sexta-feira, 22 de março de 2024

Recomendo ouvir: Constantin feat. Lilly Ahlberg - Don't Let Me Go

Olá, caros leitores!. Como estão?. Espero que tranquilamente bem. Prontos para mais um conteúdo bacana?. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita!.

Muito bem, hoje a proposta é diferente do habitual. Porém, garanto a vocês que ainda há uma boa "track" envolvida e um trabalho dedicado concluído. O post do dia não é, especificamente, sobre algum nome icônico dos tempos de ouro do Eurodance, tampouco sobre uma obra-prima daquela época. Mas, a qualidade musical não deixa nada a desejar.

Abro espaço para uma música que está longe de ser antiga, entretanto entrega uma vibe tão incrível, que parece ter um "pezinho" em anos passados. Muito mais que isso, é uma recomendação de minha parte a vocês. Então, recomendo ouvirem esta faixa: "Don't Let Me Go", de Constantin feat. Lilly Ahlberg.


Mas, antes de falar propriamente sobre a faixa, é necessário conhecer os artistas envolvidos nela. Juntem-se a mim e vamos nessa!.

Constantin
Giancarlo Constantin, conhecido como Constantin, nasceu em 12 de setembro de 1993, em Reggio EmiliaEmilia-Romagna, na Itália. Aos 14 anos, seus bootlegs e remixes, atraíram a atenção de estações de rádio no país e antes que percebesse, ele se viu tocando em clubes por toda a Itália. Em 2012, sob o nome Constantin, liberou duas tracks: "Robot" "She's A Bomb". No ano seguinte, foi a vez de "Terremoto"

Já em 2014, fez parceria com Hardbros, uma dupla de DJs/produtores e cantores também de Reggio Emilia, Emilia-Romagna e lançou "Too Late For Love", com vocais de Jonny RoseEm 2016, nos bastidores de um clube italiano, Constantin fez amizade com um DJ e produtor consagrado chamado MazZz.

Os dois se deram bem sonoramente, lançaram 
"Storm" e passaram a produzir remixes como "Know My Love (MazZz & Constantin Remix)", de Matt Nash; vindo a colaborar frequentemente com nomes como do icônico Benny Benassi

Essa colaboração rendeu o remix de "Later Bitches (Benny Benassi vs. MazZz & Constantin Remix)", de The Prince Karma, em 2018, além de "Make Some Noise" (com Chris Nasty), de 2023 "Feel The Vibe", lançado neste ano.

No ano passado, Constantin liberou a faixa "Don't Know" e mais recentemente "Drive", com vocais de Julia Temos. O italiano conta com o apoio regular de artistas do calibre de Tiësto, David Guetta, Dimitri Vegas & Like Mike, NERVO e muitos mais. Ele está em um relacionamento e tem uma filha de um pouco mais de 1 aninho de idade, chamada Camilla.

Lilly Ahlberg
A multi-instrumentista, cantora e compositora Lilly Josefin Ahlberg nasceu em 22 de fevereiro de 1996, na Itália, e é filha de mãe inglesa e pai sueco; ela cresceu na cidade de Helsingborg, na Suécia. Ela e sua família tinham o hábito de sempre morar em lugares diferentes; Reino Unido, Suécia, Noruega e Austrália foram alguns dos países por onde passaram. Lilly mora em Londres há quase 8 anos.
Seu irmão a influenciou a tocar violão e, aos 14 anos, aprendeu a tocar "Fast Car", de Tracy Chapman, sendo essa música a responsável pelo primeiro passo de Lilly. Depois disso, ela não conseguiu mais parar, aprendia música após música e postava no YouTube. Sim, a artista anglo-sueca começou sua carreira compartilhando covers acústicos no YouTube. Ela se registrou com o nome de usuário "sillllylilllly" em agosto de 2008, e postou seu primeiro cover; o de "She Will Be Loved", do Maroon 5, em agosto de 2011.

O canal na famosa plataforma cresceu, ela lançou singles scandipop que foram bem recebidos, cantou indie/folk e então, Lilly começou a despertar o interesse do pessoal da indústria musical. Àquela altura, a artista estava prestes a assinar com a Universal em Estocolmo, mas não deu certo, e em outro momento teve dois A&R's da Atlantic New York que a visitaram em sua cidade. Ela sempre soube que queria morar em Londres, então, quando um gerente de Londres entrou em contato, começou a trabalhar com eles e acabou se mudando para o Reino Unido quando tinha 20 anos.

Logo após o sucesso inicial, começaram os pedidos de colaboração e Lilly começou a trabalhar com artistas da música eletrônica como Sondr, VIZE, GotSome e Sonny FoderaEste último, que é um DJ e produtor australiano de house music e que vive em Londres, deu origem à faixa "The Moment", de 2019, acendendo sua paixão por criar faixas dançantes sombrias e sonhadoras. Foi a primeira vez que Lilly trabalhou com Sonny Fodera. Ela inicialmente escreveu como uma música pop com Irwin Sparkes e Silvano Stuurman. O parceiro de Silvano gostou muito da música e conheceu Sonny, mandando para ele a faixa. Fodera adorou o que ouviu e a transformou em um Dance. A parceria ainda rendeu mais um single: "Closer", com Just Kiddin, de 2021.

Foto: Blickwechsel.ch
Ainda em 2021, a artista lançou "Young Forever" e em 2022, "Cool Kids" e "Nervous Baby"Lilly começou como vocalista indie/folk com faixas como "Moonlight", mas saltou para o espaço dançante depois que foi contratada por Sonny Fodera. Desde então, Lilly progrediu a cada lançamento, mantendo-se fiel às suas raízes, incorporando um toque folk em suas apresentações de Dance Music.
Em 2023, Lilly chegou ao Destructivo, um sub-selo do Tileyard Music Group, com seu novo single "Cold". Em uma entrevista, a cantora falou sobre a música: "É a primeira faixa de uma nova Lilly Ahlberg. Tenho lutado muito para encontrar meu som ao longo dos anos e alternando entre a Dance Music, a música indie e a música pop. Sinto que finalmente encontrei um equilíbrio muito bom entre todos esses sons e adoro isso."

No mesmo ano, ela colaborou com outros DJs, lançando "Never Again" com o inglês GotSome; "Makes Me Feel" com a alemã LOVRA, e "Out Of Focus" com o jovem inglês Hyzteria. E a loirinha quer continuar colaborando ainda mais e com vários cantores e DJs, pois ela gosta muito de escrever para outros artistas. Seu mais recente lançamento solo saiu em janeiro deste ano e se chama "Hit The Ground". É bela, tranquila e dançante. Também vale a pena ouvir.
Aos 28 anos, Lilly diz se sentir como uma mistura entre, uma criança de 6, e uma criança de 80 anos, com níveis altos e baixos de energia. Adora música, arte, moda, verão, coisas fitness e comida. Ela se define como uma pessoa intuitiva, empática e um pouco espiritual, descrevendo seu tipo de som como emocional, profundo e melódico.

Abaixo, alguns trechos de uma entrevista com Lilly, realizada no ano passado. Ela fala sobre si, música, feedback das pessoas em relação ao seu trabalho, planos e redes sociais. O link da matéria completa, estará no fim do post:

"Não tenho certeza porque entrei no mundo da música muito cedo. Nunca fui para a universidade porque tinha certeza de que a música era para mim, e o que eu fazia era dar certo. Não tenho ideia de como seria minha vida se eu não fizesse música ou como minha vida mudou por causa disso.
Recebo mensagens ou comentários de pessoas dizendo que amam o que faço. Algumas pessoas ao longo dos anos me disseram que minha música realmente as ajudou quando elas estavam em uma situação difícil e isso me faz sentir muito realizada. A música sempre foi meu conforto e é importante para mim que as pessoas também possam encontrar conforto na minha música...Eu adoraria lançar um álbum daqui a 5 anos, é algo que ainda não fiz. Eu adoraria ter construído uma boa base de fãs para poder fazer shows.
É uma relação de amor e ódio [com as redes sociais]. É ótimo para se promover e divulgar seu talento. Também pode ser um lugar incrível para obter conselhos sobre gratidão e como amar a si mesmo, se seguir os relatos certos. No entanto, pode ser um lugar ruim quando você olha para as coisas erradas e começa a se comparar com os outros, e também posso sentir que às vezes, se sua mídia social estiver indo bem, a indústria musical pode vê-la como mais valiosa do que o talento real. Para pessoas como eu, onde a mídia social não surge naturalmente, pode ser difícil."

Com uma mistura diversificada e única de influências musicais, Lilly Ahlberg abriu o seu caminho na indústria musical, tornando-se conhecida pelo seu estilo distinto, que combina elementos pop contemporâneos com tons emocionantes. Sua voz doce, meiga e emotiva, encaixou-se perfeitamente na Dance Music. Principalmente na faixa que destaco e recomendo hoje: "Don't Let Me Go".


🍸💗...Now give me a last chance, just please give me something, don't say it's our last dance, oh no. I know we can fix this, with liquor and stitches, just don't let me go, oh no, don't let me go...🍸💗

Em dezembro de 2023, Constantin e Lilly Ahlberg lançaram a viciante e dançante "Don't Let Me Go". A faixa saiu pelo selo Solotoko, fundado por Sonny Fodera, o mesmo que já havia trabalhado com Lilly anteriormente. Foi escrita por Giancarlo Constantin, pela DJ/produtora/compositora húngara Laura "LAU" Toth e Lilly Ahlberg. A música foi liberada com duas versões: "Radio Edit/Mix" e "Extended Mix".


Sendo bem honesta com vocês, eu costumo ser bastante crítica em relação aos lançamentos atuais da Dance Music; o que chamam hoje de EDM. Creio que tive a oportunidade de comentar isso em algum momento por aqui. Vocês sabem, meu trabalho é mais focado em Eurodance/Dance Music dos anos 90 e 2000, com algumas "pitadas" de anos 80. Então, acabo sendo, por vezes, uma pessoa carrancuda quando se trata de músicas novas. Não posso generalizar e dizer que todas são porcarias, entretanto tenho ciência de que a maioria, infelizmente, é de procedência duvidosa.

Com esse pensamento, 
acredito que, trazendo uma "track" atual no blog, possa causar surpresa e estranheza em algumas pessoas que me acompanham.
Fato é que a faixa de Constantin e Lilly Ahlberg me surpreendeu positivamente. Ela contém um piano house clássico envolvente e contagiante que, somado aos vocais suaves e emotivos de Lilly, transmite uma vibe pura e especial, na minha humilde opinião. Ela lembra alguns Dances lançados no passado, e isso foi a primeira coisa que reparei quando tive a oportunidade de ouvi-la num primeiro momento.

Quando criei o hábito de ouvir música no rádio, e isso já tem muito tempo, decidi que sempre seria uma consumidora e entusiasta dele. Porém, chegou um período em que essa ideia mudou um pouco. O prazer em sintonizar alguma FM ao chegar em casa, por exemplo, diminuía. A causa?. Não sei, talvez a qualidade, duvidosa ao meu ponto de vista, das músicas que sempre tocavam nas rádios, tenha contribuído para esse "desencanto" momentâneo.

Entretanto, como eu mesma disse, foi momentâneo. Foi uma fase que já passou. Há alguns anos, retomei o hábito porque sou movida, entre outras coisas, à música e isso jamais mudará por completo. 
"Don't Let Me Go" no bloco 1 do Planeta DJ, em fevereiro de 2024
by "Panáticos de Plantão" no FB

Então, ano passado, voltei a acompanhar dois programas de rádio que havia deixado de lado há muito tempo: o Planeta DJ e o Na Balada, ambos da Jovem Pan. No início, estranhei um pouco, mas depois foi de "boa". Fato é que, a primeira vez em que ouvi "Don't Let Me Go", foi justamente no Na Balada.

A faixa chamou a minha atenção no mesmo instante em que começou a ser reproduzida em um dos blocos do programa. Para mim, ela se destacou no meio das outras. O ritmo e a melodia, foram primordiais para que pudesse ouvi-la atentamente. Porém, então, veio a voz melódica de Lilly e pensei: "Hum, isso vai ficar bom ou estou sendo precipitada demais?". E eu não estava nem um pouco precipitada. Ficou bom. Soou muito bem aos meus ouvidos críticos.
Naquele dia, não consegui ouvir o locutor desanunciá-la; na edição seguinte, ela foi tocada novamente e, então finalmente pude ouvir, mas não captei legal. 😂

A faixa no bloco 2 do Na Balada, em março de 2024
by "Panáticos de Plantão" no FB
Passei alguns dias procurando por ela na internet e...nada!. Como a música estava tocando bastante no programa, optei por aguardar uma nova edição e prestar atenção nos anúncios e desanúncios do locutor.

E então, finalmente consegui descobri o nome. A partir daí, procurei saber mais sobre ela e sobre os artistas envolvidos. Ouvi a música mais uma vez. E mais uma. E outra, até que ela, definitivamente, se tornou mais que bem-vinda à minha playlist. Viciei completamente, tanto ao ponto de trazê-la ao blog hoje. Tanto ao ponto 
de recomenda-la a vocês. 

Não recomendaria uma música de procedência duvidosíssima, que fique muito bem claro. "Don't Let Me Go" também tocou algumas vezes no Planeta DJ, mas bem menos em relação ao noturno Na Balada. Inclusive, ela esteve presente no Na Balada do último fim de semana, dia 16 de março, no primeiro bloco do programa. Vejam aqui o setlist completo.

Vamos ouvi-la juntos?. Chegou a hora. Para uma melhor experiência, aconselho ouvir essa excelente faixa em alto e bom som. Reparem na profundidade do instrumental dos 30 segundos de música, na versão "Extended", até o "refrão chiclete" em 01:07. É fechar os olhos e somente sentir. Vocês não irão se arrepender. Vale muito a pena. Então, aumentem o volume para conferir e curtir minha recomendação de hoje: "Don't Let Me Go". E bora dançar!.
Written by:
Giancarlo Constantin, Laura Toth & Lilly Ahlberg

I'm chained to my bed     Estou acorrentada à minha cama
And I'm thinkin' about you   -   E eu estou pensando em você
Liquor through my veins   -   Licor em minhas veias
And I think that it ain't fair     E eu acho que não é justo
Close my eyes, I'm feeling it again    Fecho meus olhos, estou sentindo isso de novo
I'm gettin' lost in tears   -   Estou me perdendo em lágrimas
'cause, baby, you ain't here, no   -   Porque, querido, você não está aqui, não

Now give me a last chance   -   Agora me dê uma última chance
Just please give me something     Apenas por favor me dê algo
Don't say it's our last dance, oh no   -   Não diga que é nossa última dança, oh não
I know we can fix this   -   Eu sei que podemos consertar isso
With liquor and stitches   -   Com licor e pontos
Just don't let me go, oh no     Só não me deixe ir, oh não

Don't let me go   -   Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não
Don't let me go     Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não

Don't let me go   -   Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no     Oh, oh, oh, não
Don't let me go   -   Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não
Don't let me go   -   Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não
Don't let me go   -   Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não

Still on my bed   -   Ainda na minha cama
And I'm picturing myself   -   E eu estou me imaginando
Safe in your arms   -   Segura em seus braços
Wrapped around my skin   -   Enrolados em minha pele
Pillow talk all day, all night     Conversa de travesseiro o dia todo, a noite toda
Don't you dare   -   Não se atreva
Don't leave me outta sight, yeah     Não me deixe fora de vista, sim

Now give me a last chance     Agora me dê uma última chance
Just please give me something   -   Apenas por favor me dê algo
Don't say it's our last dance, oh no   -   Não diga que é nossa última dança, oh não
I know we can fix this   -   Eu sei que podemos consertar isso
With liquor and stitches   -   Com licor e pontos
Just don't let me go, oh no   -   Só não me deixe ir, oh não

Don't let me go   -   Não me deixe ir
Don't let me go     Não me deixe ir
Oh, Oh    -   Oh, Oh
Don't let me go   -   Não me deixe ir

Oh, oh, oh, no     Oh, oh, oh, não
Don't let me go     Não me deixe ir
Oh, oh, oh, no   -   Oh, oh, oh, não
Don't let me go   -   Não me deixe ir

Now give me a last chance   -   Agora me dê uma última chance
Just please give me something   -   Apenas por favor me dê algo
Don't say it's our last dance, oh no   -   Não diga que é nossa última dança, oh não
Don't let me go   -   Não me deixe ir
I know we can fix this   -   Eu sei que podemos consertar isso
With liquor and stitches     Com licor e pontos
Just don't let me go, oh no   -   Só não me deixe ir, oh não
Don't let me go   -   Não me deixe ir


"Don't Let Me Go" precisa continuar tocando. É uma daquelas músicas que você ouve uma vez e, a partir daí, quer sempre estar ouvindo. Em um momento em que muitos se baseiam em músicas do passado para criar canções novas, ao mesmo tempo que outros "destroem" clássicos quase na mesma proporção, é muito válido dar uma chance para a "track" desses dois jovens artistas da Dance Music.
Constantin e Lilly fizeram um ótimo trabalho e, na opinião de uma crítica ferrenha de muitos lançamentos atuais, que no caso sou eu, eles merecem mais reconhecimento, mais atenção. A única rádio que tocou e toca ocasionalmente essa faixa, chama-se Jovem Pan. Não ouvi em nenhuma outra FM. 

Vocês tiveram a oportunidade de ouvir "Don't Let Me Go" na Jovem Pan?. Se sim, legal, mas aí vai outra pergunta: já ouviram em outra rádio no Brasil?. Contem-me nos comentários, adoraria saber.
A música, com um pouco mais de três meses de lançamento, ainda não tem um videoclipe. Vamos lá, quando a música tem qualidade, ela precisa ser exaltada, precisa de apoioJá ouvi umas bem meia-boca que receberam uma atenção bastante exagerada e, no meu ponto de vista, não mereciam tanto. 

REFERÊNCIAS:

"Don't Let Me Go" continuará sendo executada no Planeta DJ e no Na Balada?. Eu espero que sim, e gostaria de ouvi-la em outros programas de rádio também. É muito boa para tocar apenas em uma estação. 
E esta foi a minha recomendação de hoje. Curtiram?. Contem para mim, pois adoraria saber. Muito obrigada por concluírem a leitura de mais um post. Vemo-nos em breve. E não esqueçam: mantenham a boa e também a velha Dance Music viva!. Até mais!.

Um comentário:

  1. Olá Aninha!Parabens pela inovação em trazer algo novo tb. Concordo com vc, existem muitas musicas mal produzidas na Dance Music, porem existem muitas boas ainda!Em relação ao radio tradicional no BR, vejo que as pessoas que dizem estar antenadas, não o estão, principalmente em uma Radio Dance, hj acredito que não exista no Brasil uma Radio Dance!Um grande abraço, sucesso cada vez maior!Ps:Tenho certeza que teu blog, como o do Rikardo, do Erik, são melhores do que qq radio no Br que se intitula "Pop, Dance,.EDM atualmente!Vcs entendem muito mais que qq Programador Musical dessas ditas rádios "Pop".

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