segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Morre o DJ e produtor alemão DJ Shog

Olá,meus caros e queridos leitores!. Tudo bom?. É o seguinte,durante meses,tenho preparado um post de duas partes,porém ainda não terminei. Meu objetivo?. Entregar até o fim deste ano,mas temo não conseguir concluir nesse prazo. Apesar disso,posso dizer que vocês irão conferir um post bastante completo e caprichado,para compensar todo esse longo tempo de espera!. Aguardem,ele sairá; até o fim de 2022 ou,no máximo,início de Janeiro de 2023. Esperem por mim,beleza?!. Valerá a pena!.

Bom,tive que fazer uma pequena pausa no outro trabalho para trazer uma notícia,infelizmente,triste. Notícia essa que me pegou completamente de surpresa — e muita gente também!. Não era algo que gostaria,porém,é meu dever informá-los. O mundo do Trance está de luto : Morre o DJ e produtor alemão DJ Shog.

A cena trance alemã perdeu um de seus grandes nomes,DJ Shog. Sven Holger Greiner,nome verdadeiro do artista que nasceu em Hamburgo,morreu na última Quinta-Feira,15 de Dezembro. Até o momento,não existem informações sobre a causa da morte; Sven tinha apenas 46 anos,recém completados no dia 8 do mês passado — 8 de Novembro de 1976. 

"Shog" é um acrônimo de seu nome verdadeiro Sven Holger Greiner.

Meu primeiro contato com o som de DJ Shog foi há 12 anos; a 1.ª música que conheci foi  "Live 4 Music",um trance fantástico de 2004,com uma vibe fantástica!. O YouTube me apresentou essa obra-prima dançante,em forma de vídeo de uma performance no "Club Rotation" — foi amor à "primeira ouvida". Depois,conheci os demais sucessos,que citarei já já,porém,tenho uma favorita!. 
Simplesmente,é um dos mais belos trances que já ouvi!. Melodia e vocais de Irma Derby na mais perfeita sincronia; trata-se de "Running Water" (2005). Há uma apresentação da época,no Kinki Palace,que foi transmitido pelo "Club Rotation". O que seria Kinki Palace?. Bom,é uma casa noturna de Sinsheim,Alemanha,cujo o proprietário é ninguém mais,ninguém menos que Tommy Schleh — sim,ele mesmo,o cara do Masterboy!. Falando nele,Tommy e tantos outros,prestaram uma homenagem ao companheiro de profissão,nas redes sociais. Muitos DJs/produtores e fãs,se manifestaram em total choque e tristeza pelo ocorrido. Soube da notícia através do Twitter do DJ belga Johan Gielen; a seguir,algumas dessas mensagens.


No início dos anos 90,DJ Shog começou a explorar o seu interesse por discotecar,frequentar festas privadas e participar em concursos de DJ. Isso o levou a se apresentar em shows regulares no norte da Alemanha. O principal propulsor de sua carreira veio logo depois com o lançamento de sua série de compilação de CD duplo "Technics-DJ-Set",que apresentava CDs mixados por ele e alguns artistas conhecidos,como Cosmic Gate e Green Court. Isso colaborou para o reconhecimento mundial no reino da música eletrônica.
Após oito meses de estágios na Cuepoint Records e Hamburg 1,Sven Greiner começou o primeiro ano de treinamento em vendas de mídia audiovisual na EastWest Records em 1998. Durante esse tempo,ele ingressou na Warner Special Marketing como gerente de produto júnior e mais tarde foi promovido a Gerente de produto em 1999. Em 2001,Sven alcançou grande sucesso quando seu single de estreia,com o pseudônimo DJ Shog,liderou as paradas na Alemanha. Ele então começou a procurar música dance/tendências para a WEA Records dois anos após sua promoção,um evento sem precedentes na história da Warner Music; ele se estabeleceu como um profissional qualificado em diferentes áreas de estudos de mídia na Warner Music ao longo de mais de duas décadas de dedicação.

Sven Greiner rapidamente ganhou popularidade por seu trabalho como DJ Shog,o que lhe rendeu a chance de exibir suas habilidades tanto no mercado interno quanto no exterior. Como gerente de marketing da Warner Music em 2003,ele não era apenas responsável por supervisionar vários subordinados e gerenciar orçamentos anuais multimilionários,mas também por atuar como gerente de produto em projetos como “The Dome”. Sven participou de eventos como DJ Meeting,Mayday,Nature One,as cerimônias de premiação “Echo”,entre outros,além de fazer parte da família The Dome Line-Up ou das reuniões Bravo Kick-Off.

Então,em Abril de 2004,ele fez a transição para a carreira de DJ freelancer com compromissos de gravadoras como,Sony BMG e muitos outros.
Após o sucesso com as gravações "This Is My Sound",de 2001 que foi Top 60 na Alemanha e Top 40 no Reino Unido, "The 2nd Dimension",de 2002 e que também foi Top 60 na Alemanha e "Another World",de 2003,a carreira de Shog ganhou força. O sucesso de "Another World" foi tão sério que a certa altura o título era um grande indicativo do que estava por vir : o single ficou no Top 40 por 9 semanas,na Alemanha até por 3 meses,o que é um tanto incomum em um mercado em rápida mudança.
Os singles subsequentes "Live 4 Music" e "Running Water" alcançaram o Top 40 e o Top 50 respectivamente,além disso,muitas vezes podiam ser ouvidos nos sets dos principais DJs do mundo. Em 2006,o álbum solo "My Sound" foi finalmente lançado e alcançou a posição 55 em termos de vendas,onde permaneceu por 4 semanas. Algumas semanas depois,no DJ Meeting em Duisburg,DJ Shog foi eleito o n.º 3 na categoria Trance DJ,perdendo apenas para nomes como Paul van Dyk e ATB.
O 1.º single do segundo álbum "2Faces",intitulado "Stranger On This Planet",saiu em 2007; o álbum alcançou o 55.º lugar na parada de álbuns mais vendidos. No início de 2008,outro single do álbum viu a luz do dia : "Feel Me (Through The Radio)",com remixes de Duderstadt,Inpetto e Shogs 2Faces Remix. O single acabou sendo um sucesso internacional,com apoio da elite mundial. DJ Shog se apresentou em diversos eventos,como Nature One,Streetparade,Love Parade,G-Move,Energy,Nautilus,entre outros; tocou em muitos países,como Polônia,Suíça,Bulgária,Áustria,Estônia,França,Inglaterra,Ibiza e Rússia

Fez remixes para muitos artistas/projetos,aqui vai alguns deles :

"Sunlight (DJ Shog Remix)"  DJ Sammy, 2002.
"Reason (DJ Shog Remix)"  Ian Van Dahl, 2002.
"Alone (DJ Shog Remix)"  Lasgo, 2002.
"U Got 2 Let The Music (DJ Shog Remix)" — Cappella, 2004. Excelente remix do clássico de 1993.
"Satisfy My Love (DJ Shog Remix)"  CJ Stone, 2005.
"Greece 2000 (DJ Shog Remix)"  Three Drives, 2005. Mais um ótimo remix,de mais um clássico das pistas.
"All That I Feel (Dj Shog Remix)"  DJ Tatana feat. Pee, 2005.

Em 2012,o DJ comemorou 10 anos de êxito e lançou uma coletânea dos maiores sucessos com novos remixes,intitulado "DJ Shog 10 Years". Em 2018,lançou "Without You",com Roger Shah e,em 2019, "Into You" e "This Is 4 U".
No início de 2022,saiu "Make The Sun Rise (Woody van Eyden Remix)". A última publicação do DJ em sua página no Facebook,foi em Maio de 2022; na ocasião,ele anunciava shows na Polônia,com CJ Stone e Klubbheads. No Instagram,a última publicação foi há 11 meses.

O blog Aninhahy Dance presta esta homenagem a um dos grandes DJs e produtores do Trance e envia condolências à família,amigos e fãs. Obrigada pela música. Descanse em paz,Sven Holger Greiner. Descanse em paz,DJ Shog!.


Encerro de uma forma triste e ainda em choque pela notícia. Mesmo que a gente saiba que ninguém é imortal,é sempre difícil lidar com perdas. Só resta-nos celebrar sua música que,por mais que seja clichê,a verdade é esta : O artista se vai,mas as obras ficam!. Enquanto houver alguém para ouvi-las,ele viverá!. Fecho com a minha preferida, "Running Water". 

...How it hurts to lose a partner,how it hurts to lose a friend,there is no wound but still there is agonizing pain...
"...Como dói perder um parceiro,como dói perder um amigo,não há ferida,mas ainda há dor agonizante..." 


Referências :

A gente se vê na próxima,queridos. Até lá!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário