domingo, 20 de junho de 2021

25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys

Olá,queridos leitores. Como estão?. Eu espero que estejam bem. Após uma longa espera,finalmente este post está disponível para vocês. Está enorme,com muitas informações e detalhes,então peço que tenham paciência para lê-lo. É praticamente uma biografia. Mas,posso garantir que foi feito com muita dedicação. Preparem a pipoca ou qualquer outro petisco,pois a leitura será longa e interessante. Estão preparados?. Então,sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita.

O primeiro post de 2021 é o mais trabalhoso desses 10 anos de blog Aninhahy Dance. Em 2015,houve a ''novela'' da ''Cantora Misteriosa'',mas este post conseguiu superá-la. E superou em vários pontos : O enorme processo de criação,a demora em postá-lo,mas principalmente a questão investigativa. Estou trabalhando nisso desde Janeiro. Estamos em Junho,então estou escrevendo sobre eles 5 meses. Sim,sobre eles!.

O post de hoje é uma homenagem. Eu já escrevi sobre eles aqui no blog e o feedback sempre foi positivo. Algumas pessoas os conheceram através deste blog e isso é muito legal. E percebi que muitas pessoas tinham muitas dúvidas e muitas perguntas sem resposta. Perguntas sobre a vida artística e pessoal deles e eu era uma dessas pessoas curiosas. Então,tomei uma decisão : Vou tentar obter respostas!. E foi exatamente o que eu fiz. 

Atualização!. Nos links abaixo,todas as partes deste ''Especial London Boys''. A partir da parte 2,claro!. Desfrutem :

∎ Leiam a 2.ª parte aqui  Leiam a 3.ª parte aqui  Leiam a 4.ª parte aqui  Leiam a 5.ª parte aqui

∎ Leiam a 6.ª parte aqui  Leiam a 7.ª parte aqui  Leiam a 8.ª parte aqui  Leiam a 9.ª parte aqui

∎ Leiam a 10.ª parte aqui  Leiam a 11.ª parte aqui  Leiam a última parte aqui 

O 25.º aniversário de morte deles foi em Janeiro. Então,resolvi fazer um post especial,com algumas respostas que estávamos procurando,em forma de homenagem. Vamos conhecer a história e a trajetória deles com mais detalhes. O post de hoje é sobre os ''25 anos sem Edem e Dennis : A história dos London Boys''.


Eu realmente acredito que nossa missão,minha e de todos que apreciam música de qualidade,é ''espalhar a palavra''. Como eu disse,percebi que toda vez que falava sobre eles,as pessoas ficavam curiosas para saber mais sobre esses artistas incríveis e sua música maravilhosamente bem produzida. Abaixo,alguns comentários da galera :


A curiosidade das pessoas em saber mais sobre eles é tão grande,que tem gente pedindo uma BIOGRAFIA COMPLETA dos London Boys. E estão absolutamente certas em pedir :


''Gostaria de ver uma biografia completa dos London Boys. Em nenhum lugar encontro uma'',disse Ivika Rosenkreutz. ''Eu também quero'',respondeu Alice PrinDurante o processo,eu comentei,brincando,nas minhas redes sociais : ''Não estou fazendo um post,estou escrevendo uma biografia''. E eu comentei isso antes de ver os comentários anteriormente mencionados. Ivika e Alice,talvez o pedido de vocês,e de várias outras pessoas,tenha sido atendidoDesta vez,resolvi fazer um post mais completo,com o máximo de informações possível sobre eles. Eles merecem.

Este post de homenagem terá tudo,absolutamente tudo o que eu consegui investigar e encontrar. Me dediquei 100% a encontrar o máximo de informações e acredito que não encontrei coisa suficiente. Fatos,curiosidades,artigos de revistas e entrevistas traduzidas. 
Fotos raras,depoimentos,músicas e cambalhotas isso mesmo!. A história deles será contada em colaboração com algumas pessoas que conviveram e trabalharam com os meninos. Pessoas que ''cruzaram'' o caminho deles,e vice-versa,também serão mencionadas neste post. Eu os convido a viajar para os anos 70/80/90 e conhecer a história de Edem e Dennis. E é claro,a carreira dos London Boys.
Mas antes de começar pra valer,alguns detalhes que merecem nossa atenção : As datas de nascimento de ambos e o local de nascimento do Dennis. É necessário falar sobre isso para um maior entendimento ao longo do post. Acompanhem comigo. 

Ao procurar por seus nomes,Edem Ephraim e Dennis Fuller vemos as datas : Edem — 1.º de Julho de 1959 / Dennis — 19 de Junho de 1959. Aparentemente,tudo certo. Eu poderia simplesmente aceitar essas datas,mas optei por averiguar mais profundamente. E tive algumas surpresas. Ao ler alguns artigos de revistas da época,me deparei com datas diferentes. Na maioria das revistas que vi,apareceu : Edem — 1.º de Julho de 1963 / Dennis — 19 de Junho de 1964Abaixo estão alguns exemplos
No lado esquerdo,um trecho de uma entrevista que deram à revista Number One. Uma das perguntas era : ''Quando e onde você nasceu?''. Resposta de Dennis : ''Eu nasci em Greenwich,Londres,em 19 de Junho de 1963...er,quero dizer '64...''. Resposta de Edem : ''1963. Julho. E eu nasci em Greenwich também...''. Quando Dennis respondeu,ele gaguejou ''...er,I mean'' — quero dizer. Pareceu uma resposta improvisada. No lado direito,vemos mais um artigo sobre eles,desta vez na revista Smash Hits. Também mostra as mesmas datas da revista mencionada anteriormente. 

''Edem : Ele nasceu em Greenwich,Londres,em 1963. Ele tem 26 anos!.
Dennis : Ele nasceu em Greenwich,Londres,em 1964. Ele tem 25 anos!.''


Eu vi outras revistas em que as datas eram diferentes das citadas anteriormente. Não lembro dos nomes das outras,mas lembro de ter visto : ''Edem — 1964 / Dennis — 1965'' e ''Edem — 1959 / Dennis — 1960''. Uma bagunça total. No começo,eu acreditei que as datas da Number One e da Smash Hits estavam corretas. Então,acreditei na que dizia ''1959/1960''. 
E como eu resolveria esse problema?. Procurei uma pessoa que no decorrer do post vou falar mais sobre. Perguntei sobre as datas,enviei um print da entrevista da Number One e a pessoa se prontificou a perguntar para Uduak Ephraim — a irmã de Edem. A pessoa,aparentemente,ainda mantém contato com Uduak. Não demorou muito e a resposta foi esta : ''As datas estão completamente erradas haha. Tenho certeza de que Edem não queria revelar sua verdadeira idade haha. O local de nascimento está correto. 1.º de Julho de 1959 é a data correta de Edem. Não tenho certeza a do Dennis,mas talvez seja o mesmo ano''

Seguindo essa linha,Edem e Dennis esconderam suas verdadeiras idades. E isso não é tudo. Em nenhum momento duvidei da resposta da pessoa que me confirmou ser 1959 a data de Edem. Mas entrei em contato com outra pessoa,também essencial para este post de homenagem. É sempre bom ter uma segunda opinião. Eu fiz exatamente a mesma pergunta,mas surpreendentemente,a resposta foi diferente : ''Edem Ephraim — 1.º de julho de 1963 / Dennis Fuller — 19 de junho de 1964. Isso deve estar correto''. Já mencionei a palavra bagunça hoje?. E ambas as pessoas são bastante confiáveisA imagem à esquerda,mostra a resposta da pessoa que disse ''Edem 1959 e Dennis talvez o mesmo ano''. A imagem à direita,mostra a resposta da pessoa que disse ''Edem 1963 e Dennis 1964''.


Outra questão é o local de nascimento de Dennis,como disse antes. Vamos juntos tentar entender. Na internet,a Jamaica aparece como o lugar onde Dennis nasceu. Mas já vimos que ele afirmou ter nascido em Greenwich,Londres,como seu amigo Edem. Há alguns anos,vi uma reportagem de uma TV alemã falando sobre eles. O programa se chamava ''Formel Eins''. Como sou uma pessoa que não entende quase nada de alemão,só consegui entender algumas partes. Em uma dessas partes,o destaque foi Dennis e,naquele momento,o locutor mencionou a Jamaica — entendi,glória!. Eu vi esse vídeo da reportagem em 2013,mas ele não está mais disponível no YouTube e em nenhum outro lugar. Pensei : ''Acho que os pais dele nasceram lá,ou ele nasceu na Jamaica e mudou-se para Greenwich quando era criança''. Bom raciocínio,Ana!. Falei sobre Dennis e seu local de nascimento com a pessoa que disse Edem  1959. ''...Sobre o Dennis. Se você olhar na internet,diz que Dennis nasceu na Jamaica. Está errado,não é?''. A pessoa responde : ''Sim,pela minha memória,os pais dele eram de lá. Ele nasceu no Reino Unido,eu nunca ouvi ele falar sobre ter crescido na Jamaica quando era criança''.


Seguindo essa linha,meu pensamento estava certo. Mas,de novo,isso não é tudo. E lá vamos nós. Novamente,entrei em contato com a outra pessoa,a que falou Edem — 1963 e perguntei : ''Onde Dennis nasceu?''. A resposta : ''Eu acho que foi na Jamaica,quando era bebê. Mas ele foi para a escola em Londres junto com Edem''. A pessoa quis dizer que Dennis nasceu na Jamaica,mas se mudou para Londres ainda criança. 

Conhecem o meme da Glória Pires?. Aquele do ''não sou capaz de opinar''?. Eu gostaria,neste momento,estar como ela e realmente não ser capaz de opinar,mas preciso haha. Que confusão!. 
Então,vamos começar ''de verdade'' o post em homenagem aos meninos?. Leiam,dancem e se emocionem com o post especial de hoje. Espero que gostem. Senta,que lá vem história!. Boa leitura. Dedico este post a todos os fãs,amantes da boa música,familiares e amigos desses dois incríveis artistas
This is a requiem for : The London Boys


Edem Phillip Ephraim (1.º de Julho de 1959, Londres,Inglaterra - 21 de Janeiro de 1996, Áustria) e Dennis George Fuller (19 de Junho de 1960 (?), Jamaica - 21 de Janeiro de 1996, Áustria) já se conheciam quando começaram como ''London Boys''. Existem coisas que a gente não consegue explicar. Uma parceria de anos. E mais do que uma parceria,uma grande e verdadeira amizade.
Edem nasceu em Greenwich,Londres e Dennis teria nascido na Jamaica e foi,ainda criança,para Greenwich.
Edem
Lá,
os meninos estudaram juntos. A amizade começou quando eles tinham 11 anos de idade
Edem costumava aspirar o chão e tirar pó de camisas em uma loja de roupas para ganhar a vida. Ele se cansou dessas atividades e desistiu de sua carreira promissora como balconista para praticar cambalhotas. Na escola,ele ganhou muitas medalhas no salto em distância e judôDennis estudou para ser engenheiro,mas acabou entrando para uma trupe de patinação — falarei sobre isso em breve — junto com Edem. Ele também era coreógrafoOs pais de Dennis nasceram na Jamaica. Seus irmãos são : Julie,Ruth,Terri e Joseph — meio-irmão. Mais adiante,veremos o próprio Dennis citando os irmãos em uma entrevista. 
Dennis
O pai de Edem nasceu na
Nigéria e era um médico acupunturista. Ele deu um nome africano para seu filho,neste caso,Edem. Segundo informações,a relação entre pai e filho era ruim
A fonte desta informação,definiu o pai de Edem como ''um homem desagradável'' e afirmou ''Ele nunca me disse uma palavra em todo o tempo que o conheci''. Questionada sobre como Edem lidou com isso,a pessoa garantiu que ''isso nunca o incomodou'' e Edem era bem diferente do pai. O pai dele já faleceu. Ele teria morrido pouco depois de seu filho. A mãe de Edem nasceu na Inglaterra e também não está mais conosco. Seus irmãos são : Uduak,Iquo e Hogan. Hogan era o irmão mais velho. Ele faleceu há alguns anos. Antes de se tornarem os London Boys,Edem e Dennis eram patinadores e dançarinos profissionais. Eles faziam parte de um grupo chamado ''The Roxy Rollers''
Lembram da pessoa que confirmou que Edem nasceu em 1959?. Chegou o momento de revelar quem é. Já que mencionei os ''Roxy Rollers'',não vejo melhor momento do que agora para falar dele. Seu nome é Michael Johnson

Mike,como também é chamado,fazia parte dos ''The Roxy Rollers'' e era um grande amigo de Edem e Dennis. Ele os conheceu em um pub,em 1976. Mike tinha 18 anos na época dos ''Roxy Rollers'',mais precisamente em 1978. Um senhor convidou os patinadores a formarem um grupo. Este senhor era diretor de TV da BBC. E tudo começou aí. 
Tive uma longa conversa com Mike. Desde o primeiro momento,ele foi amigável,atencioso e prestativo comigo. Sem mencionar seu bom humor. Minha ideia inicial era conversar com outra pessoa — ainda vou falar dela aqui — que também tinha contato com os meninos,mas essa pessoa estava muito ocupada e entendi perfeitamente. Mas,ela me ajudouEla me disse para entrar em contato diretamente com o Mike,porque ele poderia contribuir com muitas informações e,bem,foi exatamente isso que fiz. Ainda falarei sobre essa pessoa. Aguardem!.

No início de nossa conversa,Mike confirmou que era amigo de ambos e,educadamente,me pediu para falar sobre mim. Me apresentei — dessa vez,com mais detalhes. Comentei que amo Dance Music,que gosto das músicas dos meninos e que eu tenho um blog. Terminei dizendo que minha intenção era fazer um post em homenagem a eles. Um post mais completo. 
Mike adorou a ideia,dizendo ''Isso soa maravilhoso'' e se ofereceu para responder às minhas perguntas. É absolutamente gratificante ler isso de alguém que era amigo deles.
Mike compartilhou fotos absolutamente interessantes e raras dos dois antes de se tornarem os London Boys. Elas podem ser vistas na área ''comunidade'' da página de fãs dos meninos no Facebook : London Boys Forever. Além das fotos,ele deixou alguns comentários lá. Um desses comentários foi o seguinte : ''Sinto falta dos meus dois irmãos. É doloroso olhar para a página deles no Facebook,mas estou feliz que eles tenham um lugar para seus fãs virem e relembrar suas grandes carreiras como cantores. Para os fãs,eu postei algumas fotos nossas antes deles serem os London Boys. Nós éramos The Roxy Rollers''Pedi a Mike que falasse um pouco sobre cada foto e ele atendeu meu pedido. Optei por não melhorar a qualidade das fotos,pois são imagens raras. Tem muita história. Vamos vê-las.

1.ª foto (à esquerda) : ''Foi em 1978. Foi antes de sermos os Roxy Rollers,nos primeiros dias na 'Lester Square' (praça onde há cinemas e boates) de Londres. No Empire Ballroom,é onde a discoteca ficava todos os domingos à noite. Estávamos promovendo a pista de patinação naquele clube,por isso saímos para tirar a foto''Na foto,da esquerda para a direita : George agachado,Edem em pé,Tina no meio,agachada,Mike em pé,ao lado de Edem e Dennis agachado.
2.ª foto (à direita) : ''Ah,este é o time original. Os figurinos foram feitos pelas meninas que fizeram um ótimo trabalho''Na foto,da esquerda para a direita : Mike em pé,Tina sentada,Dennis no meio,em pé,George no meio,Edem em pé e Uduak sentada.


3.ª foto (à esquerda) : ''Foto promocional tirada em Londres nos primeiros dias de Roxy Rollers,em 1978''Na foto,da esquerda para a direita : Mike,Uduak,Dennis e EdemNessa época,Mike estava namorando com Uduak. Sim,a irmã do Edem. 
4.ª foto (à direita) : ''Esta foi uma foto promocional. Para o single I Need A Holiday''Daqui a pouco,vou falar sobre a música. Na foto,da esquerda para a direita : Dennis no fundo,Edem na frente,George atrás do Edem,o vocalista principal do ''Roxy Roller'' — que Mike não lembra o nome — e o próprio Mike. Que altura!.


5.ª foto (à esquerda) : ''A mesma coisa,foi promocional para o single 'I Need A Holiday'. Eu amo esta foto''Na foto,da esquerda para a direita : Edem deitado,Mike sentado,George sentado de lado,no meio,o vocalista principal sentado,atrás de George e Dennis sentado.
6.ª foto (à direita) : ''Performance para a Princesa Margaret,a irmã da Rainha Elizabeth II,em Manchester,Reino Unido. Nós fizemos o nosso melhor. Foi uma grande noite. Sim,tive meus 5 minutos de fama anos atrás haha''Na foto,da esquerda para a direita : Mike,Dennis,Edem e GeorgeLegenda : ''...Campeões da pista de patinação da Grã-Bretanha  os Roxy Rollers''.


Sim,vocês não leram errado. Eles se apresentaram para a irmã da Rainha da Inglaterra. Fiquei surpresa com essa informação. Tanto que perguntei ''A Rainha Elizabeth?. Ela mesmo?''. Eu sei,às vezes meu cérebro ''buga'' haha. Mas,era isso mesmo. Mike me enviou um print de um site,onde contém algumas fotos daquela noite em que eles se apresentaram. Abaixo,vemos a Princesa Margaret. Aqui estão outras fotos.

As duas fotos abaixo,são do mesmo período. Elas também estão no site. Na primeira foto,vemos Mike. Na segunda,vemos Dennis à frente e Mike do lado direito. Ele falou sobre as fotos : ''Eles me colocaram na foto à direita e,para minha sorte,estou no centro da foto,à esquerda,fazendo minha parte com George atrás. Já se passaram 41 anos desde que estas fotos foram tiradas. Vi essas fotos ano passado. Incrível,eu não sabia que essas fotos existiam''.


Em meio a tantas fotos publicadas no site onde vimos a foto da Princesa Margareth,não percebi de imediato,mas aparece Edem. Demorei um pouco para reconhecê-lo. Foi Mike quem me mostrou a foto e disse que era ele. Eu já disse,às vezes meu cérebro ''buga''. A foto :


Em breve,vou mostrar uma entrevista que traduzi,onde Dennis menciona a irmã de Edem,sobre um determinado assunto. Pesquisando na internet,eu encontrei uma pequena biografia sobre ela. É de 1984,mas vale a pena ler para ter uma ideia de como o talento é de família. ''Uduak Ephraim : Nascida e criada em Londres,ela começou a estudar no Morden Mount Primary School aos 5 anos e saiu aos 16. Ela sempre gostou de esportes,acrobacias e dança. Aprendeu a patinar desde cedo. Aos 17 anos,ela formou um grupo com seu irmão e quatro outros patinadores,que se chamava 'Roxy Rollers'. Ela apareceu em muitos programas de TV,incluindo The Little And Large Show,Blue Peter,Top Of The Pops e Jim'll Fix It''Mais uma foto dos ''Roxy Rollers''. A foto nos mostra : Dennis à esquerda,em pé,Edem no meio,em pé,George à direita,em pé e Uduak agachada. 

Photo by Shutterstock
Os ''Roxy Rollers'' se apresentaram várias vezes em diferentes lugares. Para ser mais precisa,eles percorreram alguns países da Europa,no final dos anos 70,início dos anos 80. Eu disse a Mike que tinha ouvido falar que os ''Roxy Rollers'' haviam feito uma turnê pela Europa e perguntei se isso era verdade. Ele confirmou a informação e enviou algumas fotos : 
''Sim,isso é verdade,principalmente no Reino Unido,País de Gales...Nossa turnê europeia nos levou à Milão,Itália e foi muito divertido''. As fotos a seguir foram gentilmente cedidas por Mike,ao blog Aninhahy Dance. São fotos da época da turnê. 
Pôster anunciando apresentação numa discoteca na Itália — abaixo,à esquerda. A outra foto,mostra Edem e Dennis com Mike,à direita e George à esquerda. A 3.ª foto,abaixo das duas primeiras,mostra Edem,Dennis e Mike juntos. As apresentações na Itália foram em 1979.



A música ''I Need A Holiday'' foi mencionada anteriormente,quando Mike falou sobre as fotos e que eram promocionais. Em 1979,a música foi lançada com o nome de ''Roxy Roller''. Dennis,Edem e Mike foram os backing vocals para o vocal principal. Na capa,vemos Mike,Dennis,o vocalista principal e George. O lado B de ''I Need A Holiday'' é ''Birds Of Paradise''. 


Por algum motivo desconhecido,Edem não aparece na capa. Mas,ele fez outras fotos promocionais para o single. ''I Need A Holiday'' foi a única música lançada como single sob o nome ''Roxy Roller''. Questionado sobre isso,Mike respondeu : 
''Sim,foi uma coisa única para nós,já que éramos apenas backing vocals para o artista principal,não sabendo como ele vendeu e não sabendo se a música alguma vez teve algum sucesso. Negócios musicais brutais''
Disco de ''I Need A Holiday''
Photo by Mike

1979 foi o último ano de Mike no grupo. Não ganhou dinheiro suficiente e em 1980,aos 20 anos,deixou a Inglaterra e voltou para o seu país : Estados Unidos. Sim,Mike é americano. Mais uma informação que me surpreendeu. Eu poderia apostar que ele nasceu na Inglaterra e bem,eu perderia de qualquer maneira haha. Ele me disse que voltou para os Estados Unidos para tentar um ''emprego de verdade''. Perguntei se ele conseguiu o emprego e ele me garantiu que sim. 9 meses depois,ele se alistou no Exército dos Estados Unidos. Mike tem 61 anos,tem 3 irmãos e reside em Las Vegas.

Mike em 2016

Em 14 de Março de 1980,no episódio ''Roller Disco'' do programa de comédia infantil Rentaghost,da BBC,Edem aparece patinando. Ele usa uma roupa azul brilhante e no minuto 1:50,podemos vê-lo no lado esquerdo do gordinho de óculos. A performance ocorre enquanto Ethel Meaker,personagem interpretada pela atriz Ann Emery (R.I.P.),canta. Vejam aqui. 

Edem e Dennis apareceram no programa infantil ''Blue Peter'',também da BBC,em 13 de Abril de 1981. Eles ensinaram os apresentadores a patinar. Tenho a impressão de que vejo Uduak também. Edem explicou que treinou 6 horas por dia. Assistindo o vídeo,percebemos que os dois ainda não eram musculosos. Anos depois,vimos o resultado de 6 horas de treinamento por dia.


Também em 1981,a cantora inglesa Kate Bush lançou o single ''Sat In Your Lap''. Vocês devem estar se perguntando ''O que Kate Bush tem a ver com Edem e Dennis?''. Vou explicar. Os dois trabalhavam muito,se convidados,eles iriam. Foi filmado um videoclipe para a divulgação do single de Kate. É aí que os meninos entram. Edem e Dennis participaram do vídeo de ''Sat In Your Lap''. Mas,assistindo ao vídeo,não os vemos imediatamente. O motivo?. Eles estão caracterizados. Vocês estão vendo os dois caras patinando,usando túnicas e máscaras Klan?. São eles!. E eles ainda aparecem cantando na altura dos ombros de Kate
Edem & Dennis no vídeo de Kate
Edem e Dennis mudaram-se para a Alemanha em 1981Eles foram para lá,depois que a turnê dos ''Roxy Rollers'' passou pela Alemanha. A princípio,sabemos que foram morar perto de Hamburgo,mas esse não era exatamente o destino deles. Mike Johnson nos conta : ''Não sei por eles se mudaram,se bem me lembro,a irmã de Edem fez a sugestão de se mudar para Hanôver e,então Edem,Dennis e ela se mudaram para a Alemanha. Eu descobri que eles estavam na Alemanha,então fui visitá-los e eles ainda dançavam de patins. Mas,Uduak tinha ido embora para voltar para Londres''. Em uma entrevista em 1989,Dennis falou sobre se mudar para a Alemanha : ''Acabamos patinando em todos os lugares. Fomos bem em toda a Europa. Então,certa vez,quando voltávamos de uma viagem à Alemanha,descobrimos que estávamos fora de moda. A patinação estava fora de moda e não conseguimos nenhum trabalho,então decidimos voltar para a Alemanha,onde ainda podíamos nos sair muito bem. E nunca mais voltamos,então já moramos em Hamburgo há cerca de sete anos''. Eles não sabiam,mas teriam uma grande oportunidade por lá. Mas,eles tiveram que trabalhar bastante até que tivessem esta oportunidade. Como eu disse antes,eles trabalhavam muito. Então,de vez em quando,trabalhavam como músicos de rua e/ou atores em teatros locais. Abaixo,vemos o cartaz da peça de teatro ''Die verzauberten Brüder'' Os Irmãos Encantados ,de 1984 no Thalia Theater Teatro Thalia  em Hamburgo,Alemanha. Edem e Dennis participaram.


Conversei com Mike sobre esse período em que os dois trabalhavam como músicos de rua e atores de teatro. Ele disse que eles eram motivados : ''Como dançarino,você tem uma carreira muito limitada,então se quiser permanecer no show business,você tem que fazer a transição para atuar ou cantar''. É um fato!. Lembram que no começo eu disse que além do Mike,eu tinha conversado com outra pessoa para ter uma segundopinião sobre as datas de nascimento deles?. Pois bem,a partir daqui conheceremos mais detalhes sobre London Boys e Edem & Dennis,nas palavras dessa pessoa. O cara responsável por dar a grande oportunidade para os dois. 
O produtor,letrista e compositor

Sim,é ele!. O produtor e compositor alemão Ralf-René Maué
Ralf nasceu em Lüneburg,em 1957Além de produtor,ele é cantor,compositor e letrista. Ele fazia parte de uma banda cover dos Beatles,chamada ''Beatles Beat Band'',o que o fez ganhar experiência na frente de um público. Em Fevereiro de 1983,lançou seu single intitulado ''Der Kaiser Von China'',sob seu próprio nome,Ralf-René. Quando lançou o single,ele foi considerado um novo nome na cena musical alemã,mas não um novato totalmente. Na época,Ralf trabalhava como compositor e letrista para outras pessoas,incluindo Ted Herold. Mas,naquele momento,ele decidiu se lançar sozinho. Ele decidiu enfrentar esse desafio após ouvir dois sucessos : ''Falco - Der Kommissar'' e ''Joachim Witt - Goldener Reiter'',ambos lançados em 1981.

Capa de ''Der Kaiser Von China''
''Der Kaiser Von China'' foi produzido por Django Seelenmeyer e Ulf Krüger. Desde a infância,ele sabia o que fazer : Escrever canções. O cara tem o dom e nós somos testemunhas disso,ouvindo as músicas dos London Boys,por exemplo. Ele foi influenciado musicalmente por Brian Wilson,Paul McCartney e Jeff Lynne. Ele se define como ''pau para toda obra'',tendo trabalhado em todos os estilos - do Dance ao Heavy Metal,ao Musical,Rock e Country e sucessos alemães. Além dos London Boys,Ralf-René já trabalhou com,por exemplo : Sinitta,Samantha Fox e DJ Ötzi. Ele tem 64 anos,ainda está em atividade e disposto a produzir artistas. Como falei,a partir daqui conheceremos detalhes sobre LB,Edem & Dennis nas palavras de Ralf. Eu resumi algumas coisas para que eu possa explicar para vocês,mas o texto completo está no site oficial de Ralf. Vamos conhecer o início dos London Boys e sua trajetória musical. 


Horst Fascher,nos anos 60,era diretor administrativo do ''Star Club" em Hamburgo e ele foi o responsável por levar os Beatles para lá. Em 1986,em uma noite,ele estava em um lugar chamado "Black Market" e alguns artistas se apresentavam lá. Mas,dois desses artistas se destacaram. Quem eram esses dois artistas?. Isso mesmo,Edem Ephraim e Dennis Fuller. Horst conseguiu os números de telefone de ambos e prometeu entrar 
em contato com eles.
Ele conhecia algumas pessoas na Chappell Music Publishing,uma empresa para a qual Ralf trabalhava como produtor e compositor freelance na época. Um dia,Ralf recebeu um telefonema de lá. 

Edem Ephraim e Dennis Fuller
Um funcionário da Chappell Music Publishing disse que Horst os visitou com dois caras de Londres e que viu potencial em ambos : ''Eles parecem ser bons rapazes,mas ninguém aqui tem a menor ideia do que fazer com esses dois 'meninos de Londres' — ele disse 'London Boys',daí o nome. Por que você simplesmente não vem tomar um café e pelo menos dar uma olhada neles?''. Então,Ralf decidiu ir lá e vê-los com seus próprios olhos. No momento em que os viu,ele ficou estupefato e concordou instantaneamente com Horst. Nas palavras de Ralf : ''Juntos,eles tinham algo que literalmente iluminava cada sala em que entravam. Você não pode explicar isso,mas algumas pessoas realmente têm essa aura. Ainda me lembro que durante aquele primeiro encontro pensei o tempo todo : 'Por favor,Deus,que esses dois possam cantar de alguma forma'. E como ficou claro mais tarde : Eles podiam''. Então,eles assinaram com a gravadora Teldec.
A primeira música escrita por Ralf para os London Boys foi "I'm Gonna Give My Heart'',lançada em 1986. A canção foi muito bem nos clubes e eles se apresentaram em alguns programas de TV da época. Uma curiosidade sobre a capa de ''I'm Gonna Give My Heart'' : Muitas pessoas pensam que eles se sentaram para fazer a capa,porém,não foi bem assim. Segundo Ralf,eles pularam de onde estavam,totalmente sincronizados a 1,50 metros de altura. Eles fizeram isso continuamente com perfeição,enquanto o fotógrafo tentava capturar o momento certo.

As capas de ''I'm Gonna Give My Heart''

Esta foi a primeira música lançada e vamos conferir o vídeo com a performance deles no programa ''ZDF Fernsehgarten'',em 1986. Se esse não foi o primeiro programa em que eles se apresentaram,é um dos primeiros. Muito bom.

♡♫...I'm gonna give my heart,gonna give it from the start,give it;right from the start. Yes I'm gonna give my heart,gonna give it all I got and heaven knows I got a lot...♫♡
Written by Ralf-René Maué



Em 1987, ''Dance Dance Dance'' foi lançado. A canção tem uma energia incrível,totalmente para cima. Ouvindo a canção,ouvimos uma voz familiar. Conhecem Blue System?. O projeto mencionado nos lembra Dieter Bohlen. Dieter Bohlen nos lembra Modern Talking. Modern Talking nos lembra Luis Rodriguez. Por que eu estou citando todos esses nomes?. Algumas músicas dos London Boys soam como Modern Talking,certo?!. Conhecemos a história do Modern Talking e toda a polêmica em torno das vozes do grupo. Pois bem,uma das vozes que ouvimos em ''Dance Dance Dance'' é de Rolf Köhler — cantor que trabalhou com Modern Talking,Blue System e vários outros projetos. Em algumas das canções dos London Boys,Rolf é uma das vozes principais.

Capas de ''Dance Dance Dance''
Sim,ele é uma das vozes do Modern Talking. Mas,engana-se quem pensa que ele foi o único que colaborou com os London Boys. Acompanhem os fatos comigo. Já havia informações de que o produtor musical Luis Rodriguez — cara envolvido com Modern Talking,por exemplo —,também colaborava com Ralf. Era meio óbvio,apenas de ouvir as músicas. Mas,meu objetivo é,sempre que possível,ter a confirmação. Mas,perguntar para quem?. O próprio Luis?. Sem condições. Pensei um pouco e me lembrei de alguém.

Vocês conhecem a bela e talentosa Lian Ross?. A cantora fez muito sucesso nos anos 80 e gravou para vários projetos nos anos 90 — por exemplo,2 Eivissa. Outro exemplo é 
''Another World'' do DJ Pierro. Bem,o verdadeiro nome dela é Josephine Hiebel e ela está entre meus amigos no Facebook. 
Para quem não sabe,Josephine é esposa de Luis RodriguezEntão,entrei em contato com ela e comentei que havia informações — ''rumores'' — de que seu esposo havia colaborado com Ralf e os London Boys. E perguntei se ela poderia confirmar isso para mim. Ela respondeu : ''Olá,minha querida. Você não me incomoda em nada.
Querida Ana,não é rumor,é verdade. Luis estava produzindo LONDON BOYS com Ralf-René Maué nos anos 80. Sim,somos amigos,continuamos em contato com Ralf-René. Ele é um compositor muito bom. Sim,Luis produziu NEW LONDON BOYS!. Fique ligada nos próximos lançamentos''
Quando ela diz que o ''Luis produziu New London Boys'',ela está se referindo à nova dupla de cantores que regravou uma música dos originais. Mais adiante,eu explicarei melhor. 

Luis mixou o primeiro álbum dos London Boys. Por mais que pareça óbvio,é sempre necessário ter a confirmação da fonte ou o mais próximo possível dela. Thank you,lovely Josephine. A imagem abaixo,mostra uma parte da conversa com Josephine e a confirmação :

''Dance Dance Dance'' se tornou um hit na Finlândia,segundo a revista Smash Hits,no mesmo ano de lançamento — 1987. A revista coloca a música como o 1.º hit deles. 
Como eu disse,ouvimos a voz de Rolf Köhler em ''Dance Dance Dance'',mas não apenas nessa música. Outro exemplo?. O hit ''Requiem'',mas depois falarei sobre essa música incrível. Nas duas canções mencionadas,ele foi uma das vozes principais. Mas,foi apenas Rolf que fez backing vocals para LB?. Eu respondo : Não!. Além de Rolf,que era amigo de Ralf,os cantores que gravaram para os London Boys são : Michael Scholz,Detlef Wiedeke,Birger Corleis e o próprio Ralf-René. 

Rolf Köhler : Rolf era multitalentoso. Ele foi cantor,compositor,arranjador e produtor. Nascido em Hamburgo em 24 de Maio de 1951,ele trabalhou com vários cantores e bandas. Mas foi com Modern Talking e Blue System que ele ''ganhou fama''. Rolf e seus colegas fizeram backing vocals para o MT. Após os problemas com Dieter e o MT ter acabado,Rolf,Michael e Detlef se juntaram e formaram o Systems In Blue. Eles estavam trabalhando em um álbum,mas no processo eles foram surpreendidos. Durante uma conversa por telefone,Rolf sofreu um AVC — Acidente Vascular Cerebral. Ele foi hospitalizado com urgência,mas faleceu em 16 de Setembro de 2007,aos 56 anos. R.I.P.,Rolf. Obrigada por suas contribuições e enorme talento. 
Backing vocals dos London Boys

Michael Scholz : Nascido em 26 de janeiro de 1949,Michael é outro músico extremamente talentoso. É cantor,compositor e produtor. Ele também fez parte do Modern Talking e Blue System — nos coros. Michael é chamado de "voz assassina" por causa de sua voz peculiar nas partes agudas das músicas. Como cantor de estúdio,ele deu voz a milhares de produções,de diferentes cantores. Lançou diferentes discos no estilo Deep House.

Detlef Wiedeke : Detlef nasceu em 5 de julho de 1950 e é cantor,arranjador e produtor musical. Foi responsável pelo alto tom de voz nas músicas de Modern Talking e Blue System. Também trabalhou com diversos cantores. Junto com Rolf Kohler,eles eram membros da banda History. Ele é o produtor de estúdio do Systems In Blue.

Michael,Rolf e Detlef
Birger Corleis : Birger nasceu em 20 de Outubro de 1955,em Harsefeld. Era cantor,músico de estúdio e compositor. No final dos anos 70,começou a trabalhar com Rolf e Detlef. Nos anos 80,colaborou com Dieter Bohlen e gravou para o Modern Talking. Deixou de trabalhar com MT em 1985,mas sua voz é ouvida em várias canções dos 6 primeiros discos. Participou de outros projetos musicais,também teve problemas com Dieter e em 2012 foi hospitalizado por problemas de saúde. Em 30 de Outubro daquele ano,apenas 10 dias após seu aniversário de 57 anos,Birger faleceu. R.I.P.,Birger. Obrigada pelas contribuições e talento.
Respeito máximo por cada um deles.

Depois de todas essas informações,acho que vocês devem estar se perguntando ''Edem e Dennis não cantavam?''. Eu confesso que tive medo de que a resposta fosse não. Sabemos que há muitas mentiras no mundo da música e não é novidade. Embora esses cantores incríveis tenham gravado para os London Boys,Edem e Dennis podiam cantar e realmente CANTAVAM!. Esse também foi um dos assuntos que conversei com Mike Johnson. Comentei que o Edem tinha uma voz anasalada quando falava e era possível ouvir essa mesma voz anasalada nas canções dos London Boys. Sua voz é fácil de identificar. A voz do Dennis era potente,uma voz de personalidade. Mike riu quando falei da voz anasalada do Edem e concordou comigo sobre suas vozes. E concluiu : ''Eles realmente cantavam,mas suas vozes não eram boas o suficiente para uma verdadeira carreira profissional de canto''. Como o próprio Mike me disse,''se quiser permanecer no show business,você tem que fazer a transição para atuar ou cantar''. O próprio Ralf confirmou que eles cantavam,mas se vocês realmente quiserem ''tirar a prova'',confiram esta entrevista deles e ouçam atentamente as vozes. Continuo com música.

Outra muito boa é ''My Love''. A canção foi lançada pela primeira vez na Alemanha em 1987, depois relançada na Inglaterra em 1989. A música não foi tão bem no Reino Unido,pois atingiu o N.º 46. No entanto,acabou apresentando melhor desempenho na Irlanda,onde alcançou o N.º 15 — entrando na parada em 30 de Novembro de 1989. O lado B de ''My Love'' no primeiro lançamento em '87 foi ''My Love (Instrumental)'' e no relançamento em '89
foi ''Heartache'' — inédita. É excelente. 
As capas de ''My Love''

A versão de '89 soa diferente da versão de '87,é claro. Também é boa. O single tem um videoclipe que começa com um mini Edem e um mini Dennis. Vejam aqui. A música foi incluída no álbum de estreia dos London Boys : ''The Twelve Commandments Of Dance'' — falarei sobre isso logo mais. Foi um pouco difícil encontrar imagens de revistas,falando sobre a música. No entanto,encontrei algumas coisas interessantes. Só para deixar claro : A intenção de mostrar as próximas imagens é apenas compartilhar e agregar informações ao post. Não há muitas
coisas como as outras que vocês verão em breve,mas são interessantes. Acompanhem comigo. Para começar,um anúncio de ''My Love (Remix)'' na revista Number One,do dia 29 de Novembro de 1989 — abaixo,à esquerda. No mesmíssimo dia,porém publicada na revista Smash Hits,a letra de ''My Love'',com uma pequena foto dos meninos — abaixo,à direita. A imagem é de baixa qualidade,mas vale a pena conferir. Em 6 de Dezembro de 1989,''My Love'' apareceu no Top 75 Singles,mais uma vez na revista Number One — 3.ª imagem abaixo,à esquerda. A música também aparece no Top 20 de compactos Dance,no mesmo dia e na mesma revista — 4.ª imagem abaixo,à direita.



Além de ''My Love'',outro single foi trabalhado duas vezes : ''Harlem Desire''. A música foi lançada em 1987 e relançada em 1989,depois que uma de suas músicas — falarei sobre isso em breve  se tornou um hit. O título da música foi inspirado no nome de um ativista francês.
As capas de ''Harlem Desire''

Ralf nos dá os detalhes : ''Eu ouvi uma reportagem sobre um ativista francês no rádio do meu carro. Quando o nome dele surgiu,parei imediatamente. Harlem Désir...?. Eu tinha inconscientemente traduzido o nome para o inglês enquanto o ouvia e imediatamente tive a história e a música completa na minha cabeça : Harlem Desire''. 
O lado B de ''Harlem Desire'',no primeiro lançamento em 1987,foi ''Put A Meaning In My Life''  também ouvimos a voz de Rolf Köhler nela. E ''Talk! Talk! Talk!'' foi o lado B no segundo lançamento,em 1989. Em ''Harlem Desire'',é possível ouvir a voz de Birger Corleis, principalmente na ''12 Version'' (Extended). E chegou o momento : A primeira entrevista traduzida do post especial de hoje.


Encontrei e traduzi uma matéria da revista Smash Hits — edição de 19 de Setembro de 1989 —,falando sobre a filmagem do videoclipe de ''Harlem Desire''. É uma entrevista que mostra os bastidores das filmagens. Tentei o meu melhor. Espero que gostem.

''Em um enorme depósito com correntes de ar na área da moda de Docklands,em Londres,um conjunto gigantesco de uma espécie de desenho animado. A rua Harlem foi construída para a filmagem do vídeo do divertido terceiro single dos London Boys, 'Harlem Desire'. Os inconfundíveis Edem e Dennis estão usando suas habituais jaquetas de couro preto,flexionando-se com alguns halteres e calçando seus 'sapatos de dança' antes que o diretor grite 'gravando!' — ou qualquer outra coisa — e os caras entram em ação.
Um pouco mais da entrevista

Se entrelaçando e ao redor um do outro,eles descem pela rua de mentira,balbuciando suas palavras para sua tremenda nova melodia;e chutando a lixeira luminosa em seu caminho antes que o diretor grite 'corta!' e os meninos se preparam para outra tentativa. 3 ou 4 tomadas depois,todos estão felizes e há uma pausa para dar aos cinegrafistas,tempo suficiente para se preparar para a próxima tomada. Eles nunca ficam nervosos — especialmente durante as partes complicadas. 'Este é o nosso terceiro vídeo,'diz Dennis. 'No começo era muito desesperador e queríamos acertar todas as vezes. Desta vez,estou um pouco relaxado porque sei exatamente o que estamos fazendo'.
Na hora do almoço,eles não filmaram tanto quanto o diretor esperava.
Mais da entrevista (Parte 2)

Isso significa que o almoço tem que ser rápido para que todos possam voltar ao trabalho e,com sorte,cumprir o prazo das seis horas — não muito provável. Fazer vídeos parece um trabalho árduo. 'Hoje teremos que filmar pelo menos três vezes',explica Dennis. 'Eles começam a filmar um ângulo amplo e dançamos até que eles fiquem bem felizes com isso,então eles vêm no meio do caminho e fazem de novo. E então eles fazem closes. O último que fizemos para 'London Nights',foi cerca de 50 ou 60 vezes. Foi um trabalho muito difícil. Este é mais fácil.'. 'Esperamos que este vídeo pareça ter sido feito de uma vez',continua Edem. 'Nós não queríamos muitos cortes para que pudesse parecer um pouco mais real. Queremos que as pessoas vejam que realmente fizemos as acrobacias e não feito com truques de câmera''

E deu certo. O resultado foi muito bom. Antes de vermos o vídeo,há mais a dizer sobre ''Harlem Desire''. Agora,as belas fotos da revista. Eu tentei melhorá-las,torná-las mais nítidas para vocês verem. Vejam as cores da rua fake. As fotos são de Paul Rider. 





''Harlem Desire'' alcançou o N.º 6,entrando na parada em 14 de Setembro de 1989 na Irlanda e passou 4 semanas no chart. No Reino Unido,alcançou N.º 17 e permaneceu por 7 semanas no chart. É outra faixa daquele álbum maravilhoso — repito,falarei sobre isso logo mais. A página oficial da revista Smash Hits no Facebook,postou o pôster de ''Harlem Desire'' com letra. Foi postado na página em 18 de Fevereiro de 2021. Vejam aqui a imagem inteira.


E vou continuar falando sobre a mesma revista. Anúncios de ''Harlem Desire'' apareceram na Smash Hits na época. As duas primeiras imagens são da mesma revista,mas a imagem maior,abaixo,à direita,saiu na edição de 23 de Agosto de 1989A música também aparece em outra revista que já mencionei aqui : Number One. O single aparece no Top 75 Singles no N.º 9 em 27 de Setembro de 1989 — 3.ª imagem abaixo,à esquerdaAinda na mesma revista,''Harlem Desire'' aparece no Top 20 de compactos Dance,no N.º em 4 de Outubro de 1989 — 4.ª imagem abaixo,à direita



Depois de todas essas informações e vendo um pouco de como o videoclipe foi filmado,vamos conferir. Vamos conhecer a colorida ''Rua Harlem''. É um belo vídeo e a canção é excelente,tem muita energia. Volume preparado?. Vamos lá!. É hora de dançar com ''Harlem Desire''.

♡♫...Harlem desire!. Let our chldren play with toys and no more guns for little boys. This is my Harlem desire!. Just one night of peaceful sleep and no more fighting in the streets,yeah...♫♡
Written by Ralf-René Maué



Sensacional. Antes de finalizar,um comentário. Este post está sendo publicado hoje,20 de Junho de 2021 — Domingo. Ontem foi o aniversário de Dennis. Não está claro se ele nasceu em 1959 ou 1960,mas era o seu dia de qualquer maneira. Então,mesmo com 1 dia de atraso...
Happy Birthday in Heaven,Dennis!.

Vocês estão gostando deste post especial sobre esses caras talentosos?. Mesmo tendo um trabalho enorme,estou adorando escrever e compartilhar a história de Edem e Dennis com vocês. Mas,o post está enorme e ainda não terminei de mostrar tudo. Há muito pela frente. Obrigada por conferirem esta parte.
Na outra,vou falar sobre a ascensão dos London Boys,a recusa da gravadora e uma pessoa que os ajudou a alcançar o sucesso. Além de muitas outras coisas,é claro. Estão curiosos?. Então,preparem-se para a 2.ª parteEncontro vocês lá!. Até mais,queridos leitores!.

To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário