terça-feira, 31 de dezembro de 2019

1994 : O boom da Eurodance

Olá,meus caros e queridos leitores!. Como vocês estão?. Espero que bem. Estão preparados para mais um post especial?.  O último post especial de 2019. Sejam todos bem vindos e obrigada pela visita!!!.

Pelo título,vocês já podem ter uma noção do que se trata. Vamos falar de algo que quase não é falado aqui no blog (ironia ativada) : Eurodance. Mas,num ano específico. Um ano bastante especial.
O ano escolhido é 1994. Não é qualquer ano. Antes de falarmos de Eurodance,vamos falar um pouco do ano. 

1994 foi um ano de muita coisa boa. Foi o ano em que estreou o ''Castelo Rá-Tim-Bum''' (TV Cultura),''Xuxa Park'' (Rede Globo),''Cavaleiros do Zodíaco'' (Rede Manchete),entre outras coisas legais na TV. Sem falar do Brasil sendo Tetracampeão na Copa do Mundo,nos Estados Unidos (ACABOU! É TETRA! É TETRA! É TETRA!).

Mas,infelizmente,também foi um ano de coisas tristes. Naquele ano,o Brasil perdeu um de seus maiores ídolos : Ayrton Senna. Sua morte provocou uma das maiores comoções da história do Brasil. 25 anos depois,muita gente ainda lembra com detalhes daquele Domingo (1º de Maio). Já já vamos falar do assunto do post,mas tem algo que precisa ser dito. Naquele fatídico Domingo,o cantor Haddaway estava no Brasil. No ''Domingão do Faustão'',inclusive. Haddaway veio para animar o programa,mas naquele dia era difícil. 

Ficou um clima bem pesado no palco,mas o cara tinha que ''seguir o roteiro''. O Faustão chegou a puxar conversa sobre o ocorrido e Haddaway comentou que era muito fã do Senna (como muita gente é). Acho que tem o vídeo dele no programa no YouTube. Faz um bom tempo que eu vi,não sei se ainda permanece por lá. 
Como se não bastasse,em Julho,o Brasil chorava novamente. Dessa vez,pela morte do talentoso humorista Mussum

Mas agora,vamos falar do assunto do nosso post especial de hoje : Eurodance,baby!.

A Eurodance como nós conhecemos,com aquelas características básicas que nos faz balançar o esqueleto freneticamente,começou a ganhar forma (mesmo) em 1993. Isso é um fato e nós não poderíamos esquecer de citar aqui. Mas,não é esse ano que vamos falar hoje.

Escolhi o ano de 1994 especificamente,por 3 fatores. Primeiro : O ano em questão é um ano muito importante para a Eurodance. Segundo : O ano em questão nos presenteou com músicas simplesmente memoráveis e com muita qualidade. Além,é claro,de muita gente boa ter surgido. E terceiro : Essas músicas já têm 25 anos (completados em 2019) e isso já torna o post mais que especial. 

Bem vindos à 1994 : O boom da Eurodance.


Em 1994,muita gente boa estava surgindo. Projetos,cantores,grupos...Alguns estavam em início de carreira e outros estavam entrando na cena. Em 1994,eu era uma criança de 2 anos!. Quem me dera tivesse nascido,sei lá,nos anos 70,para aproveitar mais dessa época mágica. Meus pais bem que poderiam ter se conhecido antes e agilizar o ''processo'',né?. Que vacilo,hein senhores?! (haha). Nem teria como pela idade deles,mas enfim...

EU SOU UMA NOVENTISTA (quase ninguém percebe isso)!. Era muito comum na era Eurodance dos anos 90,as músicas sempre (na maioria das vezes) terem vocais femininos e um rapper para ''dar um gás''. É uma das grandes características a se citar. Mas tem aquela desagradável que mancha a história toda : AS MARACUTAIAS,MODELOS E REAIS VOCALISTAS. Mas quem dera fosse ''privilégio'' apenas da Euro dos anos 90...

Mas 1994 foi um ano tão incrível para a Eurodance,que pra vocês terem uma ideia,a Xuxa no mesmo ano,lançou um álbum (''Sexto Sentido'') e nele havia uma pitada especial de Eurodance. A 1ª faixa ''Hey,DJ'' é a ''pitada''. ''Ah Ana,por que você citou a Xuxa?''. 1º porque eu tenho até hoje a fita K7 desse álbum dela e amava a música citada acima. E 2º porque tem o balanço e é do ano em questão. Além de ter muita Eurodance nos programas dela na época. E de outros também,era uma febre.

Dias atrás,eu pedi inspiração pra galera que curte a page do blog lá no Facebook. Eu perguntei : ''O que significou o ano de 1994 para a Eurodance,na sua opinião?''. Recebi algumas respostas bem bacanas :




Nada melhor do que resumir a importância de 1994 para a Eurodance,nas palavras de vocês que puderam acompanhar a época. Podem falar com mais propriedade do que eu. Quando eu pedi isso a vocês,esse post já estava em processo de criação. Vocês me ajudaram a ter inspiração. Muito obrigada pelos comentários,adorei ler cada um com suas histórias.
Nesse post especial,escolhi alguns projetos e canções para relembrarmos. E essa é apenas a 1ª parte. Vamos começar!. Além de falarmos das músicas,falaremos também um pouco da história de cada projeto citado. Apertem os cintos,porque iremos viajar para 1994.


                                                       ''Doces Sonhos''
A gente fala em Eurodance e pensa em vários projetos e eu posso apostar que muitos pensam primeiramente neste projeto que vamos falar agora. Ainda mais se já vem o ''Hola hola eh'' na cabeça.

Senhoras e senhores,LA BOUCHE.

Melanie & Lane

Vamos começar pelo início de tudo. 

No início dos anos 90 (precisamente 1992),a talentosa e saudosa Melanie Thornton decidiu se mudar de seu país natal (Estados Unidos) e foi morar com sua irmã na Alemanha. Melanie tinha o objetivo de fazer sucesso por terras europeias. Seu tio,Bob Chisolm foi o grande responsável pela ida de Melanie à Alemanha,foi ele quem a convenceu a ir pra lá. Melanie fazia parte de uma banda e ganhava muito pouco pelo seu enorme talento.
Seu tio disse a ela que numa noite num clube alemão,ela poderia cantar e ganharia bem mais do que estava ganhando anteriormente. E aí,ela foi pra lá e começou a se apresentar pelas noites alemãs. Então,ela começou a gravar demos e uma dessas demos era ''Sweet Dreams''.
A voz de Melanie na gravação,chamou bastante atenção de um dos maiores e famosos produtores musicais da Alemanha : Frank Farian (sim,o cara por trás de Boney M.,Milli Vanilli,etc...).

A banda Groovin' Affairs tinha o rapper Lane McCray (também Americano),como líder e Melanie foi convidada a fazer parte da banda. Ali,ambos se conheceram. Lane disse uma vez que eles estavam trabalhando recentemente (na época),mas que a ''química entre eles era perfeita''. Calma aí pessoal,sem malícia,ok?!. Química musical,beleza?. 
Frank Farian ficou completamente impressionado com a voz de Melanie e a FMP Studios resolveu iniciar um novo projeto. Mas qual seria o nome a dar para esse projeto?. Foi pensado em um nome francês e que teria muito a ver com Melanie : La Bouche (''A Boca'' em francês). Isso pela Melanie ter um ''bocão'',um vozeirão.

Entre as demos que Melanie já havia gravado,resolveram escolher ''SWEET DREAMS''. E que escolha,não é mesmo?!. Agora um detalhe que nem todos sabem. A parte de rap em ''Sweet Dreams'' foi gravada por Robert Haynes e não por Lane. 

Robert Haynes

A ''Groovin' Affairs'' acabou e Lane McCray migrou para o La Bouche,no lugar de Robert.
Na época de ''Sweet Dreams'',Melanie estava ''dividida'' entre o La Bouche e o Le Click. ''Tonight Is The Night'' (música com vocais de Melanie) e ''Sweet Dreams'' foram lançadas quase no mesmo tempo (ambas em 1994). A música de Le Click foi muito bem nas paradas da Europa,mas a do La Bouche conseguiu ir mais longe. Foi sucesso na Europa,Austrália,América Latina,no Japão,chegou na Billboard Hot 100 (ocupando o 13º lugar por semanas) e chegou NO TOPO das paradas de rádio europeias daquele ano.



Letra e música : Amir Saraf,Melanie Thornton,Robert Haynes e Mehmet Sönmez. Está no álbum de estreia do La Bouche : ''Sweet Dreams'' (1995).

A música se tornou um enorme BOOM e era incansavelmente tocada nas rádios do mundo todo. Com o sucesso de La Bouche,que ainda estava sendo assimilado por Melanie,ela optou por se dedicar ao máximo ao projeto. Sabemos que Melanie gravou para outros projetos (Comic,o próprio Le Click,Orange Blue,etc...),mas não tinha jeito,o negócio era La Bouche.

Poster de La Bouche com letra de ''Sweet Dreams'' em inglês e alemão (revista alemã)
Postado por Uli Maria no grupo Melanie Thornton of La Bouche (Fan Club) no FB

Sinceramente,é difícil dizer apenas uma música favorita quando se trata desse projeto tão bem sucedido. Mas,eu me arrisco a dizer. A minha favorita é ''Sweet Dreams''. Pode ser pelo fato de ser a primeira deles?. Talvez. Mas acho que é por ter uma melodia deliciosa de se ouvir,por ter uma certa magia,sei lá...

''Sweer Dreams'' foi tão bem,que não ganhou um videoclipe,GANHOU DOIS. A primeira versão mostra Melanie e Lane bem jovens (Iti Malia),no meio de muito colorido,fogo,dançarinos...
Um clipe muito bonito,bem produzido e que podemos apreciar a beleza (além do talento) de Melanie. 

Página de uma revista alemã sobre a primeira versão do clipe de ''Sweet Dreams''
Postado por Uli Maria no grupo Melanie Thornton of La Bouche (Fan Club) no FB

Como ''Sweet Dreams'' também fez sucesso na terra natal de Melanie & Lane,eles fizeram um 2º vídeo para a música. Intitulado ''US Version'',o  clipe saiu tempo depois (uns dizem que em 1995 e outros em 1996).
O sucesso da música trouxe a possibilidade de Melanie & Lane viajarem para várias partes do mundo. Se apresentaram em vários programas de TV,estiveram no ''Festvalbar 94'' (na Itália),programas da Alemanha (claro),...Exemplo? : ''Bravo Best Of '94'' (sim,da revista Bravo),como mostra a imagem abaixo.

Melanie e Lane em performance no ''Bravo Best Of '94''

O sucesso do La Bouche se manteve com o single seguinte : ''Be My Lover'',lançado em 1995. Se ''Sweet Dreams'' foi bem,''Be My Lover'' não decepcionou e foi até mais longe que a anterior. Bem mais,eu diria. Fez um sucesso danado,alcançou altas posições (foi 6º lugar na Billboard Hot 100) e o álbum ''Sweet Dreams'' foi lançado.
Em 95,o projeto saiu em tour pelo mundo e deu uma passada por terras Brazucas. Se apresentaram nos programas ''Xuxa Hits'' e ''Domingão do Faustão'',além de shows por algumas cidades do Brasil. A visita deles nos programas Globais foi pelo fato de ''Be My Lover'' estar na trilha sonora da novela ''A Próxima Vítima'' (1995),da Rede Globo.


Depois de um tempo,La Bouche lançou o álbum ''A Moment Of Love'' (1997),que contém músicas bem legais (como ''You Won't Forget Me'',''S.O.S.'' e ''Unexpected Lovers''). Depois do enfraquecimento do Eurodance e vendo que o projeto já não trilhava o mesmo caminho inicial,Melanie deixa o La Bouche (em 2000) e começa a planejar sua carreira solo. Melanie,então,é substituída pela cantora Natascha Wright. O single ''All I Want'' (2000),não foi muito bem nas paradas. Ao contrário do lançamento de La Bouche,Melanie estava indo muito bem nas paradas alemãs com seu 1º single solo ''Love How You Love Me''. A carreira solo de Mel estava a mil maravilhas,tanto que seu ''Wonderful Dream (Holidays Are Coming)'' seria a canção de Natal do comercial da Coca-Cola. E assim foi,depois do ocorrido que todos nós sabemos.
Depois de um show em Leipzig (Alemanha),Mel continuaria a promover seu álbum ''Ready To Fly'' e o single ''Wonderful Dream'',na Suíça. Se apresentaria em programas de TV e rádios,já estava tudo certo. Porém,no dia 24 de Novembro de 2001,o avião que ela estava (Voo 3597 da Crossair) caiu numa área arborizada,próximo de Zurique. Das 33 pessoas a bordo,24 morreram. Os 9 sobreviventes tiveram queimaduras severas e até hoje tomam remédio em consequência do ocorrido. Infelizmente,Melanie não estava entre os sobreviventes,nem ela,nem as meninas do ''Passion Fruit'' - Maria Serrano Serrano e Nathaly (ie) van het Ende. A outra integrante,Debby St Maarten e o empresário do grupo,sobreviveram por estarem na parte de trás do avião. Ambos mudaram de lugar no avião e sem saber,estavam salvando suas vidas. A causa do acidente foi a negligência e erros do piloto e co-piloto,mas muito mais os erros do piloto (que era experiente,imagina se não fosse...). RIP,Melanie e todas as demais vítimas desse acidente terrível.

Depois de 1 ano de morte de Melanie,em forma de tributo,La Bouche lançou ''In Your Life'',música que já havia sido gravada por Mel,mas não havia sido lançada. Anos passaram e atualmente o La Bouche continua na ativa,com Lane e a nova vocalista Sophia Cairo.

Sweet Dreams (1994)
Vocais : Melanie Janene Thornton
Raps : Robert Haynes
Álbum : Sweet Dreams (1995)

E em 2019,''Sweet Dreams'' completou incríveis 25 anos. Para comemorar,convido todos vocês a aumentarem o volume e curtirem este CLÁSSICO das pistas. Vamos nessa!. Boa vibe e boas recordações,galera!!!.



Uma das minhas performances favoritas do La Bouche,é esta no Festivalbar '94 (Itália). Olha a carinha de sono da Melanie (haha). Que fofa!.




''Sweet Dreams'' está entre as MAIORES canções de Eurodance dos anos 90 e isso JAMAIS irá mudar. Viva La Bouche!. Viva Melanie!. Descanse em paz,maravilhosa!.


''Você e eu para sempre''
Depois de um bem sucedido projeto,vamos com outro. Esse vem da Europa também,claro. Mais precisamente da Itália. Um dos projetos mais controversos,na minha humilde opinião. Sim,é um daqueles com maracutaias. Estou falando de CAPPELLA.


Para falarmos de Cappella,a gente precisa voltar bastante no tempo. E se você acha que me refiro aos tempos iniciais lá em 1987,lamento dizer,mas você está um pouquinho equivocado (a). Ledo engano achar que tudo começou ainda nos anos 80. Até tempos atras,eu achava que sim,mas não é não. E se eu disser que Cappella deu seus primeiros passos lá nos anos 70?. Pois é,foi assim. O nome não era Cappella em 1975,mas também não era algo muito longe disso : The Cappella-Project era o nome usado naquela época. Tratava-se de uma junção de compositores que faziam músicas para outros artistas.
O nome Cappella foi escolhido para evocar a ideia de renascimento e se refere justamente aos Frescos e Capelas da Renascença Italiana. Da junção de vários compositores,o único que ''sobrou'' foi Gianfranco Bortolotti (ele estava a frente da ''Media Records''). Em 1987,iniciou-se a parceria com o cantor Ettore Foresti e foi criada ''Bauhaus (Push The Beat)'',escrita por Gianfranco e Francesco Bontempi (sim,do ''Corona''). A música se tornou um sucesso e entrou em várias paradas musicais da Europa. 
O sucesso seguiu com ''House Of Al Kali'',''Be Master In One's Own House'',''House Energy Revenge'' e ''Get Out Of My Case''. Os lançamentos seguintes ''Everybody'' e ''Take Me Away'' foram sucesso também e ambas ''samplearam'' músicas de outros artistas. ''Everybody'' tem samples de uma música do ''Quadrophonia'' e ''Take Me Away'' de ''Love Sensation'' da cantora Loleatta Holloway

Em 1992,surge ''U Got 2 Know'' que se tornou o 1º hit comercial do Cappella. Além de usar samples de ''You Used To Hold Me'' de Ralphi Rosario & Xaviera Gold,''U Got 2 Know'' tem uma interpolação de outra música : ''Happy House'',de Siouxie & The Banshees (1980). A música se tornou um grande sucesso,ficando no Top 30 de toda a Europa,além de fazer sucesso também nos Estados Unidos. Eles precisaram colocar alguém no palco para as performances ''ao vivo''. A cantora Anna Ross ficou responsável por fazer isso. Como já foi citado,''U Got 2 Know'' tem uma interpolação (intercalação de palavras ou frases pertencentes a outros textos) de ''Happy House'' de Siouxie & The Banshees. Pois então,os responsáveis pelo projeto Cappella foram processados por usar o riff da música,sem pagar nada por isso. E adivinhem?. PERDERAM!.
Em 1993,lançaram ''U Got 2 Let The Music'' e no videoclipe da música,já estavam as novas ''caras'' do Cappella : Kelly Overett e Rodney Bishop. Nem precisa dizer que a música foi sucesso,né?. Precisa sim,FOI. Mais uma vez foram muito bem nas paradas europeias e chegaram na 1ª posição na Billboard Dance Chart. Mais uma vez,Cappella trabalhou com samples : ''Let The Music Take Control'' de JM Silk (1987),além de usar a melodia de ''Sounds Like A Melody'' da banda Alemã Alphaville.

Kelly & Rodney

Em 1994,lançaram ''Move On Baby'' (vocais seriam de Eileina Williams),que também foi muito bem nas paradas europeias. No mesmo ano,foi lançado o álbum ''U Got 2 Know'' (com Kelly e Rodney na capa,claro). Desse álbum,surgiram mais canções que tiveram sucesso : ''U & Me'' e ''Move It Up'' (vocais de Jackie Rawe). 
O rapper de ''Move On Baby'' e ''Move It Up'' não foi Rodney (finjam surpresa,ok?). Quem fez os raps foi o rapper Holandês MC Fixx it (Ricardo Overman),que colaborou em ''I Can't Stand'' do Twenty 4 Seven e também em ''Move Your Body'' do Anticappella. Apertem os cintos,vem mais polêmica por aqui e justamente com a música do post : ''U & ME''. Acompanhem.
Em 1992,a cantora Americana Vicki Shepard lançou a música ''Love Has Changed My Mind''...

Vicki Shepard

Ela pagou para produzirem a música e a levou para a Inglaterra,durante a sua tour por lá. Ela se aproximou do selo 3 Beat Music e eles licenciaram a música por 3 anos. Iria ser lançado como 1º single de Vicki nesse selo. Tempo depois,uma pessoa ligou pra ela dizendo que já tinha ouvido a sua música no rádio. Algo que a surpreendeu completamente. Ela não tinha ideia do que estava acontecendo,viu que a música estava indo bem e ligou para a 3 Beat Music para perguntar se eles haviam licenciado a música para a Media Records (do Cappella). Eles responderam dizendo um belo NÃO. Vicki tomou conhecimento de ''U & Me'' do Cappella,dessa maneira surpreendente. 
Ela provou que realmente era a voz dela na música e aparentemente queriam apenas colocar o nome dela nos créditos como backing vocal. Obviamente,ela não aceitou,já que usaram a voz dela sem autorização. ”Essa é a minha voz,a outra voz nesse disco é o rap. Tem mais uma voz feminina,mas a maioria de todo o gancho sou eu''. Ela contratou um advogado,mas foi um fiasco total,além do cara ter pedido pra ela não abrir a boca pra imprensa. É mole?. 

''Por favor!. Quando você está no Top Of The Pops,você tem que cantar ao vivo,mas você pode cantar sobre a sua faixa. Eu a ouvi (provavelmente Kelly) na Radio 1 tentando cantar um trecho em acappella e ela a destruiu. Eu me senti estuprada (ela usou essa palavra mesmo),completamente estuprada. Eles estão lá fora trabalhando com a minha voz,ganhando muito dinheiro. As pessoas não têm ideia de que sou eu. Isso me mata.'' - Vicki em entrevista para a NAJM Records - EUA (Entrevista em inglês - http://www.globaldance.com/InterviewVickiShepard2.htm)
Vicki tentou abrir um processo contra Cappella,mas não conseguiu. Isso porque ''U & Me'' foi lançado no mundo inteiro,mas não nos Estados Unidos. As leis americanas e italianas são diferentes e nada pôde ser feito na ''terra do Tio Sam''. Ela nunca recebeu nada pelo ocorrido. Que coisa deprimente,amigos!. Esse tipo de coisa que mancha a história da Eurodance.



Mas,fato é que ''U & Me'' tem a cara da Eurodance dos anos 90. Ela transborda Eurodance. Uma coisa a gente não pode negar : Kelly e Rodney arrasavam no palco. Principalmente a Kelly,sempre com coreografias bem apresentadas. Energia pura. Kelly lançou um single solo em 1995 (usando apenas Kelly O) e chama-se ''Follow Your Heart''. É perceptível a diferença de voz,comparando com as músicas do Cappella.

Kelly e Rodney na época de ''U & Me''

Naquela época era bem comum os videoclipes serem meio ''toscos'' ou até mesmo bastante coloridos,todos (quase) trabalhados no Chroma Key. O videoclipe de ''U & Me'' é uma coisa a se observar.

Matéria sobre o videoclipe de ''U & Me'' numa revista alemã
By : Webdjs.ch

A foto central da imagem  anterior 


Dizem que as vozes das cantoras Angie Brown Ann-Marie Smith também foram usadas no Cappella. Que coisa!.
Kelly e Rodney fizeram muitas turnês e shows por todo o mundo. Em 1995,eles lançam ''Don't Be Proud'',single que seria o último com Kelly a frente do projeto. Não,ela também não cantou nessa música. Foi lançada em 95,mas Kelly já havia deixado o projeto um tempo antes. Os vocais da música são de Eileina Williams. Cappella seguiu a linha Roberto Justos (sabe o de ''O Aprendiz''?) e mandou um ''Você está demitido!'' para Kelly e Rodney. Dizem que Kelly foi dispensada porque a gravadora queria a verdadeira vocalista no projeto. E Rodney...não sei! (haha).
Bom,fato é que ele foi substituído por Patrick Osborne e entrou outra cantora no lugar de Kelly. Depois é que Allison Jordan entrou. Mas detalhe,Rodney voltou. ''Tell Me The Way'' foi bem nas paradas italianas. 
Foram lançados ''I Need Your Love'',''Back In Your Life'',''Turn It Up And Down'' e ''Another You'',além do álbum ''War In Heaven''. Em 1997,lançaram ''Be My Baby'' na Europa e foram lançando singles por outras partes do mundo. Tiziano Pagani entrou no lugar de Rodney e produziu o single ''U Tore My World Apart''.

Em 1999,Gianfranco Bortolotti resolve dar uma pausa no Cappella e não lançar mais nada do projeto. Em 2013,Cappella volta com novos rostos : Lis & Marcus Birks. 

U & Me (1994)
Vocais : Vicki Shepard (refrão) e Eileina Williams (?)
Raps : Ricardo Overman (MC Fixx it)
Álbum : U Got 2 Know (1994)

25 anos,hein!?. Bora relembrar essa música fantástica (apesar dos pesares)?. Aumenta o som,porque essa também merece!.




Lembram que eu falei da energia da Kelly e do Rodney no palco?. Pois então,saca só!. Até as ''saídas fora'' do playback fica pequeno perto da performance deles. Vocês sabem,eu entorto o nariz com essa galera que dubla,mas esses 2 aí,tenho que admitir,MANDAVAM BEM PRA CARAMBA no palco. Performance no Dance Machine (França - 1994).



Cappella continua na ativa atualmente,porém com novos integrantes e ainda sob a supervisão de Gianfranco Bortolotti.
Não se sabe o que Kelly e Rodney fazem nos dias de hoje.

O que a gente sabe é que,apesar de tantas mutretas (aquelas que te dão raiva),Cappella é um projeto que a gente tem que respeitar. Não por todas as polêmicas que caminharam junto com o sucesso,mas pela obra musical. A gente não pode falar de Eurodance dos anos 90,sem falar de Cappella. É um projeto icônico. Não tem como dizer ''esqueçam essas mentiras e blá blá blá'',NÃO TEM,mas temos que admitir que apesar de tudo,foi feito um bom trabalho (no resultado final).
Por Cappella ser um projeto tão importante para a Eurodance dos anos 90 e suas músicas serem lendárias,é que ''ele'' está nesse post especial. 25 anos de ''U & Me'' que é sim,uma das músicas mais F*DÁSTICAS da Euro. 


''...Impossible to me''
Saindo da Itália,a gente pega um voo direto para a Alemanha. Queridos amigos,é hora de CAPTAIN HOLLYWOOD PROJECT.


É mais um ''projeto'' bem sucedido dos anos 90,porém precisamos ir até os anos 80 para falar dele. O ano é 1982 e o Americano Tony Dawson-Harrison (rapper,cantor,produtor e dançarino) fazia parte do Exército dos Estados Unidos (como Capitão). O navio que ele estava (que era de New Jersey) estacionou na Alemanha. Não parecia,mas era um pequeno sinal de que ali naquele país,as coisas mudariam na vida dele. Quando tinha um tempo de folga,ainda uniformizado,dançava para entreter seus amigos militares e claro,fazer o tempo passar mais rápido. Como era algo frequente,os amigos de Tony deram um apelido à ele : ''Hollywood''. Isso inicialmente,depois passaram a chamá-lo de ''Captain Hollywood''.
Em 1983,Tony participa do programa de TV Alemão ''Formel Eins''. Vocês devem estar se perguntando ''Como assim participa de programa de TV?. Ele não era famoso ainda''. Calma,povo!. Ele foi ao programa para fazer uma performance de dança. E ele se saiu bem e gostaram do que ele havia feito.
Ele recebeu atenção e crédito por ser o 1º Americano a introduzir aquele tipo de arte (sua dança) na Alemanha (e na Europa). Isso no início dos anos 80. A coisa ficou tão boa para o lado dele,que depois que terminou seu período no serviço militar,ele teve que se mudar em definitivo para a Alemanha e acabou se tornando coreógrafo do programa. Trabalhando como coreógrafo do ''Formel Eins'',ele teve a oportunidade de trabalhar com vários outros artistas. C.C. Catch,Kim Wilde,Paula Abdul e Milli Vanilli são alguns deles. Em 1985,ele começa sua carreira musical (lançando algumas canções como rapper,cantor e produtor) e a partir daí começou a coreografar seus próprios shows. Claro,com uma equipe de dançarinos junto com ele. 

No final dos anos 80,juntamente com o produtor Holandês Ruud van Rijen,cria e produz outro projeto conhecido dos amantes da Eurodance : Twenty 4 Seven. O resultado só poderia ser um sucesso. E realmente foi. Mas depois disso,ele optou por sair do projeto e dedicar-se integralmente à sua carreira solo. Ainda em 89,usando apenas ''Captain Hollywood'',ele lança o álbum ''Do That Thang'',porém o álbum não obteve sucesso. 
Mas,como ''quem acredita,sempre alcança'',ele alcançou. Em 1992,lança ''More And More'' (que faz parte do álbum ''Love Is Not Sex'' - lançado em 1993),com vocais da cantora Alemã Nina Gerhard. A música explodiu e se tornou um enormíssimo sucesso;ficando no topo das paradas musicais da Europa,Canadá e entrando na Billboard Maxi Singles. Depois,seguiu com ''Only With You'' (que entrou no Top 10 da Billboard),''All I Want'' e a música do post ''IMPOSSIBLE''.


''Impossible'' foi lançada quase no fim de 1993 e ganhou remixes em 1994. A música leva os vocais da cantora Americana Kim Sanders. A letra e música são de Tony Dawson-Harrison,Michael Eisele,Giora Schein,Jürgen Katzmann e Thomas Hübler. A música ganhou atenção e bombou na Europa. Convenhamos,né?. É maravilhosa e tem uma energia contagiante. 
E o que dizer do videoclipe?. Bom,a gente sabe que também é todo trabalhado Chroma Key,mas e daí?. Detalhe : Os vocais são de Kim Sanders,mas ela não aparece no clipe. Quem aparece é a também cantora Petra Spiegel. Sim,a Petra realmente canta. Se tem uma coisa que eu adoro no Captain Hollywood Project (além das músicas,claro),é a coreografia. A coreografia de ''Impossible'' é graciosa. Não tem como você ver o clipe e não querer aprender a coreografia. Eu já tentei e não obtive sucesso (haha).

                        Matéria de uma revista alemã,sobre ''Impossible'' e o clipe
                                                        By Webdjs.ch

Aqui,uma foto interessante. Tony,Petra e os dançarinos com Elton John.

Postado por Peter Grande Petráš‎ no grupo ''Captain Hollywood Project Fans'' no FB

Em 1995,Petra Speigal é oficialmente vocalista do projeto e os singles ''Flying High","Find Another Way" e "The Way Love Is'' são lançados. Além,é claro,do álbum ''Animals Or Human''
Tony resolveu mexer na sua equipe de produção chamou 2 produtores para trabalhar com ele : Tom Jacques G. Coin (Thomas Keil) e Thorsten Adler. Outro que também colaborou foi Alex Belcher
Em 1996,Tony muda novamente e chama P. Force e Miles Gordon aos trabalhos. Naquele ano,lança o single ''Over And Over'' que também vai bem,seguido de ''Love And Pain'' e ''The Afterparty'' (nome também do álbum).
Tony decidiu se dedicar a produzir outros artistas e voltou aos Estados Unidos. Trabalhou,por exemplo,com Nick Carter (Backstreet Boys) e com artistas de hip-hop. Em 2000,Tony conhece Shirin von Gehlen (cantora e coreografa) e se casa com ela em 2006. Em 2008,volta com o Captain Hollywood Project e lança ''More & More Recall'' e ''It Hurts With You". DJ BoBo o convidou para ser seu convidado especial na tour ''Fantasy'' e ele aceitou. 
Nessa volta do CPHP,Tony convida sua esposa para fazer parte do projeto e até os dias atuais,eles estão fazendo shows.

Impossible (lançado em 1993 - hit em 1994)
Vocais : Kim Sanders
Raps : Tony Dawson-Harrison 
Álbum : Love Is Not Sex (1993)

Então,vamos curtir mais essa ''somzera''?. Mais uma que merece aumentar o volume. Saca a coreografia!.




''Ana,você tem certeza que a Petra é cantora mesmo?''. Então,meus caros,sim ela é. Querem uma prova?. Acho que esta performance é uma prova. Tony e Petra mandando ''Impossible'' AO VIVAÇO. A gente sabe,isso é bem raro no universo da Eurodance,mas tem sim. E a prova está aí. YES!. E a coreografia?. Nem falo nada...



Talvez eu tenha esquecido de citar,mas Captain Hollywood é conhecido como o ''Pioneiro da Eurodance''. Está bom pra você ou não?. RESPECT. 
O cara realmente é fera,compondo,fazendo raps,produzindo e dançando. Temos uma lenda por aqui,galera!. Viva,Captain Hollywood!.


''Estamos procurando a coisa real''
Saindo da Alemanha,agora ''damos um pulo'' na Holanda,porque lá também tem projeto de talento e sucesso. É a vez de 2 UNLIMITED.


Produzido pelos produtores Belgas Phil Wilde e Jean-Paul De Coster,eles começaram com uma versão instrumental de ''Get Ready For This'' (na primavera de 1991). Apenas o instrumental já alcançou a 2ª posição nas paradas Britânicas. Mas,ainda faltava alguma coisa. Então,contrataram Ray Slijngaard para fazer a letra e os raps. Mas,ainda faltava algo e então Ray pediu que contratassem a cantora Anita Doth (que ele já conhecia dos clubes de Amsterdam). E assim foi feito. Gravaram a nova versão de ''Get Ready For This'' e lançaram em Setembro de 1991. O resultado?. Bom,um ENORME sucesso em toda a Europa,Austrália e Japão. Chegaram a parada da Billboard e em 1995,pela 2ª vez,surpreendentemente alcançaram o 38º lugar.
O álbum ''Get Ready'' foi finalmente lançado em Fevereiro de 1992 e depois o single ''Twilight Zone'' foi lançado em Março. Foi a 1ª música criada na junção Phil,Jean-Paul,Ray e Anita. A música estava indo muitíssimo bem nas paradas e ''Get Ready For This'' também,então Ray e Anita tiveram que gravar 2 vídeos em 2 dias,tanto para ''Get Ready'',quanto para ''Twilight Zone''. Depois disso,botaram o pé na estrada e viajaram para vários países,incluindo Espanha,Grécia,Argentina e Brasil. O álbum ''Get Ready'' foi um grandíssimo sucesso e ganhou DISCO DE OURO nos Estados Unidos (por exemplo). Seguiram com ''Workaholic'' em Abril daquele ano e viajaram para o Japão. No caminho,ouviram a demo de ''No Limit''. Em Agosto,foi a vez de ''The Magic Friend'' ser lançado. 

Depois de muito se ''discutir'',finalmente escolheram a música que seria o 1º single do próximo álbum : ''No Limit''. Pensa num sucesso ABSURDO?!. Pensou?. Então,alcançou o 1º lugar em 35 países diferentes,ganharam diversos prêmios e venderam 2,5 milhões de cópias em todo o mundo. Depois do MEGA-HIT,''Tribal Dance'' foi lançado. O tão aguardado álbum ''No Limits'' foi lançado em Maio de 1993,depois de ser gravado 2 vezes e mixado também 2 vezes. Todos estavam ansiosos pelo lançamento do álbum,que teve atrasos. Os atrasos foram causados pelo fato de que Anita e Ray estavam sempre viajando,fazendo shows,gravando vídeos e promovendo o 2 Unlimited. Tanto que,além de fazerem uma grande turnê pela Europa,eles também fizeram uma grandiosa turnê pela Ásia. Depois lançaram ''Faces'' (escrito por Ray e Anita) e ''Maximum Overdrive''.
 No início de 1994,foi lançado ''Let The Beat Control Your Body'' (essa estará na 2ª parte do especial,aguardem!) e foi o 1º single deles lançado naquele ano (o último do álbum ''No Limits''). Em Maio,lançaram ''THE REAL THING'' (a música do post) que foi bem aceito pelo público e se tornou também um sucesso. 


A música foi composta por Phil Wilde,Peter Bauwens,Ray Slijngaard e Anita Doth. A música se distanciou um pouco do que o projeto fazia. ''The Real Thing'' não era tão pesado (TECHNO! TECHNO! TECHNO! TECHNO!) em comparação as anteriores.
O videoclipe foi dirigido por Nigel Simpkiss,que já havia dirigido o videoclipe de ''Let The Beat Control Your Body''.

Anita & Ray na época de ''The Real Thing'' 

Ray & Anita na capa da revista ''Popcorn'' em 1994

Ray & Anita na capa da revista ''Bravo'' em 1994

Em Junho,foi a vez o álbum novo sair : ''Real Things''. Em Setembro ''No One'' saiu e eles gravaram o videoclipe da música na Austrália. Se tornou uma das músicas mais executadas nas rádios da Europa. Receberam um prêmio (mais um) na Holanda e destinaram o dinheiro para a UNICEF. 
Em Março de 1995,vem ''Here I Go'' e depois o último single do álbum ''Real Things'' : ''Nothing Like The Rain'' (já bem diferente de outras canções). Chega Outubro e é lançado o álbum ''Hits Unlimited'',com músicas já conhecidas pelo público e mais 3 novas músicas que seriam lançadas depois : ''Do What's Good For Me'',''Jump For Joy'' e ''Spread Your Love''. Último álbum com Ray e Anita no projeto,já que eles estavam descontentes por não participarem tanto no 2 Unlimited (na produção,etc...) e decidiram sair buscando novos caminhos em carreira solo.
Anita deu uma entrevista (em 2001) dizendo que inicialmente ela e Ray eram amigos,mas que ele acabou ''se perdendo no meio da curva''. Ele ''pegava'' fãs (''as Marias microfone'' haha) e as vezes era agressivo com Anita. Ela disse que ele não estava sabendo lidar com a fama e que não o culpava por nada,mas não poupou críticas a um dos produtores,Jean-Paul De Coster : ''Egoísta''. O contrato deles terminou em 1996 e a treta de Ray & Anita com Jean-Paul & Phil Wilde aumentou. Isso porque Ray & Anita (segundo ela),foram responsáveis pelos shows,pelas roupas,pelas letras; e pediram mais dinheiro e influência por isso. Jean-Paul não concordou e se recusou a fazer isso. Foi aí que Ray & Anita decidiram sair. A treta foi parar na justiça (e surpreende um total de 0 pessoas). Jean-Paul processou Anita,alegando que ela havia destruído seu projeto. Mas,adivinhem?. Ele PERDEU e ainda teve que pagar a grana que Anita havia pedido quando ainda estava no 2 Unlimited. E a justiça ainda considerou que pagavam muito pouco à ela quando ela ainda estava trabalhando com eles.

Anita foi bem na sua carreira solo,além disso,fez (creio que ainda faça) parte do ''Divas Of Dance'',juntamente com as cantoras Desiree (Des'Ray) Manders (2 Brothers On The 4th Floor) e Linda Estelle (T-Spoon).
Os produtores então,precisaram procurar novos integrantes para o 2 Unlimited e encontraram : Romy van Ooijen e Marion van Iwaarden. 2 Unlimited havia se tornado uma dupla feminina. Em Março de 1998,é lançado ''Wanna Get Up'' e em Abril o álbum ''II'' (mas não foi lançado em todos os países). Depois de um tempo,Romy sai do projeto. Em 2000,sai ''No Limits 2000'' e muitos imaginavam que seria o retorno de Ray & Anita ao projeto. Ledo engano. O videoclipe era uma animação. A música foi lançada em todos os países em que 2 Unlimited foi sucesso e depois lançaram o álbum ''The Millenium Mixes''
Passado os anos,em 2008,Ray & Anita estavam pensando em fazer uma reunião,pegar autorização e fazer shows com o nome 2 Unlimited. E então,os dois anunciaram que estavam trabalhando com Phil Wilde (um dos produtores do 2 Unlimited) em músicas novas. Eles fizeram uma aparição surpresa no show do Milk Inc,na Bélgica. Já em 2010,finalmente Ray & Anita lançam ''In Da Name Of Love''. Dois anos depois,finalmente depois de tantas farpas e negociações,Ray & Anita foram autorizados a usarem o nome ''2 Unlimited''. E aí puderam fazer vários shows,inclusive muitos festivais especiais sobre os anos 90.

Anita Doth ficou nessa nova etapa do 2 Unlimited até 2016. Ela decidiu sair e se dedicar à sua carreira solo. Nisso,ficou Ray e logo foi preciso encontrar uma substituta. E encontraram : Kim Vergouwen e ela está atualmente fazendo shows com Ray pelo mundo.

Então,bora relembrar mais esse primor dos anos 90?. Não tem como falar de Eurodance sem falar em 2 Unlimited. ''Ah,mas eles não são tão Eurodance assim...''. Desculpa aí,mas NÃO TEM COMO deixar de falar deles.

The Real Thing (1994)
Vocais : Anita Doth
Raps : Ray Slijngaard
Álbum : Real Things (1994)

Curto bastante esse som. Ajuste o volume e bora curtir mais essa música bem produzida do 2 Unlimited. Go! Go!.




E esta performance no Festivalbar '94,na Itália,hein!?. Legal demais. Bora conferir!.



Acho que as diferenças que haviam entre eles (Ray,Anita,Jean-Paul e Phil Wilde),foram resolvidas. Com o passar do tempo,a idade,as pessoas evoluem e amadurecem. Assim esquecendo e resolvendo seus problemas do passado. Pelo menos eu acho que deveria ser assim. No caso deles,creio que esteja tudo certo agora.
Não se pode deixar 2 Unlimited fora de um post como esse. Assim como os anteriores,eles também são LENDAS. Mais um projeto icônico e não há o que se discutir. Ray & Anita continuam pelos palcos da vida,fazendo o que fazem de melhor : Cantar e entreter o seu público. Público esse que cresceu junto com eles e os que não também. Anos e anos de estrada,só ''The Real Thing'' já tem 25 ANOS!. Olha a ''bagagem'' dessa galera. Respeito!. Viva,Ray & Anita!. Viva,2 Unlimited!.


''Seu sonho ganhará vida''
Vocês acham que nós vamos sair da Holanda?. Nã,nã,ni,nã,não!. Gente,é muita estrela. Vem mais gente boa por aqui. Eu adoro eles (na verdade todos,mas ok). Hora dos maravilhosos 2 BROTHERS ON THE 4TH FLOOR.

 

Tudo começou com eles,os irmãos (obviamente). Os Holandeses : Bobby e Martin Boer. Os dois viviam fazendo experimentos musicais no 4º andar de um apartamento em Utrecht. De tanto experimentarem sons,em 1990 eles alcançam o sucesso internacional com ''Can't Help Myself''.

Martin & Bobby Boer no estúdio em 1994 
Photo : FB 2 Brothers On The 4th Floor

Os irmãos então,chamam o rapper Da Smooth Baron MC e os cantores Peggy 'The Duchess' e Gale Robinson para se apresentarem no palco e depois lançam mais um single ''Turn Da Music''. Passado esse período,os irmãos deram um tempo para o projeto,mas ainda continuavam mexendo com música. 
Depois dessa pausa,o 2 Brothers voltou e junto veio uma nova canção : ''Never Alone''. Além da música nova sendo lançada,tinha outra novidade nesse ''pacote''. Novos integrantes. Quem?. Eles : Des'ray (Desirée Manders) e D-Rock (Rene Philips). A 1ª música com eles e já emplacaram,se tornando um grande sucesso. O single seguinte é a música do post. 

''DREAMS (WILL COME ALIVE)'' foi lançado em 1994 e se tornou um HIT instantâneo em 23 países. Isso mesmo,23 PAÍSES!. Alcançando altas posições nas paradas musicais na Holanda,Bélgica,Itália,Espanha,Polônia,Escandinávia,Brasil,Peru,Venezuela e África do Sul


Podemos dizer que ''Dreams'' é uma das músicas mais belas da Eurodance dos anos 90. Não só pela melodia,voz e produção da canção,mas principalmente pela sua letra motivacional.
''Dreams'' é uma daquelas músicas que são feitas para dançar,mas que também passa uma mensagem.

''Faça o melhor que puder para realizar um desejo''
''Esforce-se para manter seus sonhos e esperanças vivos''
''Mantenha seus sonhos vivos''

Artigo da revista alemã ''Bravo'' sobre ''2 Brothers'' e ''Dreams''
Talvez um dos primeiros artigos de revista com a formação Des'ray & D-Rock
By Webdjs.ch 

''Dreams'' em 1º lugar (por 3 semanas) no Top 50 da Holanda
Photo : FB 2 Brothers On The 4th Floor

Des'ray & D-Rock (direita) com dançarinos (esquerda) nos bastidores de um show em 1994
Photo : FB 2 Brothers On The 4th Floor

A música recebeu vários DISCOS DE OURO e PLATINA,além é claro de passar um bom tempo no topo das paradas musicais da Holanda e do mundo (como já foi dito e tô dizendo de novo).
Em 2011,eles receberam o ''Diamond Award'' no festival ''I Love The 90's'',na Bélgica. Pouco premiados,né?!.

''Dreams'' completou 25 anos em 2019 e no início do ano,Desray & D-Rock foram surpreendidos com o DISCO DE PLATINA DUPLO. Isso porque ''Dreams'' teve vendas superiores a 100.000 cópias na Holanda e mais de 20.000.000 de streams em todo o mundo.

Fotos do momento


Photos : FB 2 Brothers On The 4th Floor

Mas,seguindo com a história. Já que comecei,bora continuar.

Depois do sucesso de ''Dreams'',veio ''Let Me Be Free'' (outro fantástico single). Simplesmente ADORO (já disse que sou ''suspeita'' quando falo de 2 Brothers?). Na 2ª parte desse especial,''Let Me Be Free''com toda a certeza,estará presente. Aguardem!. A música ficou um bom tempo na parada musical da Holanda e foi 3º lugar em Israel.

Em Julho de 1994,o álbum ''Dreams'' foi lançado e como não poderia ser diferente,se tornou um sucesso,recebendo boas críticas. Já em 1995 e 1996,lançaram os singles ''Fly (Trough The Starry Night)'',''Come Take My Hand'' e ''Fairytales''. Mais uma vez,2 Brothers tiveram sucesso em seus singles lançados. As músicas ficaram no topo das paradas musicais europeias. Eu confesso que entorto o nariz quando se fala em Happy Hardcore,mas as lançadas pelos Holandeses são tão bem feitas,que esqueço desse fato (haha). São muito boas. 
Eles estiveram no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) em 1995,participando do ''Close Up Dance Festival''. Creio que até hoje eles têm boas lembranças dessa época. Bom demais,né?!. 

Ainda em 1996,lançaram mais um single : ''There's A Key'' e um novo álbum : 2.
Depois,foi lançado ''One Day'',música bastante diferente do que os fãs estavam acostumados a ouvir do 2 Brothers. É uma música numa pegada mais R&B,totalmente fora do Eurodance. Em 1997,veio ''I'm Thinkin' Of U'',que curto bastante. Gosto do clipe também,Des'tay aparece poderosa nele. Já em 1998,seguiram com ''Do U Know'' e ''The Sun Will Be Shining''.
Chega o ano de 1999 e aí eles lançam ''Heaven Is Here'',outra excelente produção,na minha humilde opinião. ''Living In Cyberspace'' foi lançada no mesmo ano e é uma versão cover de ''Living On Video'',de Trans-X. Mais uma que dispensa comentários. Em 2000,foi a vez de ''Wonderful Feeling'' ser lançada. Sabe aquela música que tem a cara do início dos anos 2000?. Pois essa é uma das que mais tem a cara do início dos anos 2000. Eu gosto ''muitcho''. 2001 chega e depois de muitos impasses para saber qual single seria finalmente lançado,escolheram ''Stand Up And Live'' (produzido por G-Spott). Pelo o que se sabe,a música não ganhou nenhum vídeo promocional. Uma pena,já que a música é boa. Até então,acabou se tornando a última música lançada do 2 Brothers,já que no ano seguinte,Des'ray resolveu seguir carreira solo e D-Rock seguiu outros caminhos com E-life.
Des'tay e D-Rock participaram do ''I Love The 90's'',na Bélgica,em 2008. Foi um momento épico,porque eles estavam novamente juntos no palco (para um público grande). Como já citei anteriormente,eles também apareceram na edição de 2011. E eles continuam na ativa atualmente,fazendo diversos shows pelo mundo,principalmente em festas sobre os anos 90. Tempos atrás,estiveram fazendo show no Peru (por exemplo). ACORDA,BRASIL!.


Dreams (Will Come Alive) (1994)
Vocais : Des'ray (Desirée Manders)
Raps :D -Rock (Rene Philips)
                                                 Álbum : Dreams (1994)


Esta música é perfeita!. E eu pergunto à vocês : Vocês estão prontos emocionalmente para relembrar mais essa joia da Eurodance?. Estão preparados para balançar o esqueleto e cantar freneticamente a plenos pulmões ''COME ON DREAM ON,COME ON DREAM ON,BOY''?. Bora!. 



Já me perguntaram algumas vezes : ''A loira do 2 Brothers canta mesmo?''. Esse tipo de pergunta,infelizmente,é bem recorrente já que na Eurodance está cheio de carinhas bonitas fingindo que cantam. 
A Des'ray é essa loira maravilhosa,de olhos claros que conhecemos. Como diz a minha mãe,''Bonita a moça''. Para a nossa alegria,Des'ray REALMENTE CANTA e o D-Rock realmente faz os raps. Esta apresentação em um programa de TV na Holanda,mostra bem isso. É claro que a gente consegue perceber que D-Rock está tendo um auxilio de um outro cara na hora dos raps,mas é ele mesmo,tá galera?. Não sei se é para preservar a voz,alguma coisa assim,mas é isso. Des'ray cantando AO VIVAÇO é uma coisa que arrepia. Que talento,senhoras e senhores!.



Todos os projetos de Eurodance são especiais e tem o seu valor. Muitos deles fizeram história e marcaram época. Sempre serei suspeita pra falar desses ''caras'' e dessas ''minas''. Mas,sinceramente,2 Brothers On The 4th Floor tem um lugar especial no meu ''cuore''. Sim,esse projeto maravilho está no meu ''Top (tantos) Projetos Especiais''. 
Um projeto de trabalho impecável. Mais um que a gente pode chamar de LENDA!. Tão lenda,que estão na ativa até hoje e milhares de pessoas ainda continuam ouvindo suas músicas. Viva,Martin,Bobby,Des'ray & D-Rock. Viva,2 Brothers On The 4th Floor!.


A gente sai de um projeto fabuloso,e já entre em outro. Que coisa!. Este projeto tem FÃS PRA CARAMBA. Não que os outros não tenham,todos são especiais. Mas este causa delírios (haha). Saímos da Holanda e voltamos para a Alemanha. São eles mesmo : MASTERBOY.


No ano de 1989,Enrico Zabler conheceu o DJ Tommy Schleh em um clube de Londres e aí decidiram trabalhar juntos. No início de 1990,é criado o Masterboy e lançam o single "Dance To The Beat". A música vai bem e entra na parada musical. 
Em Novembro do mesmo ano,lançam o 2º single "Shake It Up And Dance" e em Dezembro,foi gravado um videoclipe para promover o single. Em Março de 1991,começam a trabalhar para lançar um álbum. Masterboy estava indo muito bem nas paradas musicais da Europa,tanto que chamou a atenção dos talentosos do Pet Shop Boys. Os caras queriam que o single recente de Masterboy,''Shake It Up And Dance'',fosse lançado na Inglaterra pelo selo do Pet Shop Boys na época : Spaghetti Records.
No mês de Julho,os Alemães lançam mais um single : "I Need Your Love" e em Setembro,sai finalmente o 1º álbum : ''The Masterboy Family''.
Para o novo ano (1992),os caras estavam mirando novos desafios,um novo e diferente som para suas produções. E assim passaram a pensar sobre isso e preparar algo novo para lançar. Então,"Noche Del Amor" foi lançado. Na época,Enrico usava o pseudônimo de Rico Novarini e a música foi a 1ª com os vocais de Trixi Delgado.
Em Julho de 1993,o novo álbum do projeto é lançado : "Feeling Alright". O 1º single desse álbum é "Fall In Trance" e imediatamente aparece nas paradas de Dance da Europa. Já em Agosto,lançam a deliciosa "Everybody Needs Somebody" e a música esteve presente em TODAS as paradas de Dance na Europa,sempre beliscando uma boa posição (Top 10 na França,Áustria,Suécia,Suíça...).
Em Fevereiro de 1994,mais uma ''bomba'' de Masterboy chega : "I Got To Give It Up" e o videoclipe da música foi gravado em Londres. O videoclipe era presença frequente nos programas da MTV (Europa) e VIVA TV (Alemanha).
Como ''pouca bomba'' não era nada para os caras,eis que "Feel The Heat Of The Night" é lançado em Julho de 1994. A música só subia nas paradas. No mês seguinte,o álbum "Different Dreams" é lançado. Em Setembro,mais uma alegria completa para o projeto. Eles receberam o DISCO DE OURO na Alemanha,por ''Feel The Heat Of The Night'' vender mais de 300.000 cópias. Além,é claro,de DOMINAR as paradas de Dance em toda a Europa. Sucesso sem precedentes. Em Outubro,iniciaram uma turnê pela Alemanha : 40 shows em 4 meses. 

Lançam finalmente,mais um single : "IS THIS THE LOVE" (a música do post). Mais um super acerto dos alemães e a música entrou novamente nas paradas,principalmente no Top 20.


Na França,''Feel The Heat Of The Night'' estava bombando alucinadamente. Masterboy era fenômeno absoluto por lá e ''Is This The Love'' chegou para agregar mais ''loucura'' aos franceses. 

Poster de Masterboy com letra de ''Is This The Love'' em inglês e alemão
Revista Bravo

Música e letra de ''Is This The Love'' : Enrico Zabler,Tommy Schleh,Beatrice Obrecht (Trixi) e Stephan Krauss. Foi lançada em Outubro (alguns citam Novembro) de 1994 e está no excelente álbum ''Different Dreams'' (lançado no mesmo ano).

Artigo de revista sobre o videoclipe de ''Is This The Love''
By Webdjs.ch

A música também é faixa da trilha sonora internacional da novela ''Quatro Por Quatro'' (1995) da Rede Globo. Na época,era bem comum ter alguma música Eurodance em novelas. 


Em Março de 1995,Masterboy ganha DISCO DE OURO na França,pelo álbum ''Different Dreams''. Com a 7ª posição na parada de álbuns e 3 dos seus singles em altas posições na parada francesa,o Masterboy se tornou o projeto estrangeiro de maior sucesso na França,juntamente com (olha só) 2 Unlimited.
O Março de 1995 estava tudo ''muito bem,obrigada'' para eles. No mesmo mês,eles pisaram em solo Brazuca pela 1ª vez. Sim,ELES ESTIVERAM NO BRASIL!. Eles se surpreenderam quando chegaram aqui. Descobriram que suas músicas estavam muito bem nas paradas brasileiras,ficando por 4 semanas em 1º lugar. TOCAVA PRA CAR*LHO nas rádios. Estiveram dando entrevistas para a Jovem Pan e para a MTV Brasil. Estiveram no ''Close Up Dance Festival'',fazendo shows em São Paulo e na praia de Ipanema,no Rio de Janeiro. Aproximadamente 70 mil pessoas enlouqueceram ao som de Masterboy (entre outros). Isso foi o ápice pros caras. Eles ficaram CHO-CA-DOS com tanta gente e com toda a energia que só os BRs têm (haha). Acho que é algo que JAMAIS eles vão esquecer.

Em Junho de 1995,lançam mais um single que iria se tornar outro sucesso : "Generation Of Love". O videoclipe da música foi gravado em um estúdio,em Londres. Perceberam que eles gostam dessa cidade,né?. O clipe foi dirigido por Jonahhan Bate. 

Em Outubro,o single ''Anybody'' foi lançado e no mesmo mês,o álbum ''Generation Of Love'' também. Chega o ano de 1996 e lançam mais uma música incrível,"Land Of Dreaming". Mais uma bem produzida,com letra e melodia belíssimas. Posso dizer que é uma música que te dá uma certa paz. As versões remixadas da música,que foram lançadas nos Estados Unidos,foram muito bem também e chegaram à parada Dance da Billboard.
Em Março de 96,se uniram com outros artistas e lançaram "Love Message",cujos benefícios foram coletados para ajudar na pesquisa contra a AIDS. Música sensacional,em prol de uma boa causa. Adivinhem?. Ganharam (de novo) DISCO DE OURO.
Em Julho de 96,Trixi decide sair do Masterboy e inicia sua carreira solo. A cantora Americana Linda Rocco (The Real Milli Vanilli,Dance 2 Trance...) tem a difícil tarefa de substituir Trixi. Linda começou fazendo shows pela Alemanha com Masterboy e depois eles lançaram "Mister Feeling". O videoclipe foi gravado na Espanha (pensaram que era Londres de novo,né?).
Em Setembro,no meio de shows e compromissos,os caras do Masterboy ainda arranjaram um tempinho para,além de produzir um novo álbum,compor uma música para outro grande nome do Eurodance : Ice MC. Eles compuseram "Give Me The Light" (por exemplo). Assim,dando um ''pitaco'' no álbum ''Dreadatour'' do Ice. Além de também fazerem 2 músicas para Indra.

Em 28 de Outubro,lançam o novo álbum "Colours",juntamente com o single ''Show Me Colours''. Em Fevereiro de 1997,lançaram uma música que,na minha opinião,é uma das mais belas deles (dá as mãos com ''Land Of Dreaming'',de tão bela) : "Just For You". Música em forma de agradecimento aos fãs,por todo apoio de tantos anos. O videoclipe foi gravado na catedral de Goteborg,na Suécia.
Em Julho de 97,é a vez de "La Ola Hand In Hand" ser lançado. Confesso que gosto bastante. Ela gruda na cabeça. O clipe foi muito bem produzido (assim como do single anterior) e também foi gravado na Suécia. Depois disso,o Masterboy faz uma pausa e Tommy faz sua carreira solo com o nome de ''Klubbingman''.
No início de 1998,Masterboy aparece com uma música nova no pedaço "Nights On Broadway". A música é uma versão cover dos Bee Gees. Na época,foi lançado uma compilação chamada "We Love Bee Gees",que nada mais é que um álbum dedicado ao Bee Gees. Muitos outros artistas também colaboraram. A música está totalmente longe daquilo que conhecemos de Masterboy.
Em Agosto de 1998,Enrico,Tommy e Linda voltam com o Masterboy e lançam "Dancing Forever". Depois disso,mais uma vez,Masterboy dá uma pausa. Linda sai. O ano de 1999 chega e depois de uma árdua procura por uma nova vocalista,eles encontram Annabell Kay (Annabell Krischak). O single "Porque Te Vas" é lançado. A música vai bem. No começo de 2000,vem "I Like To Like It". Em Junho,sai "Feel The Heat Of The Night 2000",uma nova versão da música deles mesmo. Chega Março de 2001 e é lançado "Ride Like The Wind".

Ainda em 2001,aparecem os primeiros boatos de que Trixi estaria voltando ao Masterboy. Depois foi provado que era isso mesmo. Em 2002,lançaram a excelente "I Need A Lover Tonight". Também saiu "Feel The Heat Of The Night 2003''. Mais uma vez,pausa. Tommy,usando ''DJ Klubbingman'' lança algumas músicas com participação de Trixi nos vocais.
 Em 2013,Masterboy (Enrico,Tommy & Trixi) se apresentaram no Sunshine live 90er Party,em Mannheim (Alemanha). Em Abril do ano passado (2018),para total delírio dos fãs,lançaram ''Are You Ready (We Love The 90s)''. Recentemente,o clipe da música alcançou a marca de 4 MILHÕES de views no YouTube. E eles estão na ativa,fazendo vários shows. E estão planejando novos singles e um NOVO ÁLBUM para 2020,para comemorar os 30 anos de sucesso. Aguardaremos!.

Is This The Love (1994)
Vocais : Beatrice Obrecht (Trixi Delgado)
Raps : Tommy Schleh
Álbum : Different Dreams (1994)

O 1º clipe que eu vi do Masterboy foi justamente o de ''Is This The Love''. Havia ganhado um DVD só de videoclipes Eurodance 90's e uma das músicas era esta. Já faz um bom tempo isso. Música maravilhosa,batida frenética,as luzes piscando,clima de baladinha bem típica anos 90,a voz da Trixi. Não tem nem o que falar. Estupenda. Um dos meus clipes favoritos. Bora relembrar,então?. Aumenta o som,meu bom!.




Em 2019,eles estiveram no Peru. Brasil,assim você magoa,hein?!. Eu juro por Deus,se eu fosse milionária,esses caras (entre outros) não sairiam daqui. Não tem ninguém com ''bala na agulha'' pra trazer eles,poxa...
Sentindo uma invejinha saudável dos Peruanos. Brincadeira,galera!. Tô de boa. A Trixi simplesmente continua com a voz maravilhosa. Que espetáculo!. Apenas apreciem.



O que eu posso falar mais de Masterboy?. Esses caras lá em 1989,quando se conheceram,acho que não tinham ideia de que um dia eles iriam ser chamados de LENDAS da Eurodance. A Trixi,meu Deus do céu,QUE MULHER!. A voz dela é possível se reconhecer de longe. Em ''Love Message'',tem uma galera junto,mas a voz que mais se destaca é justamente a dela. Essa veio pra somar. 2 caras talentosos na área de produção e composição,se uniram com uma vocalista fenomenal. Isso tinha alguma possibilidade de dar errado?. Lógico que não. Sucesso atrás de sucesso. Está na minha listinha de ''Top (tantos) Projetos Especiais''. Masterboy já tem bem dizer 30 anos de estrada,''Is This The Love'' tem 25. Incrível o poder da boa música. Eles se completam,simples assim. Máximo respeito ao Enrico,Tommy e Trixi. Masterboy ontem,Masterboy hoje,Masterboy SEMPRE!.


''Pipapaparapo,pipapaparapo...''
E as lendas não param. Vem mais uma agora. Um cara que a gente tem um carinho especial e que faz muita falta. Hora de relembrar o senhor,SCATMAN JOHN.


O Americano John Paul Larkin (nome real de ''Scatman John'') teve uma infância complicada. Aos 14 anos,começou a tocar piano. Teve uma ligação muito forte com o Jazz,com a música,mas havia um obstáculo : Sua gagueira. Numa entrevista,ele disse : ''Eu me escondi atrás do piano porque tinha medo de falar''. John se envolveu com drogas e alcoolismo,até que viu seu amigo morrer por causa dos mesmos hábitos e decidiu mudar de vida. Mudou-se para a Alemanha e passou a se apresentar em bares e clubes.
Seu empresário deu uma ideia : Cantar ''scat'' misturado com música dançante. John ficou com medo,porque as pessoas que o ouvissem cantar esse tipo de música,perceberiam sua gagueira. Sua esposa Judy sugeriu que ele cantasse sobre sua condição em suas músicas. Trabalhando com Tony Catania,ele grava e lança em 1994,seu hit ''SCATMAN (SKI-BA-BOP-BA-DOP-BOP)'' - a música do post. Como sugerido por sua esposa,na música ele encoraja aqueles que são gagos a não desistirem.


Apenas 1 semana depois do lançamento da música,ela já estava em 1º lugar nas paradas Europeias. O videoclipe todo em preto e branco,foi dirigido por Kerstin Mueller. Foi o 2º single mais vendido na França em 1995. A música se tornou um estouro absoluto (até hoje é lembrada e aclamada).

Um registro (aparentemente) dos bastidores do clipe de ''Scatman''
Photo : FB Scatman John

Artigo de revista sobre ''Scatman''
By Webdjs.ch

''Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)'' é de John Larkin (Scatman) e Antonio (Tony) Catania e está no álbum de estreia do nosso gaguinho favorito : ''Scatman's World''.
Não havia dúvidas,''Scatman Mania'' já estava dominando o mundo. Se alguém tinha dúvida disso,a dúvida foi definitivamente pra longe depois do lançamento de seu 2º single : ''Scatman's World'' (1995). Mais de 1 MILHÃO de cópias foram vendidas,além de ir super bem nas paradas. Acha pouco?. Então,olha só. No verão (na Europa) de 1995,saiu o 1º álbum de Scatman,o ''Scatman's World'' e o álbum simplesmente vendeu incríveis 3 MILHÕES de cópias. Esse cara talentoso fez sucesso em toda a Europa,mas se tem um país que ''abraçou'' muito a ''Scatman Mania'',esse país foi o Japão
Lá,ele ganhou o prêmio de ''Artista do Ano''. Fizeram até boneco dele. Ele também foi contratado para aparecer em 2 comerciais japoneses,um de pudim e outro para cosméticos (com a música ''Su Su Su Super Kirei''). O ''Super Kirei'' quer dizer ''Super Linda'' em japonês.
Na Europa,ele até teve sua imagem impressa em milhões de latas de Coca-Cola. No MTV Europe Music Awards,ele ganhou o prêmio de ''Melhor Artista Masculino'',disputando com Michael Jackson,Dr. Dre,Neil Young e Lenny Kravitz.
Scatman John ganhou o Prêmio Annie Glenn,pelo excelente serviço prestado à comunidade gaga. ''Everybody Jam!'' foi lançado e nele Scatman transmite toda a admiração pelo Jazz e pelo seu ídolo de infância :  Louis Armstrong. O novo álbum recebeu o mesmo nome.

Scatman John em 1995 (provavelmente)
Photo : FB Scatman John

 Seu último álbum ''Take Your Time'' saiu em 1999,época em que já estava debilitado por problemas de saúde (que enfrentava desde 98).
No dia 3 de Dezembro de 1999,John faleceu em sua casa,na Califórnia (em decorrência de câncer de pulmão,aos 57 anos) e deixou o mundo da música mais triste. Ele foi cremado e suas cinzas foram jogadas ao mar. Já são 20 anos sem o carisma e talento de Scatman John.
Algumas de suas declarações :
''Meu maior problema (gagueira) na infância é agora o meu maior patrimônio".
''Espero que as crianças,enquanto elas cantarem minhas músicas ou as dançarem,sintam que a vida não é tão má assim''. (numa entrevista em 1996)
''A gagueira tinha o controle de mim. Eu fui vítima da minha gagueira. Hoje não sou mais. Não sabota mais a minha vida''
''O que Deus quiser,está bom para mim. Eu tive o melhor da vida''.

Ele vendeu 8 MILHÕES de CDs,teve dois singles número 1 em quase TODOS OS PAÍSES do mundo,possui 14 DISCOS DE OURO e 18 de platina.

Muitas homenagens já foram feitas (merecidamente) ao Scatman John. Duas (em música) que posso citar : Do DJ e produtor a Alemão Mark Oh (''Scatman'' lançado em 2009) e a homenagem mais recente do produtor e cantor Lou Bega ("Scatman & Hatman" lançado em 2019). 

Homenagem em desenho : Mini Scatman John
By Ludzik


Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop) (1994)
Vocais : Scatman John
Álbum : Scatman's World (1995)

Todas as homenagens são válidas,esse cara merece. E ele merece que você aumente o volume para relembrar este clássico da Eurodance. Vocês sentem o mesmo que eu?. Sempre me transmite alegria quando ouço. Bora relembrar!.




Aqui,uma apresentação na Itália,no Festivalbar em 1995



A gente vê que esse cara tinha prazer em fazer o que fazia. Era movido à música. Que bom que sua esposa Judy,o incentivou a falar sobre sua condição através da música,mesmo ele estando com medo da reação das pessoas ao perceber sua gagueira.
Que bom que esse homem ''botou a cara a tapa'' e mostrou que era SIM,possível uma pessoa gaga cantar. Graças à isso,ele passou sua mensagem.
O receio da reação do público não foi nada perto do que ele conseguiu conquistar. Conquistar o quê?. O MUNDO. Já li comentários assim : ''Ame ou odeie,ele é uma lenda''. Espera aí. Quem é capaz de odiar esse cara?. Sério,você não gostar,ok,é uma questão de gosto. Mas odiar?. Só um ''coração peludo'' ou uma ''alma sebosa'' pode odiar esse cara. Desabafei,desculpem...
Através de sua música,ele conseguiu incentivar muita gente a seguir em frente. Um dos artistas mais carismáticos e talentosos da Eurodance. Um guerreiro. Estaria com 77 anos hoje. Ele se foi,mas sua música vive. Sua mensagem vive. Quer dizer,será que ele morreu mesmo?. Como alguém disse,num comentário sobre ele...

''Ele não morreu. Ele simplesmente voltou para o ''Mundo de Scatman'' (Scatman's World)''
Descanse em paz,querido John!.


''Pink and green and white''
E vem mais coisa boa por aqui. Mais um ''projeto'' de sucesso. Está servido de outra lenda?. Então,deleite-se. Vamos com B.G. THE PRINCE OF RAP.


Eu usei as aspas porque B.G. são as iniciais do nome verdadeiro do líder do ''projeto''. Bernard Greene nasceu em Washington,em 28 de setembro de 1965. Depois de se mudar para a Carolina do Sul,ele ingressou no Exército dos Estados Unidos e foi para a Alemanha (aonde eu vi algo parecido?),isso em 1985.

Depois desse período,ele começou a se interessar por rap e atuar como cantor e dançarino,se apresentando em competições de rap em Frankfurt. Ele ganhou vários prêmios e a partir daí,começou a ser chamado de ''The Prince Of Rap'' (O Príncipe do Rap).
 Logo ele foi contatado pelos produtores que lançariam sua carreira internacional (entre eles Jam El Mar Stefan Benz,que co-escreveu as letras das músicas de B.G.). 

Seu 1º single oficial,"Rap To The World",teve grande sucesso em clubes alemães. Foi seguido por "Give Me The Music" e "Take Control Of The Party". O 1º álbum oficial se seguiu,"The Power Of Rhythm" (1991). 
A história de sucesso realmente começou com a crescente popularidade da Eurodance. "This Beat Is Hot" e "Can We Get Enough" começaram a ser tocados na América do Norte. Mas tem uma música que se tornaria definitivamente um enorme BOOM. Sabem de qual música estou falando?. Adivinhem?. A música do post. Sim,ela mesma : ''THE COLOUR OF MY DREAMS''.


A música,com colaboração da cantora Paris Red,foi um sucesso. Ela foi lançada em 1994,como 2º single do 2º álbum de B.G. : ''The Time Is Now''. ''The Colour Of My Dreams'' foi bem na Europa,principalmente na Alemanha e Finlândia.
Alcançou o 1º lugar nas paradas de Dance Music no Canadá e o 10º lugar em Israel. O videoclipe da música foi dirigido pelo diretor Sueco Matt Broadley (não sei se dirigiu os 2 vídeos).

Algumas pessoas acham que não é possível escrever uma letra romântica para uma música agitada. Sim,têm pessoas que pensam assim. Mas,''The Colour Of My Dreams'' é uma prova de que é possível sim. Acompanhe :

''Agora nunca estaremos separados,mas compartilharemos um coração''
''Mas apenas valorize o prazer quando estivermos juntos''
''Respire o cheiro do ar da primavera''
''Dê uma olhada no mar. Aprecie a vista da harmonia''
''Mostrando cores de amor. Esse tipo de amor que você sonha''
'Mas quando sair,espero estar perto,minha querida''

Letra e música de Bernard Greene,''Morrison Long'' (Nosie Katzmann),Jam El Mar (Rolf Ellmer) e Stefan Benz.

Artigo de revista sobre B.G. e ''The Colour Of My Dreams''
By Webdjs.ch


Mas é claro,que como um bom ''projeto'' de Eurodance,tem que ter uma confusãozinha. É um bolo doido,melhor dizendo. Vou explicar.
Os vocais de ''The Colour Of My Dreams'' são de Paris Red,certo?. Certo!. Mas e no videoclipe,ela aparece?. Não!. Então,quem aparece?. Quem aparece é a cantora (sim,ela canta!) January Ordu (DJ Company). ''Só isso,né?''. Não,tem mais!.
E nas performances no palco,quem ia?. Bom,quem ia pro palco era outra cantora : Janet Taylor (que inclusive,aparece em outros clipes do B.G.). Na passagem do B.G. pelo Brasil (sim,ele esteve aqui),ele participou dos programas ''Domingão do Faustão'' e ''Xuxa Hits''. Então,Janet veio com ele.
Como eu falei,é um bolo doido,amigos!. Mas deixando claro aqui,tanto a Janet quanto a January,realmente são cantoras,mas nenhuma delas é a voz de ''The Colour Of My Dreams''. 

Paris Red - a voz de ''The Colour Of My Dreams''

Essa música,pra mim,é uma das mais bonitas da Eurodance. É muito perfeita,ela gruda na cabeça,ela é fácil de dançar,ela é fácil de cantar,é gostosa de ouvir... Costumo dizer que é ''música das cores'' (Pink and green and white - Rosa e verde e branco). ''Olha,tá tocando a música das cores'' (haha). Ah,já ia esquecendo. ''The Colour Of My Dreams'' não tem 1 videoclipe,têm 2. Em ambos aparecem a January e o B.G. 1 é o que gente tá mais acostumado (aquele que tem fogo e dançarinos) e o outro é o que tem as cores (todo trabalhado no Chroma Key). Dizem que a 1ª versão é a das cores. Eu gosto das duas.

Mas,continuando...

B.G. lançou outras músicas,como ''Rock A Bit'' (que adoro e estará na 2ª parte desse especial - foi lançada em 1994 também),''Can't Love You'' (1995),''Stomp'' (1996),''Jump To This'' (1996) e ''Take Me Through The Night'' (1996).

Os anos passaram e ele continuou na música,fazendo outras parcerias e compondo para outros artistas. Em 2009,B.G. e Janet Taylor se apresentaram em um clube,em Mainz (Alemanha),depois de muitos anos. Em 2015,durante um show na Alemanha,ele apresentou uma nova música : ''No Limit''.
No ano seguinte,se uniu com Lane McCray (La Bouche) e gravou ''I Can Feel It''.
B.G. lançou mais um single ''Never Give Up'',em 2017 com vocais da cantora Húngara Timi Kullai''So Special'',''You'll Be Mine'' e ''Once You Have Me'' foram lançados em 2018.

B.G. continua na ativa.

The Colour Of My Dreams (1994)
Vocais : Paris Red
Raps : Bernard Greene
Álbum : The Time Is Now (1994)

Já ajustaram o volume aí?. Se não,bora resolver isso daí. Mais uma música para viajar no tempo. Bora curtir ''The Colour Of My Dreams''. Com o som lá em cima,hein?!.



Aqui,a performance no Brasil. No extinto ''Xuxa Hits''. Here we goooo...



Para quem quiser curtir a ''versão das cores'',aqui está :

Temos mais uma LENDA aqui. E se você preparar uma playlist com as balas da Eurodance dos anos 90,você tem que colocar essa música. Se você não colocar,você estará cometendo um crime. Então,é melhor não sujar sua ficha,ok?! (haha).
Zoeiras à parte,''The Colour Of My Dreams'' não poderia ficar de fora desse especial de 1994. Absolutamente UM CLÁSSICO!. Viva as cores,viva B.G. The Prince Of Rap!.


''Eh-eh''
Imagino que vocês estejam percebendo eu já escrevi as palavras LENDA e CLÁSSICO umas 400 vezes. Me desculpem,mas é o que temos pra hoje (haha). E vem mais. Agora,vem ele : ICE MC


O nome verdadeiro de Ice MC é Ian Campbell (nascido em 22 de março de 1965 em Nottingham,na Inglaterra). Quando ele estava no colegial,suas iniciais IC rapidamente lhe deram o apelido de ICE. Aos 16 anos,deixou a escola para trabalhar como carpinteiro. Depois,em 1983,ele se juntou a um grupo de dançarinos de break e começou a viajar pela Europa com eles. Em seu tempo livre,fazia raps e improvisava em bares e clubes locais. 
Em 1989,na Itália,conheceu o cantor/produtor/compositor Roberto Zanetti (Savage/Robyx). Então,seu 1º single ''Easy'' foi lançado no mesmo ano. Tornou-se um sucesso em toda a Europa,alcançando o Top 5 na Itália e o Top 3 na Alemanha (além de ter ido bem na América do Sul).

Os dois próximos singles,"Cinema" e "Scream",junto com o álbum de estreia ("Cinema"),também tiveram muito sucesso. O próximo álbum ''My World'' (lançado em 1991),não teve tanto sucesso quanto o anterior. Depois de fazer algumas participações em gravações da DWA (1992),em 1993 ''Take Away The Colour'' foi lançado e se tornou um enorme sucesso. Os vocais femininos foram feitos por Simone Jay (apesar da Alemã Jasmine aparecer no clipe).
O sucesso não parou por aí. Depois,lançou ''Think About The Way'' (já com vocais da Italiana Alexia),indo muito bem na Europa,vendendo 125.000 cópias na França e estando em 5º lugar na parada de Israel. No videoclipe da música,aparece novamente a Jasmine (ao invés de Alexia). O novo álbum de Ice MC foi lançado : ''Ice 'n' Green'' e se tornou o álbum mais vendido da carreira dele (recebendo DISCO DE OURO na França,pelas 100.000 cópias vendidas).
O próximo single lançado também foi muito bem e é a música desse post : ''IT'S A RAINY DAY''. 


A música foi lançada em 1994,tem os vocais da talentosíssima Alessia Aquilani (Alexia) e está no álbum ''Ice 'n' Green''. Foi escrito e produzido por Roberto Zanetti (Robyx). Inicialmente,apesar de Alexia já ser anunciada como nova vocalista (e também de ter gravado o single anteriormente lançado),Jasmine ainda aparecia em apresentações no palco.
''It's A Rainy Day'' É O MAIOR HIT do álbum,sendo 1º lugar na Itália,2º lugar na Espanha e Bélgica;chegando ao Top 10 na Finlândia,França e Holanda. Além de chegar ao Top 15 na Alemanha,Suíça e Áustria. Fora da Europa,chegou ao 6º lugar na parada de Dance Music do Canadá

Alexia & Ice MC

O videoclipe da música foi o 1º em que Alexia finalmente apareceu (o single anterior ''Think About The Way'' é com sua voz,mas não aparece no vídeo) e foi dirigido por Giacomo De Simone. A música ainda recebeu uma versão especial de Natal,intitulada ''It's A Christmas Day''. Assim como ''Is This The Love'' do Masterboy,''It's A Rainy Day'' também está na trilha sonora internacional da novela ''Quatro Por Quatro'' da Rede Globo. 


Ainda se tinha bom gosto em trilhas sonoras de novela. Na verdade,ainda se faziam novelas boas,hoje em dia...

Artigo de revista alemã sobre Ice MC,''It's A Rainy Day'' e a ''nova vocalista'' Alexia
By Webdjs.ch

Algo que não pode deixar passar em branco : Ice MC participou do álbum de Double You (''The Blue Album''). Estavam ''em casa'',né?. Em 1995,o sucesso se seguiu e Ice MC juntamente com Alexia,veio ao Brasil. Fizeram shows por São Paulo e Rio de Janeiro (e outras cidades). Quem abriu os shows foi a talentosa cantora Brasileira Gottsha. Além disso,Ice MC & Alexia participaram do programa ''Domingão do Faustão'',da Rede Globo (2 vezes). Claro,estavam na trilha sonora da novela Global...
Ainda em 1995,foi lançado ''Ice 'n' Green - The Remix Album'',trazendo remixes de seus sucessos. Mas parece que o ano de 1995 não foi só ''flores''. Ice MC entrou na justiça contra Roberto Zanetti,alegando que o produtor nunca o creditou pelas letras que escreveu para suas músicas. Sendo assim,ele saiu da DWA e partiu para a Polydor Germany com um novo empresário.
Em 1996,''Think About The Way'' apareceu no filme Trainspotting,mas Ice MC não ganhou ''bulhufas'' com isso,já que a letra da música foi creditada apenas ao Robyx. 
Ainda em 1996,Ice MC lança um novo single ''Give Me The Light'',com vocais da cantora Italiana Valentina Ducros. A música agradou e tocou bastante durante o verão europeu. Foi composta pelos caras do Masterboy. Logo,o novo álbum ''Dreadatour'' saiu e nele as cantoras Natascha Wright e Ina Morgenweck (além de Valentina Ducros) participaram.
O 2º single do álbum foi ''Music For Money''. Tem uma música nesse álbum que na minha opinião.deveria ter sido lançado como single : ''On The Scene''. É muito boa. Passado 2 anos,em 1998,ele lança ''Let's Take It Easy'',gravado no estúdio do Soul II Soul,em Londres. Em 2001,ele decide voltar para a Inglaterra,alegando problemas pessoais e querendo também dedicar-se um pouco mais a família. Mas em 2002,ele retorna para a Itália e volta a ter contato com Roberto Zanetti. Tempo depois,já estava na Time Records e lança ''It's A Miracle'',seguido de ''My World'' e lançando mais um álbum ''Cold Skool'' com vocais de Sarah Grimaldi e Michelle Weeks.

Em 2009,participa do ''I Love The 90's'' na Bélgica e chega com mais uma música ''Could You Be Loved''. Em 2012,fez parceria com DJ Sanny J,Pat Krimson (''Break Away'') e lançou ''Out Tonight''.
Na Espanha,em 2017,durante o ''Love The 90's'',Ice MC se apresentou e com ele,uma surpresa : Valentina Ducros apareceu por lá. E atualmente,ele continua na ativa.

Depois de todo aquele ''quebra-pau'' com Roberto Zanetti,Ice MC deu uma declaração (não sei exatamente quando foi). Abre aspas pra ele...

''Eu queria mudar meu estilo,então quebrei meu contrato com Robyx e assinei um contrato com a Polydor. Depois disso,a Polydor não quis correr riscos de mudar e me forçou a trabalhar com Masterboy,que estava copiando o que Robyx criou. Então,no final,fiz uma cópia ruim do que fiz no começo. Eu cometi esse erro porque influenciei pessoas que eram realmente inexperientes. Robyx é uma pessoa muito honesta e agradável. Depois do álbum com Masterboy,eu o conheci e me tornei amigo dele novamente. Temos um grande respeito um pelo outro agora". Fecha aspas...

Eita!. Então tá. Se ele falou,tá falado.


It's A Rainy Day (1994)
Vocais : Alessia Aquilani (Alexia)
Raps : Ian Campbell (Ice MC)
Álbum : Ice 'n' Green (1994)

Então,depois de sabermos mais sobre mais uma lenda do Eurodance,chegou a hora de relembrar este clássico. ''É um dia chuvoso''. Solta o som,DJ...




Quando dizem que Ice MC & Alexia formaram um dos duos mais fantásticos da música,eu tenho que concordar 100% porque é um fato. E contra fatos,não há argumentos. Esta apresentação no Dance Machine na França (1995) é sensacional.



Dois gigantes da Eurodance. Como é que os ''xovens'' falam?...ÍCONES!. Ice é o Rei do Boom diggy diggy diggy boom e o talento da Alexia transborda pelas beiradas. Máximo respeito por esses dois talentos da Eurodance. São simplesmente feras!. Ice MC & Alexia = LENDAS!.


''Você tem que correr pra mim''

O cara é ''boa pinta'',simpático,talentoso e praticamente um Brazuca. Ele adora fazer shows no Brasil e a gente adora ver ele se apresentar. Gente fina pra caramba. Estou falando de William Naraine. Sim,vamos de DOUBLE YOU.


A história do grupo começou em 1985,quando William Naraine,Franco Amato e Andrea De Antoni começaram sua colaboração. No ano de 1991,eles conheceram Roberto Zanetti (sim,ele de novo) e o que poderia sair dali?. Vocês tinham dúvida de que sairia coisa boa?. Saca só.
No final daquele ano,uma música foi gravada. Que música seria essa?. Uma versão cover de um clássico. A música era ''Please Don't Go'' (originalmente lançada em 1979 pelo KC And The Sunshine Band).

No início de 1992,a música foi finalmente lançada e tornou-se um sucesso instantâneo. O sucesso havia chegado e começaram a fazer turnê por toda a Europa. Além de aparecer em muitos programas de TV.  ''Please Don't Go'' vendeu ''que nem água'',ganhando muitos DISCOS DE OURO e platina em muitos países. O 2º single ''We All Need Need Love'' foi lançado e provou que Double You não era apenas uma ''sensação'' de momento. Depois do lançamento desse single,foi a vez do álbum de mesmo nome ser lançado e nele já havia o próximo single ''Who's Fooling Who''.
Vocês querem mais sucesso?. Então,lá vem : ''Looking At My Girl'' (Gisele é minha avó),que foi mais um tremendo sucesso,principalmente em terras Brazucas e ''Missing You''
Eis que é lançada mais uma música ''Part-Time Lover'' e adivinhem?. Sucesso de novo!. Nos vocais,além de William,a talentosíssima Alessia Aquilani (parceria também em ''Got To Love'' e depois no single de Alexia ''Me And You'' em 1995). Sucesso absoluto em toda a Europa,mas principalmente na França. Lá,eles participaram do ''Dance Machine'',ao lado de várias outras estrelas da Dance Music. Detalhe : Alexia não se apresentou junto com eles,colocaram uma outra garota para dublar.

                                                 Photo by DoubleYou-News

Na foto acima,William abraçado com a ''cantora'' com quem ele se apresentou junto,no Dance Machine (França),em Maio de 1994 (segundo infos). No final de 1993,começaram os trabalhos para um novo álbum e que logo seria lançado em 1994. Que álbum é esse?. Sim,o ''The Blue Album'' (que teve participação de Ice MC).


Chegando em 1994,é lançado mais um cover de mais um clássico da música : ''Heart Of Glass'' (originalmente lançada por Blondie,em 1979). Mais um cover muito bem produzido e gostosinho de dançar.
E então,é lançado mais um single e é a música do nosso post : ''RUN TO ME''. Foi escrito por William,Franco Amato,Andrea Di Antoni e Ilaria Godani. Mais uma vez,produzido por Roberto Zanetti (Robyx). Ice MC deu o ''ar de sua graça'' na música (mas claro,ele não aparece no clipe). Foi lançada no ano incrível de 1994 (por isso ela está aqui,oras) e é a 1ª faixa do ''The Blue Album''. A música fez sucesso na Espanha,Holanda e olha só,nos Estados Unidos. Graças a música,eles tiveram a possibilidade de iniciar a 1ª turnê na América do Norte (em 1995).


Quem aí já tentou fazer os passinhos do clipe?. Eu acho aquilo demais e já tentei (haha). Se eu obtive sucesso,isso já é outra história...
Uma outra coisa que não pode deixar passar batido é que ''Run To Me'' é também conhecida principalmente por aquele sonzinho semelhante a corneta (haha). Pois bem,aquilo é um sample de outra música : ''Dont' Go'' do Yazoo (1982). Ficou muito bom. 

Os caras tiveram uma grata surpresa com o Brasil. O álbum vendeu incrivelmente muito bem por aqui,alcançando 300 mil cópias. Fizeram shows no Rio de Janeiro e São Paulo.
Em menos de 3 meses,realizaram 64 shows,estabelecendo um recorde de público para um único artista de Dance Music : Mais de 350 mil pessoas!. Tá bom pra você?.
Chega o ano de 1995 e é lançado mais um single ''Dancing With An Angel''. Nessa música,Double You traz mais uma excelente e talentosa cantora nos vocais : Sandy Chambers. Na Itália,terra de onde o projeto é (apesar de William ser da Inglaterra),a música foi um BOOM e foi o hit do verão italiano daquele ano. Com todo esse sucesso,foi iniciado uma turnê pelo país que durou 8 meses.

Depois,foi a vez de ''Because I’m Loving You'' ser lançada. Mais uma vez,com vocais poderosos de Sandy Chambers. A versão Euro Mix é uma explosão do mais puro Eurodance. Perfeita. Fez sucesso,principalmente no Brasil. Outra música ''Loving You'' saiu apenas em videoclipe.
Em 1996,Andrea De Antoni decide deixar o projeto para seguir seus próprios caminhos. Nesse período,o sucesso de Double You continuava a todo vapor no Brasil e então iniciou-se uma turnê pelo país. E a turnê foi ''muito bem,obrigada''. Então,eis que sai mais um álbum,o ''Forever''. Esse álbum só foi lançado aqui no Brasil,apesar de ter sido produzido meio a meio : 50% na Itália e 50% no Brasil. Foi lançado pela Spotlight Records,em 1996. Os singles lançados foram ''If You Say Goodbye'',''Gonna Be My Baby'' e a incrível ''Send Away The Rain''. Estiveram em programas de TV como o ''Xuxa Hits'' (Rede Globo)e ''Sabadão'' (SBT).

Double You como era uma máquina de fazer músicas bem feitas,lança mais uma : ''Somebody'',em 1997. Sandy Chambers fez os backing vocals. Mais uma música que dá gosto de ouvir. Fez parceria com a cantora Argentina Karina Lusbin (sim,a de ''Vidas Nuevas'') na canção ''In The Name Of Love''. Só uma curiosidade : Karina é esposa do Vinny (do you remember ''Heloísa,Mexe A Cadeira''?). 
Em 1999,sai ''Desperado'' (do álbum ''Heaven''),depois ''Music (Is The Answer)'' (2000). Em 2001,foi lançado o álbum ''Studio Live''. No ano seguinte,Double You volta com ''Dance Anymore''. Já em 2003,mais uma versão cover feita por DY : Everything I Do (I Do It For You),originalmente de Bryan Adams
Em 2005,uma das melhores parcerias musicais que eu conheço,era formada : DJ Ross vs. DY e ''Get Up'' foi lançada. Me lembro bem quando essa música começou a tocar nas rádios. Eu era tão fascinada pela música,que cheguei a ter um bloquinho de notas só para anotar quantas vezes a música era tocada no rádio (em todas que eu conseguia ouvir). Pensa numa garota meio ''pancada das ideia''. Sou eu,muito prazer. O bloquinho ficou cheio,mas ainda tinha páginas. Com o passar dos anos,eu acabei perdendo ele (sad but true).
DJ Ross participou do ''Planet Pop Festival'' no mesmo ano, e apresentar a música,mas veio sem o William. Mas em 2006,em mais uma edição do festival,os dois vieram. Falando em 2006,''Beat Goes On'' foi lançado e Double You emplacava mais um hit no Brasil,com sua parceria com DJ Ross.
Como se não bastasse,veio mais uma parceria para enlouquecer os amantes da Dance Music e fãs de DY : ''The Volume'' foi lançado sob o nome de ''GM vs. DY''. Para esclarecer ''GM'' é de Gino Martini. Conhecem aquela frase ''Fulano não conhece limites''?. Pois bem,DY não tinha limites quando se tratava de parcerias. William,juntamente com o DJ/produtor Brasileiro Tom Hopkins e mais dois outros produtores,esteve por trás do projeto ''House Boulevard''.

De volta com a parceria DJ Ross vs. DY,em 2007 lançam mais uma música extremamente fantástica : ''To The Beat''. Nem precisa dizer que tocou pra caramba,né?. No mesmo ano,saiu o DVD e CD ao vivo do DY. No ano seguinte,''Change'',mais uma vez com DJ Ross,foi lançado. Com a mesma qualidade de sempre. Em 2009,DJ Ross resolveu fazer uma versão remix de ''Please Don't Go'',ficando intitulado ''Please Don't Go 2009''. Ganhou clipe e tudo,que é bem bacana por sinal.

''If I Could Fall'' saiu em 2010,William lançou um álbum chamado ''Life '' no ano seguinte. Nos dias atuais,o querido William continua fazendo shows e mais shows pelo mundo,incluindo o Brasil. Esse jovem senhor talentoso adora o nosso país e é recíproco porque nós também adoramos ele. Não tem jeito,o cara é Brazuca mesmo (haha). 


Run To Me (1994)
Vocais : William Naraine
Raps : Ice MC (na versão do álbum)
Álbum : The Blue Album (1994)

Não tem como ouvir ''Run To Me'' e ficar parado. Sem chance!. Música boa para cantar e se esgoelar no karaokê (haha). Sem dó do volume,hein?!. Se liga no passinho. Bora!.



Eu pensei em colocar aqui uma performance ''ao vivo'' do William em algum programa de TV e encontrei 2 vídeos : Um no ''Fantasia'' (SBT) e o outro no programa ''Galera'' (Record). Porém,senti vergonha alheia tanto da Carla Perez (Fantasia),quanto do Frota (Galera). Então,vamos com a versão do álbum (a que tem Ice MC e samples do Yazoo) mesmo. Pump up the volume!.



Que cara talentoso,né?. Essa voz de veludo é poderosa demais. William é um artista completo,não há dúvidas. Será que ele imaginava,lá no início dos anos 90,que com uma versão cover ele se tornaria mais uma LENDA da Eurodance?. Difícil de imaginar algo do tipo,o início nem sempre é fácil.
O cara é f*da,talentoso,carismático,gente boníssima e nos presenteou com essa ''porrada'' de músicas maravilhosas. Além de fazer aniversário no mesmo dia que meu pai (haha). Ele ama o Brasil e o Brasil ama o William!. Que talento!. Viva,Double You!.

Para criar esse post,fiz uma pesquisa bem longa em diversos sites que continham algumas das informações que repassei aqui. Por isso,se alguém observar que há algum equívoco em alguma informação,dá um toque.

Eurokdj
Sites oficiais dos projetos (aqueles que têm)
Discogs
Fanpages e grupos no FB
Globaldance.com
Webdjs.ch
Mboynarod.ru
Wiki

Perceberam que teve lenda do início ao fim aqui hoje?. Só a nata da Eurodance. E essa é só a 1ª
parte,imagina o que vem na 2ª,3ª... Logo teremos mais,para o deleite de todos.
Tive a ideia de fazer esse post especial falando de 1994 porque como já foi dito,foi um ano importante para a Eurodance,foi realmente o BOOM. As músicas que estão nessa 1ª parte do post (e as outras que virão) já têm 25 anos. Vocês conseguem ter a noção de que essas músicas que foram sucesso,já têm 25 F*CKING ANOS?. É muita coisa. Parece que não são tantos anos,não sei,talvez essa sensação se dê porque a gente ouve elas quase que frequentemente e acabamos esquecendo do tempo. Como uma absoluta amante da Eurodance dos anos 90,eu não poderia deixar de fazer um post como esse.

Tem muita maracutaia,tem treta,mas também tem muito talento que apareceram (e que já estavam na estrada antes) nessa época maravilhosa. Esquecendo da parte chata que mancha a história da Euro,meus sinceros respeitos e agradecimentos a cada lenda que ainda segue firme pelos palcos da vida. 1994 : O boom da Eurodance!.

E fiquem ligados,teremos mais partes. Essa deu um trabalho danado,até achei que não sairia ainda em 2019,mas está aí. E as outras também darão trabalho,já estou ciente disso. Mas,não tem problema não,amo o que faço e faço com prazer. É só reservar um tempinho nos meus dias corridos que dá (haha). Já tenho a minha listinha de músicas de 1994,mas aceito sugestões nos comentários (quem quiser,claro).

Obrigada a todos que tiveram a paciência suprema de acompanhar o post todo. Espero que tenham curtido. Já sabe,quem quiser pode chegar lá na page do blog no FB (https://www.facebook.com/AninhahyDanceBlog/),que vocês serão bem-vindos lá também. Beleza?.

E a gente se encontra no próximo post aqui no blog. Espero vocês lá. Então,até mais,pessoal!.

4 comentários:

  1. OLÁ, ANA, parabéns pelo BLOG !!! Também sou fã de DANCE MUSIC, dos anos 90 mas também 2000 2010. Comecei a ler seus textos esses dias, nossa é um rico material, hein, vc deve ter passado dias e noite peskisando kkkk Ainda não li todos seus textos, pois são muitos kkkk), mas queria sugerir que postasse também sobre a Dance Music dos anos 2000 e 2010, tem muito artista e música boa, por exemplo dos anos 2000 tem LASGO, KASINO, DJ ROSS, ERIKA, IAN VAHL etc. Já nos anos 2010 tem DJ ALESSO, POST MALONE, DAVID GUETTA, ALOK etc. A Dance Music continua viva e se reinventando, mas a dos anos 90 e 2000 é imbatível.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente estou curtindo muito as músicas do FUN FACTORY, só coisa boa, e é bom que é num inglês que dá para entender bastante coisa que fala na música. As músicas CLOSE TO YOU, TAKE YOUR CHANCE, PROVE YOUR LOVE, DONT GO AWAY etc são ótimas. Eu ouço essas músicas só umas 500 vezes por dia kkk

    ResponderExcluir
  3. Foi um Ótimo Artigo , estou a procura há um tempo de algo assim . 1994 foi um Ano Maravilhoso.
    Um ano de pura adolescência. Parabéns pela sua pesquisa .

    ResponderExcluir