sábado, 10 de setembro de 2011

Falco,um cantor que mostrou seu idioma para o mundo e deixou sua marca nos anos 80

Falco (Viena, 19 de fevereiro de 1957 -6 de fevereiro de 1998) foi o pseudônimo com que o cantor austríaco Johann (Hans) Hölzel se apresentava.
Estudou no Conservatório de Música de Vienna. Antes de obter sucesso internacional, tocava baixo na banda de hard rock austríaca Drahdiwaberl. Como artista solo, Falco se interessou pelos sons e ritmos da música rap, tornando-se um dos primeiros na Europa a incorporar tal estilo nas músicas pop e rock.
 Ele é mais conhecido internacionalmente pela canção "Rock Me Amadeus" (inspirada pelo filme Amadeus) de seu álbum Falco 3, que se tornou um "hit" mundial em 1986, atingindo o número 1 na lista dos singles mais vendidos nos Estados Unidos da Revista Billboard.
Outros hits conhecidos internacionalmente incluem:"Der Kommissar" de seu álbum de 1982 Einzelhaft e "Vienna Calling" de Falco 3. Uma versão em inglês de "Der Kommissar" foi feita pela banda After the Fire, que acabou se tornando um hit ao atingir o top 5 da Revista Billboard em 1983.
 A canção de Falco "Jeanny" causou controvérsia ao ser lançada como um single na Alemanha, já que contava a história de um estuprador. Várias estações de rádios e DJs se recusaram a tocar a canção por toda a Europa, mas nem isso impediu-a de se tornar um grande "hit" em vários países europeus.
Falco morreu com várias fraturas na cabeça após seu carro colidir com um ônibus perto do resorte de Puerto Plata, na República Dominicana, aos 40 anos de idade. Antes de morrer, ele estava considerando uma volta ao mundo da música. Foi sepultado no Cemitério Central de Viena.
Primeiros Anos
Falco começou a mostrar sinais de talento musical incomum desde muito cedo.
Como uma criança,ele foi capaz de manter o tempo com a batida em músicas que ouvia na rádio.Foi dado um piano de cauda para o seu quarto aniversário e um toca-discos que ele usava para tocar música de Elvis Presley, Cliff Richards, e os Beatles.Aos cinco anos, fez um teste para a Academia de Música de Viena, onde foi confirmado que ele tinha ouvido absoluto.
Em 1963, Hölzel começou seus estudos em uma escola católica privada, quatro anos mais tarde, aos dez anos, ele mudou para o Ginásio Rainer,em Viena.Pouco tempo depois seu pai Alois Hölzel deixou a família.
 A partir de então, Hölzel foi criado por sua mãe e avó e ficou muito próximo a eles toda a sua vida.
 Ele deixou a escola aos dezesseis anos, em 1973, devido ao absentismo.Aos dezessete anos,prestou oito meses de serviço militar no exército austríaco.
Entrou no Conservatório de Música de Viena, em 1977, mas saiu depois de um semestre.Por um curto período, ele viveu em Berlim Ocidental, enquanto cantava em um jazz-rock da banda e explorando a cena do clube.Quando voltou para Viena, ele foi chamando a si mesmo "Falco",supostamente em homenagem ao esquiador Falko Weißpflog (ele mudou uma letra para fazer o nome mais internacional),e tocando nas bandas austríaco Spinning Wheel e Hallucination Company.

A caminho de se tornar uma estrela do rock internacional em seu próprio direito, ele foi baixista da hard rock-punk rock banda Drahdiwaberl.Com Drahdiwaberl ele escreveu e cantou a música "Ganz Wien" ("Tudo de Viena"), que incluiria também em seu álbum solo de estréia, Einzelhaft.Ele também tocou baixo com space disco da banda Ganymed em 1981.
O primeiro hit de Falco foi " Der Kommissar "("O Comissário") do álbum de 1982, Einzelhaft.Uma canção em língua alemã sobre consumo de droga,com versos de rap com um refrão cantado, o recorde de Falco foi um número um sucesso em muitos países, mas não conseguiu quebrar grandes os EUA.
A música, no entanto, viria a ter vida própria na duas versões em Inglês.A banda britânica After The Fire,fez um cover em Inglês,vagamente baseado em letras de Falco e também chamado de "Der Kommissar" (com "uh-oh" e "alles klar Herr Kommissar").Desta vez, a canção disparou para o número cinco no Estados Unidos (o seu grande sucesso apenas lá).Naquele mesmo ano, a cantora americana Laura Branigan gravou uma versão da canção com letra nova em Inglês sob o título "Deep In The Dark",no seu álbum Branigan 2.
 Depois de um segundo álbum, " Junge Roemer'' não forneceu uma repetição de seu single de sucesso de estréia (fora da Áustria e Alemanha,onde o álbum liderou as paradas).Falco começou a experimentar com as letras de Inglês e escolher uma nova equipe de produção.O resultado seria o álbum mais popular e único de sua carreira.

 Falco gravou ''Rock Me Amadeus", inspirado em parte pelo filme vencedor do Oscar, Amadeus, e a canção se tornou um hit mundial em 1986.Desta vez, o seu recorde alcançado a primeira posição no Reino Unido e nos EUA, trazendo-lhe o sucesso que tinha iludido nesse importante mercado, poucos anos antes. A canção permaneceu no topo da Billboard Hot 100 durante três semanas e seu álbum Falco 3, oportunamente chegou a posição de número três nas paradas de álbuns da Billboard.Falco chegou ao número 6, tornando-se o primeiro grande sucesso de um artista branco nas paradas.Falco 3 chegou ao número 18 nos charts Top R & B / Hip-Hop Albums.Em última análise, "Rock Me Amadeus" foi para o 1º lugar em mais de uma dezena de países, incluindo a União Soviética e Japão.
O single "Vienna Calling" foi outro hit pop internacional, alcançando a posição de número 18 na Billboard e número 17 sobre os EUA Cash Box charts em 1986.
" Jeanny",o terceiro lançamento do álbum Falco 3, trouxe o artista de volta ao topo das paradas em toda a Europa.Altamente controverso quando foi lançado na Alemanha e nos Países Baixos ,a história de "Jeanny" foi contada do ponto de vista de um estuprador e assassino possível.Vários DJs e estações de rádio se recusaram a tocar a balada, que foi ignorado nos EUA, embora ter se tornado um enorme sucesso em muitos países europeus, e inspirou duas continuações em álbuns posteriores.
Em 1986, o álbum Emocional foi lançado, produzido por Rob e Ferdi Bolland ( Bolland & Bolland ).Canções do álbum incluía "Coming Home (Jeanny Part 2)", "The Kiss Of  Kathleen Turner",e" Kamikaze Capa'',que foi escrito como uma homenagem ao falecido fotógrafo Robert Capa."The Sound Of Musik'' foi outro sucesso internacional,no Top 20 hit dance EUA, embora não conseguiu fazer as paradas pop dos EUA.
 Em 1987,ele saiu em turnê mundial "Emotional" que terminou no Japão.No mesmo ano,ele cantou um dueto com Brigitte Nielsen,"Body Next To Body",o single foi um hit Top 10 nos países germânicos.O álbum Wiener Blut (Sangue Vienense) foi lançado em 1988 mas não conseguiu muita publicidade fora da Alemanha e Áustria.

 Em 1990, ele escreveu uma canção sobre Cindy Crawford e Tatjana Patitz, que apareceu no álbum de data de Groove.
 Após 1986, fez uma série de visitas pela Europa,mas Falco raramente foi ouvido nos EUA e no Reino Unido.Sua tentativa de retorno foi em 1992,com o  álbum Nachtflug, incluindo a música "Titanic",que foi concluída com êxito, nos territórios de língua alemã, mas falhou nos charts internacionais.
 Falco morreu com ferimentos graves na cabeça,recebido de uma colisão com um ônibus no seu Mitsubishi Montero na estrada que liga as cidades de Villa Montellano e Puerto Plata,na República Dominicana,no dia 06 de fevereiro de 1998,apenas duas semanas antes de seu aniversário de 41 anos.
Foi inicialmente informado que a autópsia revelou níveis sanguíneos elevados de álcool e cocaína,porém, este foi posteriormente desmentido. Na época de sua morte,ele estava planejando um retorno.Ele foi enterrado no Zentralfriedhof (Cemitério Central),em Viena,Áustria.
No álbum Hooray for Boobies do grupo The Bloodhound Gang , a canção "Mope" é uma homenagem a Falco,e ele é referido como um" jogador de fazer dinheiro,que não está conosco mais".
Em 1998,Rob e Ferdi Bolland (produtores holandeses e co-autores de cerca de metade dos álbuns de Falco) lançou o EP de Tributo a Falco sob o nome The Bolland Project feat. Alida.Na faixa-título foi apresentado amostras de músicas de Falco,e as outras faixas foram "We Say Goodbye" e "So Lonely".

 O filme Falco -,wir! leben noch Verdammt foi lançado na Áustria, em 7 de fevereiro de 2008, dez anos e um dia depois da morte de Falco.Este título é também o nome de um álbum lançado postumamente por Falco que se traduz em "Porra, ainda estamos vivos!". Escrito e dirigido por Thomas Roth,o filme apresenta o músico Manuel Rubey como Johann "Falco" Hölzel adulto.Os créditos finais incluem a linha "Com amor, Ferdi e Rob", seus colaboradores freqüentes.
Falco era um bom amigo de Niki Lauda,que nomeou um de seus aviôes de frota,com o nome de Falco.
A canção de Falco " Rock Me Amadeus "foi usada por várias décadas após seu lançamento,em uma série de filmes, programas de televisão e comerciais.O filme de 2009 Adventureland tocou "Rock Me Amadeus" várias vezes como parte de seu parque de diversões de fundo.A faixa original é caracterizado em situações engraçadas em comerciais para o Subaru Impreza Sedan e E-Trade serviços financeiros (2008).A faixa foi mostrada por grupos,incluindo os Bloodhound Gang ,que também se referem a Falco, na sua 1999 canção " Mope",e pelo rapper alemão Fler em "NDW 2005" de Neue Deutsche Welle.Em 2004, a banda de rock mexicana Molotov lançou um tributo em seu estilo de comédia, chamado "Amateur (Rock Me Amadeus").
 Mais freqüentemente "Rock Me Amadeus" foi interpolada para o efeito cômico.Em 1986, "Weird Al" Yankovic parodiou a música em sua canção "Polka Party".Em "Os Simpsons" episódio " Um Peixe Chamado Selma" (A Fish Called Selma) (1996),uma variação pouco frequente é destaque em uma apresentação musical do Planeta dos Macacos repetido de "Amadeus, Amadeus" transferidos para " Dr. Zaius,Dr. Zaius ".

Um uso semelhante aparece em outra série de desenhos satíricos dos EUA, Family Guy (4 ª temporada episódio 6 ,2005). The Daily Show com Jon Stewart,também apresentou uma paródia.
Um episódio de Os Simpsons mais tarde, " Behind the Laughter ",características Willie Nelson,dizendo: "Obrigado,Taco,por esse tributo amoroso a Falco,"dentro de outro tributo ficcional.Falco foi referenciado no cartoon satírico dos EUA  American Dad e The Tick.Em um episódio de Family Guy, intitulado " German Guy",canção de Falco"Der Kommisar" foi utilizado quando Franz Gutentag fez um sósia do boneco de Chris e ele cantou e dançou ao som da música.
Chris depois afirma que "essa era a coisa Alemã que eu já vi",no entanto Falco era austríaco.










Eu já havia postado sobre o Falco,só que na postagem anterior,eu contei a história dele do meu jeito.Então,resolvi postá-lo novamente,de uma forma mais completa.Para quem curtiu os anos 80,deve se lembrar de Falco.Então,pra todos aqueles que curtiram muito os anos 80,e para aqueles que até hoje curtem os anos 80,vamos curtir o som desse talentoso cantor austríaco.
Vamos começar com America.
Confira essa música ao vivo no Domplatz Salzburg,em 1986.

Confira esse som em um video feito por fãs.

Essa é Wiener Blut.

Confira esse som.



Confira esse som em uma apresentação.

Essa é Emotional.
Confira o clipe desse som.

Confira esse som no Peters Pop Show,em 1986.

Essa eu adoro.Essa é The Sound Of Musik.
Curta esse som.

Confira esse som em uma apresentação no Aus Geld Oder Leber.Muito legal.

Essa é muito legal.Essa é Vienna Calling.

O clipe,eu já postei em uma postagem anterior.Porém,esse video é uma outra versão do clipe,que tem várias imagens de Viena.Confira.

Confira esse som em uma apresentação.

E confira esse som,totalmente ao vivo e com orquestra e tudo,em 1994.Uma ótima apresentação.

Essa é um grande sucesso de Falco.Essa é Der Kommissar.

Em uma oportunidade anterior,eu já havia postado o videoclipe desse som,porém agora,vou postar o segundo clipe desse som.De verdade,eu adoro esse som,gosto bastante.Minha mãe que sempre ouvi esse som na época.Pelo jeito,o gosto musical é de genética,porque eu também gosto.Esse som é mais uma das jóias dos anos 80.Então,vamos conferir mais esse super som dessa década inesquecível.


Agora,confira esse som em um programa de tv na Itália.

Confira esse som em um show em 1986.Muito bom.

E para finalizar esse som,confira esse clipe na versão Club 69 Remix.

Esse próximo som,também foi um grande sucesso de Falco.Single que fez de Falco,bastante conhecido nos E.U.A.O clipe desse som,foi diversas vezes executado na MTV,na época desse som.Pois então,essa é Rock Me Amadeus.

Então,vamos relembrar esse super som dos anos 80.Confira.

Confira esse som em uma apresentação em uma tv alemã.

Confira esse som em um show transmitido pela tv RTL Plus,em 1986.É demais essa apresentação.

Confira esse som na sua versão 12 American Edition.Esse video é uma montagem,mais ficou muito bom.


E para encerrar esse som,essa é a versão Club Remix de Rock Me Amadeus.

Essa é Junge Roemer.

Confira esse som.


Confira esse som em Frankfurt,na Alemanha,em 1986.

O próximo som,é um som que é um dos grandes sucessos de Falco.Apesar de sofrer boicotes nas rádios,por sua letra,mesmo assim,esse som não deixou de ser um sucesso na carreira de Falco.Essa é Jeanny.

Confira esse som.

Confira esse som no Salzburg Domplatz,transmitido pela tv RTL,em 1986.

Agora,gente,de verdade,eu adoro esse remix,ficou muito bom.Essa é uma versão remix de Jeanny.O nome do remix é: Falco Voice Remix,ficou demais,a batida é muito bacana.Confira esse remix.

Essa é a segunda parte de Jeanny.Essa é Coming Home (Jeanny Part II).


Confira esse belo som.


Confira esse som no Emotional Tour,em Frankfurt,na Alemanha,em 1986.

Chegamos aos anos 90.Esse som é Titanic,do álbum Nachtflug,de 1992.

Confira esse som.


Confira esse som em uma apresentação.

Ainda em 1992,essa é a lindíssima Nachtflug.

Confira esse som em uma apresentação em uma tv.

Agora,diretamente de 1995,essa é Mutter,Der Mann Mit Dem Koks Ist Da.

Eu gosto muito desse som.Confira.


Essa é Out Of The Dark,de 1997/1998.


Confira.

Esse é um tributo á Falco,feito pelos produtores.The Bolland Project feat Alida-Tribute To Falco.Confira o video.



Em 2008,foi lançado um filme,contando sobre a vida e carreira de Falco.O filme se chama Verdammt,Wir Leben Noch!.Eu tive a oportunidade de ver o filme,e achei o filme muito bom,gostei bastante.Então,confira o trailer desse filme.


Esse video eu achei bem bacana.Trata-se de Falco cantando,ou tentando cantar,em inglês,a música Garota De Ipanema.Dá uma olhada nesse video raro.


Essa é a lindíssima The Spirit Never Dies,lançado em 2009.Confira essa bela canção e esse belo clipe,aonde aparece vários momentos de Falco e também a modelo Caroline Perron,que foi namorada de Falco.


E para terminar com essa postagem,esse video é bastante emocionante.Trata-se de um video tributo,que creio eu,foi feito por fãs.É um video bem bonito,com fotos e imagens de Falco.Eu,cada vez que vejo esse video,eu me emociono.Confira.


E assim termina essa grande postagem sobre o cantor austríaco Falco.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog

    Uma linda e justa homenagem esse grande gênio da música pop que embalou o sonhos musicais de milhões de pessoas nesse mundo.

    Falco é único seu jeito de cantar era todo peculiar e deferente de todos os contemporâneos e até mesmo os atuais assim com foi Michael Jackson, Fred Mercury e tantos outros gênios ficaram sempre em nossos corações para eternidade.
    Pois como a canção dele mesmo diz "The Spirit Never Dies" e quem sabem ele volta em outra encarnação para divertir novamente.
    Valeeeu blog, valeeeeeeeeu! FALCO!

    ResponderExcluir