sábado, 25 de junho de 2011

Michael Jackson : Uma homenagem a esse gênio da música

Exatamente a dois anos atrás,o mundo perdia um grande artista,ou melhor,um gênio da música. Um artista que marcou gerações com suas canções e com seus clipes. Seus clipes são verdadeiras obras,de tão incríveis que são. Um artista que revolucionou a música e o estilo de fazer videoclipes. 

Hoje,dia 25/06/2011,após dois anos de sua morte,faço essa homenagem a esse grandioso talento. O amor por Michael ultrapassa fronteiras e idades. Hoje,o blog Aninhahy Dance não poderia esquecer de prestar essa homenagem ao Rei Do Pop. Então,bem vindos a essa homenagem.

Michael Joseph Jackson (Gary,29 de agosto de 1958 — Los Angeles,25 de junho de 2009) foi um famoso cantor,compositor,dançarino,multi instrumentista e produtor norte-americano.


Começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade,iniciando-se na carreira profissional aos onze anos como vocalista dos Jackson 5. Começou logo depois uma carreira solo em 1971,permanecendo como membro do grupo.
Reconhecido nos anos seguintes como Rei do Pop (King Of Pop),cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos mundialmente de todos os tempos: Off the Wall (1979),Thriller (1982),Bad (1987),Dangerous (1991) e HIStory (1995). Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970,ainda pela Motown,gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos.

Em idade adulta,gravou o álbum mais vendido e popular da história,Thriller. Jackson é frequentemente citado como "O maior ícone negro de todos os tempos",e com grande importância para a quebra de barreiras raciais,abrindo portas para a dominação da música negra na música popular,e pessoas como Oprah Winfrey e Barack Obama conseguirem o status que tem hoje em dia.

No início dos anos 1980,tornou-se uma figura dominante na música popular e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV,como Beat It, Billie Jean e Thriller são creditados como a causa da transformação do videoclipe em forma de promoção musical e também de ter tornado o então novo canal famoso. Vídeos como Black Or White, Scream, Earth Song,entre outros,mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Jackson durante a década de 1990.
Foi o criador de um estilo totalmente novo de dança,utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes,Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança,como o Robot,o The Lean (inclinação de 45º),o famoso Moonwalk.
Seu estilo diferente e único de cantar e dançar,bem como a sonoridade de suas canções influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop,pop,R&B e rock.
Jackson também foi um notável filantropo e humanitário,doando milhões de dólares durante toda sua carreira a causas beneficentes por meio da Dangerous World Tour,compactos voltados à caridade e manutenção de 39 centros de caridades, através de sua própria fundação.
No entanto,outros aspectos da sua vida pessoal,como a mudança de sua aparência,principalmente a da cor de pele devido ao vitiligo geraram controvérsia significante a ponto de prejudicar sua imagem pública. Em 1993 foi acusado de abuso infantil,mas a investigação foi arquivada devido a falta de provas e Jackson não foi a tribunal.
Depois,casou-se e foi pai de três filhos,todos os quais geraram controvérsia do público. Em 2005,Jackson foi julgado e absolvido das alegações de abuso infantil.
Um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao Rock And Roll Hall of Fame,seus outros prêmios incluem vários recordes certificados pelo Guinness World Records,incluindo "O maior artista de todos os tempos" e um para Thriller como o álbum mundialmente mais vendido de todos os tempos - quinze Grammys e 41 canções a chegar ao topo das paradas como cantor solo - e vendas que superam as 750 milhões de unidades mundialmente,sendo que alguns empresários da Sony já registram a incrível marca de mais de 1 bilhão,sendo o artista mais vendido de todos os tempos.
Sua vida,constantemente nos jornais,somada a sua carreira de sucesso como popstar fez dele parte da história da cultura popular por mais de quatro décadas. Nos últimos anos,foi citado como "a pessoa mais famosa do mundo".

Em 26 de maio de 1994,Jackson casou-se com Lisa Marie Presley,numa cerimônia na República Dominicana. A união foi amplamente divulgada e criticada pela imprensa,que especulava sobre a conveniência do casamento, realizado meses depois do término das investigações criminais contra o astro.
A primeira aparição pública do casal foi em setembro durante o MTV Video Music Awards do ano. Eles entraram no palco,seguiram por uma passarela e se beijaram. O matrimônio durou dois anos.
Em junho de 1995 chegou às lojas o álbum duplo HIStory: Past,Present and Future – Book I. No primeiro disco,uma seleção de quinze sucessos remasterizados. No segundo,a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo cantor desde que acusado de abuso sexual. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento do álbum e divulgação de cinco compactos.
Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco. HIStory vendeu quase 30 milhões de cópias.
Também durante a divulgação do álbum,Jackson esteve no Brasil para gravar cenas do videoclipe da canção They Don't Care About Us na favela Santa Marta,no Rio de Janeiro e também na Bahia,com o grupo de percussão Olodum.

O clipe da música de Michael Jackson em parceria com Akon Hold My Hand foi divulgado no dia 9 de Dezembro. O filme foi dirigido por Mark Pellington e gravado na Califórnia e conta com participação de vários fãs do Rei do Pop além de algumas imagens do astro.

Jackson lançou Bad em agosto de 1987,com dois anos de atraso. Para a mídia especializada,o álbum era pouco ousado e uma decepção em comparação com Thriller (1982) ou Off The Wall (1979). Em contrapartida,o público respondeu bem e fez de Bad um grande sucesso.
Não tão grandioso quanto Thriller,mas um grande sucesso. O álbum vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante algum tempo como o segundo mais vendido da história.
Bad ainda teve um recorde de nove canções lançadas como compacto.
Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: I Just Can't Stop Loving You (com a estreante Siedah Garrett),Bad,The Way You Make Me Feel,Man in the Mirror e Dirty Diana. Foi a primeira vez que um artista colocou cinco canções de um mesmo álbum em primeiro lugar. Isso sem contar Another Part of Me que ficou um primeiro lugar nos charts de R&B.

Em 1988,o cantor lançou a autobiografia Moonwalk e o filme Moonwalker, dirigido essencialmente por Jerry Kramer,que continha os videoclipes de Smooth Criminal e Leave Me Alone.
O longa-metragem ainda deu origem a um jogo de videogame de mesmo nome para fliperamas,Sega Mega Drive e Sega Master System.
Jackson ganhou um Grammy pelo videoclipe de Leave Me Alone em 1989.
Em 1990,durante o American Music Awards,Elizabeth Taylor discursava sobre a vida musical de Jackson quando finalizou: "Em minha estima,ele (Michael Jackson) é o único que pode receber o título de Rei da música pop,rock e soul".

A plateia,manifestou-se a favor da proposta e,desde então,o público e a imprensa se referem a Michael como King of Pop ("Rei do Pop").
Depois de um ano longe das paradas de sucesso,Michael pôde ser ouvido novamente nas rádios em novembro de 1991 com a canção Black or White,o primeiro compacto lançado do álbum Dangerous.
Jackson convidou o diretor John Landis (de Thriller) para gravar o videoclipe da canção. Quando foi transmitido,o curta-metragem,que tinha dez minutos de duração,gerou controvérsia,mostrando o astro quebrando vitrines de lojas e destruindo um carro com um pé-de-cabra.

O videoclipe foi transmitido simultaneamente para 27 países perante uma audiência estimada em 500 milhões de pessoas: um novo recorde. A reação foi imediata.
O segmento considerado violento foi retirado do curta-metragem. Michael se retratou em um comunicado dizendo que o comportamento simulava o instinto de uma pantera,animal em que se transforma durante a história.
O vídeo também ficou famoso por mostrar na televisão uma das primeiras metamorfoses geradas em computador. O videoclipe contava com a participação de Macaulay Culkin.
Em junho de 1992,Michael saiu em turnê para divulgar o álbum e quebrou recordes de público firmados anteriormente por ele mesmo durante a Bad World Tour,em 1987 e 1988. A turnê foi interrompida em 1993 depois que ele foi acusado de abusar sexualmente de um menor. Apesar disso,a investida levou para os estádios 3,5 milhões de pessoas em 69 concertos - uma média maior do que qualquer outra turnê até então. Todos os lucros da Dangerous World Tour foram revertidos para caridade.
A Dangerous World Tour foi a turnê que utilizou mais equipamento do mundo. O palco demorava 3 dias para ser montado e eram necessárias mais de 60 carretas,20 caminhões e 2 jumbos 747 para transportar o equipamento de 2 toneladas e meia que eram: 168 homens trabalhando,2 telões de cristal líquido,1000 luzes e mais de 10 mil cabos elétricos. A Dangerous World Tour foi transmitida ao vivo pela HBO e foi a turnê de maior audiência da televisão. Um ano depois,em 1993,Michael fez uma visita ao Brasil.

Vamos aos clássicos de Michael Jackson. Começando com Thriller.


Confira o clássico.



Confira esse som no Dangerous Tour em 1992.



Essa é Beat It.


Confira esse super som.


Confira esse som ao vivo no Japão em 1987.



Essa é a dançante Billie Jean.


Confira.


Confira esse som no Dangerous Tour.



Essa é Smooth Criminal.


Confira.



Essa é Bad.


Confira.



Essa é The Way You Make Me Feel.


Confira.



Essa é Don't Stop 'Til You Get Enough.



Confira.



Essa é Who Is It.



Confira esse som.



Essa é demais : They Don't Care About Us.



Confira.



Essa é Scream,com participação da sua irmã,Janet Jackson.



Essa é a eletrizante : Give In To Me,com participação de Slash.


Confira.



Essa é Dirty Diana.


Confira.



Essa é Dangerous.



Confira esse som no MTV Music Awards 1995.



Essa é You Rock My World.


Vamos lá.



Essa é a linda This Is It.



Confira.



Essa é a belíssima Hold My Hand,com participação de Akon.



Confira esse belo som.



Essa é o novo som lançado de Michael Jackson. Essa é The Behind The Mask Project.



Confira esse vídeo em que aparece seus fãs.



E pra fechar : Black Or White.


Confira.


Michael Jackson,mais que um artista,uma lenda. Espero que tenham gostado. Nos encontramos no próximo post. Até lá,pessoal !!!.

Um comentário: