quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Corona : 25 anos de The Rhythm Of The Night

Olá,meus caros e queridos leitores. Tudo bem por aí?. Espero que sim. Sejam todos bem vindos e obrigada pela visita!!!.

Musicão completando 25 anos e nós vamos celebrar.

Como podem ver pelo título do post de hoje,falaremos de um dos maiores clássicos das pistas dos anos 90. E é claro,de um dos projetos mais controversos também. Sim,falaremos do super hit The Rhythm Of The Night,do projeto Corona.


Sim,eu disse PROJETO. Muita gente cai no erro de falar ''A CORONA'' (apesar de Olga ser dona do nome atualmente). Não façam isso!.

Corona foi criado em 1993 e a primeira música surgiu : The Rhythm Of The Night. A música foi escrita por Francesco Bontempi (Lee Marrow),Giorgio Spagna...Vocês estão vendo a primeira bela na imagem acima?. Reconhecem?. Sim,ela mesma,Annerley Gordon. Mas o que ela tem a ver com Corona?.

Simples,Annerley tem muito a ver com Corona. Todos nós sabemos que Ann tem um talento enorme cantando,mas ela também é super talentosa compondo. Bingo!. Ann ajudou Francesco e Giorgio a compor/escrever The Rhythm Of The Night. E ela também ajudou a compor outro sucesso do Corona : Try Me Out

Obviamente que,neste post comemorativo (de The Rhythm Of The Night),nós temos que incluir Ann porque sua ajuda foi fundamental e merece ser lembrada.

Música feita,só faltava a voz. E quem poderia cantar a música do então novato projeto Corona?. Simplesmente,uma das maiores vozes da Eurodance. A italiana bela e talentosa Giovanna Bersola (Jenny B.).

Giovanna ''emprestou'' sua bela voz e gravou para o Corona. A música foi indo,foi indo e foi alcançando destaque. Não deu outra,já era um sucesso. Porém,havia um problema. Giovanna apenas gravou a música e não tinha pretensão (creio eu) de mostrar sua cara. Não se sabe o real motivo,se foi por questão de contrato,por não ter uma ''imagem adequada'' ou por vontade da própria.

                            Jenny B. live 2007 (photo by Giovanna's Myspace page)

A música ganhando bastante atenção e o projeto precisava urgentemente de uma ''cara''. Eis que entra a bela brasileira Olga de Souza. Sua função era representar o projeto e lá foi ela. Gravou o vídeo de The Rhythm Of The Night e BOOM. Ela começou a aparecer em apresentações ''ao vivo'',capas dos singles seguintes,álbuns,etc. Uma coisa podemos dizer,Olga tinha gingado e performance. Mas,infelizmente,era só isso mesmo.

Olga cativou o público com suas performances e sua simpatia. O público adorava vê-la no palco,era energia garantida. Nisso,o público brasileiro passou a ter,digamos,um orgulho danado de ver que a ''vocalista'' do Corona,era brazuca.

Com todo esse boom,como disse anteriormente,ela começou a fazer apresentações mundo a fora,inclusive participou do Domingão do Faustão,em 1994. Lá,ela (claro) mostrou todo o seu suingue performático.

                                                   Olga e Faustão em 1994

Mas,nem tudo foram flores. Olga dublava Jenny B. (e Sandy Chambers) e foi se mantendo até onde deu. A coisa foi mudando de figura com o declínio da Eurodance. Somente em 2000,ela começou a gravar músicas com sua própria voz. Olga,atualmente ainda se apresenta com o nome Corona. Nas suas apresentações,podemos ver que ela canta com sua voz,que é completamente diferente da original gravação (claro,não é ela). Mas também,em algumas apresentações,ela usa playback,ou seja,a original gravação.

É triste ficar falando dessas maracutaias,mas a Eurodance tem disso,infelizmente,então a gente tem que falar. E não adianta querer ''tapar o sol com a peneira'',dar aquela ''passada de pano''. Olga serviu (na época) apenas para capas,clipes e apresentações. Eu sei que dava um certo orgulho de falar : ''Ela é brasileira'',''Ela representa o Brasil'' e tal,mas...

Tem gente que não quer aceitar que foi enganado,finge que não vê. Está tudo aí pra ver,mas alguns insistem e beiram a burrice (me desculpe,mas é verdade). Mas como dizem,o pior cego é aquele que não quer ver.

Não acho isso (as mutretas) correto e nunca acharei,porém desejo que Olga continue seguindo seu caminho e que seja feliz nos palcos da vida (já que ela aprendeu a cantar).

Observem a imagem a seguir. É de um jornal italiano e foi publicado na página oficial (pelo menos parece ser) da Giovanna no Facebook :


O texto diz :

'' A canção de Corona,The Rhythm Of The Night que foi despovoada em nosso país no verão de 1994,foi gravada no estúdio por Jenny B. (nome artístico da cantora Giovanna Bersola,de Catânia),mas a performance ao vivo foi realizada pela dançarina brasileira Olga Maria de Souza,escolhida como mulher- imagem (front-lady) do grupo''

Link : https://www.facebook.com/jennybofficial/

O que dizer depois disso?. 

Corona - The Rhythm Of The Night (1993)

Annerley Gordon : Co-compositora
Giovanna Bersola (Jenny B.) : Vocais
Olga de Souza : Modelo/performer

Alguns detalhes eu deixei passar batido,perdão. The Rhythm Of The Night tem samples de 3 canções,sendo elas : Save Me,de Say When! (1987),Scream For Daddy,de Ish Ledesma (1986/1987) e Playing With Knives,de Bizarre Inc. (1991). Segue abaixo,os links das músicas :

Say When! - Save Me 
 https://www.youtube.com/watch?v=e5lx7RnASkU

Ish Ledesma - Scream For Daddy 
https://www.youtube.com/watch?v=otGlv0VGtQs

Bizarre Inc. - Playing With Knives
https://www.youtube.com/watch?v=TLlvYaCZ8Vc

Você ouve a Save Me e percebe bastante semelhança com The Rhythm. 

Agradecimentos ao leitor Leandro Emilio pela lembrança. 

Vamos relembrar esse classicão de 25 anos. Bora aumentar o volume. Boa vibe e boas recordações,galera!!!.



Aqui podemos ver Jenny B,mandando ver The Rhythm Of The Night no gogó



Aqui vai um bônus : Algumas músicas com vocais de Giovanna :



Jesus nos acuda!. Aprecie esta performance da Olga,se apresentando em Madrid :



Aqui,temos Giovanna se apresentando na Itália,em 2012. E canta The Rhythm Of The Night (começa em 01:41).



Aumente o som e vem pra pista!



Olga fez um bom trabalho entretendo o público,mas temos que sempre exaltar a real dona da voz de The Rhythm Of The Night,que é Giovanna Bersola. Uma das maiores vozes da Eurodance,sem dúvida.

Lá na Itália,eles sabem que Corona é Giovanna Bersola e Sandy Chambers,mas alguns brasileiros não se tocam disso e preferem viver dentro de uma bolha,no seu mundinho encantado,sem aceitar a verdade. Já falei com algumas pessoas sobre a mutreta do Corona,algumas viram que era real,outras me chamaram de doida. É triste. Mas,contra fatos não há argumentos. 

E esse foi o especial de 25 anos desse clássico imortalizado. Espero que tenham gostado. Obrigada a todos que conferiram mais esse post. Nos encontramos no próximo. Até lá,pessoal!!!.

2 comentários:

  1. Conheci Olga no Brasil em 1995, pela Spoty Light Recorda, fui contratado para acompanha-la e conheço todo o seu potencial e esforço para passar por cima de tudo. Ela foi forte e super guerreira. Parabéns pelo sucesso e sua Vitória... Abraços. Marcos Arantes....

    ResponderExcluir
  2. São tantas controvérsias sobre essa música que a história não tem fim. Mas minha filha, depois de ouvir "Same Me", concluí que a dublagem é apenas parte da tragédia. A música foi toda copiada de "Save Me". Gente, mesmo com autorização, na minha opinião foi mais do que sampler, foi plágio. Só mudaram a letra e fizeram adições na produção. Não adianta nem defender Jenny B depois dessa. Cada vez que leio a respeito dessa música, descubro uma decepção nova.

    ResponderExcluir