sábado, 26 de junho de 2021

25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys (Parte 3)

Olá,queridos leitores. Como estão?. Espero que bem. É hora de continuar com o post especial. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita.

Como vocês estão acompanhando,eu estou escrevendo sobre a história e trajetória da dupla de cantores e dançarinos Edem Ephraim e Dennis Fuller,os London Boys. O 25.º aniversário de morte deles foi em Janeiro para homenageá-los,o blog Aninhahy Dance traz em várias partes,esse especial.

Leiam a 1.ª parte aqui  Leiam a 2.ª parte aqui 

Muitas coisas foram contadas nas duas primeiras partes e há muito mais para contar. Prontos para saber mais?. Então,vamos para 3.ª parte de ''25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys''. Boa leitura.


Nesta 3.ª parte,vou continuar falando sobre muitas coisas interessantes. E para começar,que tal falar sobre uma turnê muito legal da qual eles participaram?. Eu mencionei a turnê na 2.ª parte. Estão lembrados que eu disse que Pete Waterman organizou o ''The Hitman Roadshow'' e que os London Boys foram convidados?. Pois bem,vamos aos detalhes agora.

Em entrevista à revista Record Mirror,os meninos não esconderam a empolgação em fazer parte desse grande momento : ''Isso vai ser muito emocionante. Se apresentar em um enorme palco,em uma sala de concertos é muito diferente de todos os pequenos clubes que estamos acostumados'',disse Edem. Rindo,Dennis acrescentou : ''Será um prazer ser capaz de dar cambalhotas sem cair nos ombros de algum fotógrafo''.

A entrevista da Smash Hits,na qual Edem chama Pete de ''Profeta'',foi publicada em Maio de '89. Na época,eles estavam em turnê com Pete — e vários artistas. Existem outras datas em que eles participaram. Em resumo,os artistas convidados,além dos London Boys,foram : Kylie Minogue,Jason Donovan,Big Fun,Sonia (Evans),Sinitta e Hazell Dean.

Um artigo sobre isso foi publicado na revista Smash Hits — há tantas coisas que me perco. O título diz : ''Kylie está saindo em turnê''. Se não me engano,foi sua 1.ª turnê e recebeu o mesmo nome,''Hitman Roadshow'' em seus shows na Inglaterra — e é de 20 de Setembro de 1989. ''Sim,Coca-Cola Hitman Roadshow (também com o som de S/A/W) está definido para rodar na sua cidade muito em breve,com Pete Waterman (42 anos) no comando. Kylie aparece em dez das datas e também para entretê-lo no palco,uma seleção das seguintes atrações : London Boys!,Sinitta!,Hazell Dean!,Sonia!,Big Fun!,Shooting Party! (?),Kakki! (??) e Jon Otis! (???). E aqui as datas...''. Só para 
Artigo da revista

esclarecer,caso alguém não saiba,''S/A/W'' é Stock/Aitken/ Waterman. Foi patrocinado pela Coca-Cola,como vimos. A Smash Hits fez uma matéria falando sobre o show,em Outubro de '89. Foi falado sobre como foi o show,alguns pequenos detalhes e como terminou : ''No final,todos os artistas voltam para se juntar a ele,um homem apresentado como 'Senhor Coca-Cola' dá a Pete Waterman um cheque de £ 25.000 para o fundo do desastre de Hillsborough. E Pete Waterman lidera todos na nova versão de 'Ferry 'Cross The Mersey...''. O cheque foi para as vítimas e familiares das pessoas envolvidas no desastre de Hillsborough,que ocorreu em 15 de abril de 1989Abaixo,à esquerda,vemos Peter Waterman com o álbum ''Ten Good Reasons'' de Jason Donovan em mãos,Dennis e Edem à direita,Kylie Minogue e London Boys na 3.ª imagem.



Na época,muita gente pensava que os London Boys eram produzidos por S/A/W —  já sabemos que não. Dennis falou sobre isso à revista Record Mirror : ''Não somos um produto da Stock Aitken Waterman Hit Factory. Pete Waterman tem nos apoiado enormemente e gostamos muito de estar no Hitman Roadshow,mas somos totalmente independentes desses atos''. E continua : ''Estamos aqui para que as crianças se divirtam e para proporcionar um pouco de entretenimento''. O vídeo a seguir mostra um pouco dos bastidores do ''The Hitman Roadshow''. Nele,vemos : Kylie,Big Fun;Sonia,Hazell Dean,Pete Waterman e Edem & DennisEles aparecem em 4:07 e no final,em 7:16 com todos juntos no palco, dançando ''The Loco-Motion'' da Kylie.


As próximas fotos também são da turnê e todas em preto e branco. Datadas em 4 de Novembro de 1989 e as apresentações foram na Ritzy Nightclub. Estas 3 fotos dos London Boys,e de outros artistas,foram publicadas no site Hinckley Times. Todas as fotos estão aqui.



Como o próprio Dennis disse,foi algo ''muito grande para eles''. Pete Waterman ajudou Edem,Dennis e Ralf e somos gratos por isso. Além de excelente produtor e compositor,demonstrou ter bom gosto e se revelou um ''profeta'' — como disse Edem. Respect and thank you,Pete.
É hora de falar sobre o álbum de estreia dos London Boys. Na verdade,não é apenas um álbum,é uma verdadeira ''Masterpiece''. Um álbum que todo fã de Dance Music deveria ouvir — pelo menos uma vez. É realmente muito bom.


O primeiro álbum dos London Boys,intitulado The Twelve Commandments Of Dance,foi lançado na Alemanha e no Japão em Maio de 1988. Na edição alemã,o álbum contém a faixa ''Helpless'',mas na outra edição,ela é substituída por ''London Nights''. Como vimos na 1.ª parte,os backing vocals foram feitos pelos talentosos Rolf Köhler,Michael Scholz,Detlef Wiedeke e Birger Corleis. 
Capas 1988 / 1989

Foi relançado na Alemanha,lançado na Inglaterra e em vários outros países em 1989Na nova edição,ganhou uma capa diferente e mais colorida. Contém 12 faixas — claro,são ''Os 12 Mandamentos da Dança'' e todas são maravilhosas. Eu não estou exagerando. Até a balada 
''Sandra'' é fantástica. É difícil encontrar um álbum onde absolutamente todas as músicas são boas. Méritos do Sr. Maué e de todos os envolvidos neste trabalho.
Alcançou a 2.ª posição na parada de álbuns no Reino Unido — falarei sobre isso em breve. Em 2009,foi relançado pela Cherry Pop Records,com faixas bônus versões Remix e Extended. E tem novidade!. Boas notícias para os fãs de London Boys. Mas,falarei sobre isso lá na frente. Abaixo,o encarte do álbum relançado em 2009. 

Continuando com mais imagens. Abaixo,à esquerda,uma imagem provavelmente promocional de ''The Twelve Commandments Of Dance''. Parece um pôster,mas não tenho certeza. À direita,o encarte do álbum — lançamento de 1988/1989.


Em uma edição da revista Smash Hits,foram utilizadas 3 páginas para divulgar o álbum. ''O novo álbum dos homens mais elásticos do pop. Inclui 'Requiem', 'London Nights', 'My Love' e mais nove sucessos''À esquerda,abaixo, o anúncio de ''The Twelve Commandments Of Dance'' na revista. Foi compartilhado por Anton Rodionov no Facebook. E à direita,o álbum em uma foto compartilhada por um colecionador no Instagram com a seguinte legenda : ''London Boys - The Twelve Commandments Of Dance. Trilha sonora da minha infância!''Compartilhado por @vinyl_playall. 


Como eu disse,o álbum alcançou a 2.ª posição na parada de álbuns no Reino Unido. Tentei encontrar algo da época,mostrando esse momento épico,mas não consegui. Eu cheguei perto. Encontrei ''The Twelve Commandments Of Dance'' na 3.ª posição no Top 75 Albums,publicado na revista Number One em 9 de Agosto de 1989. Que momento! — eu já disse isso,eu sei.


O álbum também aparece no Top 20 de vinis Dance na revista Number One,em 23 de Agosto de 1989. Dá para ver que o álbum,neste Top 20,chegou à 8.ª posição,porém eu não encontrei esse momento. Uma pena!. No entanto,à esquerda está o álbum no N.º 16. À direita,o chart na revista Record Mirror. Podemos ver ''The Twelve Commandments Of Dance'' no N.º 14. É de Outubro de 1989.


Outro artigo de uma revista falando sobre o álbum. Que revista é essa?. Eu posso ouvir as vozes de vocês daqui,respondendo ''Smash Hits''. Não desta vez. O artigo é da Number One e eles falam positivamente do álbum. É de 20 de Dezembro de 1989. ''Se você quiser um disco para dançar na sala, então este é o escolhido,contanto que você não tente dar um salto sobre a aspidistra — planta — da vovó no estilo enérgico dos London Boys. É Eurodisco no seu melhor e se você amou 'London Nights' e coisas do gênero,vai amar o álbum''.

''The Twelve Commandments Of Dance'' foi certificado com Prata,Ouro e Platina. Lembrando que,de acordo com Ralf,eles quase conquistaram Platina Dupla. Clicando aqui e procurando por ''London Boys'',vocês verão a imagem do print — à esquerda. ''Explore os artistas mais vendidos do Reino Unido''. E à direita,uma pequena montagem que fiz com o álbum nos formatos : Vinil,CD e Fita Cassete. 


Aqui,''The Twelve Commandments Of Dance'' : Fotos promocionais da turnê no Japão. Compartilhado por @sng_jp no Instagram. Tentei melhorar a qualidade da imagem — à direita.


Mais fotos bonitas?. Yes!. As próximas fotos,que são lindas,são de 1989. Nelas,vemos Edem e Dennis bem à vontade na loja de música HMV,em Oxford Street,Londres. 



Eu disse que foi difícil encontrar algo sobre eles,publicado na revista Bravo. Mas,a página ''Your Disco80 Needs You'' no Facebook,compartilhou uma pequena matéria da Bravo sobre os London Boys. Observem que 1963 aparece na revista como a data de nascimento de ambos. Nunca aquele meme do ''Olá Deus,sou eu de novo'' fez tanto sentido para mim como agora. Em cada lugar,uma data diferente aparece. 
London Boys na revista Bravo

Enfim...A matéria diz — entre outras coisas — o seguinte : ''Na Escandinávia,os 'London Boys' já conquistaram o disco de ouro. Em Hong Kong,Malásia e Coreia do Sul também estão entre as super estrelas absolutas...Os dois meninos são fãs de musculação e roupas. Em casa,eles moldam seus músculos com todos os tipos de halteres. Sua primeira pergunta em cada cidade é : 'Onde estão as butiques e lojas de roupas mais badaladas daqui?'...Os dois meninos conheceram o produtor de Hamburgo Ralph Maue. Eles também conheceram o hit 'Requiem' e o novo LP 'The Twelve Commandments Of Dance' foi criado com ele - em termos de som,quase soa como 'Modern Talking'. Os 'pacotes de músculos',Dennis e Edem são os London Boys''.

Como uma verdadeira amante das fitas cassete,eu adorei isso. Alguém disponibilizou o álbum em fita cassete no YouTube. Aproveitem essa oportunidade,pois não sei por quanto tempo estará disponível. ''The Twelve Commandments Of Dance'' em fita cassete : Lado A Lado B.
O álbum é completamente maravilhoso,absolutamente TODAS as músicas são incríveis,mas há uma música que eu confesso que fiquei viciada desde o primeiro momento em que a ouvi. A música que muita gente gosta,mas não foi lançada como single : ''Chinese Radio''.


A Smash Hits não perderia a oportunidade. Algumas canções do álbum foram revisadas. A revista perguntou qual era o significado da letra de algumas dessas canções. Uma das músicas escolhidas foi ''Chinese Radio''. Então,Edem explicou. ''Happy Shanghai girls. Like a pretty string of pearls. And a snow storm up in my nose...(Felizes garotas de Xangai. Como um lindo colar de pérolas. E uma tempestade de neve no meu nariz). Edem : Sim,esta música é sobre alguém que vai para a China e acaba em uma prisão.
O que ele está fazendo é olhar através das barras da cela e vendo as coisas acontecendo lá fora. Quero dizer, 'A snow storm up in my nose' (Uma tempestade de neve no meu nariz) — Acho que todos perceberiam que isso é uma referência às drogas,a tempestade de neve é,na verdade,cocaína. Então,essa pessoa está presa e,sim,obviamente algumas drogas foram distribuídas por outra pessoa na prisão. 
E a outra parte...'Now my head is burning an' I feel it turning. In an igloo up on the moon. Saying : Lord have mercy on a guy from Jersey. And it falls back into my room' (Agora minha cabeça está queimando e sinto que está girando. Em um iglu na lua. Dizendo : Senhor,tenha misericórdia de um cara de Jersey. E isso cai de volta no meu quarto). O cara na prisão seria o cara de Jersey?. Edem : Isso mesmo,exatamente!. Poderia ser em qualquer lugar. Quero dizer,Jersey meio que se encaixava no texto. Não estamos dizendo que as pessoas de Jersey são todas drogadas ou algo assim. Obviamente 'My head is burning' (Minha cabeça está queimando) é devido aos efeitos das drogas que ele usou,mas eu não sei nada sobre o 'igloo up on the moon' (iglu na lua),isso é algo que Ralf poderia responder melhor do que eu''.
Por falar em Ralf,eu disse a ele que ''Chinese Radio'' deveria ter sido lançada como single,porque é uma música fantástica. Ele me respondeu e explicou por qual razão — embora já tenhamos uma noção,após a explicação de Edem —,a música não foi lançada como single na época : ''Sim,você está absolutamente certa sobre 'Chinese Radio'. Deveria ter sido um single,mas não para os London Boys naquele momento de sua carreira. Fiquei muito orgulhoso de 'Chinese Radio'.

Era um conceito interessante. Um cara no Extremo Oriente usa drogas demais e acorda deitado na cama de seu quarto de hotel. Mas toda vez que ele recupera a consciência,tudo o que vê é um pequeno rádio transistor chinês tocando ao lado de sua cama,enquanto tenta descobrir onde está!. Mas isso foi um pouco sombrio,definitivamente um ótimo single,mas não para os London Boys em 1989''
Os singles dos London Boys são otimistas e sempre carregam uma mensagem positiva. O que Ralf quis dizer é que,apesar de uma ótima canção,''Chinese Radio'' era diferente dos outros singles por causa da letra que falava sobre um usuário de drogas. É compreensível — mas ainda queria que fosse um single. 

Vou compartilhar com vocês,minha história com os London Boys. No final de 2010,eu estava fascinada pela música dos anos 80 — especialmente Euro/Italo Disco. Na época,eu comprei e ganhei alguns CDs com várias compilações de músicas dos anos 80. Um dia,em 2011,ganhei um desses CDs com muitas músicas Euro Disco. O nome era ''Euro Disco Collection - 1,2,3,4 e 5''. No Volume 2,havia ''Chinese Radio'' e no Vol.3, ''Requiem''

Eurodisco Collection Vol. 2

Mas,o título da música foi escrito de forma diferente : ''Radio China''. Em outras palavras,errado. Existe uma versão com uma voz robótica que diz ''Radio China'' no início,mas a versão original não possui a voz robótica. E não,não é a versão que ouço no ''Euro Disco Collection - Vol. 2.  Então...
Não ouvi ''Chinese Radio'' quando recebi o CD. Quero dizer,não completamente,ouvi apenas o início. Comprei e ganhei muitos desses CDs e perdi muitas músicas — uma tonta,eu sei. Em 2013,eu estava em uma maratona anos 80 e o YouTube me recomendou um vídeo : ''London Boys - London Nights (Smash Hits Poll Winners Party''). Apertei o play e reagi imediatamente. ''Minha nossa!. Que música boa!. Quem são esses caras?''. Depois,eu ouvi ''I'm Gonna Give My Heart'' e não parei mais. Fiquei fascinada com a qualidade das músicas — mas principalmente com as apresentações. Absolutamente fantásticas. A descoberta da parte triste,comento no momento certo. Em 25 de Julho de 2014,fiz meu primeiro post sobre eles aqui no blog. E como eu disse no início da primeira parte,recebi um feedback positivo de algumas pessoas. E aqui estou eu,escrevendo sobre eles novamente — de uma forma mais completa.

Há algum tempo,ouvi ''Chinese Radio'',desta vez na íntegra e amei instantaneamente. Me perguntei ''Esta música é dos London Boys?. Eu não acredito!?. Já ouvi em algum lugar. ESPERA AÍ. Esta música está na coleção de Euro Disco. Meu Deus!''. Totalmente ''surtada''. E eu pensei ''Por que não ouvi esta música maravilhosa na época em que ganhei o CD?. Eu sou realmente muito lerda''. Depois dessa grande demonstração de lerdeza,vamos curtir a canção. Eu simplesmente amo. Nos primeiros segundos,soa como Radiorama — período anos 80,claro!. Aumentem o volume para dançar ''Chinese Radio''. Vocês também podem chamá-la de ''Masterpiece''. Ouuh,radio! I love my radio!...

♡♫...Oh,I could write a million stories,tales of love and hate and pain. And my fears would truly frighten any ordinary man. Is there someone out there laughing?!,walking in the pouring rain. Lord,I'm sure I know the answers,but it's too hard to explain...♫♡
Written by Ralf-René Maué


E com essa obra-prima,encerro esta 3.ª parte. Vocês estão gostando de ler?. Posso garantir que estou gostando de escrever sobre eles. A 4.ª parte vem aí. Vou falar sobre : Um depoimento de uma pessoa, uma entrevista divertida,fotos raras,a amiga dos dois que estava ocupada quando a contatei. Mencionei-a rapidamente na 1.ª parte. E muito mais. 
Mais coisas interessantes virão. Vocês continuarão comigo?. Então,fiquem ligados!. Obrigada por conferirem esta parteVejo vocês na 4.ª parte de ''25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys''. Até lá,queridos leitores!.
To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário