sexta-feira, 17 de abril de 2020

A voz de ''Always There'' do X-Five

Olá, queridos leitores. Tudo bem?. Espero que sim. O post de hoje é mais do que um post especial, ele é um presente para todos os amantes da boa Dance Music e espero que realmente apreciem e desfrutem. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita!.

''De quem é essa voz?''Estou com tal dúvida há praticamente 17 anos — sim, desde 2003Na época, ganhei o CD Na Balada Vol. 8da Jovem Pan; todas músicas ótimas, mas tinha aquela que me fazia delirar. Quando eu a ouvi pela 1.ª vez, amei logo de cara, mas, não tinha ideia de quem a cantava. Porém, isso mudou. Sim, amigos, descobri de quem é a voz de ''Always There'' do X-Five.


X-Five foi um projeto italiano. Na verdade, o projeto lançou somente esta música; foi lançada em 2003, pelo selo No Colors. Foi escrita por Graziano PegoraroDaniela De MarchiAndrea Piraz — às vezes aparecendo como Piras  e Graziella Maria Frusca. Graziano produziu a música junto com Andrea.

Capa e contra-capa do CD-Single de ''Always There''

Não tive a oportunidade de ouvir ''Always There'' nas rádios na época. Mas, pelo que pude averiguar, a rádio Energia 97 FM tocava com uma certa frequência — quem ouvia a rádio na época, pode confirmar. Como sou uma grande apaixonada por arquivos de rádio, já ouvi bastante coisa da Energia 97 e a música quase sempre aparecia por lá.
A música chegou a tocar em programas noturnos de mixagens — nas rádios , como por exemplo o Na Balada, da Jovem Pan. Sempre que podia, ouvia o programa, mas nunca tive a sorte de ouvi-la. 
A revista DJ Sound é sem dúvida, uma grande referência quando falamos sobre Dance Music. No ano de 2003, saiu uma de suas edições. Meu amigo e colega de investigações, Rikardo Rocha, deu sua contribuição para este post e falou sobre ''Always There'' ser citada na DJ Sound : 
''Ela aparece como lançamento nos playlists do mês de novembro e estava no Top 10 de algumas casas noturnas. Estreou no TOP 40 da cidade de São Paulo na 15.ª posição, o que é uma boa estreia...''.
''Always There'' no TOP 40 na revista DJ Sound
Registro de Rikardo Rocha

A música conseguiu vários admiradores e muito disso deve-se ao fato dela recebido uma boa aceitação nas danceterias. E até hoje, ela tem um público fiel. Além do Brasil, ''Always There'' foi bem aceito também no Japão.
Anteriormente, citei que a música chegou a tocar no Na Balada; pois ela está presente no CD Na Balada Vol. 8 — também já citei o CD. Assim como a canção, o CD também foi lançado no ano de 2003, pela Building Records. Graças a esta compilação fabulosa, conheci ''Always There''.

''Always There'' é a 2.ª faixa do CD 2

Mas, ela não está apenas no CD da Jovem Pan; a música também aparece em outra compilação dançante. É o caso do CD Vibe 97 2003, da rádio Energia 97 FM; mais um lançamento da Building Records
No CD Vibe 97 2003, ''Always There'' é a 1.ª faixa

Tenho uma ideia. O que vocês acham de conhecer a equipe por trás de ''Always There''?. Vocês topam?. Então, vamos lá!. Conheçam um pouco do ''X-FIVE TEAM''

∎  DANIELA DE MARCHI (compositora)  


A simpática Daniela De Marchi nasceu em Milão, na Itália. Ela começou a escrever músicas com apenas 11 anos de idade e graças ao seu amor pela cantora Madonna, ela começou a estudar inglês e traduzir suas músicas; então, ela aprendeu a escrever e cantar em inglês, imitando sua ''ídola''.
Aos 20 anos de idadeconheceu o grande Graziano Pegoraro, que acreditou nela como compositora e, a partir daí, a parceria musical iniciou-se. Daniela e Graziano publicaram muitas músicas juntos, pelo menos umas 30; ela escreveu quase todas e cantou em muitas delas também. Daniela ainda reitera que o principal negócio de Graziano, era a Dance Music. 

A parceria entre eles durou incríveis 20 anos, até Graziano falecer em 2013, de ataque cardíacoDesde então, Daniela teve que se reinventar. Ela teve um ''bloqueio artístico'', que é quando o artista perde a inspiração para compor, etc, por 3 anos.
Mas, pouco a pouco, ela foi superando isso e começou a escrever novamente. Seu gosto musical atualmente, vai mais para o lado do Pop e da música eletrônica; e já fez parte de várias bandas e a última se chama HEY. Eles estão procurando um novo nome para a banda e estão produzindo coisas novas. Em breve lançarão um EP. Vocês podem conhecer o trabalho da Daniela na ''HEY'' aqui.

Daniela cantando
Photo by Dani's FB


∎  ANDREA PIRAZ (Produtor e compositor) 


Andrea Piraz nasceu em Cagliari, na Itália, em 1976 e ele começou bem cedo a ter contato com a música. Trabalhou como especialista em designer de som e programador de sintetizador; além de produtoré arranjador e compositor. Em 2003, ajudou a produzir ''Always There'', além de também ter escrito a música; ele já trabalhou com pessoas de várias partes do mundo. Fez mais de 200 produções e tem mais de 20 anos trabalhando com música, e continua trabalhando nisso nos dias de hoje.

  GRAZIANO PEGORARO (Produtor e compositor)  


Graziano Pegoraro nasceu em Cilavegna, na Itália, em 29 de Abril de 1950. O cara era um músico completo. Nos anos 80, teve um grande interesse pela Dance Music e começou a compor suas demos. A música ''How Old Are You?'' interpretada por Miko Mission, é dele. Outra música que tem envolvimento dele, e que fez muito sucesso nos anos 80, é ''Around My Dream'', interpretado por Silvio "Silver" Pozzoli. Nos anos 90, ele criou o projeto Mato Grosso e quase no fim da década, o T-42.
O cara escreveu, compôs e produziu muita coisa e para muita gente. Ele é considerado uma lenda e um dos mais respeitados músicos de Italo Disco/Italo Dance/Dance Music; e a gente entende bem o motivo. Nas próprias palavras de Daniela De Marchi, ''O Maestro Graziano''. Infelizmente, no dia 7 de Janeiro de 2013, ele faleceu de ataque cardíaco; porém, seu trabalho continua vivo. Tanto, que estamos falando de uma música que ele escreveu e produziu. Descanse em paz e grazie, Graziano!.

  GRAZIELLA MARIA FRUSCA (Compositora)  

Graziela Maria Frusca é uma das grandes compositoras e produtoras de Dance da Itália. Seu envolvimento com a música, vem de longos e longos anos; e durante muitos desses longos anos, ela foi parceira de produções de Graziano Pegoraro. Já colaborou com muitos artistas e projetos, compondo uma vasta quantidade de canções. Ela colocou uma pitada de seu talento em ''Always There'', mais uma vez, trabalhando com Graziano. 

  COMEÇANDO A PROCURA PELA VOZ  

Nós já sabemos quais foram as pessoas envolvidas na criação dessa obra-prima, certo?!. Mais ou menos. Falta saber mais uma coisa : A VOZ. Mas, esperem um pouquinho aí, que já já falaremos sobre isso. Vamos começar do começo. O que eu percebi é que não há muitas informações disponibilizadas na internet sobre a música; então, fui tentar descobrir mais e o resultado, vocês conhecerão agora!.
No início de Janeiro, entrei em contato com a Daniela De Marchiuma das compositoras de ''Always There''. Apresentei-me e disse que não sabia de quem era a voz da música. Demorou apenas alguns dias e ela respondeu a minha mensagem, como vocês podem conferir no print a seguir :

''Olá, Ana. Desculpe pela resposta tardia, só vi agora. Antes de tudo, fico feliz que você goste da nossa música. Escrevi a letra de ''Always There'' e a cantora é Serena Citarella''.
Finalmente, depois de tantos anos, ali estava o nome da pessoa que gravou uma das minhas músicas favoritas; fiquei radiante quando li a mensagem. Continuando a conversa com a Daniela, pedi para ela falar mais sobre a época da produção da música. E ela, assim falou :

''Obrigada, Ana, por suas belas e amáveis palavras!. A música deve ter sido lançada em 2003, a melodia original foi escrita pelo meu maestro e grande produtor de Dance, Graziano Pegoraro; arranjos e produção lançados por Andrea Piraz, também um talentoso produtor. Se precisar de outras informações, não hesite em perguntar''.
Que momento, amigos!. Nem todos são solícitos desta maneira e nem reagem com tamanha boa vontade. Uma satisfação pra mim, ter tal oportunidade. Daniela é uma pessoa absolutamente simpática e gentil. Como sou um pouco curiosa em alguns momentos — somente em alguns momentos , perguntei para ela se existia um videoclipe de ''Always There'' e a resposta foi esta : 

''Olá, Ana. Infelizmente, não há um vídeo oficial, na época a gravadora estava focada principalmente em rádios e compilações e o orçamento para vídeos era apenas um privilégio. Um privilégio para poucos''.
Não é a 1.ª pessoa envolvida na Dance Music, que diz isto; infelizmente, é a realidade!.

A nossa conversa foi bem longa e produtiva — desde Janeiro. No início do post, falando sobre ela, disse que ela escreveu e cantou várias músicas. Entre as que ela escreveu e cantou, estão ''Lilu - Little Girl'', de 2001 — recomendo também a versão "Eiffel 65 Extended Mix", que é ótima — e ''First Floor - Because You Loved Me'', de 2002 — a "Original Radio Edit" é excelente.
Não conhecia estas duas músicas e gostei muito quando ouvi; foi a própria Daniela que apresentou elas a mim. Na verdade, depois de todo esse tempo conversando comigo, acho que ela se sentiu confortável para falar mais sobre sua carreira de compositora e mostrar-me algumas de suas canções. 

''Ana Paula, achei que seria legal você conhecer um pouco mais da minha carreira como compositora. No final dos anos 90 e início de 2000, colaborei em muitas produções de Dance. Estou enviando-lhe alguns sucessos aqui na Itália e no exterior, talvez você conheça algum deles?. Eu sou a cantora em ''Because You Loved Me'' e ''Little Girl''.
Além de toda a boa vontade e simpatia comigo — passando-me informações e tirando minhas dúvidas , ela ainda curtiu a page do blog lá no Facebook. Vocês têm noção disso?. É um baita presente e um grande reconhecimento para mim. Ela foi o tempo todo muito acessível e simpática. Grazie mille, Daniela!. 
∎   FINALMENTE : A VOZ DE ''ALWAYS THERE''  


No início da conversa com a Dani, ela me passou o link do contato com Serena. Entrei em contato com a Serena, mas não obtive resposta. Mesmo assim, averiguei algumas coisas sobre a ela. 
Serena Citarella é de MilãoItália. Infelizmente, ela não está mais envolvida com a música; e não vive mais em seu país natal. Ela está residindo em Sydney, na Austrália; lá na "terra dos cangurus", Serena tem uma boutique. Podemos traduzir para o simples do simples : um salão de beleza!. Mas, é claro que não é qualquer coisa, o negócio é chique. O nome é ''Via Spiga Hair Boutique'' e lá, ela é sócia de Denise D Lasio — também italiana.
Serena em 2010
Photo by Serena's FB

Eu perguntei para a Daniela, se a Serena realmente tinha deixado a música. A resposta foi o seguinte :

''Eu realmente não sei, porque ela mora em Sydney e tantos anos se passaram desde que nos falamos pela última vez...provavelmente ela é uma empresária agora''.
Sim, ela é uma empresária agora. No site da Boutique de Serena, diz que ela e sua sócia, têm mais de 20 anos de experiência na área. Fazendo uma continha, ''Always There'' tem 17 anos. Provavelmente, ela já era "profissional das madeixas" na época da música. Acredito que a música veio como um complemento para a Serena; e isso é bem comum.
Nós como admiradores da boa Dance Music, sempre ficamos tristes quando uma cantora abandona a carreira musical e vai trabalhar em outra área, totalmente diferente da anterior. Perde a Dance Music e perde os admiradores. Mas, são escolhas. 
Serena atualmente

Como disse anteriormente, mandei uma mensagem para a Serena e não tive resposta; foi em 13 de Janeiro. Sinceramente, eu estava há tempos empenhada em fazer um post especial sobre esta música; e ela merecia um post digno. Então, estava esperando a confirmação da Serena. A confirmação não veio. Ela não respondeu pra mim. Mas que fique claro, ela não me ignorou, ela não chegou a ver a mensagem. Mas, esperem aí que vem coisa boa. 
Dias atrás, estava conversando com o Rikardo Rocha e perguntei se ele tinha alguma coisa sobre ''Always There'', no seu incrível material — vocês viram anteriormente que sim. Daí, veio a surpresa; ele também estava em processo de criação de um post especial sobre a música. Uma baita coincidência.
Resumindo a nossa conversa, naquele momento, nós dois já sabíamos sobre a Serena e já tínhamos falado com a Daniela. Mas, ele foi um pouco mais longe do que eu. Ele falou com Andrea Piraz, que confirmou que trabalhou na produção da música. 

Andrea : ''Se eu não estiver errado, eu trabalhei na produção. Melodias e letras, foram escritas por Graziano Pegoraro. Um amigo meu. Ele morreu há 10 anos atrás'' (?)
Rikardo : ''Que triste...descanse em paz''
Andrea : ''(envia um print)''
Rikardo : ''Desculpe...mas, o que é isto?''
Andrea : ''O layout (rascunho) da sessão original''
O que ele quis dizer é que o print é um rascunho do projeto, ou seja, da música; tanto que a gente pode ver as versões ''Always Extended, Always Radio...'' e até a data ao lado  26 de Fevereiro de 2003. Então, o Rik simplesmente conseguiu o que eu não havia conseguido. Ele conseguiu a confirmação que eu precisava, que ele precisava, que nós precisávamos : a confirmação da Serena!Ele perguntou para ela se ela era a voz de ''Always There''. E ela, em poucas, porém essenciais palavras, respondeu :

Rikardo : ''Olá, Serena. Eu sou do Brasil e amo esta música (link do vídeo no YouTube). É sua voz?''
Serena : ''É sim.''
Com uma resposta tão aguardada como esta, não tem como segurar a empolgação. Quem não se empolgaria, não é mesmo!?. Então, ele tentou saber mais um pouco, perguntando para ela se ela tinha gravado outras músicas. Mais uma vez, Serena foi direta na resposta :
Rikardo : ''Olá, Serena. Desculpe incomodá-la, mas eu gostaria de fazer mais uma pergunta. Que outras músicas você gravou?. Eu amo sua voz em ''Always There'' (X-Five) e queria ouvir mais. Obrigado.''
Serena : ''Isso foi em 2001, ''Dancez'', de Maskara.''
Rikardo : ''Obrigado, minha querida.''
Segundo a própria Serena, ela gravou outra música, além de ''Always There'' : ''Dansez'', do projeto Maskara. Pelo o que parece, ela gravou somente estas duas músicas, dando-nos a entender que a carreira musical de Serena foi realmente apenas para ganhar uma grana extra. É uma pena, ela tem uma voz boa. Mas,enfim...
Atualização  

Tanto esperei e o momento chegou!. Passado um tempo desde meu contato com ela, eis que finalmente Serena respondeu!. Abaixo, sua resposta :


"Olá. Sim, eu sou a vocalista de 'Always There'...Estou muito lisonjeada por você ter gostado!. Foi uma grande canção!."
É incrível o poder que uma "simples reply" causa na gente. Quando eu poderia imaginar que a dona de uma das vozes que mais ouvi no meu pequeno rádio portátil lá em 2003/2004, retornaria o meu contato?. Nunca imaginei tal possibilidade. Parece algo tão sem importância, mas para mim tem muita!. 

Tantos anos se passaram desde que ela contribuiu para a Dance Music e só agora nós a conhecemos. Sua escolha de deixar a música, não apaga o que ela fez musicalmente — tão pouco, mas fez. Talvez ela nem saiba, mas essa ''pequena'' parte de sua vida, fez um bem para muitos de nós. Mesmo trabalhando em uma área totalmente diferente da musical, não podemos deixar de exaltar sua voz e seu trabalho na Dance Music. Desejamos sucesso a ela. Grazie mille, Serena!. 

Durante a minha pesquisa, encontrei uma situação confusa. Ao procurar a letra de ''Always There'', havia 2 tipos de letra; vou explicar melhor. Achei a letra em um determinado site e fiquei analisando; estava achando estranha. Peguei a música para ouvir e acompanhar e a letra estava errada!. Tirei print, salvei e fui em busca de outro site, para ter uma 2.ª opinião. Deparei-me com outra ''versão'' de letra, diferente da anterior, porém ainda com diversos erros. Mais uma vez, tirei print e salvei; e em outros sites, era a mesma coisa. Igualmente errados. Sabendo disto, enviei os prints para Daniela, afinal, ela é uma das compositoras e poderia ajudar a consertar os erros. Prontamente, ela enviou, por escrito, a letra correta de ''Always There''. E fiz algo especial, claro!.

Agradecimentos à Daniela De Marchi, pela letra correta de ''Always There''

Muita gente tem um carinho especial por essa música — como disse lá no início. Encontrei alguns comentários de pessoas falando sobre ela. Tem gente com saudades da época e tem gente desesperada para saber quem canta!. "Seus problemas acabaram!", como era dito em um antigo programa de TV humorístico! haha.

Agora nós sabemos quem é

Estava lembrando aqui; anos atrás, vi um vídeo no YouTube, do ''Programa Raul Gil''. Acho que é de 2005 e, na época, o apresentador estava na Rede Record — hoje Record TV. O vídeo mostrava uma menininha no programa, dançando ''Always There''. Entretanto, não está mais disponível; uma pena!.

E chegou a hora de relembrarmos a bela "track"!. Além das duas versões nos vídeos a seguir — a Original Extended e Trance Dream Extended —, a faixa ainda conta com a "Original Radio""Trance Dream Radio" "Dex&Tenky Minimal Remix". Vem "nostalgia feelings", sim!. Curtam comigo e em alto volume, "Always There"!. Boa vibe e boas recordações, galera!.


A versão anterior é incrível, mas esta é maravilhosa e especial. A versão que me apresentou a música no CD Na Balada Vol. 8 : Trance Dream Extended. Pump up the volume!.


Música excelente, bem produzida e realmente preciosa para mim. Depois de tantos anos, saber quem canta e ver que ''Always There'' continua fazendo a galera dançar, é muito satisfatório.

Finalizo este post especialíssimo com muita alegria e sensação de dever cumprido. Mais um trabalho árduo, mas que valeu a pena todo esforço. E o prazer em poder dividir o resultado com vocês, é enorme. Muito obrigada a todos os envolvidos na produção desta música fantástica!.

E sem estas pessoas, não seria possível concluir o post. Meus agradecimentos pela colaboração : 

DANIELA DE MARCHI;
RIKARDO ROCHA;
ANDREA PIRAZ;
SERENA CITARELLA — por confirmar ser sua voz.

Antes de encerrar, gostaria de dedicar este post a todos que amam ''Always There'' e todos os amantes da boa Dance Music. E só mais uma coisa; o Rikardo desistiu de fazer seu próprio post sobre a música, para dar vez a mim. Então, parte deste post também é seu, Rik. Obrigada pela oportunidade, confiança e apoio.

Espero que tenham gostado!. Desculpem pelo post enorme, mas a música merecia algo dignamente especial. Compartilhem, para que mais pessoas conheçam os responsáveis por esta obra-prima chamada ''Always There''. A gente se encontra no próximo post. Beijocas e até lá, pessoal!.

18 comentários:

  1. Parabéns por mais uma bela descoberta!
    O Rikardo é top de generoso.
    Abraços à todos envolvidos nessa mega postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada,Júnior. Sim,ele é. Grande abraço! :)

      Excluir
  2. Nossa ... que pesquisa ... viajei , menina ! Muito bem explicado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Alexandre! Fico feliz que o post tenha feito você viajar. Muito obrigada. :)

      Excluir
  3. Magnífico, Aninha!
    Eu sabia que você iria caprichar, parabéns!
    Muitas informações valiosas desta bela música... Antes não tinha nada sobre a tal na internet, agora tem TUDO!

    Lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada,querido. Sim,muitas mesmo. Não ter informações de uma música incrível como essa,é um absurdo. Agora,todos nós podemos usufruir dessas preciosas infos. Mais uma vez : Obrigada,Rik! Brindemos. Tim-tim (haha) :)

      Excluir
  4. Rodrigo,já te agradeci lá no FB,mas agradeço novamente,agora aqui. A minha também é a Trance Dream Extended,por motivos já citados no post. A original é maravilhosa também. Bom demais saber que também tocava no Planeta DJ. Essa música é incrível. E que bom que curtiu o post. De novo,obrigada,querido! :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela excelente matéria no seu ótimo blog, amigona!! Agora mesmo, vou comentar, também, no seu blog e buscar na web esta raridade da Dance Music!! Enfim, obrigado pela dica e boa noite, Ana Paula!!! 😎😎😎😎👍👍👍👏👏👏👏👏😉😉[^J~]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo,Carlos. Muito obrigada. :)

      Excluir
    2. Opa, minha amiga!!! Muito obrigado, mais uma vez, por esta excelente matéria e, aliás, graças a sua matéria, além de ter conseguido encontrar e baixar para mim a música e para mim, sua melhor versão "Always There (Original Extended ‎– 2003)", ainda vou atrás das outras 3 bandas / projetos da Dance Music e suas músicas citadas na ótima matéria, Ana: Lilu ‎– Little Girl Little Girl (Eiffel 65 Extended Mix – 2001) de 5'32", First Floor – Because You Loved Me (Original Extended – 2002) de 5'07" e, finamente, Maskara ‎– Dansez (Dansez (Oriental Extended ‎– 2001) de 4'58". E melhor: encontra todas as 3 m´sucas e estas versões que citei no YouTube!! Que maravilha, hein amigona! Por fim, fico muito grato por conseguir estas raridades da Dance Music / Eurodance para a minha coleção, graças ao seu empenho e dedicação em conseguir extrair estes dados da fonte, ou seja, dos próprios cantores e cantoras e produtores!! Finalmente, obrigado e sucesso ao seu blog e, até mais, Ana Paula!!!👏👏😎😎👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏😎😎😎😎✌✌😊😊😊👍👍👍👍👍👍👍[^J~]

      Excluir
  6. Olha, parabéns por essa mega matéria sobre essa mega produção, eu como Dj toquei muito e gosto da segunda versão tb, tb conheci pelo cd Na balada da jp e em seguida no cd vibe 97 que por sinal tocou muito no programa vibe 97 do Adriano pagani, olha, sem palavras por sua busca de detalhes jamais desvendados e imaginados por todos nós q amamos ouvir essa obra prima! Parabéns pela obra de arte q vc nos proporcionou ler aqui!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fiquei realmente sem palavras ao ler o seu comentário. Bom saber que tocava bastante no Vibe 97. Muitíssimo obrigada pelas suas gentis palavras,fico muito feliz em saber que você gostou. Como disse no post,é um presente à todos que amam Dance Music. Beijocas! :)

      Excluir
  7. Excelente matéria! Adorei.

    Eu lembro de quando essa música tocava no Na Balada da JP. Era uma versão radio edit e nas mixagens (bloco especial do programa que pareciam sets) era tocada outra versão, a extended e parecia muito ser uma versão ao vivo.

    Também ouvia no Planeta DJ.
    Acho que nunca tocou nas 7 melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Quem me dera ter tido a oportunidade de ouvi-la no Na Balada na época. Não tive essa sorte. Uma versão ao vivo?. UAU,será que existe essa versão?. Caramba!. Então,nem no Planeta DJ dei sorte de ouvi-la. Ela é fantástica.

      Excluir
  8. Essa é uma das minhas preferidas, tanto a versão Original quanto a Trance Dream, essa música é épica.

    ResponderExcluir