não permitiria isso. Desesperada para vencer a todo custo, a personagem de Ellis-Bextor fere sorrateiramente e desqualifica a maioria dos outros dançarinos. Presenciamos uma sucessão de acontecimentos bizarros e maldosos, feitos pela inglesinha.

Ela faz um escorregar na manteiga, antes de tropeçar em outro, que a vê fazer isso e aponta com raiva para ela. Em seguida, ela envenena maliciosamente um trio de rivais em potencial, "batizando" os refrescos dos caras com alguma substância prejudicial e, depois, desamarra as roupas de uma competidora, fazendo-a fugir. Ela finalmente incrimina um dançarino por trair sua parceira, plantando um fio-dental nele; isso resulta em discórdia e sua acompanhante dá um tapa nele, saindo da pista de dança.

Sophie, então, volta sua atenção para o trio de jurados. Ao usar o que parece ser clorofórmio — um anestésico externo e muito tóxico aos seres vivos —, ela incapacita a única juíza do painel. Quando a competição chega aos quatro casais finalistas, ela percebe que o juiz principal — interpretado pelo ator canadense Colin Stinton — tem um ponto fraco: mulheres bonitas. Traduzindo: safadinho! haha. Usando isso a seu favor, Sophie se aproxima dele quando ele está sozinho na mesa de jurados e o seduz. 
Totalmente hipnotizado pela beleza da "Rainha da Maldade e Discórdia", e mostrando-se um completo bocó, o juiz principal consegue persuadir um outro juiz, a declarar Ellis-Bextor como a vencedora da competição, para grande desaprovação de seus colegas dançarinos. O vídeo termina com os outros dançarinos aplaudindo de má vontade, e então, deixando o local imediatamente, enquanto Sophie e seu parceiro de dança são premiados. A última imagem que vemos, é da malévola extremamente feliz e satisfeita com seu prêmio em dinheiro, e com os sapatos dourados, no pódio.

Ela conseguiu infernizar a vida de absolutamente todo mundo, até alcançar o objetivo final: ser a vencedora!. Que mulherzinha ruim! haha. Calma, galera, é apenas um personagemSophie não é assim, claro!. Aliás, nossa inglesinha desempenhou um papel bem convincente, chega a dar raivinha de como ela sabota as pessoas no vídeo. E, na época, saiu algumas notícias dizendo que ela participaria de filmes, e perguntada sobre isso, ela foi bem categórica em dizer: "atuação não é minha praia". Mas, que foi convincente atuando em "Murder", ah, isso ela foi!. 

fotografia desse vídeo é simplesmente linda!. O cenário, meio rústico, traz um toque de elegância; o figurino é um luxo total. Outra coisa a ser destacada, é a maquiagem de Sophie. Que coisa maravilhosa é aquela sombra brilhante e verde; destacou os belos olhos da cantora, e o batom vermelho deu um ar ainda mais sensual. O penteado, parece simples, mas é absurdamente poderoso, assim como o vestido e saltos. 

A coreografia é um total acontecimento. Quem aí nunca tentou seguir os passos?. Confesso que já tentei, porém, todavia e entretanto, falhei na "missão". Cada dançarino dança de uma maneira diferente, e no ápice da música, a sincronia se sobressai. O "pisar" de Sophie e dos outros, "casa" perfeitamente com a batida de "Murder", e aquilo é puro poder, meus amigos!. Eu vibro no momento da "pisada" e das palmas haha. Ela pisa com vontade, por mais que seu rosto demonstre tédio algumas vezes.
Enfim, é um vídeo completamente belo, muito bem dirigido e produzido, e que realmente adoro assistir. Se "aparecer" o videoclipe de "Murder On The Dancefloor" na minha frente, podem ter certeza, lá vou eu parar para conferir. A música é excelente e o vídeo não enjoa, nunca!. Por isso, ele está entre os meus favoritos. 

E é claro que o videoclipe tem números incríveis na internet. A obra audiovisual, publicada pela Vevo no YouTube, tem fantásticos 89 milhões de visualizações, e mais de 578 mil curtidas!. Um clássico!. Peguem a pipoca para acompanhar as sabotagens da "malévola Sophie" ou arrastem o sofá/mesa para tentar a coreografia!. 4, 3, 2, 1. Let's go!. ❤ 
It's murder on the dancefloor
But you better not kill the groove
DJ, gonna burn this goddamn house right down...

...It's murder on the dancefloor
But you better not steal the moves
DJ, gonna turn this house around somehow...

É um assassinato na pista de dança
Mas é melhor você não matar o ritmo
DJ, vou incendiar esta maldita casa agora...

...É um assassinato na pista de dança
Mas, é melhor você não roubar os movimentos
DJ, vou mudar esta casa de alguma forma...

Written by Gregg Alexander & Sophie Ellis-Bextor


E que tal voltarmos para os anos 90?. Voltaremos e por lá ficaremos!. E, para ser mais específica, a música a seguir saiu no fim da década. Preparados?. Então, vamos nessa!.


**** MEUS VIDEOCLIPES FAVORITOS ****
SASH! - ADELANTE


A primeira vez que ouvi esta música, tem um bom tempo; assim como o momento em que vi seu vídeo. Mas, isto, eu conto na sequência. Bem, que "Adelante" é uma canção extremamente energizante, muita gente sabe; e que ela colheu "bons frutos" por isso, também!.
E, esperem aí, não é a mesma faixa do Culture Beat; tudo bem que a produção vem do mesmíssimo país, mas não é não!. Vocês já sabem, claro, somente estou fazendo uma "graça"; desculpem-me. 

"Adelante" é o single do projeto alemão Sash!, que saiu — ainda em vinil — em outubro de 1999. Os amantes da Dance Music conhecem Sash!, além das ótimas "tracks", por um rosto: o do DJ Sascha Lappessen. Ele é o "chefe", mas, Sash! é, na verdade, um projeto, onde outras pessoas também estão envolvidas; embora também tenha sido adotado por Sascha como seu nome artístico de DJ.

Falando especificamente da faixa em destaque, temos, além de Sascha, Ralf Kappmeier, Thomas Alisson, Adrian Rodriguez e Peter Faulhammer, envolvidos na composição. Ao lado deles, Thomas Lüdke produziu a canção, sob o nome de "Topkapi". Nos vocais, tampouco creditados, Peter e Adrian; este último aparece também no clássico imortal "Ecuador", como Rodriguez.

Se tornou um sucesso nas paradas, alcançando o 1.º lugar na Romênia e na Escócia, 2.º no UK Singles Chart e o Top 10 na Austrália, Flandres — norte da Bélgica —, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Na Austrália, a música ganhou Disco de Ouro pelas vendas de mais de 35.000 cópias e, na Suécia, ganhou o de Platina pelas vendas superiores a 30.000 unidades. A faixa está presente no terceiro álbum de estúdio de Sash!, o ótimo "Trilenium", lançado em 2000, sendo o primeiro single do mesmo.
É completamente difícil ouvi-la e, no mesmo instante, não desejar sair dançando. Ela é energética, profunda, poderosa!. Com todas as características citadas, seu videoclipe deveria transmitir poder; e assim foi!. E, sinceramente falando, que vídeo, meus amigos!. Eu fico totalmente fascinada ao assisti-lo!.
Lembro-me do meu primeiro contato com essa obra-prima audiovisual. Anos atrás, tranquilamente "navegando" pela internet, desejei ampliar meu repertório musical, baixando alguns videoclipes Dance. Gente, vocês lembram dos momentos áureos do 4Shared?. Eu "vivia" por lá, era uma diversão; isso quando não era "presenteada" com um vírus, haha. Mentira, nunca aconteceu!. Enfim, alguém disponibilizou uma quantia significativa de arquivos, entre MP3 e vídeos em MP4, AVI e etc, numa pasta; então, fui conferindo e, os aprovados por mim, eram baixados.

Entre muitos vídeos, lá estava "Adelante", com a logo da alemã Viva TV, gravado da programação da emissora. Vi aquilo e pensei que era de algum filme, coisa assim. A rapidez das câmeras, das imagens, os ângulos certeiros, os efeitos...fiquei encantada!. Não havia visto nada parecido em um videoclipe, até aquele momento.
Tudo resultado de um excelente trabalho, feito pelo diretor finlandês Antti Juhanpoika Jokinen. Além de diretor de videoclipes, ele também é diretor de cinema; tal fato explica ter pensado que o vídeo de Sash!, tratava-se de alguma coisa relacionada com filme. Ele se formou em cinema na Universidade da Carolina do Norte, nos EUAe trabalhou na MTV, em Nova York, como diretor. 

O videoclipe foi produzido pela Solar Films, da Finlândia, onde também foi gravado. E, assim como "Adelante", ele dirigiu outros vídeos de canções do Sash!, sendo eles: "Just Around The Hill", com Tina Cousins, e "With My Own Eyes", com Inka Kuoppamaki. São os dois singles seguintes do "Trilenium", lançados em 2000.
O vídeo começa em um cenário totalmente escuro, e logo vemos a imagem de uma casa, em uma área arborizada. É possível perceber luzes piscando no interior da mesma, enquanto, no lado de fora, um raio aparece, atingindo rapidamente o solo. Na sequência, somos surpreendidos com o fogo tomando conta da tela, também de uma forma bem rápida, seguido de um Sascha vestido com uma espécie de sobretudo negro  ou capa longa , ao lado de seus teclados pendurados.

Logo é cortado para algumas pessoas trajadas com vestimentas escuras, semelhantes ao vestuário do DJ; eles estão em pé e molhados, consequência da "chuva" que cai dentro do, então revelado, "galpão". A música começa pra valer, assim como a performance do grupo de pessoas que, antes parados no meio da água, agora iniciam uma coreografia; no mesmo instante, 
Sascha inicia os trabalhos com os tecladinhos, e mulheres surgem dançando e sensualizando em barras de ferro. Hum, pole dance?!?. 
Em seguida, o DJ aparece, de uma forma quase imperceptível, em meio a um cenário de destruição; água, fogo e coisas voando, seguido de um "close" na cara do mesmo, usando óculos escuros estilosos. Ah, o cara ainda tem o tal óculos; pouco tempo atrás, ele mostrou a foto em sua conta no Facebook, como podem ver abaixo. Na publicação, ele escreveu:

"Muitas pessoas me perguntaram nas últimas semanas, se eu ainda possuo os óculos do vídeo de 'Adelante', e da capa do álbum 'Trilenuim'. Sim, ainda os tenho. São os mesmos óculos que Tom Cruise usou em Missão Impossível 2. São realmente raros hoje em dia e, se tiver sorte de encontrar alguns, custam cerca de 1500€."

Seguimos com a análise do clipe.
Novamente vemos fogo, desta vez, junto aos dançarinos, e Lappessen caminha com muita classe. Mais fogo, e fogo e...fogo!. "Tá pegando fogo, bicho!", diria Fausto Silva. E, depois de água e fogo, mais um elemento surge: o vento. Ok, é ar, mas está representado assim no vídeo. E, pensando bem, o clipe foi todo trabalhado nos elementos da natureza; olhem só, que coisa!. Continuando...
Tudo voa, tudo no meio de fogo, água, até que nosso digníssimo DJ incorpora alguém do filme Matrix, recebe uma luz, uma tromba d'água vindo do teto, er...aquilo é o quê?.

Sei lá, enfim, somente sei que ele se apodera daquilo e arremessa para frente; depois vemos que caiu numa área dentro do "galpão", causando a revolta das águas. Eis que vemos a capa do single, em movimento; Sascha parado com os braços abertos e, ao fundo, o quê?. Isso aí, fogo!.

Mais um pouco de mulheres dançando e "batendo cabelo" ao vento, até que chega mais um momento épico do DJ: levando as mãos "aos céus", ele "rege" os jatos d'água que estão no cenário, logo atrás. Contemplamos as ações em câmera lenta, no modo "efeito especial". Depois de mais dança, vento e coisas "passeando" pelos ares, começa a sair fumaça próximo de uma mulher que está em movimento na barra de ferro, seguido de Sascha — parece ser ele — pulando em um ponto especifico e fazendo "brotar" muita água do chão. 
E acontece a mistura dos elementos utilizados durante todo o vídeo; vento, água, e do mais absoluto "nada", barris metálicos surgem com fogo, explosão e tudo mais. Tudo pega fogo, tudo sai voando, tudo molha; e o vídeo termina com nosso DJ empurrando e afastando seus teclados, com as mãos para cima, enquanto vemos a câmera recuando e mostrando a parte da frente da casa/galpão, voltando ao início.


O próprio Sascha já falou sobre o videoclipe: "Acho que é um dos melhores vídeos musicais do Sash! de todos os tempos!", comentou o artista em suas redes sociais. Eu não diria que é "um dos melhores", mas sim, O MELHOR videoclipe do projeto!. 
Claro, outros vídeos também foram bem produzidos, mas, na minha humilde opinião, o vídeo de "Adelante" é uma obra-prima incomparável!. E, assim como a faixa, ele envolve quem assiste, faz o público mergulhar naquele universo hipnotizante. Sinto-me envolvida cada vez que vejo, fascina-me completamente, e por tais razões, o vídeo dos alemães, produzido por finlandeses, está aqui!.

Uma observação: há mais de uma versão de videoclipe. Tem a original, e uma que contém cenas adicionais, mostrando-nos outras mulheres dançando. A tal versão, está disponível no YouTube, e tem mais de 51 milhões de visualizações, e 315 mil likes!. Números realmente incríveis.
Então, vamos apreciar o belo vídeo de "Adelante" e todos os elementos nele representados?. Volume nas alturas, e olhos atentos para curtir esta obra-prima!. ❤ 

¡Oye!, piensa en tu futuro
No pierdas mas tiempo
¿Por qué?
Porque la vida es corta
Déjame en paz, déjame solo
Yo vivo hoy, no miro para atras
Pero piensa que es muy importante mirar
Para adelante...
¡Qué viva la vida!

Ei!, pense no seu futuro
Não perca mais tempo
Por quê?
Porque a vida é curta
Deixe-me em paz, deixe-me sozinho
Eu vivo hoje, não olho para trás
Mas, pense que é muito importante olhar
Para frente...
Que viva a vida!

Written by Sasha Lappessen, Ralf Kappmeier, Thomas Alisson, Adrian Rodriguez & Peter Faulhammer


Fantástica!.
E, como disse, ficaremos nos anos 90 com o próximo som que vem aí. Se a faixa anterior saiu no fim dessa década mágica, a seguinte foi lançada ainda no início dela. Uma dica: é do mesmo ano da primeira do post. Sabem qual é?. Is it me that you want, is it really me?...

**** MEUS VIDEOCLIPES FAVORITOS ****
2 BROTHERS ON THE 4TH FLOOR - LET ME BE FREE


O quarto e último vídeo escolhido entre os meus favoritos, é da faixa "Let Me Be Free", do exitoso projeto holandês 2 Brothers On The 4th Floor. A música foi lançada em novembro de 1994, saiu pela Lowland Records/CNR Music e conta com os vocais da loiríssima Désirée Manders — conhecida por nós como Des'Ray —, além dos raps de René Philips, o D-Rock.
Foi escrito pelos dois irmãos "no 4.º andar", Bobby Martin Boer, junto com René; a canção foi gravada e mixada no Dancability Studio. Lembrando que "Dancability" era o pseudônimo usado por Martin. Continuando...excepcional "Let Me Be Free" faz parte do ótimo álbum de estreia dos 2 Brothers: "Dreams", também lançado em '94.

Ela é a quarta faixa, e aparece com algumas modificações, em relação ao lançamento como single; o álbum foi lançado meses antes do mesmo. Foi lançado como quinto e último single do "Dreams", já que os outros foram: "Can't Help Myself""Turn Da Music Up""Never Alone" e a icônica "Dreams (Will Come Alive)". A faixa alcançou um sucesso moderado, chegando ao 3.º lugar em Israel5.º na Itália6.º na Holanda11.º na Bélgica, e 12.º na Dinamarca. Em dezembro de 1994alcançou o 42.º lugar no Eurochart Hot 100. Mas, e o videoclipe?. Bom, todos os singles do álbum, ganharam vídeo oficial, e se todos ganharam, "Let Me Be Free" também ganhou!. E digo mais; temos mais um caso de videoclipe com outras versões. 
A primeira vez que vi, foi anos atrás e logo curti. Mas, a que conheci primeiramente, foi a versão mais conhecida, digamos assim; a versão que começa diretamente com Des'Ray olhando para a câmera. Eu realmente achei que esta era a única versão do vídeo, porém, estava enganadíssima. Lembro-me de, na época em que conheci o clipe, encontrei duas outras versões; uma era a mesma citada anteriormente, entretanto seu início era um total silêncio, mostrando uma galera se preparando para entrar no local com suas motos, e com Des'Ray olhando para a câmera, sem cantar. Anos depois, cheguei à conclusão: trata-se da versão completa da primeira que mencionei, somente ganhou edições para encurtá-la. Nunca mais encontrei o tal vídeo.

E a outra, o vídeo de um dos remixes do single: o "Beats 'R' Us Remix", que é basicamente o mesmo, porém há alguns "takes" diferenciados, algumas cenas que não aparecem na versão oficial do videoclipe. Por exemplo, nele é possível ver que o diretor optou por dar destaque aos dançarinos e modelos; alguns, inclusive, nem aparecem no oficial, mas surgem nesse. Analisem o videoclipe de "Let Me Be Free" comigo!.
Bom, o vídeo começa com um cenário completamente azul, com uma quantidade significativa de fumaça, e uma galera pronta para entrar em cena; quando um cara dá o primeiro passo, Des'Ray aparece e começa a cantar "Is it me that you want, is it really me?", olhando para a câmera. Optaram por focar bem na cara dela, exaltando assim, sua beleza.

Logo percebemos que a talentosa cantora está trajada com roupas prata e laranja, e acompanhada por dois dançarinos e D-Rock. Finalmente, vemos aquela galera que estava esperando, entrando com motos e também a pé; há um corte depois da imagem da loira, e rapidamente identificamos que está rolando uma "party". O povo todo que estava esperando para entrar e entrou, foi direto para o local certo, curtir uma vibe bacana e dançar. Destaque para o enorme "banner" com o símbolo/logo do 2 Brothers na parede; é a marca dos caras e entrou para a história. Legal, criativo e que gosto bastante. Um DJ aparece, a galera se acaba de dançar, até que D-Rock surge na parte de cima de uma plataforma/passarela, trajado de laranja e branco/azul, com uma boina vermelha listrada, fazendo os raps; atrás dele está a grande logo do projeto.

Na sequência, Des'Ray volta cantando, um dos modelos/figurantes está sentado em um sofá de plumas laranja/vermelha
até que uma mulher vestida de rosa  muitas cores neste clipe — chega toda trabalhada na sensualidade e...senta nele!. Não no sofá, e sim no cara!. Bem sutil, realmente. 
Depois de certa, digamos, demonstração de afeto, vemos uma outra mulher sensualizando em frente à uma parede, com luzes piscando; desculpem-me a pergunta, mas aquilo atrás da moça, é um quadro ou um tapete felpudo colorido?. Eu juro para vocês que vejo um tapete ali, e se a câmera não mostrasse as pernas dela, teria certeza que a mulher está deitada no chão! haha. Logo, outras aparecem dançando e fazendo o mesmo que a anterior.

Mais um pouco de raps de D-Rock, e vemos uma mulher de calça esverdeada/prata e camiseta do "Super-Homem", dançando em frente ao "banner" do 2 Brothers, seguido de uma outra dançando onde estava o rapper do projeto. Quando a câmera volta na jovem com a camiseta do "Herói", observamos que ela toma um "banho". Não no chuveiro, claro; simplesmente ligaram uma mangueira  ou jogaram um balde d'água! haha  para simular chuva. Tudo bem, deu um efeito legal!.
O foco volta a ser Des'Ray, os dois dançarinos e D-Rock lá na parte de cima, ela canta mais um pouco, e então, vem o segundo ápice do videoclipe; o primeiro foi a "chuva fake", esqueci de dizer.

Uma pessoa, de cabelos rosa e vestida de verde e azul, está parada numa plataforma 
 ainda mais alta em relação onde D-Rock estava , e então ergue os braços. É isto mesmo que vai acontecer, caros leitores!. No movimento, vemos que lá embaixo, está a logo do projeto e, a seguir, a pessoa pula da altura na qual estava. Assistimos o ser de atitude radical, caindo lentamente em direção ao "chão", enquanto Des'Ray encerra sua parte; e o clipe termina com D-Rock erguendo os braços ao "céu" e rapidamente abaixando-os.
O clipe não teve uma "grandiosa" produção, é simples, modesto, mas tem sua importância. A música é tão boa, tem uma vibe tão incrível, que essa simplicidade visual, torna-se um mero detalhe. É difícil assistir o vídeo e não dançar com Des'Ray, D-Rock e toda a galera que está com eles; é difícil não curtir as luzes piscando no ritmo da "track" dos holandeses, e é impossível não pensar, "o que esse ser humano está fazendo?", quando vemos a pessoa pulando do alto, no fim do vídeo. Mas, aí a gente percebe e entende: a figura está livre!.

Seja dançando com eles, balançando o pescoço acompanhando as luzes, ou ficando em pura tensão em seu término, o videoclipe de "Let Me Be Free" envolve e coloca qualquer pessoa dentro dele. Sinto-me como uma convidada da festa que rola ali e, na verdade, eu sou; cada ser que para e aprecia este vídeo tão cheio de cores, luzes e dança, é um convidado dos 2 Brothers!. Por todo o sentimento de envolvimento, de conexão, a vibe, as cores/vestuários — que representam tanto os anos 90 —, por sentir-me parte do vídeo, e amar a música, é que ele está aqui, entre os meus favoritos da Dance Music!.


O vídeo aparece diversas vezes na internet, foi "upado" por vários amantes do Eurodance, mundo à fora; inclusive pelo próprio canal do projeto no YouTube, que tem aproximadamente 450 mil views e quase 1,5 mil likes, e também pelo Arcade, cujo os números são ainda mais expressivos: próximo dos 10 milhões de visualizações e mais de 55 mil curtidas. Ótimos números, somente nestes dois exemplos. Isto é sensacional!.

Bom, depois de uma análise profunda e profissional — cof, cof, só que não! — de minha parte, o momento de conferir mais um dos meus vídeos favoritos, finalmente chegou!. Hora de apreciar o clipe de um dos mais bem-sucedidos projetos de Eurodance, gravado em 1994; hora de sair dançando e "entrar" na festa dos 2 Brothers. Vamos de "Let Me Be Free"!. ❤ 

Is it me that you want, is it really me?
Take control of my mind, but let me be free
Is it me that you want, is it really me?
Take control of my heart, but let me be free

...Don't try to change my way
Love me as I am, that's the plan
Where is the love that we used to know?...

...What to do next time
When you come around and fool my mind
I can't resist what I'll miss
Nights and days I feel like this...

...I need to know right now
Or let me be free 'cause I don't know how
To satisfy and I won't lie
It feel the pain when I make you cry...

Sou eu quem você quer, sou realmente eu?
Assuma o controle da minha mente, mas deixe-me ser livre
Sou eu quem você quer, sou realmente eu?
Assuma o controle do meu coração, mas deixe-me ser livre

...Não tente mudar meu jeito
Ame-me como sou, esse é o plano
Onde está o amor que conhecíamos?...

...O que fazer da próxima vez
Quando você aparece e engana minha mente
Não consigo resistir ao que sentirei falta
Noites e dias eu me sinto assim...

...Eu preciso saber agora
Ou deixe-me ser livre porque não sei como
Para satisfazer e não vou mentir
Sinto a dor quando te faço chorar...

Written by Martin Boer, Bobby Boer & René Phillips


Para sempre, a minha favorita do 2 Brothers!. 

Estes foram 4 dos meus videoclipes favoritos da Dance Music; cada um com sua característica, com sua história. Vídeos que envolvem, vídeos de singles maravilhosos, de tempos preciosos; e que tempos!. 
E, com análises bem-humoradas, um por um foi destacado. Em nenhum momento, a intensão foi ridicularizar os vídeos e como eles foram feitos, que fique bem claro!. A ideia era falar sobre eles, mesclando o meu ponto de vista, com informação e uma pitadinha de humor. Um pouco de bobajada não faz mal a ninguém, certo?! haha.

Anos passaram, e ainda estamos falando das músicas e seus vídeos. Cada um com milhões e milhões de views, mesmo lançados há tanto tempo. Incrível!.

"Sweet Dreams"  29 anos;
 "Murder On The Dance Floor"  22 anos;
 "Adelante"  24 anos;
 "Let Me Be Free"  29 anos.

"Música boa não tem prazo de validade", é algo que sempre dizem, não é?!. Não há como discordar, e as provas estão aí!. E, bom, quando for possível, estarei disponibilizando uma 2.ª, 3.ª,...parte, pois há outros vídeos "maravigolds" na lista.
REFERÊNCIAS:

E eu gostaria de saber: vocês têm uma listinha de vídeos favoritos?. Quais são seus videoclipes prediletos da Dance Music?. Contem-me!. Espero que tenham gostado dos meus escolhidos da vez. Obrigada por conferirem o post de hoje. E não esqueçam: mantenham a boa e velha Dance Music viva!. Até breve!.

2 comentários:

  1. Faltou Dj Bobo nessa lista! O cara era fera demais nos clipes!

    ResponderExcluir
  2. Que prazer poder viajar pela Dance Music através dessas tuas belas páginas nossa querida Aninha!Mais um belo capítulo deste teu livro sobre a Dance Music!Sempre espero um capítulo novo, e tambem espero que este teu livro esteja bem longe de acabar!kkk! Saiba que a Dance Music, a Eurodance tem sua História no Brasil registrada como num livro graças à vc e ao Rikardo, e em video ao Erik do Som do k7, vcs 03 não imaginam o quanto vcs são importantes para manter a Dance Music viva no Brasil, e se hoje em 2023 muitos Artistas, managers têm um olhar diferente para o Brasil, e se interessam, saiba que em grande parte é devido ao excelente trabalho feito por vcs!Quanto à mim, só me resta agradece-la por levar a imagem do Brasil ao mun do da Eurodancee consequentemente atrair bons olhos para o País através da música. Um grande abraço!Continue firme e forte!Quando der apareça nessas tuas linhas, pois é sempre um prazer poder lê-las!

    ResponderExcluir