sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Dance music em luto: Morre o lendário produtor Mauro Farina

Olá, meus queridos leitores!. Tudo bem com vocês?. Espero que sim. A cada publicação, busco trazer, além de detalhes e capricho, uma vibe positiva, mas há algumas exceções, como no caso de hoje, infelizmente. Antes de tudo, dou as boas-vindas e agradeço a todos que estão aqui. 

Somente agora encontrei tempo e palavras para expressar o que sinto. Não gostaria de estar fazendo este post hoje. Não mesmo. Na realidade, pensava que isso demoraria a acontecer. Pensava que, sei lá, daqui uns 10 anos (ou mais), pudesse vir a temida informação. No entanto, lamentavelmente, ela veio cedo demais. Ainda estou tentando me recuperar do choque que ela me causou há alguns dias. O sentimento de tristeza, tenho certeza, vai demorar um pouco mais para passar. Acredito que todos que amam eurodance estão na mesma situação que eu. É impossível não estar. É com imenso pesar que informo que a nossa amada dance music sofreu um grande baque e encontra-se, mais uma vez, de luto. O supertalentoso produtor, compositor, cantor lendário, fundador e dono da SAIFAM, Mauro Farina, nos deixou


Sinceramente, nem sei por onde começar. Esta notícia me pegou totalmente de surpresa. Não estava esperando por isso. Acho que ninguém, na verdade. Fiquei uns dias sem entrar no Facebook para relaxar um pouco, mas na terça-feira (21) decidi dar uma passadinha por lá para ver o que a galera estava compartilhando na rede social de Mark Zuckerberg. Entrei e, logo de cara, me deparei com a publicação de Jackie Bodimead (a ex-cantora misteriosa), prestando sua homenagem a Farina. 
Inicialmente, fiquei apenas olhando para a tela, estática, em choque. Depois, um "ai não, meu Deus" veio naturalmente, e então, o lamento e a tristeza. Senti meus olhos se encherem de lágrimas e engoli em seco. Não poderia ser diferente. Nunca escondi minha admiração pelo grupo de produtores, o "Factory Team", pela SAIFAM e suas produções incríveis, e pelo próprio Farina. Então, ao ler a notícia da partida desse grande homem, senti muito. 

Mauro Farina faleceu no último domingo (19), aos 68 anos, surpreendendo a todos. A causa da morte não foi divulgada. Simone, filho do lendário artista, foi o responsável pela confirmação da notícia e, compartilhando uma emotiva foto na qual dá a mão ao pai, escreveu em seu perfil no Facebook. "HERÓIS existem, e tive a sorte de ter um ao meu lado por 48 anos. Obrigado, pai. Você sempre estará no meu coração", disse. Imediatamente, muitas pessoas começaram a deixar suas mensagens de condolências, incluindo Pippo Landro e Melody CastellariAnnerley Gordon manifestou-se sentindo-se "terrível"

"Há quinze anos que partilhamos música, trabalho árduo e satisfações juntos todas as semanas. Mauro me ensinou a dar sempre o melhor. A sua voz, os seus conselhos, a sua paixão serão para sempre parte de quem eu sou. Obrigado por tudo, Mauro. A música levará seu nome, em cada nota que eu tomar", escreveu Riccardo Piparo. "Tchau Mauro, amigo, mentor, mais que irmão, acompanhou minha vida. Agora ele descansa", disse Roberto "Roby" Arduini. 
Em novembro de 2024, Jackie, Annerley, Ed Horeweg e Mark Hoogkamer estiveram na SAIFAM. Após muitos anos, Jackie reencontrou Mauro, e o momento foi registrado em uma foto (Ann estava com eles). Eles estavam felizes. Eu surtei um pouco, pois esperava por esse reencontro há anos. Vibrei muito. E agora... tudo virou lembrança. "Muito triste saber do falecimento do meu herói Mauro Farina. Que bom ter conhecido você, e obrigado pela música que me acompanhou por quase toda a minha vida. Obrigado pelas inúmeras músicas inesquecíveis e pela inspiração, maestro. Sua música viverá para sempre. 'KEEP ON MUSIC' [referência à música de Danny Keith, cantada por Farina]", escreveu Ed Horeweg, compartilhando as mesmas fotos que havia compartilhado em novembro do ano passado. Jackie compartilhou as fotos, também pela segunda vez, e escreveu:
"Querido Mauro, se não fosse por você eu não estaria aqui cantando hoje... Obrigada por tudo... Estou muito feliz por ter te encontrado novamente em novembro passado, e sempre me lembrarei de você... Descanse em paz, Mauro."

Deu tempo de esse reencontro acontecer, e isso alivia um pouco a desolação. Meu profundo agradecimento a todos que contribuíram para que esse momento acontecesse. 

Ao som dos Beatles, sua trilha sonora favorita, amigos, colaboradores e familiares se despediram de Mauro Farina, fundador e CEO histórico do The Saifam Group, a primeira gravadora independente da Itália, com sede em Lugagnano di Sona. "De vocalista do Caravan, com quem cruzou o Atlântico com apenas 19 anos, a empreendedor. Era um líder exigente, de alma profunda, cujo talento era uma referência para todos. A paixão o impulsionou até que ele realizasse seus sonhos. Seu compromisso com a defesa dos direitos musicais e das gravadoras independentes o levou a ocupar cargos de gestão em associações comerciais, alcançando objetivos significativos", disse Cristina Zoccatelli, sua colaboradora desde a década de 1980 e agora Gerente Geral. Entusiasta de esportes e torcedor da Juventus, Farina sempre apoiou as comunidades locais, optando por permanecer fiel à sua cidade natal, Lugagnano, sem nunca esquecer suas raízes. 
"Meu pai tinha um dom especial, ele conseguia se conectar com qualquer pessoa através da música. Ele era um visionário: foi um dos primeiros a levar nossa empresa ao Japão e aos Estados Unidos, quando a globalização ainda era um sonho e poucos tinham a coragem de tentar. E, principalmente, ao setor imobiliário, cuja arquitetura e estética o fascinavam tanto", disse Simone Farina para o "L'Arena""Mauro era uma pessoa positiva, realista e generosa. Ele adorava compartilhar, incentivar e olhar para o futuro. Com seu entusiasmo, sabia como despertar novas ideias e inspirar confiança, mesmo em tempos difíceis", lembram seus colegas. 

Nascido em 9 de dezembro de 1956, em Brescia, filho de um farmacêutico que lhe vislumbrava um futuro tradicional, Mauro abandonou os estudos de engenharia e escolheu o caminho mais arriscado, porém mais autêntico: a música. Desde a adolescência, demonstrou um talento natural para melodia e produção, aliado a uma curiosidade inesgotável pelas novas tecnologias sonoras que, na década de 1970, revolucionavam o cenário musical. Após suas primeiras experiências com a banda Caravan, na década de 1980 Farina se tornou um dos protagonistas absolutos do italo disco, gênero que deu a trilha sonora à temporada brilhante da dance music europeia.

Mauro Farina compreendeu imediatamente o poder inovador deste novo gênero musical, recém-nascido na Itália. Em 1981, fundou o Factory Sound Studio e, pouco depois, a gravadora SAIFAM, juntamente com seu amigo e colaborador Giuliano Crivellente. Em 1983, também nasceu a lendária Time Records, com Giacomo Maiolini, e em 1988, a Asia Records. Farina e Crivellente saíram da Time, mas mantiveram um relacionamento amistoso com Maiolini. Essas gravadoras se tornaram focos de sucesso internacional, e Farina, com sua voz, suas composições e suas habilidades de produção, ajudou a definir o próprio som do italo disco: uma mistura de baixo eletrônico, bateria programada, melodias melancólicas e refrões explosivos, projetada para pistas de dança ao redor do mundo.
Farina não era apenas um produtor, mas um verdadeiro arquiteto do som. Com Crivellente, formou uma das duplas criativas mais prolíficas da Europa, capaz de lançar centenas de discos sob uma constelação de pseudônimos: Danny Keith, Radiorama, Joe Yellow, Atrium, Brand Image, Alan Barry, Tension, Max Coveri, Fellini, LovablesMark Farina, cada nome representando uma nuance diferente do mesmo universo sonoro, que sempre carregou sua marca reconhecível. Muitas de suas músicas são hoje consideradas clássicos absolutos do gênero: "Keep On Music", "Love Me Again" (Danny Keith); "Yeti", "Aliens", "Fire" (Radiorama); "I'm Your Lover" (Joe Yellow); "Funny Dancer", "Doctor Jekyll" (Atrium), e "Good Vibrations" (Alan Barry). Cada uma dessas produções mostrou a alma dupla de Farina: a do músico romântico, ligado à tradição melódica italiana, e a do inovador tecnológico, sempre pronto a experimentar sintetizadores, baterias eletrônicas e sequenciadores.

Seu talento não passou despercebido: o italo disco produzido por Farina e seus estúdios alcançou o mundo inteiro, influenciando o nascimento do eurobeat japonês e antecipando os sons da dance music dos anos 90. No Japão em particular, as produções de Farina se tornaram um verdadeiro culto: gerações inteiras de jovens se apaixonaram pelo som Time-SAIFAM, que se tornou a trilha sonora de uma cultura pop global feita de neon, vinil e sonhos eletrônicos. E o toque veronês não faltou: em 1985, junto com Crivellente, Farina compôs “Disco Scudetto”, o hino que celebrava o lendário campeonato Hellas Verona, símbolo de uma cidade que dançava ao ritmo do seu sucesso. Com The Saifam Group, Mauro Farina combinou criatividade e visão industrial.
O selo conquistou mais de 100 discos de ouro e platina, vendeu mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo, especialmente no Japão, Malásia e Indonésia, onde o grupo até ganhou um prêmio "Grammy", e colaborou com artistas de renome internacional como Laura Pausini, Eros Ramazzotti, Måneskin, Renato Zero, Fabri Fibra e muitos outros. Sua abordagem era única: ele combinava a arte do artesão do som com a mentalidade de um empreendedor capaz de antecipar os tempos. Sob sua liderança, a SAIFAM se tornou uma das mais importantes empresas independentes italianas, com seis estúdios de gravação e mais de cinquenta gravadoras satélite

Apesar do sucesso global, Mauro Farina sempre se manteve ligado a Lugagnano, onde encontrou seu verdadeiro equilíbrio e onde escolheu viver. Ele amava sua comunidade e a apoiava ativamente: foi presidente do Real Lugagnano em 2006 e 2007, incentivando os jovens a "jogar por seu país". Ele fundou mais de 50 gravadoras para diversificar rapidamente suas produções, impulsionando a aquisição de direitos sobre os catálogos de vários artistas italianos e alavancando colaborações com grandes gravadoras para revitalizar produções de sucesso que haviam sido deixadas de lado. Ele ocupou todos os cargos da indústria musical ao longo de sua carreira: músico, arranjador, produtor e distribuidor.

Aqui no Brasil, suas produções também fizeram sucesso. Muitas compilações/coletâneas foram lançadas, principalmente pela nossa sempre querida e inesquecível Paradoxx Music, nos anos 90. Nos anos 2000, faixas da SAIFAM foram incluídas em lançamentos da Building Records. Tantas canções, tantos projetos: DJ Miko, Wienna, TH Express, Kikka, Housecream, Morgana, Jessica Jay, Betty V., DJ Space'C, Bakerstreet, Booshida, Katty B., Killer Shadows, Libra, Levy 9Kate ProjectTexture, Pump SistersT-Sign, D-StressedLinda & CoGreta...Tantos vocalistas. A quantidade de pessoas a quem esse homem deu oportunidade, o número de talentos descobertos por ele e sua equipe, é impressionante. A quantidade de coisas que esse senhor fez pela dance music... Ele fez muito
Ele fez com amor e dedicação coisas que somente um verdadeiro apaixonado pela música poderia fazer. Através de seu incrível talento, criou trilhas sonoras para a vida de muitas pessoas, de diversas gerações, em várias partes do mundo. Construiu uma carreira brilhante, fez história e tornou-se uma lenda. Seu trabalho impecável viverá para sempre, é um fato indiscutível. No entanto, é impossível não pensar: "poxa, uma parte da SAIFAM se foi com ele" ou "a magia de tudo isso se foi com ele". Lamentavelmente, essa é a minha sensação. Seu filho seguirá à frente da empresa e torço para que tenha força, continue o legado do pai, honre-o e tenha sucesso, mas, para mim, nada será como antes

Em 1993, Farina e Crivellente, juntamente com Fabio Serra, participaram do "Iventi Italo Party" (organizado por I Venti D'Azzurro). Mauro cantou faixas do Radiorama, por exemplo. Abaixo, alguns registros (artigos) históricos publicados na revista I Venti D'Azzurro na época. 


O evento foi disponibilizado no YouTube. A qualidade da imagem é de VHS, mas não há problema. Possivelmente, é o único registro em vídeo do show, portanto, trata-se de um material raro. Logo abaixo, a apresentação em duas partes. Confiram.


Parte 2:


Deixo abaixo também algumas faixas de eurodance produzidas e escritas por Farina. É apenas uma pequena amostra do grandioso trabalho que ele realizou, sempre com muita qualidade.


A dance music não perdeu somente um grande músico, perdeu uma lenda, um gênio. O lamento e a tristeza são proporcionais ao tamanho e importância desse homem. Dias atrás, publiquei aqui no blog duas partes de um trabalho desenvolvido em 4 anos. Na segunda parte, há uma faixa que contou com o envolvimento de Farina. Lembro-me de ter escrito: "Vida longa ao genial Mauro". Onze dias após a publicação, ele faleceu. E, com todo o respeito aos demais produtores que são/foram gigantes e pelos quais tenho muito respeito e admiração, partiu o maior de todos, na minha opinião. O número 1 se foi. É, sem dúvida, uma enorme perda. 
Hoje, sua família (sua esposa Donatella Cirelli, seu filho Simone e suas netas Viktoria e Olivia), sua empresa, seu país, seus fãs e todo o mundo da música se lembram dele com carinho. Com seu talento e visão, Mauro Farina permanecerá para sempre na memória da música italiana como o pioneiro do italo disco, o artista que fez o mundo dançar a partir de uma pequena cidade perto de Verona. Um visionário capaz de enxergar o futuro, dar som à imaginação e deixar uma marca profunda e luminosa em todos os lugares, o exemplo de um homem que soube transformar um sonho em realidade, combinando paixão, inovação e humanidade.

Com o coração apertado e um profundo sentimento de pesar (e ainda em incredulidade), agradeço genuinamente ao Sr. Farina por ter amado tanto a dance music e por ter feito tanto por ela, por ter nos feito dançar tantas vezes, por nos presentear com músicas maravilhosas e atemporais e por ter nos proporcionado tantas alegrias e bons momentosEle seguirá vivo sempre que um entusiasta da dance music ouvir sua música. Ele viverá para sempreMuito obrigada pela música e por tudo, gênio eternoJamais o esqueceremos. E não é um adeus, é um até breveGrazie mille, maestro. Riposa in pace, Mauro Farina. 😞🙏🌷💔

Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs. 

Referências: 

Vemo-nos em breve. Até lá!. 

Um comentário:

  1. Uma semana terrível, além do Mauro Farina, também se foi Bernd Meinunger criador do grupo E-Rotic, o Ingo Hauss do U96 e Dave Ball do Soft Cell. 😭

    ResponderExcluir