domingo, 11 de julho de 2021

25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys (Parte 9)

Olá,queridos leitores. Como vocês estão?. Espero que muito bem. E a reta final do post especial está se aproximando. Vamos juntos nessa?. Sejam todos bem-vindos e obrigada pela visita.

O blog Aninhahy Dance está contando a história e trajetória de Edem Ephraim e Dennis Fuller,os saudosos London Boys. Muito foi contado em 8 partes e o fim está próximo. Nos links abaixo,todas as 8 partes :

 Leiam a 1.ª parte aqui  Leiam a 2.ª parte aqui  Leiam a 3.ª parte aqui 

 Leiam a 4.ª parte aqui  Leiam a 5.ª parte aqui  Leiam a 6.ª parte aqui 

 Leiam a 7.ª parte aqui  Leiam a 8.ª parte aqui

Vocês estão prontos para a reta final desta história?. Uma parte difícil de escrever,mas que precisa ser contada. Então,sem mais delongas,vamos para 9.ª parte de ''25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys''. Boa leitura. 

Como antecipei na parte anterior,falarei sobre o último single dos London Boys,quais eram os planos dos dois amigos,o trágico fim e mais. Vocês estão acompanhando os últimos passos de Edem e Dennis. 

O segundo e último single do ''Hallelujah Hits'' foi ''Kumbaya''. E também o último da curta carreira dos (The New) London Boys. A música é um Happy Hardcore bem legal. Na época,o Happy Hardcore estava forte na Europa. Para ser sincera,não gosto muito,poucos são bons.

Capa de ''Kumbaya''
Um exemplo de H.H. que é uma obra-prima é ''Fairytales'' do 2 Brothers On The 4th Floor. E juntando-se a ela,''Kumbaya'' está na minha pequena lista dos bons. 

O single foi lançado em 1995,mas não se sabe exatamente em que mês. Na verdade,nem mesmo o próprio Ralf sabe. Segundo ele,''a gravadora apenas lançou''. A música é boa para dançar,mas é difícil ouvi-la e não pensar : ''Poxa,esse foi o último single desses caras''. Não deu nem tempo para filmar um videoclipe. Na verdade,não havia planos de fazer um vídeo para o single. É realmente triste.

Quais eram os planos de Edem e Dennis,se a tragédia não acontecesse?. Eles continuariam como ''The New London Boys''?. A resposta é não!. Ralf explicou : ''Não. Foi um acordo único para apenas 1 álbum com a Polydor...''. E depois disso,o que eles fariam?. Eles se aposentariam do show biz?. Eles deixariam a indústria da música?. Eu não sei responder,nem Ralf. Nem ninguém...

O destino foi cruel com eles. Lembram que pedi para vocês observarem a pergunta feita ao Edem e a resposta dele,na entrevista da Smash Hits?. Perguntaram onde ele passaria as férias e ele respondeu Havaí,''...onde você pode esquiar nas montanhas...''. Quem poderia imaginar!?...Agora,a parte mais triste,mais revoltante e injusta desta história. A parte mais difícil de contar e entender : A morte de Edem e Dennis.

Edem e Dennis gostavam de esquiar durante as férias e ninguém os fazia mudar de ideia. As palavras de Ralf sobre esse hábito bastante perigoso que eles tinham : "Eu sempre fui totalmente contra as férias de esqui durante todos esses anos,mas eles simplesmente adoravam e eu não conseguia convencê-los a desistir. Eu sempre dizia aos meninos 'Vocês são artistas,dançarinos profissionais e aparecem em TVs no mundo todo. Vocês não podem esquiar agora,podem quebrar as pernas'. 

Todos os anos,eu sempre tive uma sensação incômoda e ficava feliz quando eles voltavam inteiros para Hamburgo''. E ele estava tão certo com essa ''sensação incômoda'' — Infelizmente. Ralf teve um mau pressentimento.

Em um dia comum para aproveitar as férias,Edem & Dennis,um amigo DJ e Bettina — esposa do Edem — saíram para esquiar. Estavam todos juntos no mesmo carro. O dia : Domingo,21 de Janeiro de 1996. O destino : Os alpes Austríacos. Era pra ser um dia divertido com amigos. No entanto,não foi. Eles estavam em uma estrada de montanha e,no caminho,tudo aconteceu. Um carro dirigido por um motorista suíço,colidiu de frente com o carro dos meninos. O motorista estava tentando passar no lado oposto da estrada e teria ultrapassado outros carros alguns quilômetros antes,ziguezagueando ao longo da estrada. Detalhe : O motorista estava bêbado!. Como se não fosse suficiente,as condições meteorológicas naquele dia não eram boas. Era inverno e nevava bastante. Motorista imprudente + mau tempo = Uma tragédia sem sobreviventes. Um total de 5 pessoas mortas. Edem,Dennis,Bettina,o amigo DJ e o motorista bêbado. Ele pagou com a vida pela sua imprudência,mas levou pessoas inocentes com ele. Difícil de entender. 

Durante minha busca por informações,encontrei uma informação em um site — que não me recordo o nome agora  que dizia que acidente foi à noite. E eu acho que é verdade. Logo,vocês saberão o motivo. As palavras de Ralf sobre o acidente que vitimou fatalmente Edem e Dennis : "Eles saíram de férias para esquiar em Janeiro de 1996 e não voltaram. Não tiveram essa chance.

Um motorista completamente bêbado aproximou-se deles nas montanhas,com pouca visibilidade,do lado da estrada. Esse cara bateu sem controle,de frente pro carro e 5 pessoas morreram : Edem,Dennis,Tina — Bettina,a esposa de Edem —,Toto — um amigo DJ de rádio de Hamburgo — e a pessoa que causou o acidente. O filho pequeno de Edem,perdeu os pais e Dennis deixou uma filha". Na época,Steven,o filho de Edem,tinha apenas 3 anos de idadeFicou órfão de pai e mãe. E Laura,filha de Dennis,era um pouco mais velha. Ela tinha 10.

Agora,vocês vão entender o motivo de eu achar que a informação de que o acidente foi à noite,pode estar correta. Eu me senti um pouco desconfortável em falar sobre isso com o Ralf. Tive a sensação de estar ''tocando na ferida'',mas eu precisava perguntar a ele. E ele foi novamente simpático,respondendo outra pergunta minha. Eu queria saber como ele soube do acidente. Ele disse : ''O maior jornal alemão me ligou muito cedo pela manhã e eu não sabia do que eles estavam falando''. Eles ligaram cedo para o Ralf,então é muito provável que tudo tenha acontecido na noite daquele 21 de Janeiro. 

É tão triste,mas quando você vê o quanto esses caras eram amados e como eram em suas vidas pessoais,a tristeza aumenta ainda mais. Quando soube — lá em 2013 —  que eles perderam suas vidas em um terrível acidente de carro,eu fiquei em choque

Depois de assistir vídeos e ouvir as músicas,eu fui procurar informações sobre eles e logo vi : ''Morreram em um horrível acidente de carro na Áustria''. Precisamente na Áustria,país de outro artista que gosto bastante,Falco — que também morreu da mesma formaEntão,eu pensei : ''Eles também!?''. Triste coincidência. Por que um fim tão trágico?. Por que com esses caras tão cheios de energia,tão cheios de vida?. Todos nós vamos morrer um dia,mas a história deles precisava terminar dessa forma brutal e cruel?. O que nos consola é imaginar que Deus escolhe os melhores para estar com Ele,mas mesmo assim não tenho sabedoria suficiente para entender. Ralf fala sobre Edem e Dennis :

"Dennis e Edem eram verdadeiros cavalheiros na vida privada,no sentido mais verdadeiro da palavra. Sempre simpáticos,sempre educados,cheio de humor britânico. Os melhores amigos que eu já tive. Eles já haviam passado pela dura escola do show biz por anos,se fossem convidados por alguém,eles iriam. Nem mesmo a menor participação em qualquer estação de rádio às 6 da manhã,eles recusavam. Que tipo de artistas incrivelmente legais eram esses dois!. O que permanecerá para sempre é a música deles e as muitas belas memórias de duas pessoas realmente,no verdadeiro sentido da palavra,maravilhosas".

Michael ''Mike'' Johnson também falou sobre eles : 

''Edem era muito motivado e parecia saber o que queria desde cedo. Dennis era um homem gentil,muito respeitoso. Os dois eram muito simpáticos e com os pés no chão. Eu amei os dois. A maioria das pessoas pensava que Edem e eu éramos irmãos. Nós complementávamos os passos de dança um do outro haha''
E ele continua : ''Existem milhões de histórias tristes como a deles em todo o mundo do entretenimento,infelizmente. A vida é frágil e você pode morrer a qualquer momento,em qualquer lugar. Portanto,aproveite o dia a dia enquanto a vida passa rápido,tudo o que podemos fazer é viver nossas vidas o melhor que podemos e lembrar aqueles que amamos. Isso é tudo que podemos fazer. Todos nós sentimos falta dos meninos,eles significam muito para muitas pessoas''.
Como falei no início do post,algumas pessoas descobriram suas músicas,quando falei sobre eles aqui ou na page do blog no Facebook. Alguns comentários foram feitos,como : ''Por que não existem fotos,notícias da época,algo sobre o acidente na internet?''. O que eu posso dizer?. Não há nenhum artigo de revista ou vídeo de algum programa de TV da época,noticiando o ocorrido,disponível na internet. Nada por enquanto. Mas foi noticiado,simplesmente não está na internet. Segundo a fã Wendy Clow,a notícia do acidente foi anunciada na época no MTV News  MTV da Inglaterra/MTV Europe — pela apresentadora/VJ Lisa I'Anson. 

ATUALIZAÇÃO : AS INFORMAÇÕES A SEGUIR,ESTÃO SENDO ACRESCENTADAS APÓS O TÉRMINO DO POST 

Uma fã dos London Boys,chamada Maria Krasilnikova,entrou em contato comigo para falar sobre eles. Ela dizia que tinha capturas de tela e algumas outras coisas dos meninos. Começamos a conversar e isso durou longos dias. Maria mostrou um texto em inglês,de um artigo sobre o acidente. Mas,o texto original não era exatamente em inglês. Muito provavelmente,algum fã traduziu o original para o inglês,para que todos pudessem compreender. Ela foi bastante simpática e ofereceu o texto traduzido em Português — ela é Russa e conversou comigo em português. Recebi o texto e percebi que havia muita coisa desconexa. Uma ''salada'' de palavras em português,inglês e...alemão!. Sim,o artigo original estava escrito em alemão — meio óbvio,né?!.

Eu precisava mais. Eu precisava da fonte real. Eu precisava do texto original. Então,perguntei de onde o artigo era. O artigo original é do jornal alemão Hamburger Abendblatt — muito provavelmente,é o jornal que Ralf mencionou anteriormente. O que eu fiz?. Fui procurar e cheguei nos arquivos do jornal. Lá, encontrei o que precisava. Ali estava a resposta da repetida pergunta : ''Existe algo sobre o acidente,na internet?''. Agora,eu posso afirmar. SIM,EXISTE!. O artigo do jornal traz o texto original completo e 4 fotos : Uma foto do casamento de Edem com Bettina. Uma foto de Toto e,ao lado,uma foto de Edem e Dennis como ''London Boys''. A 4.ª foto é mais forte e ''pesada''. A foto do acidente. E essa foi a 2.ª vez que vi uma foto do ocorrido — bem abaixo dessa atualização,eu já havia comentado que tinha visto uma outra foto em um site. Reescrevi todo o texto em alemão e traduzi para o nosso idioma. O artigo é de 23 de Janeiro de 1996,dois dias depois do acidente.

''23 de Janeiro de 1996 - Jornal Hamburger Abendblatt

MORTE NAS MONTANHAS
Duo pop e moderador de Hamburgo morreram em acidente

Sua casa era em Hamburgo,suas vozes são familiares para milhões de ouvintes : Os cantores da dupla ''London Boys'',Edem Ephraim (36) e Dennis Fuller (35),assim como o apresentador de rádio,Thorsten ''Toto'' Dierks (NDR,Energy 97,1). Agora os três amigos dirigiram para a morte. Eles morreram após o acidente de carro,no qual,conforme relatado na Áustria,cinco pessoas morreram.
A esposa de Efraim,Bettina (34) também morreu no acidente de carro com o qual os quatro estavam esquiando em Zillertal no Sábado. No Domingo (21),foram esquiar pela primeira vez. Era pouco depois das 17 horas,quando eles estavam dirigindo seu VW Golf da pista de esqui para o hotel em Mayrhofen. Mas no Gasthof Schrofenblick (hotel),onde haviam alugado quartos,eles não chegariam mais.
O terrível acidente aconteceu na estrada federal de Zillertal,no município de Rohrberg,pelo qual eles não tiveram culpa. O suíço Hans L. (43),que queria ultrapassar uma coluna de carros,saiu com sua BMW. Ele fez uma curva na pista contrária,enquanto o VW Golf veio da outra direção. Edem Ephraim não conseguiu frear o carro. Os dois carros colidiram de frente. Os quatro morreram instantaneamente. Hans L. foi levado em um helicóptero na clínica de Innsbruck,mas morreu no final da noite,em decorrência de seus ferimentos. 

Edem Ephraim e Dennis Fuller já eram amigos antes de comemorarem seus primeiros sucessos como "The London Boys" no mundo. Em 1981,os amigos da escola de Londres vieram para Hamburgo,viveram primeiro em Eppendorf. Aqui eles tiveram seu avanço artístico : A dupla se apresentou no ''Black Market'' em Mühlenkamp,seguido de turnês de clubes e discotecas pela Alemanha.
Artigo do jornal

Há seis anos,os ''London Boys'' estiveram regularmente representados nas paradas inglesas durante 17 semanas com a música ''Requiem''. Os sucessos seguiram "London Nights" e "Freedom". A dupla conquistou a Ásia,os EUA e já recebeu,pelo primeiro LP,discos de ouro na Finlândia e na Coreia do Sul.
Em 1982,em um ''Roller Disco'' (discoteca/pista de patinação) de Düsseldorf,Edem teve a oportunidade de conhecer a modelo Bettina Hecker,oito anos depois,eles se casaram em Hamburgo. Mais recentemente,a família Ephraim viveu com seu filho Steven (2) nos arredores de Hamburgo,em uma casa geminada em Glinde. O menino,cujo aniversário é 1.º de Fevereiro,foi levado por seus pais para a irmã de sua mãe em Karlsruhe. Eles queriam pegá-lo lá novamente no fim de semana.

Thorsten 'Toto' Dierks (31) estava sentado na noite de Sexta-Feira em frente ao microfone. Para a estação de rádio de Hamburgo ''Energy 97.1'',ele apresentou como todos os dias úteis,um programa de música de quatro horas de duração - às 20h. Antes de Dierks começar como editor de entretenimento na emissora privada fundada em 1995,ele foi repórter e apresentador do NDR 2 por cinco anos (''NDR-2-Nacht''). Sua marca registrada : ''o homem jingle''. Em uma semana,Dierks estaria de volta no ar ao vivo. Para se despedir,na Sexta à noite,ele colocou um bilhete na porta do vizinho : ''Estou de férias para esquiar. Atenciosamente,Toto''.

Logo abaixo das fotos no artigo,há legendas :

1.ª foto : ''Betina e Edem Ephraim após o casamento no Michel - em agosto de 1990. Ela está segurando Carla (5),sobrinha do noivo,em seus braços''.
2.ª e 3.ª foto : Eles mencionam rapidamente o trabalho de Toto na NDR. Eles mostram Edem & Dennis como ''London Boys''.
4.ª foto : ''O VW Golf de Hamburgo após o acidente no Zillertal. Os bombeiros tiveram que cortar as portas para recuperar os mortos''. Não mostrarei a foto,desculpem.

Esse artigo trouxe algumas respostas de algumas das nossas perguntas. Destaco :

◾Nome completo de Bettina e Toto :
Bettina Hecker Ephraim
Thorsten Dierks 

◾Onde estavam esquiando :
Zillertal,Áustria

◾Automóveis envolvidos no acidente :
VW Golf — onde estavam as vítimas inocentes,Edem & Dennis junto com Bettina e Toto
BMW — veículo que o motorista causador do acidente,o suíço Hans L.,dirigia

◾Hotel onde estavam hospedados e a cidade :
Gasthof Schrofenblick. Mayrhofen,Áustria

Horário em que estariam retornando para o hotel :
Pouco depois das 17 horas

Local do acidente : 
Estrada federal de Zillertal,no município de Rohrberg — Áustria

O causador do acidente,diferente dos outros envolvidos,sobreviveu ao impacto. Sim,o cara sobreviveu. Ele ficou gravemente ferido,mas ainda teve um ''tempo a mais'' em relação aos demais. Ele foi levado para a clínica de Innsbruck,depois faleceu no fim daquela noite. 

◾Local onde Edem & Dennis moraram quando chegaram no novo país :
Eppendorf,Saxônia — Alemanha

◾Ano em que Edem e Bettina se conheceram :
1982

◾Profissão de Bettina :
Modelo

◾Local onde a família Ephraim morava :
Glinde,Alemanha

◾Data de nascimento de Steven Ephraim :
1.º de Fevereiro — provavelmente de 1993

◾Outro ponto importante : O artigo diz que Steven foi levado para a casa da tia materna,em Karlsruhe. Os pais levaram ele. O que entendi é que eles optaram por deixa-lo com a irmã de Bettina no fim de semana. Imaginem se o menino fosse junto com os pais!?. Sem saber,salvaram o filho. Na próxima parte do especial — Parte 10 — eu conto exatamente o local onde a dupla foi enterrada. Mas,darei um pequeno ''spoiler'' a vocês,depois da conclusão que cheguei. Cada um foi para um lado. Ralf disse que Edem foi enterrado no Sul da Alemanha,junto com sua esposa. Mas,não lembrava o nome da cidade,nem o nome do cemitério. 
Abrindo aspas para mim mesma : ''A irmã de Bettina morava lá,então os dois — Edem e Bettina — foram enterrados por lá mesmo...a decisão de enterrar Edem na Alemanha,partiu da família de Bettina...''. Agora,''liguem os pontos''. Estão acompanhando a linha de raciocínio?. Se Steven foi levado para a CASA DA TIA EM KARLSRUHE,antes de tudo acontecer,então...Edem e Bettina estão enterrados em Karlsruhe —  o local onde Dennis foi enterrado,está lá na parte 10.
Karlsruhe fica no estado de Baden-Württemberg. E o estado de Baden-Wuerttemberg fica no Sul da Alemanha. Senhoras e senhores,YES!. A probabilidade de o cemitério ser o
Hauptfriedhof Karlsruhe,é grande. Ele é um cemitério-parque,assim como o local onde Dennis foi enterrado e é o principal da cidade.

E assim termino com a atualização. Realmente precisava editar e acrescentar essas informações aqui. Se surgir algo mais,vocês ficarão sabendo. Ah,também haverá atualização de informações na próxima parte. Por favor,continuem com a leitura.

Agradecimentos especiais :
Maria Krasilnikova

⚠ FIM DA ATUALIZAÇÃO : AS INFORMAÇÕES ANTERIORES FORAM ACRESCENTADAS APÓS O TÉRMINO DO POST

Sobre fotos : Antes de escrever o que vou escrever agora,eu não tinha visto absolutamente nada sobre isso. E para ser sincera,eu não procurei. Além do mais,em todos esses anos,eu nunca vi nenhuma foto daquele fatídico dia. Então,pensei que não existisse. E eu não seria capaz de ver,de qualquer forma. Mas,fui surpreendida negativamente falando. 
Durante a minha busca,eu fui direcionada para um site que falava sobre eles. Sobre a carreira deles e o fim. Eu estava lendo calmamente e então vi o que não queria.

Eu simplesmente não esperava ver aquilo. Não tive tempo de tirar meus olhos daquela imagem. Eu apenas dizia : ''Não! Não! Não!''. Eu vi uma foto do acidente. Não era uma foto grande,era bem pequena,mas deu para ter uma noção do tamanho da tragédiaEstava nevando,foi feio e isso é tudo o que posso dizer. Me desculpem,mas não vou dar detalhes. Antes de ver a foto,estava sendo ''pesado'' escrever sobre essa parte tão triste,depois de ver o que vi...Eu não estava psicologicamente preparada para ver. O mais estranho?. Depois de ver a foto,o site não carregou mais. Foi algo tão inesperado,só vi uma vez e num ''passe de mágica'' a foto ''desapareceu''. Coisa rápida,meio assustadora e...eu já disse estranha?. E não,eu não salvei a foto ou tirei print. Mesmo que a foto ainda estivesse disponível,eu não faria isso e nem compartilharia neste post. Por respeito à memória de Edem,Dennis,Bettina e Toto,por respeito aos seus familiares e amigos. Me desculpem,queridos leitores. Espero que entendam.
Na minha imaginação,esses caras alegres ainda estão dando cambalhotas sincronizadas por aqui. Essa será para sempre a imagem que terei deles,não de uma tragédia

Outra pergunta de muitos é : Onde eles foram enterrados?. Bom,eu consegui essa informação. Eu pensei que fosse Londres,Inglaterra,mas não foi. Edem e Dennis foram enterrados na Alemanha. Mike,o amigo de ambos,nunca soube o local exato onde seus amigos foram enterrados. Ele sabe que foi na Alemanha,mas não sabe em qual cemitério. Como disse na primeira parte do post,Mike é americano e reside desde 1980 nos Estados Unidos. Várias vezes,durante nossa conversa,ele disse : ''Eu ainda vou descobrir onde meus amigos foram enterrados...''. Eu senti a determinação em suas palavras. E então,ele desabafou : 
''Esses caras eram meus amigos muito próximos e ainda tenho lágrimas nos olhos pelos dois,eles deveriam estar curtindo seus anos dourados como eu. Às vezes,me sinto culpado por ainda estar vivo,poderia ter estado naquele carro com eles naquele dia. Eles ficaram tristes quando os deixei,mas tive que me mudar para os EUA. Eles entenderam minha decisão,mas ficaram desapontados do mesmo jeito. Eu pretendo ir para a Alemanha algum dia e colocar flores em seus túmulos. Eles deveriam ter sido trazidos para casa,na Inglaterra e não deixados na Alemanha. Eu vou para a Inglaterra a cada poucos anos e eu os visitaria se eles estivessem lá. Eu não tenho ideia de quem tomou essa decisão quando eles morreram,ambos os seus pais ainda estavam vivos''.

Eu queria descobrir onde eles foram enterrados,depois desse tremendo desabafo cheio de sentimentos,minha vontade de descobrir triplicou. Eu tentei e consegui. Mas,vou contar só na próxima parte. Encerro os trabalhos por hoje. Curiosos?. Então,preparem-se,informações exclusivas virão. Aguardem!. Obrigada por conferirem esta parte. Espero por vocês na 10.ª parte de ''25 anos sem Edem & Dennis : A história dos London Boys''. Até lá,queridos leitores.

To be continued...

Nenhum comentário:

Postar um comentário